1.º passos na programação

aqui vai mais uma opinião que n vale grande coisa :p
n sei o q ja sabes de programação ou n mas podias começar por C com aquelas cenas basicas dos if's else's, cases, ciclos while, do...while e for. a manipulaçao de vectores, matrizes e strings. brincavas um bocado com isso. dps a estruturação do programa em varios ficheiros e funções e começar a usar ponteiros. passavas pras estruturas, enumerações e podias começar a brincar com alocaçao dinamica e a criar listas e a brincar com elas lol
podias por exemplo ir estudando isto por partes e atribuires objectivos pra fazer. do tipo "quero fazer uma aplicação que faça isto, aquilo blablabla e quero fazer em 30dias" por exemplo. criares uma meta, um objectivo.
isto o mais importante é criar bons habitos de programação, lá porque conseguiste meter isso a correr, n quer dizer q esteja alguma coisa de jeito :P eu que o diga :-D gosto mto de complicar. usa aquela maxima da programação. to KISS... keep it simple, stupid! :-D

http://rapidshare.de/files/1670877/exemplos.rar.html
2 trabalhos q fiz em p1 e p2, como são joguinhos, sempre são mais estimulantes no inicio que aquelas aplicações chatas...

e com isto ja me alonguei mto... boa programação :p
 
pá... como eu disse... eu não passo de um novato nisto sem voto na materia e estou aberto a todos os conselhos e ajudas. agora que já li 4 tuturiais sobre Pascal, cada um bem compriditos, mas só fala de coisas relativamente básicas e comandos que a unica coisa q posso fazer são programinhas de texto e calculo e pouco mais que isso.

ednoc, quando a esses comandos que falaste... não sei ainda como funcinam no C mas no Pascak tem sido o pão nosso d cada dia... eu quero aprender da melhor forma possivel. Mal domine razoavelmete o Pascal quero testar C - pois dizem ser a mãe de todas as linguagens e por isso acho um bom principio...

Até lá bora ver q mais o pascal deixa fazer,,,

cumps a todos
 
Eu iniciei em Pascal, mas nem sequer passei pelo C, up logo pro C++ :D

E ando a ficar "fera" nisto :P

Agora vai vir é Java, C "puro" e outras...
 
melSpeedl.ine disse:
pá... como eu disse... eu não passo de um novato nisto sem voto na materia e estou aberto a todos os conselhos e ajudas. agora que já li 4 tuturiais sobre Pascal, cada um bem compriditos, mas só fala de coisas relativamente básicas e comandos que a unica coisa q posso fazer são programinhas de texto e calculo e pouco mais que isso.

ednoc, quando a esses comandos que falaste... não sei ainda como funcinam no C mas no Pascak tem sido o pão nosso d cada dia... eu quero aprender da melhor forma possivel. Mal domine razoavelmete o Pascal quero testar C - pois dizem ser a mãe de todas as linguagens e por isso acho um bom principio...

Até lá bora ver q mais o pascal deixa fazer,,,

cumps a todos

Dá aí os links dos tutoriais de Pascal....
 
fap disse:
só isto? já tás a usar pointers em pascal ? :D

quanto a VB...please...VB é a linguagem dos atrasadinhos (no offenses :D)

Porque dizes isso?

eu por acaso comecei a programar em VB e ainda hoje é a que uso e a única que sei....

sei que certas coisas se fazem muito mais facilmente que em outra linguagens o que tira um pouco de mérito ao programador, mas e depois?

gostava que fundamentasses essa afirmação sff... :)
 
aqui já o site onde encontrei varios guias tanto para pascal como para outras...

http://www.apostilando.com/sessao.php?cod=12 - vejam, um em formato .doc tá bastante porreiro...


onde poderei encontrar codigo em pascal - de programas mais complexos do que simples porgramas como os que vem nestes tuturiais...

vou começar com C... algum tuturial porreito q conheçam? q soft usam para programar em C?

cumps e fiquem bem
 
Para programar em C uso Linux, com eMacs (editor), gcc (compilador) e gdb (debugger). Estes estão todos incluidos nas distribuições de Linux.
Livro, uso a "biblia" e não há nenhum que se compare: "The C Programming Language", Kernighan e Ritchie, Prentice Hall.
 
Última edição:
Editores: DevC++ da Bloodshed (procura no google que aparece num ápice...)

Livros: "Elementos de Programação em C", Pedro Guerreiro; algumas leituras no "Linguagem C" de Luís Damas e e-books...mas ainda estou muito verde...

Comecei a aprender C antes de aprender Pascal e apanhar as definições base...no entanto, meti-me no Pascal e o progresso tem sido muito grande em 4 ou 5 dias a aprender....

Agora nas férias grandes é que vou usar e abusar do tempo...

Ninguem conhece um forum (nacional ou inter) onde só se discuta programação??

É que se não conhecerem, lá vou eu ter que criar um...

Cumps
 
Shakawkaw disse:
Para programar em C uso Linux, com eMacs (editor), gcc (compilador) e gdb (debugger). Estes estão todos incluidos nas distribuições de Linux.
Livro, uso a "biblia" e não há nenhum que se compare: "The C Programming Language", Kernighan e Ritchie, Prentice Hall.

não esquecer o grande ddd :)
 
Não conhecia o ddd, mas após uma pequena pesquisa no google vi isto:
GNU DDD is a graphical front-end for command-line debuggers such as GDB, DBX, WDB, Ladebug, JDB, XDB, the Perl debugger, the bash debugger, or the Python debugger. Besides "usual'' front-end features such as viewing source texts, DDD has become famous through its interactive graphical data display, where data structures are displayed as graphs.

Parece muito interessante.
Thanks fap... ;)
 
kingdom disse:
Livros: "Elementos de Programação em C", Pedro Guerreiro; algumas leituras no "Linguagem C" de Luís Damas e e-books...mas ainda estou muito verde...

Não entendo o que tanto atrai as pessoas nestes livros, sinceramente não gostei de nenhum deles. Parece que com a tentativa de tornar a aprendizagem de C mais fácil perdeu-se muito conteudo. O "The C Programming Language" é o livro mais completo que se pode encontrar para C, está muito bem estruturado e parece-me de fácil aprendizagem.

kingdom disse:
Ninguem conhece um forum (nacional ou inter) onde só se discuta programação??

Também gostaria de saber... ;)
 
Já agora, uma pergunta: Que compilador de Pascal é que usam?

É que o Turbo Pascal 6 é uma porcaria, não consigo fazer parágrafos quando volto atrás tornando assim difícil fazer alterações no código, porque todo o ambiente do compilador se passa em DOS....

Se conhecerem outro compilador de Pascal, por favor, partilhem essa informação...

Cumps
 
eu confesso que tb sou um noob nesta matéria, tenho programação no meu curso de informática(GSI - Gestão se Sistemas Informáticos), que começou por ser no pascal, que vendo bem até é fácil, apesaar de eu n ter feito, mas foi por preguicite aguda.. :lol: agr ando a dar C, que acho mais compreensível do que o pascal, mas se calhar é por ja ter tido umas ideias do pascal que achei C mais facil(digo eu..), ou mesmo por mostrar os erros que fazemos(nao sei se é do compilador que uso..)
alguem me consegue dizer onde sacar um bom compilador de C, sem contar com: DevC e TurboC que esses ja exprimentei.. sinceramente nao acho que DevC seja muito bom, pois da-me erros atras de erros, podia ser da versão ou do proprio download corrompido, mas fiz download de sites diferentes e nada.. :P TurboC acho que é bom, porque é simples e facil de entender..

se alguem puder dar uma ajudinha, por pequena que seja que avise sff.. :P

thks all desde já :D
 
Procura ai no forum porque há várias discuções sobre o tema.

Alguns compiladores alternativos (só compilador, sem ide): gcc, lcc,
 
Tb ando numa de "aprender por si mesmo", e vou começar a ler uns tutorials de Pascal.
Para kem pouco ou nada percebe de programação fiz bem em escolher Pascal? De ferramentas apenas preciso dum compilador?
 
Back
Topo