1.º passos na programação

kingdom disse:
LOL...agora tambem já existe um...podes verificar a minha sig...e é portugues e está em expansão..

Cumps
Já vi está porreiro, força com isto :)

amanha é o dia do codanço :D 4-5 horas na faculdade a volta do C++, a ver se acabo (ou quase) os dois ultimos trabalhos :D
 
destr0yer disse:
Já vi está porreiro, força com isto :)

amanha é o dia do codanço :D 4-5 horas na faculdade a volta do C++, a ver se acabo (ou quase) os dois ultimos trabalhos :D


Boa sorte com isso então...

Cumps
 
É pá só te digo uma coisa, n comeces pelo sheme! :P Apanhei um trauma com aquilo dass! é muito muito desmotivante. Secalhar a linguagem até nem tem culpa eu é que já vinha com vicios de C :P
 
Nada a ver com a thread, mas para que depois não se diga que não há aviso publico: já paravam com a publicidade subliminar, especialmente num forum, ou parte dele, que se dedica especificamente ao mesmo que o forum que estão a publicitar.
Obrigado,
NoMercy.
 
NoMercy disse:
Nada a ver com a thread, mas para que depois não se diga que não há aviso publico: já paravam com a publicidade subliminar, especialmente num forum, ou parte dele, que se dedica especificamente ao mesmo que o forum que estão a publicitar.
Obrigado,
NoMercy.


Boas,

Tal facto não se volta a repetir....

Cumps
 
Alph disse:
Aconselho Python. :)

Python é bom. Python é fácil. Python introduz bons métodos de programação. Open-source. Multi-plataforma. E extremamente poderoso.

Python ao poder! :D

Não podíamos estar mais de acordo.
Aliás já o disse mtas x .. nesta altura acho, sem dúvida nenhuma, que o melhor para começar é Python :D
 
Sim, o python suporta objectos, sendo uma linguagem interpretada (como lisp).
A nível de sintaxe ... :D ela é feita através da identação.
ou seja, ele reconhece os "blocos" não com delimitadores como chavetas (como em C ou java) mas através dos tabs que são dados.
No entanto é bastante bom para treinar a identação :D
É uma linguagem bastante poderosa .. quando tiveres tempo dá uma vista de olhos nisso.

Lembrei-me agora, que 2 das API que os gajos do google libertaram eram feiras em python ... é bastante usada (se procurares python projects vais ver).

Divirtam-se e programem mto ;)
 
No IST começas por dar uma linguagem feita pelo MIT que é derivada do LISP, falo obviamente do Scheme. É uma linguagem muito intuitiva e funcional que foi feita para aprenderes a programar, para teres a noção sobre o que é programar etc...
Scheme só tem um senão... estiveste (suponho) 12 anos a escrever 10-5 e 5*(2+3) e agora tens de escrever (- 10 5) e
(* 5 (+ 2 3)) respectivamente... mas como o meu stor dizia, foram 12 anos para aprender aquela numenclatura de escrever matemática.... em 12 dias aprendes a escrever scheme de tráz para a frente. Prática e experiência leva a perfeição ;) boa sorte...

já agora:

(display "hello world")

arranjas linguagem mais simples que isto?

(define (factorial n)
(if (= n 0)
1
(* n (factorial(- n 1)))))

exemplo da função factorial de um modo recursivo (iterativo tinhas de fazer com um acomulador)... pa é tudo muito funcional e linear... há muitos livros de scheme pela net

depois acho que devias dar C e depois java... se quiseres C++ mas não acho indespensável.
 
Última edição:
Na minha opinião a melhor linguagem para começar é Visual Basic 6.

É uma linguagem basica mas mm mto facil e bastante usada. E tem um trace espectacualr odne podes ver passo a passo o resultado de cada linha de codigo.
 
Ansatsu disse:
Na minha opinião a melhor linguagem para começar é Visual Basic 6.

É uma linguagem basica mas mm mto facil e bastante usada. E tem um trace espectacualr odne podes ver passo a passo o resultado de cada linha de codigo.

Concordo plenamente. Já programo desde o velho Spectrum. Assembly (Z80, 8051, AVR, Z8), C, PASCAL (DELPHI) e VB.
Hoje em dia escolho a linguagem de acordo com o projecto em causa: Programas Windows VB ou DELPHI, microcontroladores C ou Assembly.
O VB é uma linguagem muito acessivel e que permite fazer quase tudo desde que não se pretenda velocidade. O DELPHI funciona de uma forma similar e tem praticamente as mesmas funcionalidades com a grande vantagem de ser extremamente rápida.
Na minha opinião as várias linguagens são muito parecidas. Normalmente se sabes uma, rapidamente dominas as outras. O importante é ter conhecimento dos algoritmos, ou seja, como fazer isto ou aquilo.
Recomendo a quem se está a iniciar que faça um JOGO. Sim isso mesmo, meta uma nave a andar de um lado para o outro a mandar uns tiros a uns "aliens". Podem ter a certeza que fazendo este "simples" exercicio aprendem muito...
 
Última edição:
Back
Topo