1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

1º Chiller

Discussão em 'Cooling' iniciada por Morto, 30 de Outubro de 2005. (Respostas: 20; Visualizações: 1997)

1. Morto

Morto Power Member

ora be. boas tardes a todos.
    sou novo no phase change e vou tentar fazer o meu primeiro.
    vou postar fotos do que tenho e posteriormente dos meus progressos.
    para ja queria uma ajuda no seguinte, não vou fazer um direct chiller ou seja vai ter um reservoir de metanol. A minha duvida é, qualquer bomba de whatercooling aguenta com temps negativas sem partir/danificar ? tenho de comprar uma bomba propria ? onde arranjo a bomba para isso e os tudos do circuito ke vão ao pc tb tem de ser especiais ou os normais de um whatercooling normal serve ??

logo a noite posto o compressor e o que tenho ate agora. entretanto vou ter a juda de um Sr. muito simpatico que trabalha em ar condicionado para me ajudar na parte complicada =). fikem bem e nice forum =)

e como prometido aqui ficam umas fotos do inicio do projecto =)
    todo este conjunto num sucateiro -->15€

(imagems pesadas 1mb cada +/-)

vai levar uma limpeza e claro separar tudo e tal mas vou postando aki a medida que vou evoluindo no projecto =)

Última edição: 30 de Outubro de 2005
  2. sl4ck

sl4ck Power Member

Bomba e bloco não convem ser uns quaisqueres, o bloco não convem mesmo nada em acrilico

3. Lasac

Lasac OC Legend

Tens de usar blocos de câmara aberta 100% cobre e tubos de 10mm ou de 1/2' (12mm)

A bomba podes usar uma eheim por exemplo. Pode ser outra bomba, só vai depender dos graus negativos.

Se conseguires os -50ºc (dúvido muito), convém pensarem em usar bombas próprias e soldar o bloco a prata, porque duvido que o estanho aguente -50ºc sem partir. :rolleyes:

Força nisso!

4. Morto

Morto Power Member

ok e há alguma solução no mercado em vidro ? ou alguma opção transparente ? e na questão da bomba ?

5. |RickY|

|RickY| OC Legend

pk transparente? vai tar isolado, não se vai ver, tudo de cobre é a unica solução de jeito :)

6. Morto

Morto Power Member

soldar vou soldar tudo a prata isso nem ponho em questão o meu problema é mesmo comprar material para por fora.

7. |RickY|

|RickY| OC Legend

axo k a malta esta a falar do bloco e não da caixa do chiller

8. Morto

Morto Power Member

quem disse que não se vai ver ? =)
    se tiver que ser tem mt força isso n discuto mas se há a possibilidade...
    e a intenção é ter um regulador de temps para manter o cpu sempre entre 5 e -5 ou seja não ir para temps brutais mas ter silencio e desempenho.

9. |RickY|

|RickY| OC Legend

se tiveres a agua a 5ºc ja ficas com isso a pingar a não ser que tenhas desumidificador o dia todo ligado ao lado do pc :) para ja não falar que com isso tas a sacrificar a performançe para ganhar na estetica que é o que eu chamo azeiteiro :D pk tas a perder metade do bloco para transferência de friu visto o acrilico ou o vidro não serem dos melhores condutores, digo eu

10. Morto

Morto Power Member

rapaz n captas-te a minha intenção lol

n disse ke tinha de ser a vidro so perguntei se havia. =) (não há ? perde performance ok great caga passa a frente leva fechado ke tb é bonito)

depois é a minha primeira maravilha nisso n sou cowboy a tentar -xxº logo na primeira cena ou algo do genero prefiro fazer um que funcione a 0º ou mesmo so consiga 5º's mas funcione do que tentar fazer cascatas e ficar pelo caminho :)

e não vai levar agua vai levar metanol (mistura penso eu de que ou qualquer outra cena sem ser h2o. se possivel claro)

11. |RickY|

|RickY| OC Legend

então se não és, ouve as opinas dos cowbois hahahaha :P

mete essa m3rd4 toda em cobre e deixa-te de *****

12. Lasac

Lasac OC Legend

Para isso quase que mais valia comprar um bloco da swiftech com peltier integrado.

Eu usei um peltier na altura da GF3 e podes ver a temp que consegui no meu avatar (-31ºc idle e -28ºc a benchar 3dmark 01) ;)

Se não queres barulho, vai para R134a e mete isso a +/- -20ºc ou então usa um termoestato de um frigorífico de 1porta ou então de uma arca, que trabalham a -25ºc e depois podes regular para menos no regulador do termoestato.

Quanto ao bloco, 100% cobre e soldado a prata. Não vá mais tarde quereres mais graus negativos.

Solda o bloco num tijolo de lareira que é mais fácil. Se soldares num torno ou até no chão vais-te ver lixado!
    Falo por experiência própria ;)

13. Morto

Morto Power Member

que maus lol! relax filhos tou a dizer 5º -5º porque se for esse o resultado final n fico triste nem desapontado mas claro que vou tentar mais.. kero mais sempre mais... mas para ja fico por aki amanhã vou ver o que faço sobre começar isso e falar com o Sr. do ar condicionado =)

alguma duvida chateio o ricky =)

14. |RickY|

|RickY| OC Legend

hã hã, então não

:D

15. Lasac

Lasac OC Legend

O compressor parece ser bom.

Sabes que gáz e quantos cavalos é que isso tem?

Uma coisa que te vai dar mais performance: vira o filtro mais para baixo na parte do capilar, de forma a ficares com a parte do condesador virada para cima e a do capilar para baixo.

O líquido vai para o capilar, portanto convém ajudar o líquido a descer. ;)

Força nisso!

EDIT: já vi que tem R12!

Cuidado que é proíbido largar esse gáz para a atmosfera. Fala com o homem do ar condicionado para te desvaziar o sistema, porque esse gáz destroi o ozono.

16. |RickY|

|RickY| OC Legend

hj devo tar com a mania que sou engraçado, mas aposto o ****** esquerdo como o gaz vai parar a atmosfera :D

ya quanto ao dryer aponta-o para baixo senão em x de liquido, vai o resto de gaz k não condensou

17. Morto

Morto Power Member

não sei se ja repararam mas... o circuito ja ta cortado e eu ja comprei akilo assim portanto o gaz ja foi para a atmosfera a muito tempo deduzo eu =)

portanto não sou culpado pela poluição!

e quanto aos cavalos n sei ! onde posso ver isso =) ?

18. |RickY|

|RickY| OC Legend

***** dia andamos a der peidos para garrafas...

pronto, não bebo mais hj :D

até logo ppl

19. sl4ck

sl4ck Power Member

:lol: :lol: :lol:

20. MadDog

MadDog Mega BOINC

Isso quer é uma bomba Hydor l20, aguenta bem com temps negativas, é barata e bonita.

Para bloco tens k ser tu a fazer.... arranjas cobre e depois fazes isso.
    Ou entao vais á secçao dos classificados na parte do vende-se e dizes que queres comprar um bloco home-made ou entao um bloco do maso, e ainda há quem os queira vender.
    (nao sei se tens acesso aos classificados :rolleyes: ).

As mangueiras podem ser qualquer umas, mas nao metas as do wc pois sao muito restritivas, mete mangueira 10mm.

ps:caga para a cena de teres um chiller todo boneco, isso é para dar graus negativos, mais nada.
    Só a funcionalidade dele já cria admiraçao a quem o vê, nao é preciso adornos :007:

Hug''zz

Partilhar esta Página