1º contacto com o linux falhado!!

llclg

Power Member
:'( oi muito boa tarde!!
Eu hoje decidi instalar o Linux 10 Pro no meu computador, mas foi o meu pior erro!!
Primeiro foi a questão da gravação do CD, depois foi a questão da instalação, seguido do erro do Windows ao entrar o que me levou a formatação do computador porque o computador não fazia nem ai nem ui!! E como problemas atraem outros problemas eu iniciei agora o Linux já instalado tentei instalar umas drivers para a placa gráfica, outras para a placa de som e nada!!
Como se não basta-se:
_ a combinação de teclas no Linux e diferente do Windows o que não me permite fazer o arroba_
_o site www.ebuddy.com (msn através de um site)_
_ não sei por os ficheiros .exe a funcionar _
_ PORQUE ESTÁ TUDO CONTRA MIM?? _


_ Será que alguém me podera ajudar a ultrapassar estas dificulades todas??_


Eu ja li aqui uns posts mas nao percebo nada daquilo !!
 
Última edição:
Primeiro que nada, vai ao armário dos medicamentos, procura a caixa que diz Xanax e depois toma um comprimido desses.

Sobre os teus problemas..., vamos por partes...


:'( oi muito boa tarde!!
Eu hoje decidi instalar o Linux 10 Pro no meu computador, mas foi o meu pior erro!!
Primeiro foi a questão da gravação do CD, depois foi a questão da instalação, seguido do erro do Windows ao entrar o que me levou a formatação do computador porque o computador não fazia nem ai nem ui!! E como problemas atraem outros problemas eu iniciei agora o Linux já instalado tentei instalar umas drivers para a placa gráfica, outras para a placa de som e nada!!

Qual a distribuição que instalaste? Linux 10 Pro? Nunca vi nada disso... (bastante provavel ser desconhecimento meu), onde arranjaste?

Como se não basta-se:
_ a combinação de teclas no Linux e diferente do Windows o que não me permite fazer o arroba_

Pode ter sido problema durante a instalação, podes ter isso com o charset do teclado americano.
_o site www.ebuddy.com (msn através de um site)_

Tens bastantes IMs para GNU/Linux, amsn, por exemplo.
_ não sei por os ficheiros .exe a funcionar _

Os ficheiros executaveis do Windows não funcionam em GNU/Linux, aliás, alguns sim..., e os outros também :P Mas com ferramentas que emulam o Windows.

Para instalares coisas e executares aplicações é um pouco diferente, existem muitas threads neste quadro a explicar isso.
_ PORQUE ESTÁ TUDO CONTRA MIM?? _

Conheces as Leis de Murphy?
_ Será que alguém me podera ajudar a ultrapassar estas dificulades todas??_
Nada que com um pouco de calma não se resolva ;) Começa por evitar usar formatação nos teus posts, limita-te a escrever e não uses negritos e afins..., o pessoal assusta-se :P

Boa sorte nisso ;)

abraços, HecKel
 
Ho jovem. Linux 10? Isso n existe em primeiro, deve ser é uma distribuição nr dez qualquer. E depois, por n saberes que os EXEs do windows não dão no linux, percebe-se facilmente que n percebes nada do mundo linux, e de que instalaste-o sem teres lido nada antes. Por isso, antes de começares a fazer campanha anti-GNU/Linux lê umas coisinhas, ou pergunta a quem sabe (como todos nós já fizemos um dia) e só depois é que entras nessa maravilhosa aventura que é o GNU/Linux


Para resolveres a maior parte dos teus problemas, aconselho-te a sacar o ubuntu www.ubuntu.com e a instala-lo por cima desse "Linux 10". Não te esqueças de configurares o teclado na instalação como deve ser (normalmente os valores por defeito já estão correctos) para n teres problemas d caracteres errado. O próximo passo que deves dar é ir a www.getautomatix.com, sacares este programa, instala-lo (duplo clic)
para de forma fácil instalares uma carrada de programas e de codecs vitais para o teu sistema. Para tirares quase todas as duvidas vai ao fantástico site www.guiaubuntupt.org que é uma wiki em português com toneladas de informações sobre esta boa distribuição de gnu/linux. Depois destes paços, só te desejo que tenhas uma boa viagem neste novo mundo da liberdade, e que tenhas mais gosto gráfico nas cores/letras dos posts :D

Um abraço
 
Linux 10 Pro = Caixa Mágica 10 Pro?

O teclado já te foi indicado a causa do problema pelo HecKel: layout do teclado, podes mudar isso nas definições.

O ebuddy não funciona devido à falta de Flash/Java.

Os .exes não funcionam porque GNU/Linux é um SO COMPLETAMENTE diferente. E aquilo a que o HecKel se referiu como "emuladores", são na verdade implementações das APIs do Windows a correr. O Wine faz isso bastante bem, mas nem sempre funciona.

O resto, nem vou comentar :)
 
Já que tens 0 experiência em linux, esquece isso de instalar. Vai mas é para um live CD/DVD de alguma distribuição e quando tiveres algum calo com linux aí podes experimentar instalar.

Caso não saibas, live CD/DVD não é preciso instalar pois corre directamente do CD/DVD. Assim não estragas nada, e tens o mundo linux à tua disposição.
 
Parece que aqui é tudo "iluminados". O rapaz experimentou o Linux pela primeira vez e, como
já seria de esperar...

*****-se.

Agora, em vez de dar respostas construtivas é logo chamá-lo (de forma camuflada) de burro.

llclg, pá... Devias ter corrido um LiveCD (se tivesses passado mais tempo a procurar, encontravas
o tópico referente ao Ubuntu que lá encontravas muita e detalhada informação.

Obviamente não compreendeste que o Linux não é o mesmo que o Windows, logo a pergunta
dos .exe que tanta alegria trouxe aos "iluminados".


Ficaste a saber (da pior maneira) que se calhar o Linux não é para ti. Pelo menos por agora.
Tenta reinstalar o Windows e repensa melhor o que queres fazer. Aproveita e lê alguns dos
tópicos desta secção. Encontras muita informação útil.
 
Parece que aqui é tudo "iluminados". O rapaz experimentou o Linux pela primeira vez e, como
já seria de esperar...

*****-se.

Agora, em vez de dar respostas construtivas é logo chamá-lo (de forma camuflada) de burro.

llclg, pá... Devias ter corrido um LiveCD (se tivesses passado mais tempo a procurar, encontravas
o tópico referente ao Ubuntu que lá encontravas muita e detalhada informação.

Obviamente não compreendeste que o Linux não é o mesmo que o Windows, logo a pergunta
dos .exe que tanta alegria trouxe aos "iluminados".


Ficaste a saber (da pior maneira) que se calhar o Linux não é para ti. Pelo menos por agora.
Tenta reinstalar o Windows e repensa melhor o que queres fazer. Aproveita e lê alguns dos
tópicos desta secção. Encontras muita informação útil.

Aqui ninguém é iluminado, mas o dude é que começou a disparar em todas as direcções, e, na minha terra, não é assim que se resolvem os problemas. Vinha aqui, fazia um post decente, explicava os problemas com linguagem decente, e havias de ver que todos o ajudavam .. Assim ...
 
olha e isso mesmo caixa magica 10 !!!
Por acaso eu ate li algumas coisinhas sobre o linux mas nada de completo por exemplo funcionalidades etc.
 
Ja agra ppl alguem daqui nasceu ensinado??
Bem que me parecia que não!!
Ja agora criticaram o titulo porque nao dizem um titulo melhor para por??
Obrigado aqueles que me ajudaram!!
E ppl mais nervoso eu nao acusei nem difamei nenhuma ves o linux apenas disse Linux o So infernal pork se formos a ver bem visto nao tem nada de mal a nao ser que e dificil mexer no linux no inicio!!
Continuem a commentar mas sff ajudem um pouco mais!!
 
Ja agra ppl alguem daqui nasceu ensinado??
Bem que me parecia que não!!
Ja agora criticaram o titulo porque nao dizem um titulo melhor para por??
Obrigado aqueles que me ajudaram!!
E ppl mais nervoso eu nao acusei nem difamei nenhuma ves o linux apenas disse Linux o So infernal pork se formos a ver bem visto nao tem nada de mal a nao ser que e dificil mexer no linux no inicio!!
Continuem a commentar mas sff ajudem um pouco mais!!

Não sei se tens noção do tom que empregas-te no teu post inicial. Parecia que ias matar tudo o que te aparece-se à frente, e para piorar a coisa ainda escreves-te tudo em bold ...

Porque é que raio não podias escrever um post simples a explicar o que te tinha acontecido, mas de um modo normal? É que se há pessoas com calma suficiente para aturar atitudes destas, 98% das pessoas mandam-te dar uma volta para aprenderes a falar direito. Vai aprendendo, acredita, que ainda és novo e ainda vais a tempo ...

Ps: já começas-te bem, ao editar o post. Vês, assim já se lê melhor :)
 
Última edição:
<< Rewind

Pelo que li vai dar mais trabalho arranjar do que formatar, portanto cá vai o meu bitaite:

passo 1:
Apaga tudo. Tudo mesmo. Voltas a formatar o disco e reinstala o XP.

passo 2:
Não instales Linux (para já).

Em vez disso aconselho-te a fazeres o download do Ubuntu (o Caixa Mágica tem live cd?) desta página: http://www.ubuntu.com/getubuntu/download

Gravas num cd e quando quiseres dar uns toques para te habituares basta (re)iniciares o PC com o cd do Ubuntu lá dentro.

Podes fazer praticamente tudo o que farias com uma instalação no disco rígido sem a necessidade do instalares (no desktop existe um ícone com a legenda "Install", não o abras :P).

A única desvantagem é que ao desligares o computador, todas as alterações que fizeste, todos os ficheiros que criaste, etc. vão ao ar, mas como é para "dar uns toques", vendo bem isto até é uma coisa boa :). E podes sempre guardar algo importante numa pen por exemplo.


ps: como é que acedes à internet? Modem, modem/router?
 
E sugiro uma recuperação com o CD do Windows (isto, claro está, se ele não deu cabo do disco e
apagou a partição do XP).

Em último caso... Deixar o PC "virgem" e prepará-lo para um impacto mais suave com o Linux da próxima vez.
Cria uma partição para o XP e outra para o Linux. Dual boot e fica no ponto.
 
ruimoura a minha intecao nao era essa. e depois o tipo de letra ta em verdana como normal!!
stradale vou aceitar o teu conselho so que agora ha um problema que e como gravar o XP na caixa magica??
E que o cd que eu tenhu nao esta «queimado» por isso nao fas a instalaçao apartir do boot.
Mas se alguem me explicar onde esta o wine ou onde posso encontrar um emulador para executar o .exe do cd do windows XP ate me arranjo (acho) ou entao algum programa para gravar cds no linux!!
 
E sugiro uma recuperação com o CD do Windows (isto, claro está, se ele não deu cabo do disco e
apagou a partição do XP).

Em último caso... Deixar o PC "virgem" e prepará-lo para um impacto mais suave com o Linux da próxima vez.
Cria uma partição para o XP e outra para o Linux. Dual boot e fica no ponto.
Bem, se acabou de reformatar não perde nada em fazê-lo mais uma vez, e sempre libertava o espaço que a instalação "infernal" :p lhe está a roubar, isto tudo duma maneira simples e (erm..) rápida. Partilho da opinião de alguns forunistas que aconselham o live cd.

Continuando, se quiseres de facto apagar o Caixa Mágica sem reformatar o pc faz o seguinte:
- cd do XP
- reboot
- entras em recovery console (tecla R?)
- escolhes o número da instalação do Windows, normalmente é 1
- escreves fixmbr e fazes enter
- escreves exit e fazes novamente enter
- e voilá

O XP deve iniciar novamente, se o fizer voltas cá para saberes como apagar a partição do Linux.
 
ruimoura a minha intecao nao era essa. e depois o tipo de letra ta em verdana como normal!!
stradale vou aceitar o teu conselho so que agora ha um problema que e como gravar o XP na caixa magica??
E que o cd que eu tenhu nao esta «queimado» por isso nao fas a instalaçao apartir do boot.
Mas se alguem me explicar onde esta o wine ou onde posso encontrar um emulador para executar o .exe do cd do windows XP ate me arranjo (acho) ou entao algum programa para gravar cds no linux!!
Erm, não tinha lido isto. Sendo assim ignora a minha ultima resposta.

Ok, primeira pergunta: .exe do Windows? Não percebi, se calhar o que querias dizer era o .iso (imagem de um cd) do Windows, certo?
 
Back
Topo