1º Projecto by fr33 [27/12/08]

realmente xD, isso deve ter 1 formula qualquer...

As três juntas deves ter um aumento na ordem dos 6 decibeis (assim por alto). Isso tem uma formula e é uma formula logaritmica.

Eu usei isso no meu projecto mas não sei onde meti isso.
O problema é saber as especificações reais, porque a medição de uns fabricantes é diferentes de outros.

Fica bem

:rolleyes:
 
Eu tenho uma na parte de tras do pc.. e UII .. basta eu desligala.. que o pc.. pareçe otro.. fazem muito barulho mesmo .. :S mas sao boas.. :D


a minha é laranja :P


Sendo assim acho que o nome do meu projecto se vai chamar "Power of noise" :biglaugh:

Estou a contar ter 3 de 120 mm no topo uma de 120 m atrás , e duas de 80 mm a frente ! :x2:
 
Vamos lá então encher chouriços...

A formula para o aumento do ruido quando a rotação da ventoinha muda (e não a densidade):

N2 = N1 + 50 log10(RPM2 / RPM1), em que
  • N1= Ruido incial
  • N2=Ruido após a alteração da rotação
  • RPM1= rotação inicial
  • RPM2= rotação final

Formula quando adicionas n fontes de ruido (pelo menos para 2 fontes de ruido é esta, o n foi eu que adicionei, mas penso que se mantém)

C = 10*log( 10^(A1/10) + 10^(A2/10) +...+ 10^(An/10)), em que
  • A1=fonte de ruido 1
  • An=Fonte de ruido n

Portanto imaginado que os decibeis das ventoinhas estão correctos e fazendo as contas temos:

C=10*log( 10^(28,95/10) *3) (pq são 3 ventoinhas iguais)
C= 33,72 decibeis

Portanto as 3 ventoinhas a trabalhar juntas terão um aumento de 4,77 decibeis na pressão sonora e não triplicam....

Atenção que isto é apenas as ventoinhas. Tens o ruido ambiente e outros.

Muitos outras coisa vejam aqui


Uma conta rápida apenas para explicar que os ruidos não se somam ou multiplicam assim sem mais.
Aos mais novos já têm uma conta que que podem usar o logaritmo de base 10 das vossas máquinas. :x2:Ainda "dizem" que a matemática não é importante, vai lá vai.:007:

Fiquem bem

PS- a isto é que chamo um post inteligente e de "pouca utilidade pra maioria do pessoal" :-D
 
Última edição:
Vamos lá então encher chouriços...

A formula para o aumento do ruido quando a rotação da ventoinha muda (e não a densidade):

N2 = N1 + 50 log10(RPM2 / RPM1), em que
  • N1= Ruido incial
  • N2=Ruido após a alteração da rotação
  • RPM1= rotação inicial
  • RPM2= rotação final

Formula quando adicionas n fontes de ruido (pelo menos para 2 fontes de ruido é esta, o n foi eu que adicionei, mas penso que se mantém)

C = 10*log( 10^(A1/10) + 10^(A2/10) +...+ 10^(An/10)), em que
  • A1=fonte de ruido 1
  • An=Fonte de ruido n

Portanto imaginado que os decibeis das ventoinhas estão correctos e fazendo as contas temos:

C=10*log( 10^(28,95/10) *3) (pq são 3 ventoinhas iguais)
C= 33,72 decibeis

Portanto as 3 ventoinhas a trabalhar juntas terão um aumento de 4,77 decibeis na pressão sonora e não triplicam....

Atenção que isto é apenas as ventoinhas. Tens o ruido ambiente e outros.

Muitos outras coisa vejam aqui


Uma conta rápida apenas para explicar que os ruidos não se somam ou multiplicam assim sem mais.
Aos mais novos já têm uma conta que que podem usar o logaritmo de base 10 das vossas máquinas. :x2:Ainda "dizem" que a matemática não é importante, vai lá vai.:007:

Fiquem bem

PS- a isto é que chamo um post inteligente e de "pouca utilidade pra maioria do pessoal" :-D


:n1qshok::n1qshok::n1qshok::n1qshok: Sem dúvida um post inteligente isso aprende-se na universidade ?
 
:n1qshok::n1qshok::n1qshok::n1qshok: Sem dúvida um post inteligente isso aprende-se na universidade ?

Deve aprender, no curso certo.
Na minha universidade não aprendes de certeza, é de economia e gestão.

Apenas "sei" isto por curiosidade pessoal, e como tavam a somar os decibeis decidi apenas esclarecer, se for assim.

Fiquem bem e bom ano.
 
Back
Topo