1º Overclock - E8400

Razac

Power Member
Ei, comprei um bicho novo e resolvi iniciar-me no overclock, informei-me nos diversos fórums e comecei a puxar um pouco o FSB.



Primeira tentativa com VCore auto. Vou fazendo update ao progresso e às dúvidas que surgirão.

Gskill DDR2 PC2-8000 TT CL5 4GB
Gigabyte GA-EP45-DQ6
Asus V6 - Cooler CPU
Nox Urano 700W

A temperatura em Full Load não se encontra muito alta?
 
Última edição:
Na 2ª tentativa, fixa o valor do Vcore. Porque em Auto ele provavelmente sobe automaticamente com o FSB.

Podes colocar aqui as especificações do sistema. Não esquecer de escolher YES para a pergunta Deseja mostrar a outros membros as especificações do seu sistema? ...
 
hoje nao me da jeito correr o prime95 devido a precisar do pc. só uma coisa a fan do cpu deve estar Auto ou Disabled ( sempre full load)?
 
Eu aconselhava.te a usar o Multiplier a 8, poes isso a ratio 1:1 e vais subindo, assim as memorias acompanham e tens mais probabilidade de ter sucesso, tem em atençao os timings e voltagens das memorias, se obtiveres erros tb pode ser delas, usa o memtest.Força nisso.
 
bem só ontem é que tive oportunidade de testar mais um pouco e deu nisto:



fixei o Vcore em 1.18**v (mas ali aparece 1.120v), 1:1 ratio e 14h no prime 95. Hoje vou tentar colocar isto a 4ghz e ver no que dá.
Tenho dúvidas sobre o que colocar nos seguintes parâmetros:

CPU Termination
CPU PLL
CPU Reference

MCH Core
MCH Reference
MCH/DRAM Reference
ICH I/O
ICH Core

Cumps

EDIT: coloquei agora FSB a 450x9 -> 4050Mhz portanto e manti o vcore.

Meti os seguintes parâmetros em stock (tirei o auto):
CPU Termination…..... 1.200V
CPU PLL...............1.500V
CPU Reference.........0.760V
CPU Reference 2........0.800V

MCH/ICH
MCH Core..............1.100V
MCH Reference.........0.760V
MCH/DRAM Ref..........0.900V
ICH Core............……1.500V

DRAM Voltage 2.000V 5-5-5-15, 2.00D 1:1 ratio
DRAM Termination..........0.900V
Channel A Reference..........0.900V
Channel B Reference............0.900V

estou a correr o prime95 depois digo alguma coisa.
 
Última edição:
Esse E8400 é o C0 ou o E0???

Tem um ViD bastante baixo o que é bom...

O meu tem um ViD de 1.25v... Mas tenho que ver se é um E0 ou um C0 que já nem me lembro...

vai lá puxando por isso para ver até onde vai... Tenta por exemplo baixar o multi e subir o FSB que compensa mais a nível de performance e talvez consigas poupar alguns volts no cpu...

cUMPs
 
como podes ver pelo CPU-Z é um E0, vou só correr o prime 95 umas 12h e depois fazer um memtest86 e depois já tento avançar.

EDIT: apos 3h de prime95 enquanto usava o pc deu me ecrã azul, aumentei a vcore para 1.2v (quando fiz a alteração o CPU-Z passa a mostrar a core voltage a 1.136V, porque é que isto acontece?)

EDIT: Tentei colocar a 4.50ghz mas não consegui arrancar o windows e a 4.25ghz com 1.3vcore as temps chegavam aos 60º. depois de estabilizar com 4ghz se puderem dar uma dicas para avançar agradecia :)
 
Última edição:
como podes ver pelo CPU-Z é um E0, vou só correr o prime 95 umas 12h e depois fazer um memtest86 e depois já tento avançar.

EDIT: apos 3h de prime95 enquanto usava o pc deu me ecrã azul, aumentei a vcore para 1.2v (quando fiz a alteração o CPU-Z passa a mostrar a core voltage a 1.136V, porque é que isto acontece?)

EDIT: Tentei colocar a 4.50ghz mas não consegui arrancar o windows e a 4.25ghz com 1.3vcore as temps chegavam aos 60º. depois de estabilizar com 4ghz se puderem dar uma dicas para avançar agradecia :)


Aumentaste o vCore para 1.2v onde? Na BIOS ou no Software da board?? Se meteste 1.2v na BIOS, quando o Windows arranca o cpu fica sempre com alguma carga o que faz com haja um pequeno vDrop... Por isso em Windows a voltagem é ligeiramente inferior ao que colocaste na BIOS, mas é normal... Todas as boards fazem isso, umas mais, outras menos...

Quanto ao BSOD pode até nem ser da voltagem do cpu... Tenta ver os timings das memórias e relexar um pouco os valores ou então dar mais um cheirinho no vDimm...

cUMPs...
 
Back
Topo