1º Overclock

aligator

Power Member
Sou novo nisto , mas pelo k ja li o overclock aumenta mt o rendimento.


Com o meu sistema, ate onde +/-, poderia ir se eu fixesse um overclock, ou talvez nao valesse a pena ??

Kom o meu sistema compesava faxer overclock a quê ???

é possivel só kom ajuda do pessoal do forum fazer um overclock ??
 
Sou novo nisto , mas pelo k ja li o overclock aumenta mt o rendimento.


Com o meu sistema, ate onde +/-, poderia ir se eu fixesse um overclock, ou talvez nao valesse a pena ??

Kom o meu sistema compesava faxer overclock a quê ???

é possivel só kom ajuda do pessoal do forum fazer um overclock ??

Boas,

Tens hipoteses de saber o steping do teu processador ? para saberes basta veres no processador, se nao saberes quais sao as letras, tiras uma foto que eu digo-te logo o que aí tens.
Se for um 3500+ normal ele nao overclocka muito mas sempre fica melhor que stock, mas tendo em conta que tens isso arrefecido a agua o processador vai aguentar com mais v-core em cima sem aquecer muito, se for um dos 3500+ magicos que foram vendidos tas com sorte(mas duvido).

A Board que tens é boa para oc, das melhores que há, basta leres alguns topicos e vez logo o que quero dizer.

As memorias nao sao nenhum topo de gama , mas da para puxar alguns mhz delas.

Quanto á pergunta que fizes-te se a malta te pode ajudar :x2: .
Tas no sitio indicado.

Abraço,

..::Mad::..
 
Tive a ler umas cenas nas quais reparei em algo que dizia, que o overclock tirava anos de vida aos componentes.

È verdade ?


Wind explica outra vez que informaçao queres e como a vou buscar. que eu nao precebi.

Pois eu tenho o watercooling, o que ajuda mt. a temperatura do meu core anda sempre na base dos 38º em full load ( acho que é isto ).

Mas antes do overclock vou ter 1º de resolver aquele probleminha ( GRANDE ) da fonte.
 
Tive a ler umas cenas nas quais reparei em algo que dizia, que o overclock tirava anos de vida aos componentes.

È verdade ?

É. Com um OC bem feito, o teu CPU dura 10 anos em vez de 15 :lol:
(nessa altura já está mais que ultrapassado.)

Wind explica outra vez que informaçao queres e como a vou buscar. que eu nao precebi.

Na verdade não queria informação sobre componente nenhum, só estava a referir quais os componentes que é possível overclockar.

Mas, quando tiveres tempo, retira as memória e aponta a referência dos chips. Pode ser que te tenha calhado algo como Samsung UCCC :D

Pois eu tenho o watercooling, o que ajuda mt. a temperatura do meu core anda sempre na base dos 38º em full load ( acho que é isto ).

Deve ser ;)

Mas antes do overclock vou ter 1º de resolver aquele probleminha ( GRANDE ) da fonte.

LC Power Green Power 550W, 50€ em www.bench-art.pt ;)

(Tenho uma. 5*)
 
Não sei quanto é que o teu CPU dá, mas quase de certeza que vais ter que utilizar divisores na memórias.

Para aprenderes mais sobre a tua DFI, aqui tens coisas para ler durante algum tempo... :002:
 
Desculpa a ignorancia mas como é que isso se faz ??


Apesar de haver neste forum e noutros varios topicos sobre overclock, assim como guias de software, guias pa overclock de varios modelos de board, etc, Eu ainda nao consegui encontrar aquilo que se poderia chamar " overclock para iniciantes ".

Eu propunha que se fissese um topico, ou que indicassem um onde pessoal como eu tivesse o primeiro contacto com overclock.

Onde por exemplo consta - se o que é preciso pa um bom overclock ( software, cuidados, atençoes especiais etc), assim como explicaçao de certas palavras que ja vi e nao sei o que querem disser ( steping do processador, fsb, entre outras).

Ja agora imagens, muitas imagens , assim como uns videos da realizaçao de um overclock de origem, onde o pessoal pode -se ver os passos a seguir.

Sei que daria algum trabalho, e era preciso tempo ( o que nos falta a todos ).

Acreditem que o pessoal iria adorar !!!! :)

Cumps.
 
Desculpa a ignorancia mas como é que isso se faz ??

Eu diria que, tendo tu uma das melhores motherboards para socket 939, já devias ter lido o manual para conhecer o monte de opções que isso tem relativamente a overclock.

Apesar de haver neste forum e noutros varios topicos sobre overclock, assim como guias de software, guias pa overclock de varios modelos de board, etc, Eu ainda nao consegui encontrar aquilo que se poderia chamar " overclock para iniciantes ".

Eu propunha que se fissese um topico, ou que indicassem um onde pessoal como eu tivesse o primeiro contacto com overclock.

Tens os guias do steelballzz, o tópico que o CoSMiCaL referiu e ainda um de algumas páginas só sobre a tua motherboard.

Onde por exemplo consta - se o que é preciso pa um bom overclock ( software, cuidados, atençoes especiais etc), assim como explicaçao de certas palavras que ja vi e nao sei o que querem disser ( steping do processador, fsb, entre outras).

Já viste os stickies desta secção? (Programas úteis)

Para a definição de certos termos, há sempre o Google e a Wikipédia.

Uma pesquisa rápida no Google por "CPU FSB" teve como 10º resultado isto.

Para "STEPPING CPU" teve como 1º resultado isto.

Logo, criar tópicos apenas para definir certos termos é escusado, já que este fórum funciona como um complemento à informação disponível por toda a Internet e não como uma compilação desta.

Ja agora imagens, muitas imagens , assim como uns videos da realizaçao de um overclock de origem, onde o pessoal pode -se ver os passos a seguir.

Acho que isso é inviável. Precisas de uma imagem só para dizer que deves mudar um número na BIOS de 4 para 5? :x

Sei que daria algum trabalho, e era preciso tempo ( o que nos falta a todos ).

Acreditem que o pessoal iria adorar !!!! :)

Cumps.

A isso chama-se «a papinha toda feita». O overclock exige entendimento por parte de quem o realiza para o fazer. Não é chegar à BIOS, por X, Y e Z e nunca mais é preciso mexer.
 
Última edição:
Wind , apos seguir os teus conselhos decidi dar uma volta pelo manual da minha dfi, e descobri que tem muita coisa pa overclock, icluindo a propriedade de gravar + de um configuraçao de overclock.

Outra coisa intressante foi tambem , ter visto, que o problema do meu pc pode ser sem duvida da fonte, pois ele exige pelo - 400 wats. Eu tenho 420 de uma marca " menos conhecida" pa nao dizer outra coisa. E talvez porque eu tenha 5 fans 80, uma de 120 , 2 uvs e 2 neons, um controladopr de fans, ja pa nao falar do watercooling. tudo isso sao acrescimos que deixam a fonte de rasto "digo eu".

Em relaçao ao OC, eu na minha bios ja vi onde posso alterar o fsb, e a frequencia da grafica.

E a do cpu onde se mexe ? Se alterar o a frequencia do cpu tenho de alterar tb a voltagem ?

Para começar onde devo mexer ?
 
A frequência da gráfica não convém mexer...

Ao aumentares o fsb estás a aumentar o clock do processador, tipo:

- tens o fsb a 200 (é o default)
- tens o multi a 11x (é o default)
- então tens o processador a 2200mhz (200x11)

Se as memórias estiveram a a trabalhar a 1:1 (sem divisores, ou seja, a trabalharem a DDR400 (200mhz)), ao aumentares o fsb vais também aumentar a frequência das memórias...

Vai subindo o fsb aos poucos, quando ficar instável, alarga os timmings das memórias... mexer em voltagens é em ultimo lugar..

EDIT: essa fonte não ajuda nada mesmo...
 
ok . ja precebi que tenho de ir aumentando a fsb pouco a pouco, tambem nao quero esticar muito pois sou inexperiente e tenho medo de estragar.

Para alterar a fsb mudo na bios , ou atraves dum programa . Qual é a melhor opçao ?

Como sei se as memorias tao a um pa um ??

O wind ja me deu uma possivel configuraçao pas memorias . mas onde é que se muda as memorias ?
 
Última edição:
A melhor maneira de fazeres essas alterações é mesmo na BIOS :) ainda por cima tens uma DFI...tens opções para tudo e mais alguma coisa :P embora existam também programas onde possas fazer em ambiente Windows...mas é sempre preferivel fazer na BIOS.

Convem mesmo dares uma vista de olhos ali no post que o stelballzz criou acerca de overclock
here


A mim deu-me muito jeito :)
 
Back
Topo