10 de Janeiro de 2006 / MacWorld 06

Sim, mas se vires o posicionamento do Ibook mais pequeno o preço não é propriamente apontado aos topos de gama... anda à volta dos 1000€... (com tendência para baixar agora um bocadinho)... isto não o coloca realmente ao nível de uma x700... especialmente se contarmos com 20% de margem de design/exclusividade o que aponta logo para um custo real de 800€... ora por 800€ tens isto:

http://www.*****.pt/produto.aspx?ca...a=computadoresPortateis&produto=4719543843932

laca Gráfica Intel Graphics 855GME
Memória Gráfica até 64MB DDR (partilhada)

Ou este:

http://www.*****.pt/catalogo/detalhes_produto.php?id=9445

ou mesmo até aos 1099€ na chispe7 as soluções são todas com gráficos integrados da Intel...

Assim asseguram mais uma diferenciação para os powerbooks com uma gráfica dedicada... mmmm estou a ficar preocupado...
 
Os ibooks actuais à excepção do processador jurássico são máquinas bem equilibradas e se lhes metem uma gráfica dedicada enterram-nos completamente. E qualquer Powerbook é carissímo comparado com notebooks PC equivalentes. S emetem os PB como os únicos portáteis crediveis acho que é um tiro no pé.
Sabendo que o Mac OS X usa a gráfica para o próprio OS não incluir uma gráfica dedicada´é quase burla. Não acredito mesmo que façam isso.
Originalmente os ibooks tinham G3 e os PB tinham G4 e aí até fazia sentido a distinção. Hoje em dia a coisa avançou. Os portáteis já não servem para processadores do entulho dos desktops e a Apple tem de lançar um ibook credível. Pessoalmente até acho que o que fazia mais sentido era acabar com estas pseudo separações. Há vários PCs em que o chassis e tamanho são diferenciação suficiente e penso que a Apple devia fazer o mesmo.
Já agora ainda ontem um amigo meu comprou um HP com uma X700 por €1100 por exemplo
 
Última edição:
timber disse:
Os ibooks actuais à excepção do processador jurássico são máquinas bem equilibradas e se lhes metem uma gráfica dedicada enterram-nos completamente. E qualquer Powerbook é carissímo comparado com notebooks PC equivalentes. S emetem os PB como os únicos portáteis crediveis acho que é um tiro no pé.
Sabendo que o Mac OS X usa a gráfica para o próprio OS não incluir uma gráfica dedicada´é quase burla. Não acredito mesmo que façam isso.
Originalmente os ibooks tinham G3 e os PB tinham G4 e aí até fazia sentido a distinção. Hoje em dia a coisa avançou. Os portáteis já não servem para processadores do entulho dos desktops e a Apple tem de lançar um ibook credível. Pessoalmente até acho que o que fazia mais sentido era acabar com estas pseudo separações. Há vários PCs em que o chassis e tamanho são diferenciação suficiente e penso que a Apple devia fazer o mesmo.
Já agora ainda ontem um amigo meu comprou um HP com uma X700 por €1100 por exemplo

O Jobs não se queixou da placa gráfica integrada da Intel (GMA 900), quando a demonstrou na famosa conferência WWDC'05.
Mesmo com vertex shaders 2.0 emulados por software, e pixel shaders 2.0 muito fracos, para acelerar os efeitos 2D/3D no desktop chegam bem, como o WindowsBlinds 5.0 já demonstrou nos PC's.

E se querem um notebook que gaste pouco, não há alternativas. Qualquer X1600, X600 ou Go 6600, Go 6200 TC, etc gastará sempre muito mais energia do que os Real3D...errr, Intel GMA na northbridge correspondente.
 
O Jobs tem intervenções registadas onde diz cobras e lagartos de gráficas integradas por isso espero que ele se mantenha coerente. Se bem que isso vale o que vale.
E depois essa máquina era um devkit que tb vale o que vale.
Eu espero um ibook decente. Se não o lançarem é menos uma vontade de comrpar que me arranjam...
 
hmmm vamos ver... tou a usar agora msm um ibook g3 com uma ati rage-128 com 8 mb d ram... e faz as transições e os efeitos do OS com qualidade igual (ou superior) aos efeitos de jogos num pc com uma FX5200 de 128 Mb :lol:

mesmo assim... gosto muito do ibook G4 actual... espero ke ao mudarem pa intel nao lhe ponham uma gráfica integrada... portatil pequeno, leve, Apple, com grafica dedicada a 1000 euros era um grande negocio.. espero ke nao m estraguem a brincadeira :D

no entanto estou a pensar em depois arranjar um g4 refurbished, baratinho pa desenrascar... ainda é uma boa maquina, digam o ke disserem... :D
 
Pessoalmente preocupa-me a descida de preços que tanto se fala. Ok Ok, eu sei que parece estupido o que estou a dizer e até algo que vai contra o interesse do consumidor. Mas de experiência todos sabemos que a descida de preços tem de ter contrapartidas, nem que seja no plástico das teclas.

A Apple sempre apostou em que os Macs fossem computadores superiores, e o facto de custarem muito mais que um standard PC nunca foi razão para que se deixassem de vender, pois a qualidade sempre foi uma certeza.

Como já devem ter reparado, eu sou um daqueles Mac users a quem esta passagem para Intel traz um gostinho bastante amargo... Infelizmente so recentemente pude ter um Mac, mas sempre convivi com eles e sempre admirei as máquinas e a própria Apple.

Mas por muito que me possa aliciar ter um iBook por 700€, acho que mais confiantemente dava 1000€ por um dos actuais (que por acaso me passa pela cabeça, mas nao ha disponibilidade financeira) por ter a certeza da qualidade que já tá mais que provada e vista.

Isto é apenas a minha opinião, num assunto que sei que está mais do que debatido.

Cumps! :hello:
 
Bass-Off disse:
Pessoalmente preocupa-me a descida de preços que tanto se fala. Ok Ok, eu sei que parece estupido o que estou a dizer e até algo que vai contra o interesse do consumidor. Mas de experiência todos sabemos que a descida de preços tem de ter contrapartidas, nem que seja no plástico das teclas.
olhá doida!:D

até certo ponto concordo contigo..que os preços nao baixem prejudicando a qualidade..mas por outro lado a Apple tem de ter preços mais competitivos..um PB de 15" a 2000€ parece me demasiado pese a qualidade deles..com esse valor compras um Qosmio que já o vi ao vivo e é lindo tambem..e em specs é excelente..talvez o mais completo no mercado. entre 1 e outro escolhia o Qosmio, nao sei se tás a ver.:D
 
Bass-off... eu quando falei dos 700~800€ era um preço estimado e sem a valorização do design gráfico da Apple, ou seja, transformando-o virtualmente num pc identico ao DELL em termos de aspecto, ligando só mesmo ao interior...

O IBOOK mais barato de certo que se vai manter acima dos 1000€... e esse é o meu problema... se se manter a esse preço e tiver gráfica integrada... meu deus... estará totalmente off limits...

BSOD: estás a falar dos efeitos gráficos do mac osx 10.4 em que nem mesmo o mac mini os faz? cheira-me que não estamos a falar dos mesmoes efeitos... :)
 
nao... nao estou a falar do core image... alias esse ibook de que falei corre Panther (10.3.9)

btw blueangelman... o pb, apesar de poder ser algo inferior ao qosmio (eu n sei, nao vi as specs), corre OS X, e nao a *#$" do windoze.. isso ja é um grande avanço. Claro que podias instalar OS X x86 ou uma distro linux qq... mas nao é a mesma coisa ;)
 
blueangelman disse:
..com esse valor compras um Qosmio que já o vi ao vivo e é lindo tambem..e em specs é excelente..talvez o mais completo no mercado. entre 1 e outro escolhia o Qosmio, nao sei se tás a ver.:D

Olá olá minha maluca :x2:

Lá está, esta é a diferença entre quem gosta de maçãs e quem não se importa de comer as outras frutas :banana:

Agora a sério. Eu percebo a tua posição e a de todos os que não se rendem à Apple. Mas quesão é: se vamos a ver pelo ponto de vista da competitividade, então daqui a nada vamos poder escolher Macs Intel ou Macs AMD ou Macs XPTO. Aqui penso que se está a desvirtualizar tanto a máquina como a própria marca.

É lógico que para o comum utilizador, escolher entre um iBook de gama de entrada a 1000€ ou pagar esse mesmo preço por um PC portátil de grandes specs, a escolha será fácil. Mas todos sabemos que a "luta" entre PCs e Macs nunca se baseou nas specs. Se assim fosse, a questao da diferença na apresentaçao dos Mhz de um Mac há muito que teria posto a Apple fora de mercado.

Posso não ser um expert na matéria, mas uma coisa eu sei. Mac é Mac e PC's são muita coisa... pelo menos até agora. E é a diluitção desta linha separadora que de certa forma me assusta e desilude, pois novamente estamos perante uma globalização do produto em prol de um maior número de vendas, descurando assim a singularidade do próprio produto e a manutençao de uma imagem sólida e própria.

Cumps!
 
Bass-Off disse:
Olá olá minha maluca :x2:

Lá está, esta é a diferença entre quem gosta de maçãs e quem não se importa de comer as outras frutas :banana:

Agora a sério. Eu percebo a tua posição e a de todos os que não se rendem à Apple. Mas quesão é: se vamos a ver pelo ponto de vista da competitividade, então daqui a nada vamos poder escolher Macs Intel ou Macs AMD ou Macs XPTO. Aqui penso que se está a desvirtualizar tanto a máquina como a própria marca.

É lógico que para o comum utilizador, escolher entre um iBook de gama de entrada a 1000€ ou pagar esse mesmo preço por um PC portátil de grandes specs, a escolha será fácil. Mas todos sabemos que a "luta" entre PCs e Macs nunca se baseou nas specs. Se assim fosse, a questao da diferença na apresentaçao dos Mhz de um Mac há muito que teria posto a Apple fora de mercado.

Posso não ser um expert na matéria, mas uma coisa eu sei. Mac é Mac e PC's são muita coisa... pelo menos até agora. E é a diluitção desta linha separadora que de certa forma me assusta e desilude, pois novamente estamos perante uma globalização do produto em prol de um maior número de vendas, descurando assim a singularidade do próprio produto e a manutençao de uma imagem sólida e própria.

Cumps!

Tudo isto é muito certo mas:

- Passado uns dias a terem saido os novos macs teremos exactamente o mesmo hardware noutros pcs com o mesmo desenho e tudo. Basta verem o clone do Mac Mini da Aopen.
Esta parte fica logo arrumada.

- Tendo o que escrevi encima presente a apple tem duas opções:

1ª Apelar os user pelo SO que tem. Aqui nada a contrapôr. É provavelmente o melhor SO que temos disponivel se bem que o que tem mais possibilidades já vacilo. Mas confesso que esse apelo é para mim grande. maas nós que andamos por aqui representamos uma mnoria dos users.

2º Baixa o preço para ganhar fatia de mercado. É o passo lógico da apple. Se não o fizer agora nunca mais o faz. Veremos se a ajudar á festa ninguem cracka as protecções e depois se consegue instalar o Mac OS nos clones. Se isso acontecer ainda vai baralhar mais isto tudo.

O que espero?

Ver produtos balanceados por parte da apple. Não espero ver os mesmos erros que cometeram com o mac Mini. É curto para PC, é curto para media certer. A seguir é ver ganhar mercado e depois ai podem novamente subir o preço pq o pessoal vai comprar. Isto se não for facil crackar o SO. Ai não faço qualquer prognóstico.
Uma coisa é certa agora. Pelo menos parece-me. A aposta na Intel até ver é boa. O Yonah parece forte e os proximos lançamentos da Intel tb.
Esperemos para ver:)
 
mas qual é o stress com os preços? tem a certeza que vai haver macs para todos os gostos e preços... ou não querem que uma pessoa "average" consiga por as maos num?
 
A parte que mais me saltou à vista nesse artigo foi

But no matter what the configurations, some analysts agree the new iBooks must be priced aggressively—much lower than current iBooks, which start at $999 for an iBook with a 12.1-inch display and DVD/CD-RW drive.

"This Christmas, we're going to be seeing (in the U.S.) $400 and $450 (Windows-based) notebooks," Mr. Kay said. "I don't expect Apple to go that far down in price and instead use their innovation to demand a higher cost, but they must lower prices to stay competitive and grab Windows users."

Espero que a Apple siga este conselho e penso que assim será. A Apple por certo que vai entrar no mercado x86 de modo agressivo para conquistar o maior share possível.
 
A Apple não quer crescer a qualquer custo... a apple é uma marca de nicho e vai querer ficar nesse nicho... no nicho da malta que não se incomoda de dar 60€ por um teclado adicional para ligar ao seu portátil, ou 2000€ por um monitor, ou 50€ por um rato com um clitoris-like button...

É que o preço baixo atrai muitos maus utilizadores, daqueles que ligam para a linha de apoio a perguntar onde é que está o start... e não é isso que a apple quer... eles querem aqueles que buscam exclusividade, e não querem "inundar o mercado em busca de 50% de quota de mercado"... é que isso acarreta custos de provisioning e de apoio ao cliente incalculáveis...
Daí que a Dell tenha dos piores índices de satisfação dos clientes com o pós venda... está sempre tudo entupido...

Por outro lado entrar numa guerra de preços faz baixar o valor apercebido pela plataforma, e atrai os canhões dos concorrentes (MS)...

se essa fosse a estratégia do Mr Steve ele lançaria o Mac OSX para todos os pcs... e continuaria a fazer computadores com modelos exclusivos lindos que muita gente (com papel) estaria disposta a pagar...

Have Fun... e faltam 14 dias
 
Of course, nos tb n queremos desse tipo de "users"... mas também ha aquele tipo do gajo que-ate-sabe-umas-cenas-mas-nao-tem-guita-pa-comprar... :)

Claro que massificar traz sempre azar... mas pôr os preços demasiado proibitivos também nao ajuda. E há aquele tipo de pessoas, que referi no parágrafo anterior (eu, por exemplo) que estao fartas de usar sempre a mesma pastilha (windoze), linux é mt bom, sim senhor, mas gostava de experimentar algo novo, mas que ao mesmo tempo nao é assim nao novo (fui macuser desde pequeno, mas agora ando com o pc... e estou farto (mesmo a interface do velho System 7 é muito equivalente à do novíssimo Xp... :P). Só que, se andarem sempre com preços algo "irreais", como é que lhes chego? Não gosto de windoze... mas e papel para um mac?

Já agora, monitores a 2000€? O topo de gama, só pode... eu ja ficava muito bem com o de 20'' :D

E eu nem estou demasiadamente interessado nos Mactels... estou é à coca para um G4 refurbished! :lol:
 
embora estivesse virado pra compra dum MAC pensei melhor..os preços nao me parece que desçam significativamente..e pra comprar gosto do melhor..menos que o PB DE 15" era pouco e esse vai pra um preço proibitivo..:confused: decidi me pelo ASUS A6 que é simplesmente lindo..é mm brutal o seu desempenho. e a qualidade do monitor e imagem..nem vos digo nada..enfim..MAC fica pró ano.;)
 
POis... segundo a Apple insider aqui, quem vai desenvolver as próximas motherboards para os powermacs vai ser a própria Intel...

Do I smell Rat? será que isto é bom? uma maior abertura? integração dos gráficos com previamos?
 
A intel desenha e fabrica chipsets com e sem gráfica integrada e também vende boards com e sem gráfica integrada portanto não vejo nenhuma obrigatoriedade de meter gráficas integradas
Além disso vi esse rumor foi para boards para PowerMacs e esses não terão gráficas integradas de maneira nenhuma
 
Back
Topo