1º Overclock - Como?

AlmaMater

Power Member
Olá a todos os Overclockers:)

Nunca fui adepto de Overclock e por isso nunca fiz nenhum, mas neste momento estou prestes a mudar de Ideias..

Penso que o meu sistema pode melhorar e preciso da vossa ajuda, a 1ª pergunta é... começo por onde?


Fiz algumas capturas do meu sistema:

CPUZ [CPU]:
CPUZ_001.jpg


CPUZ [BOARD]:
CPUZ_002.jpg


CPUZ [MEM]:
CPUZ_003.jpg


HWMonitor:
HWMonitor64_001.jpg


MemSET:
MemSet.jpg


Programas da Board Gigabyte para Overclock e Controlo:

ProgsGigabyte.jpg


Teste no SuperPI a 4M:

SuperPI001.jpg



Bom.. este teste no SuperPI não sei se é bom ou mau...


Sistema:
Processador: Intel Core 2 Quad 9300 45nm
Motherboard: Gigabyte GA-X38-DS4
Memória: Corsair Kit 4GB (2x2GB) DDR2 1066 Dominator
Placa Gráfica: ATI - Sapphire HD4870 + Samsung 2243 22'
Disco rígido: Seagate 500 Gb SATA II + 200 Gb IDE
Placa de Som: GA-X38-DS4 Onboard
Fonte (PSU): Corsair 650W
Refrigeração: Cpu com Thermalright Ultra 120 Extreme e/ Vortex Fan


A caixa é uma Thermaltake Xaser III c/ 7 ventoinhas e uma extra para a gráfica!

que posso fazer?

Obrigado
 
O Q9300 nao da mt overclock, mas pelo menos 450 FSB consegues atingir.

Vai aumentado o FSB ate ficar instavel, quando ficar aumenta o vcore 1 ou 2 clicks. Com aircooling nao recomendava passar dos 1.4v com isso.

N te eskeças de ter a vNB um pouco mais elevado do ke precisas, já que Quad core + 4GB RAM vai puxar muito por isso.

Le os tutoriasi que andam por ai e tenta captar o maximo de informaçao pra conseguires um sistema rapido e estavel :p

Voltagens que recomendo se queres dar pelo menos 450FSB (atençao que eu uso Mobo X48 e RAM DDR3)

Vcore: < 1.4v
vNB: < 1.68v
vPLL: < 1.72v
vTT (ou vFSB): < 1.39v
o GTL Ref deixa em Auto, n costuma afectar mt OCs baixos

Faz Disable a todos os Spread Spectrum, as memorias tenta alterar o multi pra ficar proximo da velocidade original, de modo a nao criares muita pressao sobre a NB.

Mete os valores na BIOS, se nao conseguires podes sempre experimentar com o software da Gigabyte. (PS essas temps nao tao mt altas pra 1.140vcore?)

Em Full Load as temperaturas nunca devem passar dos 70~~72ºC nos cores
 
O Q9300 nao da mt overclock, mas pelo menos 450 FSB consegues atingir.

Vai aumentado o FSB ate ficar instavel, quando ficar aumenta o vcore 1 ou 2 clicks. Com aircooling nao recomendava passar dos 1.4v com isso.

N te eskeças de ter a vNB um pouco mais elevado do ke precisas, já que Quad core + 4GB RAM vai puxar muito por isso.

Le os tutoriasi que andam por ai e tenta captar o maximo de informaçao pra conseguires um sistema rapido e estavel :p

Voltagens que recomendo se queres dar pelo menos 450FSB (atençao que eu uso Mobo X48 e RAM DDR3)

Vcore: < 1.4v
vNB: < 1.68v
vPLL: < 1.72v
vTT (ou vFSB): < 1.39v
o GTL Ref deixa em Auto, n costuma afectar mt OCs baixos

Faz Disable a todos os Spread Spectrum, as memorias tenta alterar o multi pra ficar proximo da velocidade original, de modo a nao criares muita pressao sobre a NB.

Mete os valores na BIOS, se nao conseguires podes sempre experimentar com o software da Gigabyte. (PS essas temps nao tao mt altas pra 1.140vcore?)

Em Full Load as temperaturas nunca devem passar dos 70~~72ºC nos cores

Obrigado pela Info! Vou experimentar aumentar os valores que referiste e confirmar as temperaturas e resultados depois.

Quanto a temperatura elevada.. o CPU está com 29º, quando dizes Cores deve ser os Núcleos no Everest e aí está a 52º +/-, a temperatura da gráfica tb deve ajudar a aumentar 1 pouco as temps de um modo geral.. mas pode ser que n passe dos 72º
:)

Já agora..:

temps.jpg
 
O raio do programa da Gigabyte é maluco.. o Easy Tune, altero os valores e ficam gravados, qdo reinicio a máquina volta tudo aos valores originais...

no entanto, por diversas vezes meti o FSB de 333 para 345 e tb mexi na velocidade da gráfica 4870, mas passado um tempo a jogar Crysis ás x fica pasmado o sistema.. e pa sair do jogo demora uns minutos :s ao chegar ao windows as temps estão +/- na mesma..
 
O raio do programa da Gigabyte é maluco.. o Easy Tune, altero os valores e ficam gravados, qdo reinicio a máquina volta tudo aos valores originais...

no entanto, por diversas vezes meti o FSB de 333 para 345 e tb mexi na velocidade da gráfica 4870, mas passado um tempo a jogar Crysis ás x fica pasmado o sistema.. e pa sair do jogo demora uns minutos :s ao chegar ao windows as temps estão +/- na mesma..

Não faças OC com programas, altera os valores na BIOS, aí sim, é o lugar ideal.
 
O raio do programa da Gigabyte é maluco.. o Easy Tune, altero os valores e ficam gravados, qdo reinicio a máquina volta tudo aos valores originais...

no entanto, por diversas vezes meti o FSB de 333 para 345 e tb mexi na velocidade da gráfica 4870, mas passado um tempo a jogar Crysis ás x fica pasmado o sistema.. e pa sair do jogo demora uns minutos :s ao chegar ao windows as temps estão +/- na mesma..

Isso é normal depois de jogar crysis, ele usa mt memoria e tem de retirar tudo da memoria e ficheiros temps do HD o ke consome mt recursos XD
Não faças OC com programas, altera os valores na BIOS, aí sim, é o lugar ideal.

x2
 
Back
Topo