1.º passos na programação

melSpeedl.ine

Power Member
Boas!!!

Sou um novato disto e não faço ideia por onde começar...

Queria começar a aprender um pouco sobre programação, mas não faço a minima ideia por onde começar...

Que aconcelham?? livros.. sites... programas.... deem lá umas dicas a quem mal sabe fazer brincadeiras com ficheiros .bat;)

Cumprimentos a todos
 
Tenho o mesmo problema. Eu sei que HTML não tem nada a haver com programação e eu sei aquilo tudo ja decor mas para terem uma ideia daquilo que sei secalhar é bom verem esta página www.gaminger.com (em construção)
 
o melhor inicio passa por começar a olhar para pascal ou C, embora julgue, que para quem esta a começar sem ajuda, o melhor seja pascal pq é mto intuitivo.
 
Mas á algumas páginas ou mesmo livros que aconselhes para Aprender Pascal. E só para ter uma ideia: Pascal é uma linguagem um programa do género Frontpage mas para progs em vêz de webdesign?
 
eu já ouvi falar em pascal.. e em algumas outras linguagens de programação mais simples... a questão é...

o que me permitem essas liguagens...
onde as posso aplicar...
o que posso fazer com elas...
sinceramente não faço ideia...
 
estas linguagens sao o inicio, no minimo vao-te ajudar a organizar um pouco as ideias e dao-te umas luzes desse mundo, embora, na minha opiniao o C é a mae de todas as linguagens e sabendo C facilmente( mas mesmo mto facilmente) aprendes as outras

vamos ver as coisas de outra maneira:

para que é q queres programar?? o que pretendes com isso??


convem q construas a piramide debaixo para cima, pq senao nao chegas la cima...:D
 
Última edição:
epá.. eu adoro informática, quero seguir isto como profissão e tudo o que poder aprender sobre ela... Adoro simplesmente.
Queria começar a dar os primeiros passos na programação pois para além de umas brincadeiras réles feitas com ficheiros .bat e alterar ficheiros .xml, html e instruções de Basic nos mais que velinhos Spectrum's - tinha eu 12anitos, nunca fiz nada do género q s possa considerar programar.

Nesta area não passo de nada mais de um newbie que não pesca nada disto... Se lguem estiver com paciencia para me dar umas dicas e uns sites para começar.. desde já o meu grande obrigado.
 
melSpeedl.ine disse:
epá.. eu adoro informática, quero seguir isto como profissão e tudo o que poder aprender sobre ela... Adoro simplesmente.
Queria começar a dar os primeiros passos na programação pois para além de umas brincadeiras réles feitas com ficheiros .bat e alterar ficheiros .xml, html e instruções de Basic nos mais que velinhos Spectrum's - tinha eu 12anitos, nunca fiz nada do género q s possa considerar programar.

Nesta area não passo de nada mais de um newbie que não pesca nada disto... Se lguem estiver com paciencia para me dar umas dicas e uns sites para começar.. desde já o meu grande obrigado.

meio mundo discorda, eu sou de opinião que deverias começar por qq coisa que não fosse logo orientado por objectos. nesse ponto de vista tens o pouco apetecivel mas potentissimo FORTRAN.

Depois acho que C++ é obrigatorio.

No entanto antes de começares por aí secalhar devias ganhar disciplina, e aí poderia por exemplo entrar html + JavaScript.

de forma mais avançada davas um saltinho a Java ou cm está mto na moda hj em dia ... .NET
 
Eu diria python e C para começar.
Depois Java e C++.
Depois C# e PHP.
E para quem quiser brincar mais um pco, PERL e LISP.
 
eu continuo a dizer que pascal e melhor para começar. o c é parecido na estrutura mas o pascal talvez seja melhor porque não tem tantos simbolos, e tem mais palavras, tipo tens BEGIN / END em vez de "{ }" , tens OR AND em vez de "&&" e "||". so por estas mariquices e que pode ser mais facil. afinal o pascal foi feito a pensar no ensino à programaçao
 
C -> C# (.NET Framework ou Mono) -> Python -> Perl

O Ruby também tem dado que falar graças ao Rails (web framework)...parece que aquilo é uma maravilha...
 
Última edição:
Tambem sou noob em programação porque comecei há pouco tempo a programar e comecei pelo C. Estou a gostar bastante disto e acho que é muito intuitivo mesmo.Penso que é a melhor maneira de começar...Mas tambem te aviso: a melhor maneira de começares a ganhar gosto á programação é teres alguns amigos contigo que te motivem para aquilo, de forma a criar-se uma mini-competição entre voces e assim a evolução é maior e melhor...

Cumps e boa sorte...Qualquer coisa é só avisares aqui ou por pm
 
Bem, eu acho que pascal é daquelas coisas que podes aprender para começares a inteirar-te do mundo da programação... Actualmente não serve para quase nada (digo eu).... Aquilo - basico - aprendes sozinho com meia duzia de tutoriasi que encontras em qualquer site...

Depois pensa. Para começares com prog. orientada a objectos (sem grandes trabalhos, coisa pouca), tens VB. Para um prog. mais "séria" e que te vais ajudar imenso para outras linguagens, tens C.

Eu se fosse a ti começava por pascal (aí num fim-de-semana :) ) e depois aprendia VB e C ao mesmo tempo.... Daí para a frente, és tu que manda
 
Bem... encontrei uns tuturiais porreiritos - em breve postarei aqui. já tenho para diversas linguagem, mas tou a começar pelo Pascal - que m está a deixar um pouco confuso pois... só isto??? ele só me faz lembrar Excel e os joguinhos que eu dantes fazia na minha máquina grafica.é relativamente fácil... estou a esperar que C e VB sejam então um pouco mais elaborados e me possam dar novos horizontes á minha imaginação. Agora é o seguinte... visto eu não ter adsl e ter q andar a pedir a um colega pa me andar a sacar os progs da net... que prog aconselham para depois começar nas novas liguagens?

Brigado por tudo... agora só me resta... amarrar aos livrinhos...

Cumps
 
só isto? já tás a usar pointers em pascal ? :D

quanto a VB...please...VB é a linguagem dos atrasadinhos (no offenses :D)
 
Back
Topo