1 rede 2 dominios de trabalho (urgente)

cagafagulhas

Power Member
:Sad_anim:
Uma duvida bastante pertinente...

É o seguinte: tenho uma pequena empresa com uma rede instalada, com 5 computadores ligados à internet, com um router a distribuir net para os 5.
O que se passa é o seguinte, configurei 2 pc´s a trabalharem em rede no mesmo grupo de trabalho (Secretaria), com pastas partilhadas entre si, por necessidade de existirem programas a trabalharem em rede e a irem buscar a base de dados a outro pc.

O que se passa é que criei outro grupo de trabalho, denominado (internet), onde outras pessoas possam aceder à internet. O que se passa é que com um simples explorador, essas pessoas conseguem aceder às pastas partilhadas e respectivos documentos.

Uma vez que se tratam de documentos e bases de dados altamente confidenciais, queria esconder/proteger toda essa informação dos utilizadores dos outros 3 pc´s.

Será qu existe alguma maneira de esconder o grupo de trabalho, de modo a não ser possivel aceder a essa informação através da rede e através de outro grupo de trabalho????


PS todos os pc´s possuem windows xp home edition nao posso colocar outro software...


:1361: :1361: :1361: :1361: :1361: :1361: :1361: :1361: :1361: :1361: :1361:
 
Ou... se todos os utilizadores entram com logins diferentes, podes defenir permissões nas partilhas que criaste para limitar o acesso aos utilizadores de internet.
 
Atenção que dominio e grupo de trabalho são conceitos diferentes..
Para o que queres fazer penso que a criação de uma proxy seja suficiente, atribuis users/passwords para o uso da internet, forçando a saida para o exterior pela proxy.
 
pois....

ma so meu grande problema é que não disponho de servidor para definir todas essas permissões......

Todos os 5 computadores, embora ja tenha definido 1 ip estatico sao roteados e atribuido dhcp através de um router dsl 604t da D-Link......

Sem servidor estou mais enrascado...

eu apenas queria que os 3 pc´s de acessso à net nao acedessem na rede aos outros dois
 
Última edição:
penso que já consegui ;)

configurei no router a Subnet Mask para 255.192.0.0

e voilá... as duas sub-redes já não se conseguem ver....

brigadão Fiesta_16v e a todos os outros

 
C:\Documents and Settings\JFC\Os meus documentos\rede.jpg


esta a funcionar

o problema está parece quando router é reiniciado. nesse caso é que ele altera. Mas prontos na boa :) como raramente se reinicia o router... e quando houver necessidade é uma questão de ir novamente e alterar os valores.

dayligth gost penso que tas enganado quanto a isso andei apesquisar e vi este tuturial.

http://www.prof2000.pt/users/lpitta/osi/mascaras.htm

como eu quero duas sub redes tenho que colocar 255.192.0.0

pelo menos é essa a minha interpretação... alguem me corrija se estou errado...

pelos menos comigo está a funcionar....


passo a frisar...nao tenho servidor, apenas um router a distribuir ip

http://www.prof2000.pt/users/lpitta/osi/mascaras.htm
 
Essa Mascara de rede 255.192.0.0 só é valida para endereços de class A...

No teu caso aconcelhava-te o uso de endereços de class C e com a seguinte Mascara se precisas de 2 Sub redes - 255.255.255.128 . Cada sub rede neste caso pode ter até 126 Hosts

Ficaria assim Ex.:
1ª sub rede 192.168.1.0 --> 192.168.1.127
2ª sub rede 192.168.1.128 --> 192.168.1.254

Endereço broacast da 1ª sub rede --> 192.168.1.127
Endereço broacast da 1ª sub rede --> 192.168.1.253

Assim o router já não perde as defenições da mascara de rede.

Tem atenção ao uso dos endereços reservados... como sabes o 192.168.1.0 é o enderesso da rede não é possivel usar pelos HOSTs nem Gateways.

Deves escolher o 192.168.1.1 ou 192.168.1.254 para atribuires ao teu router ou gateway.

Espero ter ajudado


João
 
Pois realmente tinha algumas duvidas em relação a que classe devveria escolher A B ou C

só mais uma coisa...


Caso queira ter 3 subnets os valores 255.255.255.128 mantêm-se?
 
esquece ja vi -:):):):)


fica 255.255.255.224 ou seja ficam 30 computadores em cada sub-rede

N.º de sub-redes 3-6
Bits necessários 3
Mascara de sub-rede 255.255.255.224
Computadores por sub-rede 30



alguém me corrija se estou em erro
 
Última edição:
Back
Topo