• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

1* PC Gamer "Child"

Essas temperaturas do Ryzen 5 são estranhas. O meu está com um OC maior (3.8, 1.3v), numa caixa inferior (Nox Hummer ZX), com o stock cooler e com a massa térmica que vinha no mesmo, e nunca o vi passar de 70ºc em stress tests. Tenho 3 ventoinhas na caixa, as que vinham, 2 à frente a puxar ar fresco e 1 atrás a tirar ar quente. Um coisa que me ocorreu foi que talvez os botões que controlam as rotações das ventoinhas na caixa estivessem na setting baixa. Na minha caixa, p. ex. há três settings. Baixo, parado e alto. Pode verificar?
 
Última edição:
Está muito bonito e arrumadinho, eu não sei se já mudou a pasta térmica ao cooler, o meu Ryzen 5 1600 está a 3.8ghz com vcore 1.3 na bios e a fazer stress test no Aida64 cpu-fpu-cache chega aos 73-75 depende isto 10 minutos e depois fica-se por ali, a única vez que notei mais foi no BF1 que joga nos 70 mas por vezes tem picos de 78 mas são picos e deve ser só num core, a sua caixa está brutal e as fans bem montadas, a gráfica é que está aquecer tudo como acontece com a minha mas nunca a vi a mais de 75º normalmente está nos 74º e acho que são os drivers que metem um teto de 74º, a sua RX580 tem clocks mais agressivos, não estará com o vcore em auto na bios?

Essa caixa tem bastante espaço e equipada com essas fans todas troque a pasta térmica e rode o cooler meta assim como o meu que até fica com mais espaço para memorias futuramente quando meter mais 2 sticks, vou meter foto para ver como tenho o meu.
uu8Q9Gl.jpg

Eu só tenho uma em cima a fazer outtake porque a NZXT S340 não leva duas de resto esta igual ao seu.
 
Essas temperaturas do Ryzen 5 são estranhas. O meu está com um OC maior (3.8, 1.3v), numa caixa inferior (Nox Hummer ZX), com o stock cooler e com a massa térmica que vinha no mesmo, e nunca o vi passar de 70ºc em stress tests. Tenho 3 ventoinhas na caixa, as que vinham, 2 à frente a puxar ar fresco e 1 atrás a tirar ar quente. Um coisa que me ocorreu foi que talvez os botões que controlam as rotações das ventoinhas na caixa estivessem na setting baixa. Na minha caixa, p. ex. há três settings. Baixo, parado e alto. Pode verificar?
Bom dia

Sim, a caixa tem essa opção e está ativa no máximo.

Ontem, por ex, coloquei 2 ventoinhas em cima ( com várias opções: 2 a tirar; 1 a tirar e 1 a meter e 2 a meter) e em 15 m de Aida64 tinha :
CPU max 73
Iddle 35/42

A jogar PUBG , por exe:

CPU max 58
GPU 77

Abro a lateral da caixa . ...

CPU max a correr 15m Aida.....66
Iddle 29/31

A jogar o mesmo:

CPU max 52
GPU 66

É um drop considerável......
 
Bom dia

Sim, a caixa tem essa opção e está ativa no máximo.

Ontem, por ex, coloquei 2 ventoinhas em cima ( com várias opções: 2 a tirar; 1 a tirar e 1 a meter e 2 a meter) e em 15 m de Aida64 tinha :
CPU max 73
Iddle 35/42

A jogar PUBG , por exe:

CPU max 58
GPU 77

Abro a lateral da caixa . ...

CPU max a correr 15m Aida.....66
Iddle 29/31

A jogar o mesmo:

CPU max 52
GPU 66

É um drop considerável......

Bom dia, está bom mesmo com a tampa fechada são temps normais e até boas as minhas por exemplo a jogar 2h de Pubg.
fLjB8X2.png

2FEtP6R.png


O meu R5 1600 também está a 3.8ghz com 1.3vcore na bios.
 
Está muito bonito e arrumadinho, eu não sei se já mudou a pasta térmica ao cooler, o meu Ryzen 5 1600 está a 3.8ghz com vcore 1.3 na bios e a fazer stress test no Aida64 cpu-fpu-cache chega aos 73-75 depende isto 10 minutos e depois fica-se por ali, a única vez que notei mais foi no BF1 que joga nos 70 mas por vezes tem picos de 78 mas são picos e deve ser só num core, a sua caixa está brutal e as fans bem montadas, a gráfica é que está aquecer tudo como acontece com a minha mas nunca a vi a mais de 75º normalmente está nos 74º e acho que são os drivers que metem um teto de 74º, a sua RX580 tem clocks mais agressivos, não estará com o vcore em auto na bios?

Essa caixa tem bastante espaço e equipada com essas fans todas troque a pasta térmica e rode o cooler meta assim como o meu que até fica com mais espaço para memorias futuramente quando meter mais 2 sticks, vou meter foto para ver como tenho o meu.
uu8Q9Gl.jpg

Eu só tenho uma em cima a fazer outtake porque a NZXT S340 não leva duas de resto esta igual ao seu.
Boas Hugo

Uso Vcore modo offset, a minha board não tem manual ......

Na verdade , os valores para o CPU até nem me parecem mal( ao que vou lendo, até porque o stress Test não passa mesmo disso é dificilmente estará nesse estado), mas a GPU com um drop tão grande está a fazer me confusão.

A minha Sapphire tem Dual BIOS.....não sei o que faz uma e outra ( acho que uma opção ativa um Boost )...... Vou testar mais logo essa opção e também alterar a fan curve da mesma.

Quando á massa termina e posição do cooler, como nunca o fiz ( a colocação), estou a ponderar alterar, falta apenas o passo de " mãos á obra".....

Ah!!! Para quem está mais á vontade nisto, pode dizer me se é melhor ter a gráfica mais acima ou mais abaixo?

Resumindo, vou deixar aqui umas questões:

1. Gráfica : mais alta ou mais baixa?
2. Ventoinhas de cima? 2 a tirar ou 2 a entrar ou ainda 1a tirar e uma a entrar ar?
3. Massa termica? Essencial?
4. Se subir o Vcore na board( ligeiro), as temperaturas também aumentam, correto?
5. O OC interfere na GPU?

Obg
 
Jorge boas, que board tem se é que posso perguntar? estou achar estranho não lhe deixar mexer no vcore, Asus B350?
A gráfica é normal andar nos 70º's os drivers da AMD normalmente ditam isso mas pode alterar isso e a gráfica altera a fan curve para a temperatura que selecionar. A sua Nitro LE deve andar nos 76-78º e isso é super normal, e sim é normal quando se tira a tampa as temperaturas descerem 10º na gráfica porque é o componente que mais aquece no pc.
A sua Sapphire tem duas bios uma Legacy outra UEFI, esta ultima tem arranque e resumo muito mais rápido.
Em relação ao cooler é bastante simples o processo, talvez seja necessário tirar a tampa traseira para segurar o backplate da board quando for para voltar aparafusar, de qualquer forma depois de retirado o cooler e limpa a pasta térmica no cooler e no cpu é só voltar aplicar um pouco do tamanho de uma ervilha pequenina nada de por ai alem porque a mais nada vai adiantar, meter o cooler e apertar que a pasta térmica espalha sozinha.

1. A gráfica no slot mais acima porque é o pcie 3.0 x16 nas B350 a X370 acho que tem dois de qualquer forma o mais abaixo normalmente é 2.0.
2. Ventoinhas em cima as duas a tirar.
3. Massa térmica a que vem com o cooler é boa mas se retirar convém substituir, Artic, Noctua ou Grizzly ou qualquer massa térmica para cpu, eu neste momento não tenho Artic e estou a usar DeepCool Z3.
4. Sim as temperaturas andam de mãos dadas com o vcore.
5. O OC do CPU não interfere com o GPU.
 
3.7ghz nem precisas de meter na voltagem deixa a stock.
O problema é a tua caixa, a zn não tem bom airflow, a ZX é que tem bom airflow porque tem o painel frontal com mesh e deixa passar bem o ar, essa zn tem apenas uma pequena entrada lateral, e não adianta grande coisa meteres mais fans...
 
3.7ghz nem precisas de meter na voltagem deixa a stock.
O problema é a tua caixa, a zn não tem bom airflow, a ZX é que tem bom airflow porque tem o painel frontal com mesh e deixa passar bem o ar, essa zn tem apenas uma pequena entrada lateral, e não adianta grande coisa meteres mais fans...
Dasssss......logo vi ...irrrrraaaaaaa

Tens alguma sugestão que não passe pela troca da caixa?
 
Back
Topo