1º Chiller

Morto

Power Member
ora be. boas tardes a todos.
sou novo no phase change e vou tentar fazer o meu primeiro.
vou postar fotos do que tenho e posteriormente dos meus progressos.
para ja queria uma ajuda no seguinte, não vou fazer um direct chiller ou seja vai ter um reservoir de metanol. A minha duvida é, qualquer bomba de whatercooling aguenta com temps negativas sem partir/danificar ? tenho de comprar uma bomba propria ? onde arranjo a bomba para isso e os tudos do circuito ke vão ao pc tb tem de ser especiais ou os normais de um whatercooling normal serve ??

logo a noite posto o compressor e o que tenho ate agora. entretanto vou ter a juda de um Sr. muito simpatico que trabalha em ar condicionado para me ajudar na parte complicada =). fikem bem e nice forum =)

e como prometido aqui ficam umas fotos do inicio do projecto =)
todo este conjunto num sucateiro -->15€

(imagems pesadas 1mb cada +/-)

DSC01737.JPG

DSC01738.JPG

DSC01739.JPG

DSC01741.JPG


vai levar uma limpeza e claro separar tudo e tal mas vou postando aki a medida que vou evoluindo no projecto =)
 
Última edição:
Tens de usar blocos de câmara aberta 100% cobre e tubos de 10mm ou de 1/2' (12mm)

A bomba podes usar uma eheim por exemplo. Pode ser outra bomba, só vai depender dos graus negativos.

Se conseguires os -50ºc (dúvido muito), convém pensarem em usar bombas próprias e soldar o bloco a prata, porque duvido que o estanho aguente -50ºc sem partir. :rolleyes:


Força nisso!
 
Última edição:
Lasac disse:
Tens de usar blocos de câmara aberta 100% cobre e tubos de 10mm ou de 1/2' (12mm)

A bomba podes usar uma eheim por exemplo. Pode ser outra bomba, só vai depender dos graus negativos.

Se conseguires os -50ºc (dúvido muito), convém pensarem em usar bombas próprias e soldar o bloco a prata, porque duvido que o estanho aguente -50ºc sem partir. :rolleyes:


Força nisso!

soldar vou soldar tudo a prata isso nem ponho em questão o meu problema é mesmo comprar material para por fora.
 
|RickY| disse:
pk transparente? vai tar isolado, não se vai ver, tudo de cobre é a unica solução de jeito :)

quem disse que não se vai ver ? =)
se tiver que ser tem mt força isso n discuto mas se há a possibilidade...
e a intenção é ter um regulador de temps para manter o cpu sempre entre 5 e -5 ou seja não ir para temps brutais mas ter silencio e desempenho.
 
se tiveres a agua a 5ºc ja ficas com isso a pingar a não ser que tenhas desumidificador o dia todo ligado ao lado do pc :) para ja não falar que com isso tas a sacrificar a performançe para ganhar na estetica que é o que eu chamo azeiteiro :D pk tas a perder metade do bloco para transferência de friu visto o acrilico ou o vidro não serem dos melhores condutores, digo eu
 
|RickY| disse:
se tiveres a agua a 5ºc ja ficas com isso a pingar a não ser que tenhas desumidificador o dia todo ligado ao lado do pc :) para ja não falar que com isso tas a sacrificar a performançe para ganhar na estetica que é o que eu chamo azeiteiro :D pk tas a perder metade do bloco para transferência de friu visto o acrilico ou o vidro não serem dos melhores condutores, digo eu

rapaz n captas-te a minha intenção lol

n disse ke tinha de ser a vidro so perguntei se havia. =) (não há ? perde performance ok great caga passa a frente leva fechado ke tb é bonito)

depois é a minha primeira maravilha nisso n sou cowboy a tentar -xxº logo na primeira cena ou algo do genero prefiro fazer um que funcione a 0º ou mesmo so consiga 5º's mas funcione do que tentar fazer cascatas e ficar pelo caminho :)


e não vai levar agua vai levar metanol (mistura penso eu de que ou qualquer outra cena sem ser h2o. se possivel claro)
 
Para isso quase que mais valia comprar um bloco da swiftech com peltier integrado.

Eu usei um peltier na altura da GF3 e podes ver a temp que consegui no meu avatar (-31ºc idle e -28ºc a benchar 3dmark 01) ;)

Se não queres barulho, vai para R134a e mete isso a +/- -20ºc ou então usa um termoestato de um frigorífico de 1porta ou então de uma arca, que trabalham a -25ºc e depois podes regular para menos no regulador do termoestato.

Quanto ao bloco, 100% cobre e soldado a prata. Não vá mais tarde quereres mais graus negativos.

Solda o bloco num tijolo de lareira que é mais fácil. Se soldares num torno ou até no chão vais-te ver lixado!
Falo por experiência própria ;)
 
Última edição:
que maus lol! relax filhos tou a dizer 5º -5º porque se for esse o resultado final n fico triste nem desapontado mas claro que vou tentar mais.. kero mais sempre mais... mas para ja fico por aki amanhã vou ver o que faço sobre começar isso e falar com o Sr. do ar condicionado =)

alguma duvida chateio o ricky =)
 
O compressor parece ser bom.

Sabes que gáz e quantos cavalos é que isso tem?

Uma coisa que te vai dar mais performance: vira o filtro mais para baixo na parte do capilar, de forma a ficares com a parte do condesador virada para cima e a do capilar para baixo.

O líquido vai para o capilar, portanto convém ajudar o líquido a descer. ;)

Força nisso!


EDIT: já vi que tem R12!

Cuidado que é proíbido largar esse gáz para a atmosfera. Fala com o homem do ar condicionado para te desvaziar o sistema, porque esse gáz destroi o ozono.
 
Última edição:
Lasac disse:
EDIT: já vi que tem R12!

Cuidado que é proíbido largar esse gáz para a atmosfera. Fala com o homem do ar condicionado para te desvaziar o sistema, porque esse gáz destroi o ozono.

hj devo tar com a mania que sou engraçado, mas aposto o ****** esquerdo como o gaz vai parar a atmosfera :D

ya quanto ao dryer aponta-o para baixo senão em x de liquido, vai o resto de gaz k não condensou
 
|RickY| disse:
hj devo tar com a mania que sou engraçado, mas aposto o ****** esquerdo como o gaz vai parar a atmosfera :D

ya quanto ao dryer aponta-o para baixo senão em x de liquido, vai o resto de gaz k não condensou

não sei se ja repararam mas... o circuito ja ta cortado e eu ja comprei akilo assim portanto o gaz ja foi para a atmosfera a muito tempo deduzo eu =)

portanto não sou culpado pela poluição!

e quanto aos cavalos n sei ! onde posso ver isso =) ?
 
Última edição:
Isso quer é uma bomba Hydor l20, aguenta bem com temps negativas, é barata e bonita.

hydorfull.jpg


Para bloco tens k ser tu a fazer.... arranjas cobre e depois fazes isso.
Ou entao vais á secçao dos classificados na parte do vende-se e dizes que queres comprar um bloco home-made ou entao um bloco do maso, e ainda há quem os queira vender.
(nao sei se tens acesso aos classificados :rolleyes: ).

As mangueiras podem ser qualquer umas, mas nao metas as do wc pois sao muito restritivas, mete mangueira 10mm.


ps:caga para a cena de teres um chiller todo boneco, isso é para dar graus negativos, mais nada.
Só a funcionalidade dele já cria admiraçao a quem o vê, nao é preciso adornos :007:

Hug''zz
 
Back
Topo