1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

10 anos - Que linguagem de programação?

Discussão em 'Programação' iniciada por ToKicoBrothers, 19 de Dezembro de 2008. (Respostas: 60; Visualizações: 3723)

1. Tenho um irmão de 10 anos e queria-lhe ensinar programação. Ele tem bastantes conhecimentos de inglês (para a sua idade) e também sabe bastante de computadores. Estou indeciso entre Pascal e SmallBasic. Eu acho que é melhor, para começar, uma linguagem que seja fácil de aprender e que produza resultados rapidamente, mas não sei qual escolher. Alguém que me ajude?

2. IComeFromBehind

IComeFromBehind Power Member

Python e mais tarde entra no mundo do C escrevendo extensões nativas.

3. Fugitivo8

Fugitivo8 Power Member

Meter um miudo de 10 anos logo em Python?
    Nao é ser um bocado "ambicioso" de mais?
    Atencao que eu nao estou a criticar a opiniao de quem disse Python, simplesmente pela minha experiencia e como comecei na vida de programacao, achei bastante facil comecar com C, Basic e muitos algoritmos. Mas tambem nao tinha 10 anos, comecei prai com 17.

Acho que ele deveria comecar por uma linguagem um pouco mais acessivel. Ha tantas opcoes, talvez o BASIC seja o sitio mais facil de comecar, ate porque pode programa em calculadoras cientificas (TI83 por exemplo) usando essa linguagem.
    Mais do que uma linguagem ele deve aprender é a fazer algoritmos. Pensar em resolver problemas e as vezes so escrever linhas num papel. Depois isso pode ser traduzido em qualquer linguagem.

4. slack_guy

slack_guy Power Member

JavaScript. De caminho aprende (X)HTML :)
    Nem precisa de instalar nada, basta um browser e um editor de texto.

5. LuCk

LuCk Power Member

Era mesmo isto que ia dizer.Ele que brinque durante algum tempo no papel.

Eu quando comecei a programar foi com pascal e naquela altura achei simples e divertido.
    Ele que vá aprendendo algumas linguagens e evoluindo de linguagem conforme a necessidade.

6. jatbas

jatbas Power Member

E que tal comprarem um Legos MindStorm que dá para interagir com programas feitos pelo próprio utilizador? A linguagem é fácil, é bem estruturada e, dá para aprender o que realmente importa, a lógica, de uma forma divertida para um miudo da idade do teu irmão (e ainda para dares uns toques também ;))

7. CrazyBomber

CrazyBomber Power Member

Estamos a falar de uma pessoa com 10 anos.
    Eu voto em BASIC. Também comecei por aí, quando tinha 12 anos. É fácil, e dá resultados rápidos.
    O mais importante, nesta altura, é ver qualquer coisa a "funcionar", para dar aquela *pica* maravilhosa :)
    A partir daí, é ir ganhando interesse, e querer aprender mais...

8. BladeRunner2019

BladeRunner2019 Power Member

Javascript.

Foi a 1ª linguagem que aprendi quando entrei no ISEL... o teu irmão aprende conceitos básicos(variáveis, funções, parâmetros, scopes) e pode fazer coisas engraçadas no browser e impressionar as babes lá da escola.. "Ó Carolina.. queres ver o meu source .js ??" :D

9. IComeFromBehind

IComeFromBehind Power Member

Não percebo. Até parece que o básico de Python é muito diferente de BASIC.

10. Tomb4000

Tomb4000 Power Member

E eu que mexi com isso já na faculdade. até me sinto mal em dizeres que isso é bom para um rapaz de 10 anos :D

Sim é boa ideia, um pouco carito, mas já dava para vos os dois passarens bem o tempo, já agora se optares pelos legos, podes dizer que ele vai começar a programar com Java. :D

11. rj.rodrigues

rj.rodrigues Power Member

Assembly
    ou
    Programação em Hexadecimal usando set de isntruções

:)

Agora sem brincadeiras. Penso que Basic será o mais aconselhado

12. kadeR

kadeR I quit My Job for Folding

pascal... para entender os algoritomos penso que seja o melhor...

Pascal ---> C# ---> VB

13. Phill Lopez

Phill Lopez Power Member

Penso que devia começar com Pascal -> Visual Basic -> C++ foi assim que eu aprendi e é assim que se aprende na escola e o Pascal para começar a entender algoritmia é melhor pois é muito semelhante ao inglês falado.

14. Blitzer_#

Blitzer_# Power Member

Acho que devia começar pelo Pascal é a base da programação ! ;)

15. crossroads

crossroads Power Member

Para crianças o melhor é ir faseadamente, começar com um ambiente gráfico e fazer umas brincadeiras, tornar aquilo divertido. Tenta ver LOGO ou Scratch

16. goncalocard

goncalocard Power Member

Normalmente é no papel que se começa :)
    No meu caso foi, depois no pc comecei em Pascal.

17. Kayvlim

Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

Eu nem 10 anos tinha quando comecei, e foi no QBasic do MS-DOS. Não é a melhor linguagem, mas dado que linguagens mais estruturadas tendem a ser mais complexas, acho que não seria mau começar por aí. Depois disso, lá para os 12 anos, é que ele já podia começar a pensar em usar Pascal :D

18. speedofthesea

speedofthesea Power Member

Voto basic pk da Frutos rapidamente...
    Eu cnd tinha uns 10 anos foi c isso que comecei mas depois falta de tempo e desliguei-me do mundo da programação.

19. eikon

eikon Power Member

Qual?

A melhor do mundo Ruby On Rails

sou taaaaao tendencioso :p

20. nunoemanuel

nunoemanuel Power Member

Python, pela intuitividade da linguagem.

Epah, os basicos daquilo é quase como escrever um texto em inglês.

MAS: com 10 anos dá masé uma bola ao puto xP

Cumprimentos

Partilhar esta Página