1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

1ª vez linux

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por migp999, 21 de Fevereiro de 2008. (Respostas: 16; Visualizações: 1131)

1. migp999

migp999 Power Member

Boas...eu estou a pensar em instalar o mint no meu pc e tenho umas quantas duvidas k gostaria de esclarecer antes do instalar:007:
    Eu tenho o pc com 2 partições, uma com vista e outra com os ficheiros qual o programa que me aconselham a utilizar para fazer outra partição pra linux sem formatar o disco?
    Eu já tenho o vista instalado e ao instalar o mint ele instala o necessario pra quando o pc inicia eu escolher qual o SO k kero iniciar?
    Caso depois queira depois tirar o mint basta formatar a partição onde este se encontra k retira a parte do escolher o SO?

Cumps:D

2. LCTN

LCTN Power Member

Boas.

Poderás fazer a partição ao instalar o Mint, se nao tiveres espaço redimensionas as partiçoes existentes para criar espaço. Ao instalares a distro instalas tambem o GRUB que serve para escolheres o SO a iniciar.
    Quanto à ultima questão penso que tenhas que repor o MBR com o cd/dvd do vista, mas alguém te explicará melhor (podes procurar no forum que isso já foi disctucido aqui;) )

Cumprimentos.

3. migp999

migp999 Power Member

Obrigado pela resposta....mas podem me esclarecer a ultima parte do repor o MBR sff, é que eu não tenho o cd do vista, dá com o DVD de recuperação?(tenho um portátil)

4. xtr3me

xtr3me Power Member

Pode ser o do XP também.

Esses dvds de recuperação acho que fazem restauro do sistema todo. Precisas de um que te permite reparar uma instalação, para acederes à consola.

5. migp999

migp999 Power Member

Ok...vo ver se arranjo um cd do vista/xp...e depois como faço é só por o cd e reparar a instalação ou algo mais?
    PS: se eu fizer uma partição antes de instalar qual é o formato de ficheiros k o linux utiliza?

Última edição: 21 de Fevereiro de 2008
  6. LCTN

LCTN Power Member

Boas.

Sim, mas na consola escreves
    Código:
    fixboot
    Código:
    fixmbr
    Podes fazer a partição em ext3, mas há outros sistemas de ficheiros.
    Nao te esqueças da partição para swap;).

Cumprimentos.

Última edição: 22 de Fevereiro de 2008
  7. Xin

Xin Power Member

Usa o "virtual pc" com este programa ficas com o vista e tudo o que tinhas no pc ainda podes criar uma outra maquina virtual no teu pc com o linux ou mesmo outro S.O. depois basta-te um simples aperto numas teclas e saltas do vista para o linux num segundo.comps

:001::001:

8. migp999

migp999 Power Member

Boas...falaste em partição para swap o k é isso? é necessário eu ter 2 partições para o linux?
    Desculpem a noobisse mas dizes para eu carregar na consola...como acedo a isso? ponho o cd do vista e depois?

Última edição: 22 de Fevereiro de 2008
  9. LCTN

LCTN Power Member

Boas.

Sim, é necessário duas partiçoes;). A swap serve para aumentar a memória disponivel no sistema, como extensao da RAM.
    Uma partiçao de 512Mb ou 1Gb chega bem em principio. Poderias até criar uma partiçao para a home, mas talvez seja muito complexo para começar.

Quando arrancas pelo cd do windows tens a opção de entrar na consola de recuperação (penso que seja esse o nome), e ai executas os tais comandos.

Cumprimentos.

10. migp999

migp999 Power Member

E essa partição para swap devo formatá-la em que tipo de fixeiros? ext3 como a outra?

11. migp999

migp999 Power Member

Bom agora k tenho as minhas duvidas esclarecidas a ver se arranjo um pouco no inicio da semana pra o instalar...se tiver depois duvidas eu depois posto:D
    Obrigado a todos pelas respostas...

cumps;)

12. LCTN

LCTN Power Member

Força nisso e boa sorte ;)

Cumprimentos.

13. migp999

migp999 Power Member

Boas!!! Finalmente instalei o linux:D
    Mas já tenho um problemazito por falta de expriencia...lool eu tentei instalar o amsn, ele instalou correctamente...quando o inicio ele diz k há uma actualizão(e não consigo entrar no amsn, não inicia sessão) só que essa actualização vem em pacotes....como se instala isso? Podem me ajudar sff:D

14. noznika01

noznika01 Power Member

como é que instalaste? foi pelo software portal do mint ou do site do amsn?

o mint é um ubuntu com tudo o que é codec, plugin e afins pré-instalado. aconselho-te o manual do ubuntu (e já agora vê o resto): http://www.guiaubuntupt.org/
    que de certeza te vai esclarecer muitas dúvidas.

Última edição: 26 de Fevereiro de 2008
  15. migp999

migp999 Power Member

Instalei através do portal do mint...

16. noznika01

noznika01 Power Member

já experimentaste fazer a actualização pelo synaptic? deve de ter a versão mais recente e actualiza.

Partilhar esta Página