Processador 10 anos do Core 2 Duo

Eu ainda tenho dois a funcionar e ainda estão para as curvas...
Um E8400 e um Q6600 com OC a 4.0ghz refrigerado com um enorme watercooling, o desempenho continua excelente, mas no que toca a jogos recentes já se nota que a carroça não consegue acompanhar em pleno, mas no restante nada a apontar, portanto é manter até justificar mudar...
 
Tive ate ao inicio desde ano um q9550 a funcionar a 3.4 junto com uma p5q deluxe, infelizmente esta berrou e optei por fazer um upgrade

ainda foram quase 8 anos...

os meus pais ainda têm um conroe 6300 a funcionar julgo que vai fazer agora 9 anos.

Grandes maquinas.
 
Estava ontem a rever algumas revistas da especialidade já com bastantes anos, ao qual descubro a edição de Agosto de 2006 que deu um grande destaque ao arquitectura Core 2. Benchmarks revelaram a sua grande evolução, frente a frente com um AMD Athlon 64 X2 5000+, um Core 2 Duo E6700 mostrou todo o seu potencial, cilindrando o Athlon.

Voltei a ler o artigo ao qual foi muito interessante pois foi um momento de viragem nos processadores de Desktop. A inversão total da prosição da AMD e da Intel no que concerne a taxa desempenho/Mhz, era muito favorável a AMD até a altura, mas invertido pela Intel com a Core 2. O Athlon X2 5000+ e o Core 2 Duo E6700 funcionavam a uma frequência muito semelhante (2,6Ghz e 2,67Ghz respectivamente), mas o CPU da Intel era bem superior em todos os testes. A verdade seja dita, na época se a Intel já tinha um domínio no mercado dos portáteis, com a saída da Core 2 passou também a dominar nos Desktop.

O artigo terminava com uma questão interessante, se a Intel já dominava o mercado com processadores inferiores, o que acontecerá que tinha claramente processadores superiores face a concorrência? Passado 10 anos sabemos bem essa resposta.
 
Aqui como PC fixo principal, ainda mora um Core 2 Duo E6550(fui burro na altura não ter ido para um Q6600) com uma board P5K-E(as boards da serie P5K eram 5*, bulletproof) com 4gb de ram e uma Powercolor HD4850 single slot (A.K.A aspirador imbatível em termos de ruído), isto tudo excluindo a gráfica, arranjei em meados de Setembro de 2007, para montar um novo PC para substituir o P4 Prescott que tinha e ainda tenho aqui em casa.
Lembro-me de o salto de performance em relação ao P4, era de outro mundo, ainda por cima andava com o XP SP3 instalado a par com o Vista, e em tarefas exigentes o filho da mãe do CPU "mexia-se a dar com pau", assim como nos jogos:> (disto não me esqueço da reacção dele) Quando um colega e grande amigo meu, me emprestou uma das 2 8800GTX para jogar o Crysis, quando ele trouxe o pc dele a minha casa, que na altura tinha um Athlon FX-74, ficou, para não dizer uma asneira, ficou "todo :fortido:":nonono2: quando viu o meu PC a correr o Crysis com cerca de +-15fps a mais, com a mesma resolução, detalhes etc, do que o PC dele com as duas 8800 GTX instaladas. Isto só demonstrava a eficiência de processamento da nova arquitectura core. Até eu mesmo fiquei boquiaberto...:n1qshok:
Caso para dizer que foi o ponto de viragem da Intel para superar o que foi o assalto da AMD com os X2, face aos Pentium D.


Tenho andado afastado de jogos para PC já alguns anos, o ultimo que joguei foi em 2011, cujo jogo corria bem na hd4850, mas parece que nestes tempo a evolução dos cpu´s já não é tão grande como antigamente, por isso, tendo em conta os preço de hoje em dia estão "bons", talvez monte um sistema com o socket 1151 com ddr4 etc, para reformar o C2D com quase 10 anos que mesmo assim ainda se mexa bem nos dias de hoje, mas para jogos já ia causar muito bottle neck com uma gráfica recente.

De todos os CPU´s da intel, já vi alguém aqui dizer que a serie i5/i7 2xxx(K) etc, vão ficar na história, cujo também concordo, mas os Core´s Duo e Quad na minha opinião ficam em 1º lugar, na historia que mudou a intel para voltar a ser indisputável rainha dos CPU´s.

Aqui fica o Bixo:
Cu6bBc8.jpg
 
@Torak Foi os únicos que não tive, os quads 45 nm, mas me lembro que em OC eram grandes animais...

Já disse os quad 45nn foram uma valente m...... isto na minha opnião foram um ultimo suspiro dos Core2quad

Tive um 9450 que para fazer 3.2Ghz se borra todo(2.66 de stock) isto numa Asus Rampage x48!!!!!!! E no mesmo ano saiu o grande i7 920 este sim CPU lendário e campeão de OC, fiquei deveras lixado
 
Já disse os quad 45nn foram uma valente m...... isto na minha opnião foram um ultimo suspiro dos Core2quad

Tive um 9450 que para fazer 3.2Ghz se borra todo(2.66 de stock) isto numa Asus Rampage x48!!!!!!! E no mesmo ano saiu o grande i7 920 este sim CPU lendário e campeão de OC, fiquei deveras lixado

Só 3.2Ghz?
O meu dava 4.0Ghz com 1.36v.
 
Já disse os quad 45nn foram uma valente m...... isto na minha opnião foram um ultimo suspiro dos Core2quad

Tive um 9450 que para fazer 3.2Ghz se borra todo(2.66 de stock) isto numa Asus Rampage x48!!!!!!! E no mesmo ano saiu o grande i7 920 este sim CPU lendário e campeão de OC, fiquei deveras lixado
Os chips sao sempre lotarias... Eu tenho ca em casa dois Q6600 revisao G0 e um faz 3.8Ghz com 1.41V e o outro precisa de 1.45V para fazer 3.6Ghz no mesmo sistema...

Ainda hoje por exemplo a serie E8XXX e muito capaz em computadores para actividades do estilo web browsing ou mesmo media center.... Visto que a maioria cloca acima dos 4Ghz facilmente...
 
Isto é daquelas coisas. muito das nossas opiniões sobre um assunto vem da nossa propria experiencia e não do somatório da nossa experiencia + experiencia de terceiros.

Eu comecei a programar/trabalhar com pc's num 8088 a 4.7Mhz ( sim, Mhz !!! ) e desde então tive quase todos os cpu's que a intel lançou para o mercado até a geração socket 1156. A partir dai o meu entusiasmo pelos PC's abrandou imenso. Também tive 2 AMD, que na altura ofereciam melhor performance do que os seus contemporaneos da intel.

Os maiores saltos da minha experiencia em termos de capacidade bruta e de percepção de utilização diária foram com os 486DX que acrescentou um coprocessador matemático ( coisa que 99% dos miudos com menos de 25 anos nem sequer faz ideia do que seja ) e instruções para calculo em paralelismo brutais, e depois a primeira geração core 2.
Quando a Intel abandonou a linha P4 e regressou aos anteriores mobile e dai derivou o que hoje em dia conhecemos da intel, regressou ao normal aumento de performance.
Não sei quantos daqui se lembram dos P6 100 e do terrivel problema do calculo com virgula flutuante que obrigou ao recall de centenas de cpu's e da promessa da Intel que com a geração Netburst poderia chegar até 10Ghz com aquela arquitectura ( :D :D :D ). Eles chegavam aos 4Ghz e pareciam fornos industriais, mas enfim.

Existiram cpu's brilhantes ao longo da historia da Intel, C300A, P4 2.4A, E8X, Q6x, i7 9x, mas de facto o salto maior que seja perceptivel foi mesmo com a primeira geração dos core 2.
e a segunda ainda conseguiu extrair um bom salto com o advento dos multi cores "faceis". O resto é historia e 10% de aumento de performance a quase cada 2 anos. Hoje em dia é ter dinheiro = performance.
Nos dias antigos, tive a famosa Abit BP6 com dois C300A a 466Mhz quando a maioria das pessoas usava P4 a 200/233 ( os então MMX ). Que velocidade aquilo tinha a correr NT4... Old memories.
 
Também tenho um sistema com um Q9650 @3.6ghz a bombar numa Asus P5Q deluxe + 8gb ddr2 1066 + uma gtx750 ti e é ainda um sistema qb para a grande maioria das utilizações do dia a dia! Antes tive um Q6600 G0 @ 3.2ghz ! Grande geração!
 
e da promessa da Intel que com a geração Netburst poderia chegar até 10Ghz com aquela arquitectura
Eu penso que na altura, meados de inicio de 2005, acho que houve um leak na internet por pouco tempo, por parte de um funcionário da intel, que mostrava um P4 protótipo do socket 775, a correr a uma velocidade stock de 5 Ghz.
Imagino o TDP daquilo e as temps que podia alcançar, fonix....
 
Eu penso que na altura, meados de inicio de 2005, acho que houve um leak na internet por pouco tempo, por parte de um funcionário da intel, que mostrava um P4 protótipo do socket 775, a correr a uma velocidade stock de 5 Ghz.
Imagino o TDP daquilo e as temps que podia alcançar, fonix....
Houve quem o conseguisse fazer com um Northwood na altura... Não me recordo quem foi o OCer a fazê lo, visto que na altura era todos conhecidos por serem apenas uma mão cheia deles...

Para mim os C2D vieram para matar o mercado. Se até então a AMD batia-se é muito bem com os 939 após os 775 (C2D and up) nunca mais agarrou o barco...
 
A minha experiência é que de facto a plataforma 775 tem sido, a par da 478, das mais duráveis da Intel. Ainda hoje a minha máquina, baseada num chipset P35, orinalmente com um Conroe E6600, agora com um Q9450, leva cerca de oito anos de uso, com uma asus P5K-E a aguentar-se como uma valente. Mas no meu emprego tenho máquinas 478 a correr todos os dias com os Prescott, e para trabalho de escritório estão ali para as curvas. Mas também recordo que a primeira máquina que comprei, um Philips 80286, que já tinha um disco de 20 MB (sim, coisa fina), e que paguei a prestações, porque me custou quase 500 contos, naquela altura, me durou uns anitos até aparecerem os 486Dx, com a primeira versão das janelas, à la Apple. a partir daí foi sempre a abrir, com a Cyrix e a AMD a limitarem-se a fazer cópias. Antes do milénio, a AMD adiantava-se com uma melhor implementação de 64 bits, sendo a primeira a quebrar a barreira do 1GHz. Nos anos seguintes andei a mudar de plataforma quase anualmente, às vezes nem isso. Era a corrida aos Mhz, nem que fosse preciso fritar ovos. Foi a idade dos hardmods, em que nas gráficas reinaram, por um período, os canadianos da ATI. Depois com os Conroe a Intel tomou conta disto.
 
Eu tenho em casa um 486 a 133mhz com pouco mais de 1gb de HDD e "protecçao" de écran para não fazer mal a vista, custou mais de 200 contos na altura!!! O meu maior investimento até hoje foi num AMD FX 55 (penso eu) com duas 6800 em sli, corria bf2 a 1600*1200. Pouco tempo depois saiu a 7800gt que fazia o mesmo e era mais barata, fiquei fulo!
 
Eu tenho em casa um 486 a 133mhz com pouco mais de 1gb de HDD
:x2:. O meu ainda funciona.

Ontopic.
O meu PC de casa, com utilização quase diária (Word, Net e esporádicamente edição de fotografia) ainda é o Q6600, com uma board P5K-E.
A gráfica de origem, uma 8800GT 512MB é que foi à vida há uns anos e na altura substituí por uma ATI Radeon HD 5850.
 
X2 José Alberto
Acho que deviam criar um tópico com o nome semelhante ao "Mostra a tua configuração", do tipo: "Mostra a tua configuração velha".
Era espectacular users a postarem ai os seus sistemas 486, p4, athlons fx, etc, etc.... com aqueles caixas todas xpto de antigamente.
 
X2 José Alberto
Acho que deviam criar um tópico com o nome semelhante ao "Mostra a tua configuração", do tipo: "Mostra a tua configuração velha".
Era espectacular users a postarem ai os seus sistemas 486, p4, athlons fx, etc, etc.... com aqueles caixas todas xpto de antigamente.
Porque não?!?!...
 
Última edição:
E até tinha algo para mostrar, como algumas das caixas e não só, de uns P3/P4 mas como estavam a ocupar tanto espaço no sótão que há uns tempos atrás acabei por botar isso tudo fora. Claro que guardei o hardware, mas o que ocupava volume foi tudo embora. Contudo, ainda aqui tenho uma factura detalhada do meu 1º computador: ~233 contos. :D
 
Back
Topo