ASRock Launches SLI 650i Motherboard with Yorkfield Support

mascarilha

I folded Myself
ASRock Launches SLI 650i Motherboard with Yorkfield Support

For users craving for SLI configuration, NVIDIA 680i SLI motherboards might be a little bit out of budget, and they are not the first priority SLI MB from the perspective of cost-effectiveness. NVIDIA 650iSLI, instead, becomes the best alternative with affordable price and powerful over clocking capability. ASRock Penryn1600SLI-110dB is unique among other 650i SLI motherboards on the market, because it is the worldwide the only 650i SLI MB that supports Intel Yorkfield CPU. There is a wide range of CPU selection for this motherboard, from the mainstream Core 2 Duo E6550 CPU, Q9300, Q9400 CPU to the high-end QX9770 CPU. ASRock Penryn1600SLI-110dB also comes with high-end ALC890 audio codec, which supports DAC with 110dB dynamic range, consumer level sound quality. And yes, this motherboard is designed with all solid capacitors, which makes it a reliable and durable MB for over clocking fans.

[---]

Let me highlight some of its most important features here immediately before getting into the fascinating testing part. For CPU support, ASRock Penryn1600SLI-110dB supports Intel Core 2 Extreme / Core 2 Quad / Core 2 Duo / Pentium Dual Core / Celeron, and even Penryn Quad Core Yorkfield and Dual Core Wolfdale processors. One of its most distinctive features is its support of Intel Yorkfield CPU, which makes it one and only 650i SLI on the market supporting Yorkfield CPU such as QX9770 CPU, which the test results will be shown later.

This motherboard is designed with all solid capacitors, which makes it a solid, reliable motherboard for extreme over clocking. The sound quality of this motherboard is not something you should ignore. It is designed with ALC890 audio codec with 110dB dynamic range, bringing you consumer level sound quality. As for other features, this motherboard comes with 4 DIMM slots of Dual Channel DDR2 800/667/533 with maximum capacity up to 8GB, 3 x PCI Express x16 slots (white @ x16 mode, yellow @ x8 mode) for SLI VGA cards configuration. You may install either one VGA card on the white PCI-E x16 slot or two NVIDIA SLI series VGA cards on the two yellow PCI-E x16 slots. It’s all up to your budget.

As for the external devices interface, this motherboard comes with IEEE1394, Gigabit LAN which is very favored by many users. This motherboard adopts 7.1 CH Windows Vista Premium Level HD Audio (ALC890 Audio Codec), featuring 4 SATAII 3.0 Gb/s connectors supporting RAID (RAID 0, 1, RAID 0+1, RAID 5, JBOD) and NCQ functions. For the back panel I/O, it even comes with a Coaxial SPDIF Out Port and an Optical SPDIF Out Port.

Performance Comparison of Penryn1600SLI-110dB with 780i SLI MB (with QX9770 CPU)

Penryn1600SLI-110dBtest1.png


test2.jpg


test3.jpg


Penryn1600SLI-110dBtest2.png


test4.jpg


Here are Penryn1600SLI-110dB brief specifications:
  • LGA 775 for Intel Core 2 Extreme / Core 2 Quad / Core 2 Duo / Pentium Dual Core / Celeron, supporting Penryn Quad Core Yorkfield and Dual Core Wolfdale processors
  • All Solid Capacitor design
  • NVIDIA 650iSLI + NVIDIA nForce 430 Chipsets
  • Compatible with all FSB1600/1333/1066/800MHz CPUs
  • Supports Dual Channel DDR2 800/667/533 x 4 DIMM slots, maximum capacity up to 8GB
  • Supports NVIDIA SLI
  • 3 x PCI Express x16 slots (white @ x16 mode, yellow @ x8 mode)
  • Supports Gigabit LAN 10/100/1000 Mb/s
  • Supports 2 x IEEE1394 ports (one port on back panel, one header on board)
  • 4 x SATAII 3.0 Gb/s connectors, support RAID (RAID 0, RAID 1, RAID 0+1, JBOD and RAID 5) and NCQ functions
  • 1 x WiFi/E header
  • 7.1 CH Windows Vista Premium Level HD Audio with Content Protection, supports DAC with 110dB dynamic range (ALC890 Audio Codec)
  • Supports ASRock OC Tuner
  • Windows Vista Premium 2007 Logo Ready
  • Free Bundle: ASRock SLI Bridge
  • ASRock WiFi_SPDIF I/O Plus : 1 x Coaxial SPDIF Out Port, 1 x Optical SPDIF Out Port, 1 x RJ-45 LAN Port with LED, 1 x IEEE 1394 Port

ASRock


TechPowerUp

cumps
 
bem desta vez a propria ASRock calou me :D
a apostar no mercado mid-high-end? 8|

650i a ter melhor performance que o 780i??Algo está mal aí
este 650i não me parece um 650i normal.. parece me um pouco aditivado :D
anyway, não esquecer que já está mais maduro em termos de drivers, e o suporte ao Yorkfield, não sei como é, mas se for por algum controlador adicional, pode ser melhor que o do 780i.. apesar que não me parece que seja o caso
 
bem desta vez a propria ASRock calou me :D
a apostar no mercado mid-high-end? 8|


este 650i não me parece um 650i normal.. parece me um pouco aditivado :D
anyway, não esquecer que já está mais maduro em termos de drivers, e o suporte ao Yorkfield, não sei como é, mas se for por algum controlador adicional, pode ser melhor que o do 780i.. apesar que não me parece que seja o caso


Não é nenhum "controlador adicional".
A maior parte das 680i SLI também já recebeu a nova BIOS com suporte para os "Yorkfield"/"Wolfdale" de 45nm.
Já tinha mencionado essa ASrock aqui, e a nForce 750i SLI é basicamente o 650i SLI + Suporte PCIe 2.0 do NF200, tal como acontece nas gamas superiores.
 
Última edição:
ah bom.. referiste nforce 750i.. mas eles testaram contra a 780i.. a 780i não é básicamente o 680i + o tal controlador?

Não estás a perceber bem.

As 650i SLI e 680i SLI usam a mesma Northbridge C55.
Simplesmente as 650i SLI têm alguns links PCI-Express desactivados no chip (daí precisarem de sistemas de cooling mais modestos do que as 680i SLI), o que as limita a x8/x8 e ao SLI normal, em vez de x16/x16/x8 e Triple-SLI das 680i.


Assim, as 750i SLI (650i SLI + lanes PCIe + suporte PCIe 2.0) ganham a capacidade x8 2.0/x8 2.0 -mas não o Triple SLI-, enquanto as 780i SLI passam a ser x16 2.0/x16 2.0/x16 1.1 e mantêm o Triple-SLI.
 
blastarr, eu acho que a diferença é que no 680i e variantes as lanes ficam em 16x a sair do northbridge e 16x a sair do southbridge, no 650i, as 16 lanes partem todas do northbridge, dividas em 8x/8x e usa um southbridge mais simples. Dai até a diferença de cooling do southbridge.
 
digam o que disserem, que não overclockam bem e coiso e tal, mas a asrock é uma marca muito inovadora, sempre me espantou com as suas idéias únicas
 
Última edição:
blastarr, eu acho que a diferença é que no 680i e variantes as lanes ficam em 16x a sair do northbridge e 16x a sair do southbridge, no 650i, as 16 lanes partem todas do northbridge, dividas em 8x/8x e usa um southbridge mais simples. Dai até a diferença de cooling do southbridge.

Não.
A 680i SLI usa a southbridge nForce 570 SLI (dos chipsets para Athlon 64 X2 da Nvidia).
A 650i SLI usa o Geforce 6150 como southbridge, mas com a parte do IGP desactivada.


Daí que eu diga que a nForce 790i SLI para DDR3 será o primeiro chipset 100% novo da Nvidia em quase 3 anos.
Todos os outros simplesmente tiram partido da enorme flexibilidade das southbridges e northbridges da empresa, que podem trocar de lugar e até de família de CPU's sem grandes problemas, graças ao suporte nativo para Hypertransport em todos eles -algo que começou na primeira nForce e ainda hoje se mantém como ligação entre os dois componentes-.

A ATI não pode usar o SB600 como Northbridge, que eu saiba... :p
 
Última edição:
E em relação as distribuição de lanes?

De facto é uma mistura de chips interessante, mas confusa. Utilizar um IGP como southbridge é "weird". Mas este não tem um controlador de memória lá embutido também desligado? Ou é versão AMD?

O 790i SLI vai usar uma southbridge nova ou reciclada?
 
E em relação as distribuição de lanes?

De facto é uma mistura de chips interessante, mas confusa. Utilizar um IGP como southbridge é "weird". Mas este não tem um controlador de memória lá embutido também desligado? Ou é versão AMD?

Uma southbridge não precisa de um controlador de memória.
Apenas dá suporte para SATA 3GB/s, IDE, USB 2.0, RAID, interface de som HD para o codec na motherboard, Gigabit Ethernet, etc. :p
Aliás, mesmo na versão AMD com a parte do IGP activado não precisa do controlador, pois acede à RAM via CPU, através do controlador dos A64 e do seu link Hypertransport.

As lanes não são tão importantes assim.
Como sabes, a ligação entre Northbridge e Southbridge na Nvidia é feita por Hypertransport 2.0, pelo que a largura de banda é mais do que suficiente.
Além disso, a maioria dos dados do modo SLI passa directamente pela ligação dedicada, via Bridge SLI.


Na ATI fazer Crossfire com lanes divididas assim é impossível (porque usam apenas uma ligação PCIe x4 entre Northbridge e Southbridge).
 
Continuo a preferir as lanes todas a vir do mesmo chip, menor latência... a ATI/AMD fez assim e funciona bem, bem como a intel.

Sobre o chipset 650i como falaste, utiliza o geforce 6150 como southbridge, mas com o IGP desactivado. Mas este IGP foi feito primariamente para qual plataforma? Se foi intel tem que ter controlador de memória e ai é desactivado, mas se for AMD que é uma situação igual a utilizar um 570 SLI de AMD no 680i/780i

cumps
 
Continuo a preferir as lanes todas a vir do mesmo chip, menor latência... a ATI/AMD fez assim e funciona bem, bem como a intel.

Sobre o chipset 650i como falaste, utiliza o geforce 6150 como southbridge, mas com o IGP desactivado. Mas este IGP foi feito primariamente para qual plataforma? Se foi intel tem que ter controlador de memória e ai é desactivado, mas se for AMD que é uma situação igual a utilizar um 570 SLI de AMD no 680i/780i

cumps

O Geforce 6150 é um chipset "Single-Chip", e foi o primeiro IGP com suporte DX9 e SM 3.0 do mercado. É para plataformas AMD, sejam elas 939, 754, 940 ou AM2/AM2+.
O nome de código do core era C51G, e era feito em 90nm na TSMC (foi a primeira GPU fabricada a 90nm pela Nvidia, aliás, saíu 4 meses antes das Geforce 7900 e 7600).
Simplesmente no 650i SLI para Intel desactivaram-lhe os RAMDAC's, os dois pixel shaders e o vertex shader, deixando-o a fazer funções de Southbridge apenas.


Nas plataformas Intel o IGP actual é completamente diferente porque precisa do controlador de memória.
Actualmente é usado o MCP73 (Geforce 7050, 7100 e 7150) com single-channel e DX9 SM 3.0, mas o MCP79 vai adicionar dual-channel e o mesmo IGP DX10 do MCP78/Geforce 8200 das plataformas AMD.


Nos três casos os chipsets com IGP da Nvidia são sempre Single-Chip, pelo que dispensam o recurso a uma Southbridge.
 
Última edição:
Já percebi então.

Este MCP79 deve ser muito interessante para média center, hum... Mas fica para outra thread quando sair :D

Agora é pena esta asrock não utilizar já a versão com bridge NF200 aka 750i
 
Back
Topo