Análise Corsair TX850W

M@ster

Power Member
Autor: Vítor Antunes (M@ster)
Produto: Corsair TX850W
Data : 30-04-09


CorsairLogo.gif

ZWAME Análise


logopretord8.jpg



Voltagens

specs.jpg


FOTOS

Caixa
box1.jpg


0001.gif
0002.gif
box.jpg
0002.gif


Fonte

0003.gif
0005.gif
DSC_0065.jpg


DSC_0067.jpg


DSC_0072.jpg


0006.gif

Conectores
Connectors.jpg



Eficiência
tx850w_efficiency.jpg


Ruído
tx850w_noise.jpg



Hardware utilizado

Motherboard: ASUS P6T Deluxe OC Palm
Placa Gráfica: ASUS ENGTX295
CPU:Core i7 920
Disco Rígido: SAMSUNG SPINPOINT F1 1TB SATA2 32MB CACHE HD103UJ
Memórias: Gskill F3-16000CL9-6gbTD DDR3 2000
Fonte de alimentação: CORSAIR TX850w
Cooler: Noctua NH-U12P
Caixa: Cooler Master HAF 932


TESTES

Idle

DSC_0019.jpg

3.3v

DSC_0020.jpg

5.0v

DSC_0018.jpg

12.0v

Load

DSC_0009.jpg

3.3 v


DSC_0010.jpg

5.0v

DSC_0006.jpg

12.0v

A Fonte de alimentação CORSAIR TX850W é mais um dos muitos sucessos da
CORSAIR enquanto fabricante de vário material para computadores.
No seu vasto leque de produtos podemos encontrar:memórias, fontes de alimentação,
usb flash drives, SSD drives entre muitos outros produtos,
nomeadamente produtos para servidores e workstations.

Este exemplar foi testado no sistema acima referenciado, para testes usámos
duas consolas de folding, uma dedicada ao CPU e a outra à placa gráfica,
usámos ainda o OCCT a correr em looping.

Podemos constatar que todas voltagens
estavam acima das respectivas referencias, em idle:

3.3v - 3.3479v
5.0v - 5.104v
12.0v - 12.080v

Em load, os resultados foram os seguintes:

3.3v - 3.3340v
5.0v - 5.0897v
12.0v - 12.066v

Daqui podemos concluir que as diferenças são muito poucas
estando em load ou em idle.

Esta Fonte tens as seguintes características:
  • Suporta ATX12V v2.2 standard e ATX12V 2,01
  • Ultra-quiet ventoinha de 140 milímetros com rolamentos de dupla fila de esferas, proporciona um excelente fluxo de ar.
  • 80% + de eficiência energética em 20%, 50% e 100% em carga.
  • Menos calor e menor factura energética.
  • 99% Active Power Factor Correction fornece energia limpa e confiável para o seu sistema.
  • Universal AC input 90 ~ 264V detecta automaticamente a voltagem correcta
  • Rail único +12 V oferece máxima compatibilidade com os últimos componentes.
  • Mais Corrente / Tensão / Power Protection, Protecção sob tensão e Proteção de Curto-Circuito proporcionam máxima segurança para os componentes do seu sistema.
  • Condensadores Japoneses de alta qualidade proporcionam descomprometido desempenho e confiabilidade.
  • Cabos Extra longos, para chegarem a todo o lado em qualquer tipo de Torre.
  • TX850W Dimension: 5.9 "(W) x 3.4" (H) X 6.3 "(L);"
  • MTBF: 100.000 Horas
  • Certificação NVIDIA SLI ™-ready.

Destaco pela Positiva:
Alto Desempenho.
Qualidade de construção e acabamentos
Design.
A relação Qualidade/Preço.
Ventoinha de 140mm
Silêncio da ventoinha.


Destaco pela Negativa:
Nada a assinalar



recomendado_zwame.png



Agradecimento

A ZWAME agradece à CORSAIR pela disponibilidade do material para teste.

Copyright © Zwame, Lda 2009. Reprodução proibida sem autorização prévia.​
 
Última edição:
A fonte está na minha posse agora, pelo o que alguma questão é só perguntar.
 
Última edição:
Tenho uma fonte destas e estou muito satisfeito com ela, mas por acaso tenho uma duvida...
com SLI sei que aquenta perfeitamente, mas com Quad SLI de GTX295 ou Tri SLI de GTX285 será que ela aguenta bem na mesma ou já fica um pouco esticado?
 
A fonte tem 4 fichas pci-e 6+1, portanto aguenta na boa quad-SLI de 295 e tem potência para tal.

Para tri-SLI será preciso mais 2 adaptadores 2 molex -> PCI-e, mas molex tb tem com fartura, 4 + 4, num total de 8
 
A fonte tem 4 fichas pci-e 6+1, portanto aguenta na boa quad-SLI de 295 e tem potência para tal.

Para tri-SLI será preciso mais 2 adaptadores 2 molex -> PCI-e, mas molex tb tem com fartura, 4 + 4, num total de 8

Fichas sei eu que tem com fartura que vi-me tramado para esconder os cabos todos pela caixa, se tem amperes suficientes é que eu queria saber ;)
 
com 70 amperes acho que chega :p

Do resto, quem faz quad-SLI e tri-SLI de 285 e afins, tb investe em fontes de 1200w.

Esta é para sistemas xfire e SLI (dual) de topo.
 
Fichas sei eu que tem com fartura que vi-me tramado para esconder os cabos todos pela caixa, se tem amperes suficientes é que eu queria saber ;)

No Guru3D para Quad SLI de GTX295 recomendam:

[FONT=verdana,geneva]GeForce GTX 295 Quad SLI[/FONT]

  • [FONT=verdana,geneva]
    [*]A second GeForce GTX 295 requires you to add another 300 Watts. You need a 1000 Watt power supply unit if you use it in a high-end system. That power supply needs to have (in total accumulated) at least 70 Amps available on the 12 volts rails.
    [/FONT]
(in http://www.guru3d.com/article/geforce-gtx-295-review-bfg/5)
 
é só fazer contas. 450W com ~85% de eficiencia dá cerca de 70W dissipados como calor. se a fonte nao "bufasse" ardia em 2 tempos

mas tb não é qualquer sistema que puxa assim pela fonte, e se puxar o dono deve ter uma opinião do genero->
Por ca tb considero-a silenciosa.

Também com uma 4870 X2 a bufar é dificil ouvir outra coisa :D
 
Tendo em conta o gráfico seguinte, não considero que a fonte seja ruidosa, longe disso ;)

ruido.jpg

chega a fazer tanto barulho como uma conversa normal. a pc&power faz muito menos ruido quando vai a 800W e nao passa de uma fonte de 750W:D
mas quem compra uma fonte destas para ter um sistema idle e sem crossfire\sli, a puxar a volta dos 100w idle e 380 full prai é sempre silenciosa. agora para quem quer overclock bruto, crossfire de hd4870x2 entre outras coisas ja a vai ouvir. mas o barulho tambem nao é nada que me chateie, ligo mais a outras coisas que por acaso esta fonte ate tem. jogo de fones:003:
 
é só fazer contas. 450W com ~85% de eficiencia dá cerca de 70W dissipados como calor. se a fonte nao "bufasse" ardia em 2 tempos

mas tb não é qualquer sistema que puxa assim pela fonte, e se puxar o dono deve ter uma opinião do genero->

Exacto. Para por um load destes na fonte e ela começar a "cantar", DE CERTEZA que outras coisas irão "cantar" também. E olha que UMA 4870x2 a 100% faz o ruído de um aspirador.

E quando alguém joga, tá a se lixar pro ruído. mete phones e siga.
 
Exacto. Para por um load destes na fonte e ela começar a "cantar", DE CERTEZA que outras coisas irão "cantar" também. E olha que UMA 4870x2 a 100% faz o ruído de um aspirador.

E quando alguém joga, tá a se lixar pro ruído. mete phones e siga.

Ou então não compra uma 4870x2... ;)
 
tenho umas perguntas para o M@ster, pelo que percebi não existe nenhum ponto negativo na fonte! uns dos pontos positivos foram Qualidade de construção e A relação Qualidade/Preço! Agora eu deixo a pergunta, a fonte foi aberta e foi analisados os componentes interiores?
Outra pergunta que tenho é se não é perceptível que a fan de 140mm não tem qualidade nenhuma parecendo como uma fan daquelas baratas OEM? aqui
Depois não entendo o motivo de ainda usarem condensadores medrioques, ou seja falamos de alta qualidade de construção quando a fonte apenas tem 1 condensador de alta qualidade blindado!
Nota final, na minha opinião ainda não é esta que tem uma boa relação qualidade/preço pois ainda pagamos muito por componentes relativamente baratos, afinal de contas não existe nada de outro mundo dentro destas fontes!
Parabéns pela review
 
Última edição:
achas que iam usar condensadores sólidos em fontes? isso ia aumentar em muito o preço, penso eu
além do mais os condensadores electroliticos testados a 105ºC sao bastante resistentes

e os solidos nao vertem, mas já li relatos em que explodiram. saltou-lhes literalmente a tampa
 
achas que iam usar condensadores sólidos em fontes? isso ia aumentar em muito o preço, penso eu
além do mais os condensadores electroliticos testados a 105ºC sao bastante resistentes

e os solidos nao vertem, mas já li relatos em que explodiram. saltou-lhes literalmente a tampa
eu acho que somos pouco exigentes, é óbvio que ia sai mais caro a marca meter mais condensadores de melhor qualidade, agora uma vez mais não é nada de outro mundo! os componentes são relativamente baratos para essas marcas e se calhar não fazem isso para maximizar os lucros. Repara as placas gráficas, antes eram quase todas com condensadores normais, volta e meia encontrava uma com eles inchados a derramar um liquido pra la, hoje em dia quase todas as marcas usam condensadores de alta qualidade.. Depois a conversa repete-se nas motherboards até que um dia há de chegar as fontes, espero bem :D
btw viste a fan da fonte?
 
Back
Topo