10 de Janeiro de 2006 / MacWorld 06

Encarnado disse:
Ex-PowerMac. A "marca" PowerMac deverá ser substituida já que o "Power" vinha do ***** e como vai ser tudo intel...

Como o latrine se adiantou a mim, deixa-me só fazer o off-topic ou não sobre a questão Power. A meu ver a Apple vai continuar como a "sigla" Power, porque já tem um mercado fidelizado na sigla Power, e acabar com a sigla é quase como que acabar com esse mercado - cuidado que não estamos a falar de utilizadores informáticos, mas sim de chefes de departamento que quando vão comprar compram por siglas, pela fidelização, porque é que acham que a Intel ainda não acabou com a sigla Pentium? -. IMHO, a sigla power vai continuar mas a querer indicar outra coisa, em vez de uma arquitectura, vai passar a significar power de força, de performance, a acontecer o que diz no rumor que os Power Mac vão levar com os Conroe, e que o mais certo é ter um chipset próprio só para a Apple, e segundo o próprio CEO da Intel que diz que a Apple consegue tirar todo o partido dos processadores Intel ao contrário da concorrência, esta-se mesmo a ver o Steve Jobs e o CEO da Intel numa keynotes qualquer a vender os Power Mac como sendo os "pc" com mais "Power" do mercado.

Reforçando a ideia do poder das siglas, quantos de voçês não conhecem, aquele chefe ou gestor, ou até mesmo o joe user que não percebe puto de PC e que quando vão comprar PC's, a primeira coisa que dizem é: "Quero um Pentium!", mesmo que o vendedor tente vender um AMD dizendo que são melhores e tal e coisa, os tipos continuam a dizer que querem um Pentium porque nunca tiveram problemas com os Pentium. Nisto da Apple passa-se o mesmo, é ver muito gestor e director de departamento duma gráfica qualquer, duma empresa de pub qualquer, e de empresas de web design, a dizer que querem um Power Mac, porque nunca tiveram problemas com eles, nem virus, dizem eles, eles podem não saber qual é o SO, mas sabem que a máquina é um Power Mac, quem diz Power Mac, diz iMac, ou qualquer outra coisa qualquer.
 
Enganaste. (Apanhado de varias conversas):

-Que mac tens?
-Um G5.
-------
-Que mac tens?
-Um duplo G4 a 800.
-Eu tenho um iMac G5.
----------
-Que computadores vocês têm?
-Olhe, temos G4's, um G5 e 2 PCs.
----------
-Este G5 é mesmo giro.
----------
-Que G4 é esse?
-É um a 733.
----------
-Que computador tens?
-Tenho um PC Portatil.
-É Pentium 4, centrino ou AMD?
-Sei lá, é um PC Portatil.
----------
-Que Macs tens?
-Tenho um Performa 5200, um PowerMac 7500 e um G4 a 500.

Pelo que EU oiço, a palavra PowerMac desapareceu quando apareceram os G3s. Foi nessa altura que o pessoal deixou de usar a palavra PowerMac e passou a usar o processador como referencia -> G3 Beige, G3 azul e branco (B&W), G4, G5... ou seja, só a sigla G3, G4 e G5 indicam os desktops da Apple (PowerMac) e não precisas de dizer PowerMac para saberem que é um desktop da Apple.
 
Concordo com o Encarnado, normalmente o malta refere-se a G5 apenas, exeptuando quando é iMac! Talvez esteja subentendido que é powermac, visto terem sido os primeiros G5 a aparecer, falo apenas de g5 visto ser a realidade que conheço.

Por acaso ja me tinha questionado que nome iriam ter os novos mac com CPU Intel! Macintel soa-me mal :P eles lá sabem!

Ed_
 
Qual foi a parte de Joe user, director xpto, que não percebe puto de informática, que ainda perceberam. Eu não estou a falar de utilizadores como nós, tou falar do toto que percebe nada, aquele toto, que diz:

Toto:olha comprei um pc novo!
Nós:Qual?
Toto: sei lá só sei que é um pentium.

Ou então

Toto: Comprei um portátil novo.
Nós: Ai sim qual?
Toto: Um HP,Toshiba, Acer,(insira aqui a marca que quer) que custou "x" euros.
Nós: Ah isso é vago
Toto: Pois, só sei que tem um ecrã de 15'' 16:9, 512 de memória, e um disco com 80 Gigas qualquer coisa.
Nós: Ahhh, já estou a ver qual é. (Mentira, só queros é que é o gajo não nos crave uns minutos por causa do AV, ou doutra cena qualquer).


O tipo de conversa que o encarnado transcreveu é do joe user, que já começa a perceber do assunto.
 
Tuaregue disse:
Como o latrine se adiantou a mim, deixa-me só fazer o off-topic ou não sobre a questão Power. A meu ver a Apple vai continuar como a "sigla" Power, porque já tem um mercado fidelizado na sigla Power, e acabar com a sigla é quase como que acabar com esse mercado - cuidado que não estamos a falar de utilizadores informáticos, mas sim de chefes de departamento que quando vão comprar compram por siglas, pela fidelização, porque é que acham que a Intel ainda não acabou com a sigla Pentium? -. IMHO, a sigla power vai continuar mas a querer indicar outra coisa, em vez de uma arquitectura, vai passar a significar power de força, de performance, a acontecer o que diz no rumor que os Power Mac vão levar com os Conroe, e que o mais certo é ter um chipset próprio só para a Apple, e segundo o próprio CEO da Intel que diz que a Apple consegue tirar todo o partido dos processadores Intel ao contrário da concorrência, esta-se mesmo a ver o Steve Jobs e o CEO da Intel numa keynotes qualquer a vender os Power Mac como sendo os "pc" com mais "Power" do mercado.

Reforçando a ideia do poder das siglas, quantos de voçês não conhecem, aquele chefe ou gestor, ou até mesmo o joe user que não percebe puto de PC e que quando vão comprar PC's, a primeira coisa que dizem é: "Quero um Pentium!", mesmo que o vendedor tente vender um AMD dizendo que são melhores e tal e coisa, os tipos continuam a dizer que querem um Pentium porque nunca tiveram problemas com os Pentium. Nisto da Apple passa-se o mesmo, é ver muito gestor e director de departamento duma gráfica qualquer, duma empresa de pub qualquer, e de empresas de web design, a dizer que querem um Power Mac, porque nunca tiveram problemas com eles, nem virus, dizem eles, eles podem não saber qual é o SO, mas sabem que a máquina é um Power Mac, quem diz Power Mac, diz iMac, ou qualquer outra coisa qualquer.

"Powermac" ou "Powerbook", podem usar à vontade.

Agora "Power", é uma marca registada da IBM...
 
blastarr disse:
"Powermac" ou "Powerbook", podem usar à vontade.

Agora "Power", é uma marca registada da IBM...

Sim claro, a utilização do power sempre acoplada a outra palavra, PowerMac, mas se até agora power era significado da arquitectura, apartir de agora pode vir a ter outro sinónimo, mas o que interessa é continuar com o "branding" do PowerMac, PowerBook.
 
Epah.. PowerBook tem de lá ficar.. powermac.. é verdade o pessoal diz G5.. e se n se disser que é um iMac G5 ou um iBook G5 (era bom, era bom..), subentende-se como powermac g5.. mas podia continuar lá o powermac que n fazia mal nenhum..
 
Tuaregue disse:
O tipo de conversa que o encarnado transcreveu é do joe user, que já começa a perceber do assunto.


Quem compra Mac, apesar de não saber NADA de informatica, sabe se comprou um ibook G4, um PowerBook G4, um iMac G5, um eMac G4 ou um G5 (:D PowerMac claro).

Quem compra um PC sabe que é pentium (ou até nem sabe), que tem x de RAM e x de disco (porque vem lá tudo em letras enormes no catalogo/poster)/folheto. A maior parte dos noobs sabem que aquilo corre Windows e chega-lhes.

O uso da marca PowerMac apareceu com os 1ºs Macs com CPU PPC -> PowerMac 6100 e PowerMac 7100. Até lá era tudo Macintosh (Macintosh II, Macintosh Classic, Macintosh Color Classic, Macintosh LC, etc).

Com os novos Macs com Intel, há quem lhes chame MacIntel ou simplesmente MacTel (que eu não gosto. Soa a empresa de telefones tipo jazztel). Só nos resta esperar pela decisão da Apple se continua com o PowerMac (que eu discordo) ou se muda.
 
Bem, pela noticia a Apple preencheu um pedido.
Eu sinceramente não gosto, soa a empresa de telefones ou algo relacionado com telecomunicações e não com computadores.

Outra questão que me lembrei agora é a trademark PowerBook que já era usada desde o 2º portatil Apple na era Motorola 68K -> Macintosh Portable -> PowerBook 100.
 
Esses trademarks esquisitos muitas vezes são usados apenas para proteger o facto de alguém lançar qq coisa com esses nomes e apanhar consumidores mais incautos
Mesmo assim o nome não me interessa muito. Mas realmente arranja-se bem melhor que "Mactel"
 
eu acho que com esta jogada a Apple prepara-se para conquistar o mundo :P e o steve jobs vai-se vingar do bill gates.... por ele ter copiado as ideias da apple....

agora mais a sério.... a M$ que se cuide..... é que o mac é tão simples que até a minha tia de 59 anos mexe nele (ainda não tentou mas deve conseguir).
 
Mactel? Yuk...

Macintosh? Apple? Porque não Pear? Ou Peach? Ou ainda Banana? :lol:

Agora a sério... espero que a Apple não escolha Mactel... seria mesmo mal, e ainda para mais agora que soa a "empresa de telecomunicações" ;)
 
Apple porque...
and on April 1st, 1976 they officially formed the Apple Computer Company. Jobs had recently worked at an organic apple orchard, and liked the name because "he thought of the apple as the perfect fruit--it has a high nutritional content, it comes in a nice package, it doesn't damage easily--and he wanted Apple to be the perfect company. Besides, they couldn't come up with a better name."
In Apple II History Chapter 2 http://apple2history.org/history/ah02.html


E aquele logo porque...
Rob Janov, a young art director, was assigned to the Apple account and set about designing a corporate logo. Armed with the idea that the computers would be sold to consumers and that their machine was one of the few to offer color, Janov set about drawing still lifes from a bowl of apples ... He gouged a rounded chunk from one side of the Apple, seeing this as a playful comment on the world of bits and bytes but also as a novel design. To Janov the missing portion "prevented the apple from looking like a cherry tomato." He ran six colorful stripes across the Apple, starting with a jaunty sprig of green, and the mixture had a slightly psychedelic tint. The overall result was enticing and warm ...

Jobs was meticulous about the style and appearance of the logo ... When Janov suggested that the six colors be separated by thin strips to make the reproduction easier, Jobs refused
In Apple II History Chapter 4 http://apple2history.org/history/ah04.html

AH! e Macintosh porque há um tipo de Maçã chamado McIntosh e para evitar confusões, alteraram para Macintosh.
Jef Raskin, a computer scientist, is credited with naming the Apple Macintosh, a computer system, after the fruit, adopting a very common misspelling often seen in grocery stores.
In Wikipedia -> http://en.wikipedia.org/wiki/McIntosh
 
Última edição:
sinceramente com isto tudo pra mim perde se um pouco da "magia" da maçã...ganha se em universalidade de mercado (e no próprio desempenho parece) e tal e nao sei o quê mais mas pronto..já nao é o mesmo.
 
ya! haviam de ter visto o 1º logotipo da Apple... era msm bom :D

image173.jpg
 
mas quais magia! dass! marketing victims! o que interessa aqui é o desempenho... peso que estou a falar com pessoas que usam o mac para trabalahr.. é uma ferramenta certo? não é uma namorada...
 
Back
Topo