Processador 10 anos do Core 2 Duo

JPgod

Moderador
Staff
Faz hoje 10 anos do lançamento daqueles que foram dos melhores cpus de sempre:

Today marks a full 10 years since the first Core 2 Duo processors, and hence Intel’s 64-bit Core microarchitecture, were made officially available at retail. These included a number of popular dual-core processor parts, including the seemingly ubiquitous E6400 and the Core 2 Extreme X6800. These were built on Intel’s 65nm process, and marked a turning point in the desktop processor ecosystem. To quote Anand in our launch review: ‘you’re looking at the most impressive piece of silicon the world has ever seen’.

http://www.anandtech.com/show/10525...onroe-moores-law-is-dead-long-live-moores-law

Esta noticia também tem algumas predições pro futuro, como SSD's de 64 TB, waffers de 450 mm e reduzir o processo de fabrico até os 2 nm!!!

Passado 10 anos ainda se vê muito destes CPU's ai a bombar. Claro que a performance já começa a notar-se, o meu irmão ainda tem um Q6600 e ja existe enorme diferença para o meu i5 3570k, nem para comparar com um 6700k ou acima.

Outra coisa interessante é os preços

O E6600 custava 316$, quase mesmo preço de um 6700k (339.00 - $350.00)
O X6800 custava 999$, pouco menos que o 6900K ($1089.00 - $1109.00)

Se bem que se ajustar à inflação no EUA, provavelmente os preços são iguais.

Só que enquanto num apenas tinha uma frequencia base pouco maior, tudo o resto era igual (cache, cores, plataforma, memoria, etc) o gap entre o 6700k e o 6900k é enorme, a começar pela plataforma.

Mas fico pensando, imagine que a intel criasse um chipset para LGA 775, single chip
- 22 ou 14 nm
- iGPU do haswell ou skylake
- DDR3 (embora o P45 suportava já DDR3)
- USB 3.0, SATA 3.0, PCI-e 3.0 e M.2

metia um E7000 ou P8000, 8 GB DDR3 e um SSD num sistema mini ITX e ainda dava para fazer HTPC ou maquina de escritorios com baixo consumo e suficientemente rápidas.
 
Última edição:
Há quase 10 anos montei um pc com um E6700, 8Gb ram, discos em raid 0, radeon x1950xtx e uma fonte Seasonic.

Ainda hoje está a funcionar no meu escritório, às vezes ligado 24/7! Nunca avariou e ainda se "mexe" bem com o windows 10, office e afins.

Grande processador! O raid 0 de discos mecânicos nunca deu problemas durante os 10 anos... :clap:
 
Todos os meus sistemas foram aos ninhos em menos de 7/8 anos....sempre RAM ou MBs, com ou sem fontes da treta.

E para mim o que durou mais (em termos de conseguir/manter performance porreira ao longo dos anos) foi o i7 920
 
Eu reformei o q6600 que tenho este mês. Estava a correr no meu servidor e só o troquei porque o servidor herdou o meu haswell antigo a que fiz upgrade. Passou a vida a 3.2ghz sem se queixar (stock era 2.4); um verdadeiro soldado.
 
Não tenho muitas saudades dos C2D e Q.

Tive um C2D E6400, que nem 2 anos durou pois sinceramente não tinha cavalagem suficiente

Depois fiz upgrade para um Q9450 com uma ati 3870 e depois uma 5870 durante quase 6 anos deu para os gastos mas no final de vida já se arrastava todo, depois atualizei a gráfica para uma 970 mas fiquei bastante desapontado com a performance pois o Q9450 já não servia.

Achei a serie Q9xxx da Intel uma verdadeira borrada pois passado muito pouco tempo(no mesmo ano) foi lançado a serie ix 9xx como o famoso i7 920 que ainda hoje é um CPU capaz, já os q9xxx enfim passado 2-3 anos já se borravam todos

Na minha experiência o salto do Q9450 para o i7 6700k com a mesma gráfica(970), foi algo de outro mundo em tudo, frames mínimos, máximos estabilidade de frames e stuttering(inexistente).

CPU lendário vai ser os i5/7 2xxx, esses sim vão ficar na historia.
 
Tive um Q6600 pouco depois do lançamento... Foi um cpu com várias vidas.
Numa primeira vida não havia software que tirasse partido de mais de 1 core.
Depois começaram a haver várias aplicações que tiravam partido de 2 cores em simulatâneo.
Bem me lembro de poder correr o gta iv "tranquilamente" porque já tinha 3 cores.

Sinceramente um cpu actual tb me parece que pode fornecer meia duzia de anos de boa utilidade,
a diferença é que o c2Q foi tipo o primeiro cpu com uma alta longevidade.
Antes dele era tudo 2 anos, obsolência.
 
JPGOD ainda aqui tenho uma máquina com Q6600 G0 @3.0Ghz a rolar WIN7 x64 e sinceramente comparando com W3520 para a utilidade que lhe dou não noto diferença (bom talvez sim quando faço hardcore browsing resoluções 4k etc..)Mas de todos os cpu's que tive se tenho de eleger um que me deu imenso gozo ter foi o C2D E8600 fazia 4.8GHz a água (naquele tempo não havia h50's) e aguentava uns 30min de prime. Tive muita sorte com aquele batch.
 
Vim de um p4 para i5 750 que na altura era grande cpu, alto salto , depois passei para i7 3930k outra maquina e por ultimo i7 5960x um bixo , agora só um mudo para um que justifique ;).

A serie i7/5 vão ficar para historia de bons cpus por parte da intel .
 
não conseguia fazer um Pi 1MB tão bom nem com core i7 920/ W3520 / i7 965 ou X4 965

Spi9_zpsw5jqsn0r.jpg
 
Tenho um Qx9650 a 4000 com um Tuniq a refrescar montados numa Asus Striker II Formula desde 2008 e ainda nao queimou, agora com o Windows 10 e q tou a ter problemas com a 295 gtx q por vezes faz reboots e me esta a obrigar a gastar uns €€€.
 
Tive um C2D E6550 que morreu com menos de 20% de OC num Tuniq 120 montado numa P5K-C. Desde então mudei para AMD e apesar da performance não ser cutting edge nunca mais tive um componente avariado (estranho, em defect rate até é mais alto na AMD).

Na sala ainda tenho um C2D E8300, stock, no media center. É um HP SFF com 4GB de RAM e uma GT210 para ter saída HDMI, funciona perfeitamente, se tivesse um SSD não se notava qualquer abrandamento nas funções do dia a dia.

O meu C2D E6550, um CPU de +- 200 paus em 2006/7, tinha sensivelmente a mesma performance de um Phenom II x2 de 100€ em 2010, penso que a serie C2D foi onde a Intel se distanciou imenso da AMD em performance, dando a volta ao long streak de alta frequência, temperatura, e baixo desempenho, que os Pentium 4 EE + Pentium D foram
 
Eu tive o E7300, mas na altura que o comprei (pelo que me lembro ainda bem carito), já não era aquela CPU brutal, tanto que me metia a gráfica com bottleneck. Contudo ainda anda no PC do meu irmão com OC em cima e tudo na boa. Contudo, já lhe dei reforma onde foi substituído por um E8200.
 
Tive um Q9550, não foi dos primeiros C2D, mas foi o meu primeiro CPU da Intel.
Desde este Penrynn que fiquei sempre pela Intel, em boa parte por culpa da AMD ter perdido o fogo dos K7 e K8.

Foi um excelente CPU, potente e fazia bom OC.
 
Entretanto ninguem reparou no resto do artigo do anandtech com detalhes interessantes do futuro dos processo de fabrico?

@PanterA

Ainda tenho um destes aqui em casa, mas é para despachar em breve.

Cheguei a ter um E7200 e era um monstro de OC. Sofreu do famoso problema de degradação de PLL e perdeu capacidade de OC. Despachei numa maquina encomendada e deixei a default a trabalhar a 1.0v

@Torak Foi os únicos que não tive, os quads 45 nm, mas me lembro que em OC eram grandes animais...
 
Back
Topo