1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

1 rede 2 dominios de trabalho (urgente)

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por cagafagulhas, 11 de Fevereiro de 2007. (Respostas: 14; Visualizações: 3235)

1. cagafagulhas

cagafagulhas Power Member

:Sad_anim:
    Uma duvida bastante pertinente...

É o seguinte: tenho uma pequena empresa com uma rede instalada, com 5 computadores ligados à internet, com um router a distribuir net para os 5.
    O que se passa é o seguinte, configurei 2 pc´s a trabalharem em rede no mesmo grupo de trabalho (Secretaria), com pastas partilhadas entre si, por necessidade de existirem programas a trabalharem em rede e a irem buscar a base de dados a outro pc.

O que se passa é que criei outro grupo de trabalho, denominado (internet), onde outras pessoas possam aceder à internet. O que se passa é que com um simples explorador, essas pessoas conseguem aceder às pastas partilhadas e respectivos documentos.

Uma vez que se tratam de documentos e bases de dados altamente confidenciais, queria esconder/proteger toda essa informação dos utilizadores dos outros 3 pc´s.

Será qu existe alguma maneira de esconder o grupo de trabalho, de modo a não ser possivel aceder a essa informação através da rede e através de outro grupo de trabalho????

PS todos os pc´s possuem windows xp home edition nao posso colocar outro software...

:1361: :1361: :1361: :1361: :1361: :1361: :1361: :1361: :1361: :1361: :1361:

2. [Fiesta_16v]

[Fiesta_16v] Power Member

Existe.. Fazendo Subneting.. segmenta a tua rede através da Subnets metendo 2 dentro de 1 e os outros 3 dentro de outra ;)

3. Smig

Smig Power Member

Ou... se todos os utilizadores entram com logins diferentes, podes defenir permissões nas partilhas que criaste para limitar o acesso aos utilizadores de internet.

4. zoidberg

zoidberg Folding Member

Atenção que dominio e grupo de trabalho são conceitos diferentes..
    Para o que queres fazer penso que a criação de uma proxy seja suficiente, atribuis users/passwords para o uso da internet, forçando a saida para o exterior pela proxy.

5. cagafagulhas

pois....

ma so meu grande problema é que não disponho de servidor para definir todas essas permissões......

Todos os 5 computadores, embora ja tenha definido 1 ip estatico sao roteados e atribuido dhcp através de um router dsl 604t da D-Link......

Sem servidor estou mais enrascado...

eu apenas queria que os 3 pc´s de acessso à net nao acedessem na rede aos outros dois

Última edição: 12 de Fevereiro de 2007
  6. cagafagulhas

penso que já consegui ;)

configurei no router a Subnet Mask para 255.192.0.0

e voilá... as duas sub-redes já não se conseguem ver....

brigadão Fiesta_16v e a todos os outros

7. cagafagulhas

que raiva arghhhhhhhhh

cada vez que reinicio o router ele ltera-me os valores de subnet mask para 255.255.255.0

que merd...........:blubomte: :drooling:

8. daylight ghost

daylight ghost Power Member

Se nao estou em erro, isso é pq nao podes colocar 192. como subnet, tenta com 0. ou seja, 255.0.0.0 ou 255.255.0.0

Diz se funciona. May the force be with you.

9. cagafagulhas

esta a funcionar

o problema está parece quando router é reiniciado. nesse caso é que ele altera. Mas prontos na boa :) como raramente se reinicia o router... e quando houver necessidade é uma questão de ir novamente e alterar os valores.

dayligth gost penso que tas enganado quanto a isso andei apesquisar e vi este tuturial.

http://www.prof2000.pt/users/lpitta/osi/mascaras.htm

como eu quero duas sub redes tenho que colocar 255.192.0.0

pelo menos é essa a minha interpretação... alguem me corrija se estou errado...

pelos menos comigo está a funcionar....

passo a frisar...nao tenho servidor, apenas um router a distribuir ip

10. J[PT]

J[PT] Power Member

Essa Mascara de rede 255.192.0.0 só é valida para endereços de class A...

No teu caso aconcelhava-te o uso de endereços de class C e com a seguinte Mascara se precisas de 2 Sub redes - 255.255.255.128 . Cada sub rede neste caso pode ter até 126 Hosts

Ficaria assim Ex.:
    1ª sub rede 192.168.1.0 --> 192.168.1.127
    2ª sub rede 192.168.1.128 --> 192.168.1.254

Endereço broacast da 1ª sub rede --> 192.168.1.127
    Endereço broacast da 1ª sub rede --> 192.168.1.253

Assim o router já não perde as defenições da mascara de rede.

Tem atenção ao uso dos endereços reservados... como sabes o 192.168.1.0 é o enderesso da rede não é possivel usar pelos HOSTs nem Gateways.

Deves escolher o 192.168.1.1 ou 192.168.1.254 para atribuires ao teu router ou gateway.

Espero ter ajudado

João

11. cagafagulhas

Pois realmente tinha algumas duvidas em relação a que classe devveria escolher A B ou C

só mais uma coisa...

Caso queira ter 3 subnets os valores 255.255.255.128 mantêm-se?

12. cagafagulhas

esquece ja vi -:):):):)

fica 255.255.255.224 ou seja ficam 30 computadores em cada sub-rede

N.º de sub-redes 3-6
    Bits necessários 3
    Mascara de sub-rede 255.255.255.224
    Computadores por sub-rede 30

alguém me corrija se estou em erro

Última edição: 13 de Fevereiro de 2007
  13. J[PT]

J[PT] Power Member

Certo

;-)

14. [Fiesta_16v]

[Fiesta_16v] Power Member

De nd estamos ca para ajudar ;)

15. daylight ghost

daylight ghost Power Member

Tinhas toda a razao, a parte do subnet sempre me deu que pensar, obrigado pelo tutorial, vou ver se aprendo. :) Forum muito à frente.:kfold:

Partilhar esta Página