1 ano de Portugal@Folding - Report 24 de Janeiro 2005

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff

Um ano de puro divertimento.

:004: Parabéns a nós todos :004:

A participação num projecto de computação distribuida já tinha começado à algum tempo na minha cabeça. Comecei a pesquisar. Fui ler as coisas do SETI, dei uma volta pelo Anandtech a ver os projectos em que estavam a participar e com a ajuda do Google a coisa foi-se dando. Comecei a ver os assuntos que tratavam cada um dos projectos, aquilo que me chamava mais à atenção e fui começando a pensar em criar um projecto a nivel nacional, que tivesse o nome de Portugal.
A escolha recaiu sobre o Folding@Home como já disse várias vezes principalmente por três motivos. Primeiro era um projecto com base numa universidade. Isso era e é para mim um garante de que acima de qq motivação estaria sempre primeiro a ciência e não interesses económicos a falarem mais alto. Até agora, passado um ano nada disso foi beliscado. Em segundo lugar pela dimensão do projecto. É um projecto gifantesco em que é necessário muitos anos de pesquisa. O desafio a que eles se propuzeram é gigantesco. Como tal era muito apelativo fazer parte dessa missão. Em terceiro lugar muitas das equipas que participam no projecto estão ligadas à Informática. Na sua maioria são sites de Informática e achei que nós poderiamos colocar uma lança bem no meio daqueles gigantes todos. Sempre o fizemos na Nossa História.
Uns dias depois destas indecisões decidi contactar por PM dois dos responsáveis do staff a pedir autorização para abrir uma thread no Sub-forum de computação distribuida. Só encontrei incentivo. Primeiro veio a escolha definitiva do projecto, de seguida a instalação do cliente e depois disso comecei a fazer uns tutoriais para o pessoal ver e tirar duvidas..
Fui perceber como se começava uma equipa e lá cheguei ao Portugal@Folding.
A equipa foi criada no dia 24 de Janeiro de 2004. A thread aqui no Forum foi aberta nas primeiras horas do dia 25 de Janeiro.
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=29541

Os pioneiros nestas andanças juntamente comigo foram o DreamOn o TheUnknown
o Nemesis11 e o ojdr2001. Nunca imaginava eu que fosse arranjar os amigos que fui por aqui recolhendo. Em pouco tempo mais membros se juntaram à causa. O NeoToPower, o Alph, o Boc3ge e o JGAlmeida entre outros.
O JGAlmeida fez uma página para a equipa que ainda está online: http://homepage.esoterica.pt/~nx4ufh/F@h/[email protected]
Fomos partindo pedra, com as duvidas que iam surgindo aqui e ali. A firewall que não deixava passar ou receber as WU, o cliente que era melhor, as flags a usar etc. Os tutoriais foram reformulados, outros criados. Era o Gleed, o The Unknown, o JGAlmeida. Definimos que se iria fazer uma página com os tutoriais e mais umas coisas.
Fiz mais umas quantas perguntas, fui procurando aqui e ali e chegou-se a um host (coisas mais estranhas para mim) e no mês de Março já tinhamos a pagina que mantemos em www.portugalfolding.com.
De referir que tudo o que se tinha conseguido até essa altura e o qual se mantem intacto até hoje decorreu sempre da ajuda sã e prestavél de vários irredutíveis amantes da causa. Nunca se pagou o que quer que seja a ninguem (excepto o alojamento da página e o registo do endereço). Eu fui fazendo o que conseguia. O JGAlmeida fez um rascunho da página e uns tutoriais e muitos outros deram uma mãozinha sempre providencial. O Voodoo criou uma assinatura denâmica com os dados sempre actualizados do que cada um ia alcançando e fomos andando sempre.

Tudo o resto é por demais conhecidos de todos.
O primeiro registo que temos no Folding@Home é a bela posição no Ranking Mundial de 7138. O numero de membros nunca parou de aumentar. A pontuação semanal tb foi aumentando e atingimos nesta semana o recorde absoluto de mais de 60000 pontos feitos numa semana. O milhão de pontos tb já são contas passadas. Conseguimos chegar ao lugar nº 124 a nível mundial. É certo que seguidos de bem perto por inúmeras equipas. Algumas passam por nós de tal forma que já por várias vezes nos arrancaram a tinta toda das letras. Mas nunca isso foi suficiente para nos abater. Reforçou a nossa vontade de continuar a produzir mais e mais para um dia não muito longe nos chegarmos bem pertinho deles e os ultrapassarmos com uma elegância que so se vê nos que são muito grandes.

Nunca como agora tantos membros responderam presente quando lhes é pedido o seu contributo. O efac trata da página, dos logos, wallpapers e afins, o JGAlmeida trabalha numa pequena revolução tranquila. O greven e o estigma depois de eu os ter massacrado com os meus pedidos mostraram quanto grandes são e presentearam-nos com uns logos e uns banners. O FELiYCORA tb fez tutoriais e banners. O Chip atura-me até altas horas com mais uma coisa aqui e outra ali e agora muda o outro e agora dá-me permissão para e ainda não desisti de que tu isto e aquilo. E tantos mais haveria a referir que ajudam a tirar dúvidas, a dar sugestões a melhorar cada aspecto realcionado com a equipa. A todos o meu sincero agradecimento.

Uma palavra muito simples para o Forum Techzone e os seus Administradores. Nunca fizeram um pedido, nunca fizeram uma exigência. Nada. Rigorosamente nada. A equipa só se encontra onde está pela visibilidade e total liberdade que tem aqui no Forum. Sem o Forum Techzone nada do que alcançamos teria sido possivel.

Para o ano cá estaremos outra vez. O objectivo é chegar ao TOP 100 e conseguirmos manter. A partir dai tudo o que vier é maravilhoso. Temos que ter a noção do nosso tamanho e ver a importância dos feitos que alcançamos. E conseguiremos mais. Tenho a certeza que vão querer fazer parte do Portugal@Folding e ajudar nessas conquistas. Para isso basta juntarem-se à nossa, vossa equipa.
Continuaremos periodicamente a fazer uns relatório e a trazer muitas novidades interessantes.

Portugal@Folding. Procurando uma cura.
 
Última edição:
Só quero dar os parabéns a todos os envolvidos por tudo o que fizeram :) Mas claro k keru destacar o Metro. Estes parabéns são principalmente para ti, pois apesar de ter aderido recentemente, jà acompanho o projecto à algum tempo,

Qq coisa..dd que possa..só dizer!

Um grande abraço e vamos lá aumentar a produção [[ ]]
 
bem vou por isto na pagina o mais depresa possivel :)

A team ja tem um aninho ainda e um bebe, esperemos que ela cresca bem e forte ;) e eu espero estar por ca para ver isso acontecer :) e ajudar a esse feito heheheh

Parabens a todos nos, mas principalmente a quem iniciou este projecto Metro
 
So true!!

Parabens Metro !!

Eu ando inactivo desde k desmontei o pc ... mas agora em Fevereiro deve vir uma makininha aki pra Prometeia ... vou voltar em grande :D

Ou A64 3200+ @ aprox 3ghz (I wish)

Ou Dual Opeteron @ 2.2ghz each ... sem prommy ... :D
 
Parabéns a todos os responsáveis pela formação do projecto, em especial ao Metro pela sua dedicação e parabéns a todos os que contribuem para que esta equipa cresça. :)

ate agora os meus pcs têm foldado o mais possível. :)
 
Parabéns a todos principalmente ao Metro, o grande dinamizador deste projecto.

No q me diz respeito e apesar de acompanhar o projecto há alguns meses, só agora é q vou estar em condições de poder contribuir como deve ser :cool:
 
Quem diria que já passou um ano no Portugal@Folding, parece que ainda ontem eramos uns 5 ou 6 a começar a foldar..

A ascensão da equipa foi realmente sensacional e isto deve-se principalmente ao grande envolvimento do Metro, pois sem ele tenho a certeza que não tinhamos chegado a este ponto. Acima de tudo tem sabido transmitir a todos os membros o objectivo principal deste projecto, que é o de obter resultados uteis para a ciência poder estudar de forma a combater vários tipos de doenças.

O JGAlmeida e o efac também tiveram um papel preponderante no arranque da equipa com a criação da página, de logos, wallpapers, etc.

A batalha pelos pontos (dentro da equipa e contra outras) também tem ajudado a manter disputas saudáveis entre os membros da equipa.

Por isto tudo e também pelo crescimento exponencial da equipa nos ultimos tempos, penso que o 2º ano da Portugal@Folding será ainda melhor que o 1º.

Keep on folding :)
 
ja agora:

1/15/2005 First results from Folding@Home cancer project published.

We have been studying the p53 tumor surpressor and our first results on p53 have recently been published. To our knowledge, this is the first peer-reviewed results from a distributed computing project related to cancer. Thanks to the continued support of FAH donors, this is will be just the first of many cancer related works that will come from FAH.

The nature of our results can best be described in our paper. However, here's a brief summary of our results. Roughly half of all known cancers result from mutations in p53. Our first work in the cancer area examines the tetramerization domain of p53. We predict how p53 folds and in doing so, we can predict which amino acid mutations would be relevant. When compared with experiments, our predictions have appeared to agree with experiment and give a new interpretation to existing data.

in http://folding.stanford.edu/news.html

Parabéns à ciência!!
 
Os prémios fazem-nos preguiçosos.
Com tantos elogios ainda me metem convencido:)
A questão é que nada disto se conseguia sozinho. E é exactamente isso que não aconteceu.
O The_Unknown condensou muito bem as coisas e fez-me recordar mais uma vez como começamos. A incerteza da altura é uma realidade hoje. Estamos onde estamos porque somos uns irredutíveis que têm sabido sempre de uma forma salutar estar e ajudar. E esse papel tive eu e tiveram muitos de vós e estou certo que teram ainda mais pessoas no futuro.
É um prazer enorme para mim ter reunidoi e principalmente fazer parte desta equipa magnifica que é de todos nós.
Um abraço distribuido a todos.
Deixem-me respirar um pouco que bervemente volto à carga pedindo a vossa ajuda em mais uma série de coisas que tenho em mente:)
 
Muitos parabéns a todos no geral e ao Metro em especial pela sua dedicação!

Que continuemos muitos mais anos!

yupi3ti.gif
 
Já passou um ano .. quem diria :D

Queria dar aqui os parabéns a todos os membros que contribuem para a causa, especialmente ao nosso mentor Metro pelo poder de iniciativa mostrado e por ter conseguido cativar tanta gente e a toda a equipa por detrás deste grande projecto que é o Portugal@Folding.

Vamos continuar a arrasá-los por muito tempo :x2:

Keep Folding Everybody
 
Acho que estamos todos de parabens..:)
O Metro disse tudo o que havia para dizer, não tenho mais nada a acrescentar..:)
O que isto cresceu..:D
Só tenho pena de alguma parte dos users que contribuiram para a team, uns +, outros -, terem deixado de foldar.:( Toda a ajuda é preciosa..
 
E é de facto uma coisa que não custa nada.. Tenho isto aki ligado até me esqueço :P

Siga.. vamos continuar k pà frente é ké caminho :001:
 
Parábens ao Metro pela sua dedicação à Portugal@Folding! :D

Tenho ajudado um pouco à equipa (FAQ, conselhos e skins de EMIII) e continuarei a foldar até o fim dos meus dias! :001:

30K points and counting! :D
 
ElectricFox disse:
Parábens ao Metro pela sua dedicação à Portugal@Folding! :D

Tenho ajudado um pouco à equipa (FAQ, conselhos e skins de EMIII) e continuarei a foldar até o fim dos meus dias! :001:

30K points and counting! :D

ElectricFox:
Sem duvida. Ajudas-te imenso e sei que agora a disponibilidade não é muita para o teu lado.
Já tenho aqui as cenas do EMIII para colocar na thread. Afinal reler os posts todos da nossa thread gigante dá nisso.:)
Vamos continuar sempre na mesma. Disso não tenho duvida:)
 
:009: :009: :009: Parabens a nós :009: :009: :009:

E em especial ao Metro que tem sido incansavel na divulgação deste projecto. Durante este ano houve alturas em que isto fraquejou mas com a tua persistência e iniciativas conseguiste sempre motivar o pessoal para continuar.

Cumps, Keep Folding
 
Bem ja passou um anito, nem parece que o meu cpu ta a 100% a um ano :P, estou quase desde o principio na equipa, sou do tempo em que as de 400 ainda so valiam 70pontos, agora e 240, mas ainda bem, passamos por momentos dificeis, tipo no verao houve muita gente que desistiu ou formatou o pc e nunca mais instalou o Folding, mas ainda aqui estamos e podemos agradecer ao metro e outros por nao terem deixado morrer isto,
parabens a todos :001: :001:
 
JGAlmeida disse:
:009: :009: :009: Parabens a nós :009: :009: :009:

E em especial ao Metro que tem sido incansavel na divulgação deste projecto. Durante este ano houve alturas em que isto fraquejou mas com a tua persistência e iniciativas conseguiste sempre motivar o pessoal para continuar.

Cumps, Keep Folding

Tu tb tens lá para cima a menção.
Vê se trabalhas um pouco menos e se passas mais tempo aqui connosco.
Há coisas que eu não percebo e tu podes dar uma valente ajuda:)

mosh disse:
Bem ja passou um anito, nem parece que o meu cpu ta a 100% a um ano :P, estou quase desde o principio na equipa, sou do tempo em que as de 400 ainda so valiam 70pontos, agora e 240, mas ainda bem, passamos por momentos dificeis, tipo no verao houve muita gente que desistiu ou formatou o pc e nunca mais instalou o Folding, mas ainda aqui estamos e podemos agradecer ao metro e outros por nao terem deixado morrer isto,
parabens a todos :001: :001:

Grande Mosh.
Há tanto tempo. E quando eu ia ver-te a fazer blocos:)
Velhos tempos. Mas os pcs já estavam nessa altura a foldar sempre a 100%:D
Um abraço.
 
Parabéns ao team! Parabéns ao Metro pelo tempo e dedicação que coloca neste fantástico projecto.

Hoje em dia manter projectos non-profit activos tanto tempo é obra.

Aliás, ainda tenho o mail original que me enviaste dia 19 de Março:

"Exmo Senhor: (cof! cof!)
No dia 24 de Janeiro de 2004 foi criada a equipa Portugal@Folding. Em
menos de 2 meses conseguimos alcançar o 865 lugar em termos de equipas.
O meu contacto vem no sentido de saber a vossa opinião acerca de
juntarmos todas as equipas Portugueses do Folding@Home numa só.
Da nossa parte estamos disponíveis para nos juntarmos, ou juntarem-se a
nós. No entanto , o nome da equipa deverá fazer menção a Portugal e não
fazer publicidade a qualquer entidade ou marca. O objectivo é mesmo ser
uma equipa portuguesa.
Como a equipa que neste momento está mais activa e com o número de
membros a aumentar semanalmente é a equipa Portugal@Folding propunha que
se juntassem a nós.
Este foi o endereço que eu consegui encontrar para contactar a vossa
equipa. Caso não seja o correcto e conheça a quem este mail pudesse ser
dirigido pedia, ou que o enviassem ou que me informasse a quem me devo
dirigir."

Eu estava desde Julho de 2001 noutra pequena team que não andava muito para a frente e nem hesitei!

Valeu a pena!

Abraços distribuidos!
 
Back
Topo