Photoshop - Edição de imagem de produtos

Sundae

Suspenso
Bom dia,

Há já algum tempo que a empresa onde trabalho decidiu comprar uma DSLR (Nikon D60, com lentes kit) para tirar fotos dos nossos produtos (bebidas alcoólicas, azeites, etc) de maneira a poupar o € gasto no pagamento a fotógrafos profissionais.

Ora, como iniciante à fotografia digital, também eu estou interessado em aprender mais sobre o assunto. As fotos que tiro aqui com a D60 têm qualidade mas, no entanto, ficam a milhas das tiradas pelos fotógrafos profissionais.

O que costumo fazer é o seguinte:

- Limpo devidamente a garrafa do produto, para remover pó, manchas etc;
- Coloco a lightbox (é esse o nome? eu chamo-lhe casota) e coloco as luzes conforme mais me convém;
- Agora chega a parte em que fico sempre indeciso. Eu quero evitar tirar as fotos em modo automático, mas nem sempre sei que settings devo ter para os fins que pretendo. Então, costumo tirar 2-3 em modo automático e depois mudo para o modo A (n sei o que significa), ajusto a aperture, o ISO e tiro a foto. Costumo usar tripé, mas nem sempre noto diferença.

Depois vem a parte aborrecida - editar no Photoshop. Eu sei o básico e, como tal, provavelmente demoro 30 mins a fazer algo que o Photoshop possivelmente me faria automaticamente com uma função qualquer. Por exemplo, remoção do fundo. Eu uso brush, zoom-in e zoom-out. Sei da existência da ferramenta magic-wand e que ela me permite seleccionar o objecto (e o inverso). No entanto, o objecto NUNCA fica bem seleccionado e como tal, a ferramenta é pouco fiável para mim. Por outro lado, ao usar apenas o brush, demoro muito mais tempo e também acabo por "comer" bocados dos objectos.

Outra coisa que me aborrece é a diferença de qualidade de imagem. Consigo tirar fotos com muita resolução ( ex: http://postimage.org/image/h99hwl50/ ) mas a qualidade de imagem é relativamente fraca comparada com a dos profissionais. Pergunto-me se será apenas da qualidade da lente ou se haverá muito tratamento de imagem por trás do trabalho do fotógrafo. E se existe tratamento de imagem (o que é certo), agradecia que me dessem indicações para tutoriais para este tipo de trabalho.

Tenho perfeita noção de que nunca conseguirei fazer um trabalho equiparável a um profissional, mas quero apenas melhorar o que tenho feito até hoje.

Obrigado.
 
Última edição:
Sim, esse não terá sido um bom exemplo. Fica aqui outra um pouco melhor: http://postimage.org/image/tijrop44/

Infelizmente, nota-se bem que o fundo foi, como já referi, removido "à mão", com brush. Além disso, não fica com aquele feeling limpo como esta: http://www.baileyana.com/trade/wineBottleSyrahGrandFirepeakCuvee.JPG (sim, parece feita a computador. Mas fica com um aspecto muito mais agradável para pôr nas fichas técnicas dos produtos).

De qualquer das maneiras é impensável as imagens que temos aqui do fotógrafo profissional não terem tido algum tipo de tratamento. E é isso que estou interessado em aprender um pouco.
 
Última edição:
Percebo o mínimo de PS, mas posso te dizer que nessas situações (garrafas) usava a magnetic lasso, que fazia um óptimo trabalho na remoção de fundos. Ajustava um pouco a suavidade do mesmo, depois só tinha que "redefinir as bordas" e tá feito!

PS. tu com a D60 não tens resultados maravilhosos a nível de cor/detalhe, mas consegues BEM melhor que isso...
 
Talvez, mas não sei como. Já mexi nas opções da máquina e algumas definições não sei bem o que fazem.

O que queres dizer // como fazes para redefenir as bordas?
 
Pois, se calhar se tirares com tripé e um background uniforme que nem precises de retirar ou que (por ser uniforme) é fácil de retirar, deve ficar melhor.
Eu dessas maquinas entendo pouco, uso de vez em quando de outras pessoas e chego ao objectivo mesmo por tentativa e erro (e ajuda do google xD).

Quanto ao photoshop, tanto o magnetic lasso como o magic wand são bem capazes de tirar o background a algo com uma forma tão simples como uma garrafa.

Se for possível, mete aí uma ou duas fotos antes de lhes mexeres para ver o que se consegue fazer. É capaz de ser mais fácil explicar o que fazer se o tentarmos fazer nós próprios.
 
Qto ao photoshop eu usaria o magic wand ou magnetic lasso e depois usaria o refine edge. Consegues resultados espantosos com o refine edge/edge detection e nao fica aquele risco nas extremidades e tambem nao fica desfocado.Era isso que o Miked tava a dizer com redefinir as bordas. Esses 30 min irão facilmente se tornar em 5min no max :) GL.
 
Última edição:
Back
Topo