1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

10 Dicas do Windows XP

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por bruno_salmito, 7 de Julho de 2006. (Respostas: 11; Visualizações: 4348)

  1. :kfold: 10 dicas para:kfold:





    Antes de começar
    Muitas das dicas desta página necessitam da execução do Editor de Registro do Windows (regedit.exe). Para isso, vá em Iniciar / Executar e digite regedit. Vale dizer que é necessário perícia para mexer no Registro do Windows, para que não ocorra danos ao sistema. Você pode encontrar orientações sobre isso neste tutorial.
    O InfoWester testou exaustivamente as dicas desta página em mais de um de computador. Mesmo assim, não garantimos que os procedimentos citados aqui vão funcionar em sua máquina, assim como não nos responsabilizamos por qualquer dano que surgir em decorrência da execução de qualquer dica.

    01 - Desinstalando o Windows Messenger (e outros programas):
    Alguns programas que acompanham o Windows XP não possuem nenhuma forma acessível de remoção, mas isso é possível. Um desses softwares é o Windows Messenger. Para desinstalá-lo, abra o Bloco de Notas (Notepad) e por ele acesse o arquivo sysoc.inf, presente em C:\Windows\inf. Na seção Components, remova somente a palavra hide do componente que você deseja desinstalar. Em nosso exemplo, a remoção é do software Windows Messenger e sua linha no arquivo sycoc.inf - msmsgs=msgrocm.dll,OcEntry,msmsgs.inf,hide,7 - ficará assim: msmsgs=msgrocm.dll,OcEntry,msmsgs.inf,,7. Após isso, salve o arquivo e os componentes escolhidos agora poderão ser desinstalados normalmente pelo Painel de Controle / Adicionar/Remover Programas. Vale dizer que a primeira palavra em cada linha indica o programa (Pinball, MSWordPad, etc) e para cada uma delas é necessário remover a palavra hide para que o aplicativo em questão possa ser removido do Windows XP. Antes de executar o procedimento, faça uma cópia do arquivo sysoc.inf, por precaução. Essa mesma dica também funciona no Windows 2000.

    02 - Mude a pasta Meus Documentos de lugar
    O diretório Meus Documentos fica localizado em C:\Documents and Settings\usuario\Meus Documentos por padrão (neste caminho, "usuario" é o nome do login usado no computador). No entanto, é possível colocar essa pasta em outro local. Para isso, clique sobre a pasta Meu Documentos com o botão direito do mouse e escolha a opção Propriedades. Clique em Destino e na caixa de nome Local da pasta de destino, escolha o novo diretório.

    03 - Exclua as pastas especiais dentro de Meus Documentos:
    No diretório Meus Documentos, existem pastas que muitos não usam, como Minhas Músicas e Minhas Figuras. Se você apagá-las, o Windows as recria. Para eliminar definitivamente esses diretórios, vá em Iniciar / Executar e digite regsvr32 /umydocs.dll. Para fazer com que essas pastas apareçam novamente, em Executar, digite o comando regsvr32 mydocs.dll e reinicie o computador.

    04 - Fazendo backup do WPA, para evitar a reativação:
    Se você tiver o Window XP já ativado e funcionando corretamente em seu computador, pode ser que necessite reinstalá-lo por algum motivo nesta mesma máquina. Neste caso, você terá que reativá-lo novamente para que o sistema funcione. Para evitar isso, antes da reinstalação, faça um backup (cópia) do arquivo WPA.DBL que está no diretório C:\Windows\System32. Após a reinstalação do Windows XP, coloque o arquivo neste mesmo diretório e ação está terminada. Vale dizer que o arquivo WPA.DBL é onde o sistema armazena as informações sobre o hardware instalado no computador.

    05 - Desabilite os balões de aviso do Windows XP:
    Se você deseja desabilitar aqueles "balões de aviso" que aparecem sempre que o Windows executa alguma função específica, faça o seguinte: vá em Iniciar / Executar, digite regedit e vá na chave HKEY_CURRENT_USER / Software / Microsoft / Windows / CurrentVersion / Explorer / Advanced. Clique no menu Editar, vá em Novo / Valor DWORD, digite EnableBalloonTips e pressione Enter em seu teclado. Se já houver essa variável ali, altere o seu valor para 0 (zero). Reinicie o computador e os balões não serão mais exibidos pelo sistema.

    06 - Como instalar o teclado ABNT2 no Windows XP:
    No Windows XP a configuração do idioma e tipo de teclado não é feito através do ícone de teclado. Para fazer isso, vá no Painel de Controle /Opções regionais e de idioma/ Idiomas / Detalhes/ Adicionar, escolha Português (Brasil) e Português (Brasil - ABNT2) nas opções e clique em OK.

    07 - Entrando diretamente no Windows:
    Caso somente você esteja usando o computador e, por isso, o login não é necessário, você pode desabilitá-lo. Para isso, vá em Iniciar / Executar, digite control userpasswords2 e clique em OK. Na guia Usuários, desative o item Os usuários devem entrar com um nome e senha para usar este computador e clique em Aplicar. Quando o sistema pedir um nome de usuário e uma senha, informe o usuário padrão e digite uma senha (não deixe este campo em branco!). Após isso, pressione OK, vá em Iniciar / Configurações Painel de Controle / Contas de Usuário, clique em Alteraro modo como usuários fazem logon ou logoff e desative os itens Use a tela de boas-vindas e Use a Troca Rápida de Usuário. Com isso, o Windows carregará mais rápido e não será necessário passar pela tela de login.
    Uma alternativa, é instalar a ferramenta Tweak UI da Microsoft (ver o item 10 desta página) e ir em Logon / Autologon, habilitar a caixa Log on automatically at system startup, escolher um usuário e em Set Password informar uma senha.

    08 - Recarrege o Explorer:
    Algumas vezes, o executável explorer.exe (que entre outras coisas, mantém a estrutura de janelas e a Barra de Tarefas funcionando) trava e a Barra de Tarefas (a barra onde se encontra o botão Iniciar) pára de responder ou some. Dependendo do caso, o próprio Windows executa novamente o explorer.exe e este reativa suas funcionalidades. Quando isso não ocorre, existe uma solução fácil e que evita a necessidade de efetuar logoff ou de reiniciar: simplesmente pressione Ctrl mais Alt mais Del em seu teclado, vá em Arquivo / Executar nova tarefa e digite explorer. O explorer.exe será então habilitado novamente.

    09 - Menu Iniciar mais rápido:
    É possível fazer com que o Menu Iniciar do Windows XP exiba seus itens mais rapidamente. Para isso, vá em Iniciar / Executar, digite regedite vá em HKEY_CURRENT_USER / Control Panel / Desktop. Selecione MenuShowDelay na lista da direita e clique com o botão direito do mouse em cima. Agora, escolha Modificar e mude o valor para 0 (zero). Após o computador inicializar, o menu Iniciar estará mais rápido.

    10 - Faça alterações no Windows XP através do Tweak UI
    O Tweak UI faz parte dos programas chamados "Powertoys". Trata-se de um aplicativo desenvolvido pela Microsoft que permite uma série de ajustes no Windows XP. É possível, por exemplo, configurar os recursos do mouse, alterar ícones e caixas de diálogo, habilitar o logon automático, mudar as opções do Painel de Controle e do menu Iniciar, entre outros. Por sua variedade de opções, o Tweak UI deve ser usado com cuidado para evitar danos.

    Em breve estarei postando a parte 2 desse tutorial, um abraço a todos aqueles que gostam desse forum...:-D
     
  2. Thunderh

    Thunderh Power Member

    Penso que ja haja dicas deste genero noutro topic, no entanto os meus parabéns :P está exelente e já estou a usar algumas
     
  3. rodaco

    rodaco Power Member

    ya, coisas dessas não faltam aí, mas parabéns pela iniciativa bruno_salmito e tmb já estou a usar uns truques que ainda n tinha aplicado.

    cumpz
     
  4. [BoB]Marley

    [BoB]Marley To fold or to FOLD?

    a dica do wpa vai me dar muito jeito... assim quando precisar de reinstalar o windows nos computadores dos clientes, já preciso "gastar-lhes" mais activações...
     
  5. Aparicio

    Aparicio /dev/mod
    Staff Member

    Está excelente, mas vê se mudas a cor da letra para o normal, é que eu utilizo e skin Light Blue e só selecionando o texo é que consigo ver.
     
  6. dA_PhReAk

    dA_PhReAk Power Member

    a parte "07 - Entrando diretamente no Windows:" deu me muito jeito =) ja tinha mexido em tudo do user accounts e nunca iniciava directamento para o windows.

    Ja agora porque dizes


    Eu nao tenho pass no meu username, entao tenho de deixar aquilo em branco, qual e o problema?
     
  7. nao ha nenhum problema, é que eu errei na hora de digitar peço desculpas


    Amigo não á problema algum é que eu errei na hora de digitar confundi co outro tuto que estava a digitar, peço desculpas, flws e abraço....
     
    Última edição pelo moderador: 5 de Outubro de 2006
  8. Bom trabalho rapaz. Excelente organizaçao. talvez nao fosse ma ideia termos uma thread so de tweaks para o windows.
    Gostei dakela q dah pra tirar o messenger.

    manda vir mais :)
     
  9. Zagor

    Zagor Power Member

    Bem feito :) Isto ate que poderia levar sticky na minha opinião!
     
  10. Xarpas

    Xarpas To fold or to FOLD?

    só uma ajuda....não consigo desinstalar o windows messenger.
    entrei no notepad mas nao encontro a dir.C:\Windows\inf. nem o ficheiro sysoc.inf.

     
  11. Noeljunior

    Noeljunior I fold therefore I AM

    Há por aí uma thread (procura por tweak xp) que fala de muitas coisas que estão aí. Por uma questão de organização (já que até falam em sticky) devias ter visto o que estava repetido e postado só o que interessa. Assim se criava uma thread única para o efeito.
    Just my two cents ;)

    Cumps
     
  12. muscat

    muscat Power Member

    Muito bom post, principalmente o 01 e o 04 .....


    Continua ....
     

Partilhar esta Página