1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

1.º passos na programação

Discussão em 'Programação' iniciada por melSpeedl.ine, 27 de Abril de 2005. (Respostas: 75; Visualizações: 5878)

1. melSpeedl.ine

melSpeedl.ine Power Member

Boas!!!

Sou um novato disto e não faço ideia por onde começar...

Queria começar a aprender um pouco sobre programação, mas não faço a minima ideia por onde começar...

Que aconcelham?? livros.. sites... programas.... deem lá umas dicas a quem mal sabe fazer brincadeiras com ficheiros .bat;)

Cumprimentos a todos

2. Gaminger

Gaminger Power Member

Tenho o mesmo problema. Eu sei que HTML não tem nada a haver com programação e eu sei aquilo tudo ja decor mas para terem uma ideia daquilo que sei secalhar é bom verem esta página www.gaminger.com (em construção)

3. caprr

caprr Power Member

o melhor inicio passa por começar a olhar para pascal ou C, embora julgue, que para quem esta a começar sem ajuda, o melhor seja pascal pq é mto intuitivo.

4. Gaminger

Gaminger Power Member

Mas á algumas páginas ou mesmo livros que aconselhes para Aprender Pascal. E só para ter uma ideia: Pascal é uma linguagem um programa do género Frontpage mas para progs em vêz de webdesign?

5. melSpeedl.ine

eu já ouvi falar em pascal.. e em algumas outras linguagens de programação mais simples... a questão é...

o que me permitem essas liguagens...
    onde as posso aplicar...
    o que posso fazer com elas...
    sinceramente não faço ideia...

6. caprr

caprr Power Member

estas linguagens sao o inicio, no minimo vao-te ajudar a organizar um pouco as ideias e dao-te umas luzes desse mundo, embora, na minha opiniao o C é a mae de todas as linguagens e sabendo C facilmente( mas mesmo mto facilmente) aprendes as outras

vamos ver as coisas de outra maneira:

para que é q queres programar?? o que pretendes com isso??

convem q construas a piramide debaixo para cima, pq senao nao chegas la cima...:D

Última edição: 27 de Abril de 2005
  7. melSpeedl.ine

epá.. eu adoro informática, quero seguir isto como profissão e tudo o que poder aprender sobre ela... Adoro simplesmente.
    Queria começar a dar os primeiros passos na programação pois para além de umas brincadeiras réles feitas com ficheiros .bat e alterar ficheiros .xml, html e instruções de Basic nos mais que velinhos Spectrum's - tinha eu 12anitos, nunca fiz nada do género q s possa considerar programar.

Nesta area não passo de nada mais de um newbie que não pesca nada disto... Se lguem estiver com paciencia para me dar umas dicas e uns sites para começar.. desde já o meu grande obrigado.

8. Andr0m3da

Andr0m3da Power Member

meio mundo discorda, eu sou de opinião que deverias começar por qq coisa que não fosse logo orientado por objectos. nesse ponto de vista tens o pouco apetecivel mas potentissimo FORTRAN.

Depois acho que C++ é obrigatorio.

No entanto antes de começares por aí secalhar devias ganhar disciplina, e aí poderia por exemplo entrar html + JavaScript.

de forma mais avançada davas um saltinho a Java ou cm está mto na moda hj em dia ... .NET

9. xtr3me

xtr3me Power Member

Eu diria python e C para começar.
    Depois Java e C++.
    Depois C# e PHP.
    E para quem quiser brincar mais um pco, PERL e LISP.

10. jaac

jaac Power Member

perl para quem está a começar é para desistir logo :D

11. fap

fap Power Member

C, depois Java/C#

podes sempre começar por lisp/scheme também :)

12. fish

fish Power Member

eu continuo a dizer que pascal e melhor para começar. o c é parecido na estrutura mas o pascal talvez seja melhor porque não tem tantos simbolos, e tem mais palavras, tipo tens BEGIN / END em vez de "{ }" , tens OR AND em vez de "&&" e "||". so por estas mariquices e que pode ser mais facil. afinal o pascal foi feito a pensar no ensino à programaçao

13. xtr3me

xtr3me Power Member

eu n disse perl para começar :P (se isso era para mim)

14. dporem

dporem Power Member

Pascal->c->C++->Java

15. melSpeedl.ine

Brigado pessoal.. tou a começar a reunir alguns sites sobre as materias que falaram

mais uma vez obrigado e continuem com as dicas... ;)

16. Sandman

Sandman Power Member

C -> C# (.NET Framework ou Mono) -> Python -> Perl

O Ruby também tem dado que falar graças ao Rails (web framework)...parece que aquilo é uma maravilha...

Última edição: 1 de Maio de 2005
  17. kingdom

kingdom 1st Folding then Sex

Tambem sou noob em programação porque comecei há pouco tempo a programar e comecei pelo C. Estou a gostar bastante disto e acho que é muito intuitivo mesmo.Penso que é a melhor maneira de começar...Mas tambem te aviso: a melhor maneira de começares a ganhar gosto á programação é teres alguns amigos contigo que te motivem para aquilo, de forma a criar-se uma mini-competição entre voces e assim a evolução é maior e melhor...

Cumps e boa sorte...Qualquer coisa é só avisares aqui ou por pm

18. wedlled

wedlled Power Member

Bem, eu acho que pascal é daquelas coisas que podes aprender para começares a inteirar-te do mundo da programação... Actualmente não serve para quase nada (digo eu).... Aquilo - basico - aprendes sozinho com meia duzia de tutoriasi que encontras em qualquer site...

Depois pensa. Para começares com prog. orientada a objectos (sem grandes trabalhos, coisa pouca), tens VB. Para um prog. mais "séria" e que te vais ajudar imenso para outras linguagens, tens C.

Eu se fosse a ti começava por pascal (aí num fim-de-semana :) ) e depois aprendia VB e C ao mesmo tempo.... Daí para a frente, és tu que manda

19. melSpeedl.ine

Bem... encontrei uns tuturiais porreiritos - em breve postarei aqui. já tenho para diversas linguagem, mas tou a começar pelo Pascal - que m está a deixar um pouco confuso pois... só isto??? ele só me faz lembrar Excel e os joguinhos que eu dantes fazia na minha máquina grafica.é relativamente fácil... estou a esperar que C e VB sejam então um pouco mais elaborados e me possam dar novos horizontes á minha imaginação. Agora é o seguinte... visto eu não ter adsl e ter q andar a pedir a um colega pa me andar a sacar os progs da net... que prog aconselham para depois começar nas novas liguagens?

Brigado por tudo... agora só me resta... amarrar aos livrinhos...

Cumps

20. fap

fap Power Member

só isto? já tás a usar pointers em pascal ? :D

quanto a VB...please...VB é a linguagem dos atrasadinhos (no offenses :D)

Partilhar esta Página