1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

0utras caracteristicas da ATI X1950 XT

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Camões, 8 de Janeiro de 2007. (Respostas: 10; Visualizações: 1117)

1. Camões

Camões Power Member

Tenho andado a pensar comprar esta placa. Há no entanto 2 caracteristicas de que pouco ouço falar e de que tenho receio serem uma fonte de problemas: ruído e temperatura.
    Será que alguns felizes possuidores ou conhecedores da mesma poderão dar o seu testemunho quanto a estes aspectos? Ando a balouçar entre esta e uma menos potente X1950PRO mas que dizem gastar pouco, ser fria e silenciosa.
    Obrigado

2. jota WA

jota WA [email protected] Member

Boas
    E assim,a diferenca entre a X1950XT e a X1950Pro é um bokado,mas tb nao e nada monstruoso!!Realmente em todo o lado q vejas reviews ves q a X1950XT é barulhenta e aquece bastante pq o cooler nao e dos melhores,assim como aconteceu com as X1800XT,etc...a X1950Pro da Powercolor por exemplo,ja vem com um cooler da Artic Cooling,mto fresco e bastante silencioso,por isso...s fosse a ti iria talvez para a X1950Pro ja q t preocupas com o ruido e aquecimento da grafica ;)!
    Cumps

P.S:senao compras a X1950XT e aproveitas e compras logo um novo cooler pa ela,um Zalman por exemplo :)!

3. PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n Power Member

Olha eu tenho uma da Sapphire e ela totalmente em stock, tanto clocks como voltagens como o cooling, não passa dos 51ºC... Acho que não é muito quente... É verdade que o core R580 desta grafica aquece bem mas quando em OC ou quando alguma aplicação 3D puxa muito por ela...

O R570 da X1950Pro não fica muito atrás deste a nivel de temperatura... O cooler da Sapphire só tem um defeito comparado com os outros stock coolers... A fan a rodar a 100% é um pouco barulhento sim mas nada que não se resolva com o ATI Tools por exemplo... Quando vires que podes usar a Fan a menos rotação é só ires ao ATI Tools e reduzires as rotações e pronto, ela quase nem se houve...

4. Camões

Camões Power Member

Obrigado pelas vossas dicas. Entretanto aproveito o facto do PsyScOrpiOn ter uma X1950XT para colocar duas questões:
    para que ordem de grandeza é que tens que diminuir a velocidade do cooler para não incomodar (pouco audivel) ? qual a velocidade base (standard) a que roda? Se diminuires ela não se torna "demasiado" quente ? Tenho medo disso no verão. O cooler deita o calor para fora da caixa (aparentemente ocupa 2 slots) ou mantem-no dentro da caixa aquecendo tudo?
    Fazes OC? Estás satisfeito com a tua placa?
    Desculpa o bombardeamento mas há que aproveitar a tua boa vontade. :)
    Obrigado.

5. PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n Power Member

1- Se diminuires para os 60% já deve deixar de se ouvir... Ou quase. Depende do isolamento da caixa.

2- Não me lembro em standard, mas não vem a 100% porque a placa tem mais que um profile de funcionamento (2D/3D) e quando se instala os clocks dela estão abaixo do original ou seja está a trabalhar em 2D. Se ela detectar uma palicação 3D ela aí activa os clocks de origem (625/1800) e tambem aumenta a velocidade da fan... vrruuummm

3- Tens que controlar a temperatura ao diminuires a velocidade. O ATI Tools tem lá uma parte que dá para definires uma velocidade para uma determinada temperatura. Podes definir a fan rodar a 50% se a temp for inferior a xxºC...

4- A placa usa dois slots e manda o ar cá para fora. Pelo menos a da Sapphire. Não sei se é igual em todos os fabricantes, mas à partida sim.

5- Até agora estou satizfeito com a placa. OC faço e a placa tá a bulir a 715/1050 sem stress... Mas tem alguns timings alterados e algumas voltagens tambem...

6. Alex107

Alex107 Power Member

No meu caso já vem uma Sapphire X1950XT a caminho com o meu computador novinho! :-D
    Depois de muito pensar, e de ler muitas reviews, aparentemente a X1950XT é um bom bocado mais powerfull, embora seja mais barulhenta e gulosa de energia que a X1950XT. No Site Tom hardware aparece como a melhor gráfica para a gama de preços ~260$. E acima desse preço eles não aconselham a comprar mais nenhuma - Está aqui o artigo .

Pela diferença de preço preferi ficar com uma placa mais pujante, o barulho se assim se provar, logo se resolve.

7. Camões

Camões Power Member

Depois de ler tanta coisa não tenho duvida que pelo desempenho fizeste uma boa compra Alex107. Eu é que ainda não decidi pagar o preço da velocidade em barulho, situação que me irrita em particular. Estou a fazer força para estender a decisão de compra mais 1 a 2 meses a ver se aparecem as novas, rápidas e não barulhentas. Obrigado pelo vosso feedback.

8. Alex107

Alex107 Power Member

Eu tb ainda ponderei dar um tempo, para ver a evolução da coisa, mas oh pois estava aqui com bichos carpinteiros! :-P

Estou certo que há-de aparecer um coisa melhor e mais barata no futuro, mas isso vai acontecer de qq maneira, e eu já ando à espera de comprar o PC já antes do natal. Por isso olha... ou vai ou racha!

Já ouvi falar de uma X1950XT Ultimate, acho que é o mesmo chip, mas com um cooler mais fixe e com 512Mb de memória. mas tb deve estar pela hora da morte :-S

9. strakar

strakar Power Member

Boas!

Tinha colocado uma thread e na reparei nesta.

Tb estou para comprar placa gráfica e a minha duvida é esta:

-POWERCOLOR X1950PRO EXTREME 512MB DDR3 PCIe
    -PowerColor X1950 XT 256MB GDDR3 PCIe

O que é que é melhor nas placas?Clock ou RAM?
    Pode se fazer overclock à extreme?

Thanks.

ABC

10. Alex107

Alex107 Power Member

A memória só se torna importante à medida que usas resoluções mais altas, tipo de 1600x1200 para cima. Alguém me corrija se estiver enganado.

Mas o clock é importante tanto para altas como baixas resoluções.

Alguém que me mande calar se eu estiver a dizer alguma bacurada! :P

11. The_Z

The_Z Since the Beginning

Boas,

Que Zalman utilizam para arrefecer a x1950xt?

Partilhar esta Página