1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

1 workstation/servidor + 1 mediacenter

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por beowulf, 29 de Janeiro de 2009. (Respostas: 24; Visualizações: 1828)

1. beowulf

beowulf Power Member

1) Qual o orçamento disponível?
    1000 eur idealmente

2) Quando vais comprar o computador?

Este mês mas posso aguentar mais um pouco se compensar por alguma razão

3) Que tipo de computador é? Desktop, HTPC, Workstation?

1 workstation + 1 media center

4) Precisas só de torre ou também de algum periférico? Se sim, quais?

Tenho uma tsunami dream que acho poder aproveitar para a workstation mas preferia que pudesse estar em cima da secretária (tipo a caixa de um mediacenter).

Um teclado para o mediacenter

5) Preferes alguma marca? Queres montar um sistema AMD ou Intel?

Não. Quero é poder quando for necessário pegar em componentes de um e poder fazer upgrade a outro.

6) A que tarefas de destina o computador? Algum programa em especial? É destinado para jogos? (Se for para jogos indicar quais os jogos ou o tipo de jogos e a resolução a que se vai jogar)

Worksation /servidor - Armazenar dados, aplicações office, descomprimir, ver um ou outro divx, internet

Mediacenter - filmes hd (saida hdmi).

7) Vais utilizar o computador para correr algum software especifico?

Os software do mediacenter são muito especificos?
    8) Precisas de que capacidade de disco rígido? Queres fazer RAID 0/1/5/10?

Queria que o workstation servisse de servidor (1 ou 2 TB conforme compense mais)

9)
    Precisas de alguma drive óptica? Quais formatos (CD, DVD, Blue-Ray, HD-DVD)? Tem de ser gravador?

Tenho um Lite-on LH20A1H e um asus que com firmware ficou um pioneer dvr-109. Penso que servempara desenrascar cada uma das máquinas.

10) Vais fazer Crossfire* ou SLI*?

?????

11) Vais fazer upgrades daqui a quanto tempo?

1 ano no máximo. O objectivo é nessa altura pegar num deles e melhorar o outro (talvez o media center melhorar o workstation) e comprar outro de raiz (mais provalmente mediacenter????)

12) Se precisares de um monitor, de que tamanho preferes?

não

13) Queres um Sistema Operativo (SO)? Se sim, qual?

Aceito recomendações para ambos

14) Queres efectuar a compra numa loja fixa ou numa loja on-line? Se for loja física, em que parte do país?

Preferencialmente globaldata

15) Tens preferência por alguma loja? Se sim, qual?

Preferencialmente globaldata

16) Precisas de alguma porta ou comunicação especial (FireWire, eSata, Wireless)?

Ambos com wireless (workstation pelo menos com possibilidade de vir a ter), ligações usb (discos rigidos externos) Firewire, saidas opticas (são para ligar a colunas ou a onkyo)

17) Vais fazer Overclock?

??????

18) Vais montar o computador em casa? Ou vais pedir para montar na loja?

Na loja ou a em casa com algum user da zona de parede, carcavelos, oeiras e arredores que não se importasse de me ajudar.

2. beowulf

beowulf Power Member

3. along

along Power Member

Workstation:
    COOLERMASTER ELITE 334 > 36,50 €
    AMD PHENOM II X4 940 (3.0GHZ) BLACK BOX SKT AM2+ > 236,20 €
    GIGABYTE GA-MA790GP-DS4H > 137,20 €
    TEAM ELITE KIT 4GB DDR2 800 > 37,70 €
    WESTERN DIGITAL 1TB SATA II 32MB GREEN > 98,80 €
    CORSAIR VX-550W > 84,00 €

Media Center:
    Caixa: NOX MEDIA BLACK > 48,90 €
    Processador: AMD ATHLON X2 5050E (2.6GHZ) BOX SKT AM2 > 63,10 €
    Board: GIGABYTE GA-MA78GM-S2H > 80.70 €
    Memória: TEAM ELITE KIT 2GB DDR2 800 > 22,80 € | 4GB (37,70 €)
    Disco: WESTERN DIGITAL 640GB SATA II 16MB > 67,20 €
    Placa de Rede: SMC EZ CONNECT G WIRELESS PCI 54MB 2.4GHZ > 15,60 €
    Fonte: Podes aproveitar a que tens se for silenciosa

Teclado e rato: MKPLUS WIRELESS MEDIA CENTER > 46,00 € ou
    LOGITECH EX110 DESKTOP CORDLESS > 33,50 €

Sistema Operativo : Windows Vista Home premium ou Ultimate em ambos (precisas de comprar?)

O total ronda os 1000€. A config de workstation está um pouco exagerada... Fiz a config a pensar numa máquina que fosse mais para trabalho/multi task, mas pelo que dizes parece que a workstation é mais tipo servidor, por isso se vais fazer um uso muito básico da workstation um processador como o do mediacenter e uma board mais fraca chegam muito bem. Dá mais informação sobre o uso da workstation!
    Os discos que tens podes pôr na workstation ou por exemplo comprar uma caixa para o disco de 300GB e fazeres dele disco externo. O resto também podes aproveitar para a workstation.

Cumps

Última edição: 1 de Fevereiro de 2009
  4. beowulf

beowulf Power Member

Boas! Obrigado pela proposta.

Sim realmente para a workstation a config surpreendeu-me. Não que perceba muito do assunto mas estava à espera do mediacenter exigir mais $ do que a worstation. Assim també podia servir de mediacenter certo? Mas pelo preço deve ser topo de gama e isso penso nunca compensar. Prefiro investir numa caixa melhor para o media center por ex.
    Não é recomendável que seja tudo da mesma marca (motherboard, processador etc..) para dar menos chatices?

O que tenho agora é um amd xp 1800+, geforce fx 5200 e a placa mãe é uma asus A7V8X (tive q usar o everest para dizer isto portanto vê a minha noobisse). Eu até me safo em termos graficos e de som (embora queira que a placa de som passe a ser interna - a que tenho não dá para tirar da caixa??) e do que já li como servidor até pode chegar. O problema é que quando começo a abrir pdf´s, e descomprimir rars junto com outras coisas isto ficaaaa leeennnntinhoooooo.

Outra questão é o espaço! Queria centralizar aqui a informação quase toda (3 TB~)Tenho uns 5 ou 6 discos externos (200, 400, 500 gb e 1 de 1 TB que fui comprando conforme iam chegando aos 100 eur). Do que já pude "entender" talvez o raid pudesse servir para mim? Mas também não queria atafulhar o pc novo com discos pequenos.

Também queria que a workstation fosse numa caixa tipo media center (em cima da secretária) mas pelo que percebi as caixas tipo mediacenter limitam a escolha de motherboards certo? Funcionalidade acima da estetica mas se pudesse juntar os dois..melhor.

5. along

along Power Member

Isso das mesmas marcas não existe necessidade. Aliás dificilmente arranjas uma marca para comprar todos os componentes.
    Isso da caixa tipo media center para o pc workstation não acho muito boa ideia. A workstation não é para estar sempre ligada? Vai ser para usares para tudo certo? Vais jogar com alguma das máquinas?
    Convém teres uma caixa com boa ventilação para workstation e nesse caso necessitas de uma boa fonte assim como espaço para a quantidade de discos. As caixas tipo media center não são adequadas para isso.
    Caixa tipo media center vê se gostas mais destas: Thermaltake DH101 VF7000BNS (100€) | Antec Fusion Remote black (150,60 €) | Antec Fusion 430 (157,30 €)
    Podes ir procurando por outras e depois diz qual gostas mais. Podes ir vendo para a workstation também se existe alguma que gostas mais.
    Ambas as máquinas que te recomendei teem som onboard. (não precisas de placa de som à parte para ter som)
    Depois ponho uma config mais adequada para a workstation quando me deres mais info.

Cumps

Última edição: 1 de Fevereiro de 2009
  6. beowulf

beowulf Power Member

Não, não vou jogar com nenhuma das máquinas

Pois já desconfiava disso das caixas. A que tenho tsunami dream (http://www.techtastic.ca/reviews3/tsunami.html) é de aproveitar? E a fonte?

Estou a pensar em fazer assim: aproveito a caixa (se der- não percebo nada de caixas mas se trouxer grande vantagem comprar uma com mais funcionalidade?). Tudo o que estiver nela passo para uma nox media black (dá? e a placa de som externa posso mete-la internamente?) e ofereço como media-center :) (se serviu para mim estes anos todos). Dentro desta caixa meto a tua config para workstation (talvez menos puxada uma vez que para lem de rars, pdf, word e net não uso para mais nada). O mediacenter fica a tua config (dá para ler ficheiros mkv 1080p? qual a grande diferença entre as duas boards q recomendaste?) numa mediablack tb. O meu problema é mesmo mão-de-obra. Por isso convinha-me comprar tudo no mesmo sitio que eles depois montavam lá (ou alguem que esteja disposto a cobrar o que eles cobram :)).

7. along

along Power Member

Queres aproveitar tudo o que tens do pc antigo e pôr numa nox igual à que tens é isso? Sim, isso dá.

A caixa thermaltake que tens parece ser boa. Podes aproveitar para a workstation. A fonte que tens parece ser boa e daria para pores em qualquer uma das máquinas também, visto que vão ser semelhantes, uma vez que queres a workstation só para essas funções.

Mudava para isto na workstation tendo em conta o que dizes:
    -AMD ATHLON X2 5050E (2.6GHZ) BOX SKT AM2 > 63,10 €
    -M3N78 PRO > 80,10 €
    -TEAM ELITE KIT 4GB DDR2 800 > 37,70 €
    -WESTERN DIGITAL 1TB SATA II 32MB GREEN > 98,80 €

A board do media center é micro-atx e a board que tinha posto para workstation é ATX e tem um chipset novo com uma placa gráfica onboard ligeiramente melhor. Tendo em conta o uso que vais dar não precisas das features extra da board da workstation também. Sim deve dar para correres 1080p bem. 720p dá de certeza na boa. Podes sempre usar uma gráfica para ajudar a descodificar usando DXVA, caso não te sintas satisfeito com a performance em 1080p.

Os preços que pus são todos da globaldata. Cobram 15€ de montagem. Para usares o material que já tens é uma questão de discutires isso com eles.

Cumps

8. beowulf

beowulf Power Member

Estive a pensar e esta fonte já tem uns anitos. Se comprasse tudo lá pelo menos ficava com a garantia de todos os produtos certo?
    Eles têm estas configs já pré-definidas. Difere muito das tuas?
    A minha ideia era tirar as drives opticas e substitui-las pelas duas q tenho, talvez aproveitar algum dos discos da lista que segue (perco muito em termos de performance?) e talvez mudar a caixa do media center (se render).

http://www.globaldata.pt/index.aspx?p=CartPage&a=Add&ProdId=9792

http://www.globaldata.pt/index.aspx?p=CartPage&a=Add&ProdId=9787

discos q tenho:

- 1 disco interno 3,5 com seagate barracuda 300 gb http://www.seagate.com/ww/v/index.j...fa74c010VgnVCM100000dd04090aRCRD&locale=en-US

- 1 disco externo 3,5 com seagate barracuda 500 gb http://www.seagate.com/ww/v/index.j...fa74c010VgnVCM100000dd04090aRCRD&locale=en-US

- 1 disco externo 3,5 com hitachi deskstar 250 gb 7200 rpm 8mb (Ata)
    - 1 disco externo 3,5 com WD 1 Tb (?)rpm 16mb (sata II)
    - 1 disco externo 3,5 com http://www.testfreaks.com/internal-hard-drives/samsung-hd400ld/

Outra coisa, estive a investigar e talvez venha a querer jogar PES 2008 visto que tenho comandos da x360 e podem ser aproveitados comprando um receiver para PC. Fico limitado com as config do mediacenter para esse efeito?

Visto que ainda me sobravam umas massas não valia a pena apostar em graficas dedicadas?
    Haverá espaço para isso?
    Também não queria deixar de ter oportunidade de poder vir a por placas de tv. A caixas e as boards não limitam esse upgrade?

É que me acompanham 2 ou 3 mitos desde há algum tempo: um pc deve ter sempre gráfica dedicada; a board deve ser o elemento mais caro a comprar (para futuros upgrades) e a caixa deve ser muito espaçosa. Se puderes desmitificá-los....

Peço desde já desculpa pelas alterações que vou fazendo.

Última edição: 2 de Fevereiro de 2009
  9. along

along Power Member

Esses PC's já feitos por eles acho que não compensam. O media center que te sugeri é mais barato e é melhor. A configuração office não é má mas aquele processador já é antigo e não compensa comprar agora, além de que já tens caixa e drive de DVD e não precisas disso também.
    Diz qual é a caixa que gostas para o media center se quiseres mudar então.
    Com as caixas micro-atx ficas muito limitado em termos de gráfica porque as caixas são pequenas e as gráficas boas não cabem. Uma caixa boa para media center é a Thermaltake DH101 VF7000BNS (100€) mas tinhas que comprar numa loja à parte.

Placa gráfica: POWERCOLOR HD4670 PCS 512MB DDR3 PCI-E > 78,60 € (Tens de confirmar se cabe na nox media que não tenho a certeza)

A placa de TV é na boa. Podes por mais tarde sem problemas. As placas gráficas onboard que te sugeri já são superiores à que tu tinhas no teu pc antigo. Não precisas de placa gráfica à parte para nada.

10. beowulf

beowulf Power Member

Resumindo e vamos lá ver se concluindo...:)

Mediaplayer

Nox live ou thermal 101 ............................... .. 120
    COOLERMASTER ELITE 334 .......................... .....37
    TEAM ELITE KIT 4GB DDR2 800 ......................... 38
    AMD ATHLON X2 5050E (2.6GHZ) BOX SKT AM2... 63,1
    GIGABYTE GA-MA78GM-S2H ............................ 81
    WESTERN DIGITAL 1TB SATA II 32MB GREEN........ 99
    MKPLUS WIRELESS MEDIA CENTER..................... 46
    SMC EZ CONNECT G WIRELESS PCI 54MB 2.4GHZ.. 15,6

Total .........................................................499 eur

Workstation

Antec 12000 ...................................................... 120
    COOLERMASTER ELITE 334...................................... 37
    TEAM ELITE KIT 4GB DDR2 800 ............................... 38
    AMD ATHLON X2 5050E (2.6GHZ) BOX SKT AM2.......... 63,1
    M3N78 PRO.......................................................... 81
    WESTERN DIGITAL 1TB SATA II 32MB GREEN............... 99
    TEAC FDD + LEITOR CARTÕES (FD-CR7)...................... 27,3

total: .................................................................466 eur

Dúvidas Mediacenter

- Qual a melhor caixa para o mediaplayer (tendo em conta a possibilidade de querer por gráfica e placa de tv e que gostava que tivesse leitor de cartões)?
    - A fonte para o media player é indicada?
    - Dá para jogar PES 2008?

Dúvidas Workstation
    - A motherboard para a workstation é a única coisa que não é igual porquê?
    - A Antec 12000 permite-me que sirva mais ou menos de servidor (ter por exemplo 5 hdds)?
    - Há problema se esses discos por agora forem os IDE que tenho para aqui?
    - Não devo comprar qq coisa para ajudar arrefecer?

Tendo em conta que daqui por um ano penso fazer upgrade à workstation se agora esticar o orçamento para os 1200 onde devo “investir”? Numa motherboard mais versátil?

11. along

along Power Member

Não puseste fonte nas config a COOLERMASTER ELITE 334 é uma caixa. Esta serve:
    - LC-POWER 550W SILENT GIANT GREEN V2 (LC6550GP) > 43,60 €

A caixa eu preferia a thermaltake, mas visto que queres comprar na globaldata e queres o leitor de cartões e o comando então vai para a nox live.
    Se quiseres jogar uns jogos convêm comprares a gráfica que te sugeri.

A board é diferente porque a do media center é micro-atx e a do media center é ATX. Se não fizeres questão em ter firewire esta board é uma boa alternativa: ASUS M4A78 PRO

Não precisas de uma caixa tão cara para a workstation. Gostas desse tipo de caixas com janelas e luzes? Vê aqui as caixas. Tens muitas caixas baratas que dão para 5 discos.

Sim dá para usar os discos IDE.Nas caracteristicas da board diz:
    6 xSATA 3 Gb/s ports (Use SATA1-4 for IDE mode.)

Desde que a board que compres suporte os processadores AM3 então estás bem. A que te sugeri diz na página da asus que suporta.

12. beowulf

beowulf Power Member

Pois...noobisse! Pelo nome deduzi que fosse :). Também serve para a workstation?

Por alguma razão em especial essa preferência? Esta tem espaço para a gráfica e pra uma board atx ou não?

Para qual? Deduzo aqui que seja a da workstation a ATX. A do mediacenter com aquelas caixas não poderia ser também ATX? Isso traz alguma vantagem? Esta que sugeriste é para a mediastation?

Sinceramente não gosto mesmo nada. Mas vi umas reviews e esta era das melhores qualidade/preço/arrefecimento. Como ainda por cima tem uma ventoinha do "catano" em cima..... :) . Foi ai que dei com as caixas, qual recomendas? Não é preciso comprar mais ventoinhas e que...

E a do mediacenter? Também tem essa versatilidade?

Mediaplayer

Nox live ou thermal 101 ............................... .. 120
    LC-POWER 550W SILENT GIANT GREEN V2 ............44
    TEAM ELITE KIT 4GB DDR2 800 ......................... 38
    AMD ATHLON X2 5050E (2.6GHZ) BOX SKT AM2... 63,1
    GIGABYTE GA-MA78GM-S2H ............................ 81
    WESTERN DIGITAL 1TB SATA II 32MB GREEN........ 99
    MKPLUS WIRELESS MEDIA CENTER..................... 46
    SMC EZ CONNECT G WIRELESS PCI 54MB 2.4GHZ.. 15,6

Total .................................................. .......507 eur

Workstation

Antec 12000 .................................................. .... 120
    LC-POWER 550W SILENT GIANT GREEN V2 (LC6550GP).. 44
    TEAM ELITE KIT 4GB DDR2 800 ............................... 38
    AMD ATHLON X2 5050E (2.6GHZ) BOX SKT AM2.......... 63,1
    M3N78 PRO............................................... ........... 81
    WESTERN DIGITAL 1TB SATA II 32MB GREEN............... 99
    TEAC FDD + LEITOR CARTÕES (FD-CR7)...................... 27,3

total: .................................................. ...............473 eur

13. along

along Power Member

Sim, a fonte serve para qualquer uma das máquinas visto que vão ser semelhantes. Na máquina que deres mais uso ou que vá ficar mais tempo ligada (ou mesmo sempre ligada) é capaz de ser boa ideia investires mais na fonte. Uma corsair VX-550 ou VX-450 seria o ideal.

Caixas posso deixar umas sugestões:
    - COOLERMASTER ELITE 334
    - Coolermaster 690 (tem luzes mas tem muito espaço)
    - ANTEC THREE HUNDRED
    -LIAN LI PC-A07 SPECIAL SERIES BLACK

Para o media center vai para a nox live se gostas da caixa. Tens que perguntar na loja se a gráfica cabe que eu não te sei responder ao certo.

A board para o media center convêm ser micro atx por causa do espaço na caixa ser reduzido. A board ASUS M4A78 PRO é uma alternativa para a workstation.

A board da gigabyte do media center também diz no site que é am3 ready. Em principio todas as boards AM2+ com update de bios vão suportar os novos processadores Phenom que a AMD vai lançar.

Cumps

14. beowulf

beowulf Power Member

Boas!

O firewire vai-me dar jeito (maq filmar, disco externo). Se houver uma que tenha...mesmo q seja mini-atx (se n ha incovenientes...)
    A fonte para o mediacenter não é grande demais (GIANT?)

Em relação às caixas vou manter a minha embora tenha visto isto: http://www.computingondemand.com/reviews/cases-Thermaltake-TsunamiVA3000SWA/page4.shtml e compro esta para meter o que tenho nela agora. Embora preferisse comprar uma tipo Nox Cube mas tinha q ser ATX (existe)?

Em relação à nox live há uma thread de um user que lhe pôs muita coisa mas não consigo encontrá-lo.

Visto o WAF ser muito importante é possível que o mediacenter possa servir de sistema de karaoke? Preferia isso a jogar PES :).

Cumps

P.S.: encontrei isto: http://www.*****.pt/forum/showthread.php?t=7805 A fonte é a mesma não é?

e isto: http://www.kubycsystem.com/cajas-y-equipos-htpc/nox-live/4.html (Há lagum disco ideal para as configs?)

Última edição: 3 de Fevereiro de 2009
  15. along

along Power Member

A fonte é de tamanho normal e é boa. A board deixa ficar a ASUS M3N78 PRO então.

Caixas tipo cubo ATX não conheço. Essa caixa que queres comprar já tem fonte. Procura por uma sem fonte que gostes.

É uma questão de arranjares um microfone e procurares por software para isso. Disso eu não perçebo nada.
    A fonte parece ser a mesma sim.
    Não existe disco ideal para a config. O importante é ser poupado em termos energéticos e ser silencioso e ter muita capacidade de armazenamento para poderes encher aquilo de filmes! :D
    O disco que te sugeri é bastante bom nesses pontos, por isso acho que é uma boa escolha.

Cumps

16. beowulf

beowulf Power Member

É mesmo por ter que a quero! Vou lá meter o que tenho neste pc (barato)?. E esta caixa e fonte recebem as peças da workstation. Há algum incoveniente?

Tu sugeriste um de 640 gb e eu tinha posto um de 1 Tb? (para por mais filmes de cada vez :))Qual o melhor? Vale a pena por 4 gb de memoria ou 2 bastam?

Tens alguma recomendação para placa de TV?

Cumps

17. along

along Power Member

Esses pormenores tens que discutir na loja. A caixa que queres serve para o pc antigo.

Ya, pois foi. Pensei que tinha posto logo o de 1TB... Era para cortar no preço. Mas o de WD640 é 5* também. Se podes ir para o disco de 1TB melhor.
    Os 2GB até chegam, mas como a ram é barata e o vista já consome muita memória, se puderes vai já para os 4GB.

Não percebo muito de placas de TV, mas sempre ouvi falar bem das HAUPPAUGE. Procura aqui pelo fórum por mais info ou pelo google.

Cumps

18. beowulf

beowulf Power Member

19. along

along Power Member

A placa wireless que aí está é semelhante à que te sugeri. Apenas muda a marca.
    O windows vista home premium e ultimate já vem com o WMC. Para 4GB de ram convêm ter a versão de 64bits do windows porque senão não reconhece os 4GB de ram.

20. beowulf

beowulf Power Member

Estou a tentar arranjar forma de conciliar as "compras" e ainda não fui comprar os 2 sistemas. De qualquer forma muito obrigado pelos conselhos along. Muito obrigado mesmo.

Partilhar esta Página