1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

100 hertz - o que se ganha com eles ?

Discussão em 'Home Cinema' iniciada por saraivix, 22 de Julho de 2008. (Respostas: 22; Visualizações: 2435)

1. saraivix

saraivix Power Member

Boas.

Alguém me pode explicar (com imagens de preferencia :D) a diferença entre uma imagem normal e uma imagem de 100hz ?

:009:

2. Romani48

Romani48 Power Member

imagens?
    vai a um supermercado ou algures onde tenhas um ecra de 100Hz..

o que se passa é que a taxa de refrescamento do ecrã é maior, o que traduz se numa imagem mais fluida.. tipo um frame rate superior num jogo :)

e não ocorre fenomenos de tearing..

ex: num pc, se tiveres um ecra de 75Hz, e num jogo não usares vsync, se este conseguir dar mais que 75FPS, vais ter uma imagem bem mais fluida.. mas com quebras de refrescamento, parecendo que uma parte do ecra actualiza mais rapida que outra...

prontos já tens uma noção :)

3. The Zombie

The Zombie Power Member

Sem falar que a vista e o proprio cerebro nao se cansam com uma mais alta taxa de refresh.

Experimenta ver numa TV de 50Hz um filme. Vais estar a esfregar a vista passado uma hora.
    Com 100Hz ou mais, não vais ter esse problema.

4. Raines

Raines Power Member

ve tv num lcd ou plasma 100Hz ou melhor ainda ... num CRT 100Hz e depois vai ver tv logo a seguir num 50Hz... ate parece que cintila o ecran,...

5. bathombre

bathombre Power Member

Quem notar estas diferenças num LCD ou num Plasma é porque tem uma visão 20/20. Duvido que alguém note grandes diferenças e veja qualquer tipo de flikering.

Nos CRT´s sim, isto era bem visível, porque a sua tecologia era muito diferente e era propicia a criação de flikering, mas num LCD... bem talvez nas resoluções mais baixas.

Com uma máquina fotográfica ou de filmar vejam o flikering num CRT e num LCD, se virem algum neste último, deve estar avariado.

100hz foi uma ferramenta muito útil no tempo dos CRT´s, na era dos LCD´s e Plasmas é só mais uma forma das marcas cobrarem mais uns euros.

6. hbejinha

hbejinha Suspenso

100 hz é marketing,100hz em tecnologia crt até é bom pq o tremer desaparece agora em plasmas e lcd.....ve reviews e para teu espanto eles até dizem que fica melhor com os 100hz desligado

basicamente eles já não sabem o que inventar para vender qd 99" for tudo fullhd tem que arranjar outra coisa para venderem.

agora estão numa de guerrear com valores de contraste....enfim....

7. Raines

Raines Power Member

ya por isso e que disse que e melhor em CRT , penso que o LCD e plasma so por si ja eliminam isso em relacao aos crt...

em contraste a pioneer tem EXTREME:D lolo o que vao fazer as outras? por EXTREME ao infinito como os putos:D

8. Seavoices

Seavoices Power Member

Ainda bem que falas do que não sabes... Marketing!!! Tem muito que se lhe diga mas nunca neste item.

100hz permite um maior refrescamento da imagem por fps do que com hz mais baixos.

Isso permite imagens mais flúidas nomeadamente em cenas de grande movimento. A imagem torna-se mais natural.

Nos CRT a cintilação visível baixa, nos LCD's e plasmas isso não é perceptível. Mas que quanto maior for os hz, mais qualidade e mais natural será a imagem.

9. thriller

thriller Power Member

Marketing???

Comentario no minimo infeliz

Deixa-me adivinhar tens um lcd que não tem 100hz e acha-lo o melhor do mundo

Vai a uma grande superficie e compara as imagens se continuares a nao ver diferença aconselho-te um eyes check com urgencia.

P.s. Tou a falar com conhecimento de causa ja que tive um sem os 100hz (le32r81) e troquei por um Le32m87

10. hbejinha

hbejinha Suspenso

Mas neste forum isto é uma guerra de sabichões?

próxima vez que me voltas a dizer que falo o que não sei mando-te para um sitio com todas as letras.

não és obrigado a concordar comigo nem eu contigo nem sempre estou certo como é logico.se achas que estou errado mostras a tua maneira de ver as coisas e pode ser que que te de razão mas da maneira que começas a tua frase perdeste logo á partida toda a razão.

já mostraste a tua maneira de ver a coisa e continuo a não concordar porque os 100hz por ex numa lcd não é o refrescamento como numa crt se tratasse ou seja numa crt a 100hz notavas logo a diferença cintilava menos pq é de maneira como a tecnologia trabalha

100hz num crt quer dizer que o refrescamento é feito 100x por segundo ele não trabalha a imagem mas refresca a linha mais vezes mas não quer dizer que tas a ver 100frames por segundo em algo que tem 60.
    se a imagem não for "bombardeada" a imagem desaparece é como um crt trabalha

o lcd não precisa de ser "refrescado" alias este termo nao existe em lcd a imagem é modificada ao pixel por isso é que lcds cansa menos a vista.

num lcd qd metes a 100hz ele vai trabalhar a imagem e meter mais frames onde elas não estão e como faz isso em sources que não são 100 frames ? faz por interpolação em que fica mais suave mas cria outros problemas de artefactos, pode haver pessoas que gostem mas no geral suxs

é tipo o novo sistema da panasonic no geral ninguem gosta.

mas vai a este site e vez com mais detalhe o que estou a dizer

http://www.hdtvtest.co.uk/Samsung-LE40A656/Picture-Quality.htm

[email protected]

e achas da serie 3 para a serie 6 não existe mais nehuma diferença sem ser os 100hz....enfim...se calhar o modo 100hz nem tava ligado

11. hbejinha

hbejinha Suspenso

thriller

sim e o que os 100hz tem a ver para o caso? trocaste de uma televisão de uma geração para outra e como é logico é melhor e a tecnologia ter 100hz foi o que resolveu os teus problemas?

12. joaocb40

joaocb40 Power Member

Devo dizer que vou mais pelo que diz o hbejinha. Nos CRT's conseguia ver a vantagem dos 100hz na ausência do cintilar, mas no LCD não me apercebo de grande diferença. Aliás ainda recentemente preteri um Samsung com 100hz em favor de um Sony sem 100hz.

Uma coisa interessante que reparei é que no samsung os 100hz são desligáveis, o que me leva a pensar que as eventuais vantagens dos 100hz nos lcd's sejam discutíveis. Que outra razão poderá haver para que a opção de desligar lá esteja?

Última edição: 23 de Julho de 2008
  13. hbejinha

hbejinha Suspenso

os 100hz nos crt não dava para desligar pq não tinha nenhuma desvantagem e não mexia a imagem em si ou seja pe

os 100hz num lcd em algumas situações ate pode dar um efeito "cool" mas é sempre discutivel depende da fonte da pessoa...etc...

14. Fric

Fric Power Member

Os 100hz podem, ou nao, melhorar a imagem e o conceito de 100hz difere de fornecedor para fornecedor.

Por exemplo, para samsung, os 100hz nos lcd's deles é a mesma coisa que o IFC (inteligent frame creation) da panasonic que envolve um processamento adicionar de imagem, e na panasonic os 100hz é simplesmente apresentar duas vezes a mesma imagem na tv.

Na maioria dos ctr's os 100hz reflectem estes dois pontos referidos anteriormente, ou seja, mostram o dobro das imagens mas algumas criadas por um processador gráfico.

Ha quem goste... e ha quem nao goste... eu pessoalmente gosto do efeito para jogar consola, mas nao gosto do efeito para ver filmes, prefiro 24p (ou seja 24 imagens por segundo o que dá 24hz).

Uma coisa é certa... normalmente numa tv com este tipo de efeito é mais cara... que uma tv sem este efeito...

Uma nota... por favor respeitem-se mutuamente, n ha necessidade de começarem com bocas e afins...

15. hbejinha

hbejinha Suspenso

só discordo nisto

Na maioria dos ctr's os 100hz reflectem estes dois pontos referidos anteriormente, ou seja, mostram o dobro das imagens mas algumas criadas por um processador gráfico.

qd dizes maioria...talvez os ultimos crts qd começou a aparecer o plasma .... mas 100hz em crt foi criado mesmo para tirar o cintilar se depois aproveitou-se esta tecnologia para fazer mais algo já é outra historia.

16. pjmvc

pjmvc Power Member

O efeito dos 100Hz nos LCD é completamente diferente dos CRT:
    A imagem fica mais fluida (menos jitter) e a resolução em movimento (Motion Resolution) é superior.
    Não confundir com a resolução estática que normalmente é igual à do painel LCD (1920x1080 nos Full HD)

Samsung LE40A656: http://www.techzonept.com/newreply.php?do=postreply&t=308801
    100Hz desligado: 300 linhas. 100Hz ligado: 550 a 650 linhas conforme o modo.

Sony KDL40X3500: http://www.hdtvtest.co.uk/Sony-KDL40X3500/Calibration.php
    100Hz desligado: 300 linhas. 100Hz ligado: 550 linhas.

Philips 37PFL9632D: http://www.hdtvtest.co.uk/Philips-37PFL9632D/Calibration/
    100Hz desligado: 300 linhas. 100Hz ligado: 900 linhas.

Para quem quiser um ecrã (plasma) com Motion Resolution de 1080 linhas:
    Pioneer PDP-LX5090: http://www.hdtvtest.co.uk/Pioneer-PDP-LX5090/Calibration.htm
    É pena o preço não ser nada convidativo :confused:

Claro que há quem goste do efeito dos 100hz nos LCD e há quem não goste porque a imagem fica parecida com uma gravação de video.
    Confesso que sou dos que gosto e estou à espera que os preços dos 100Hz baixem para poder investir num.

Façam a escolha depois de ler alguns testes e principalmente depois de visualizar ao vivo as diferenças das várias tecnologias usadas pelos fabricantes.
    Os 100Hz da Sony são diferentes dos da Samsung e dos da Philips e por aí fora.

Atenção que as Sony CRT DRC 100Hz permitem desligar os 100Hz.

Cumprimentos

Última edição: 23 de Julho de 2008
  17. thriller

thriller Power Member

hbejinha

Reitero tudo o que disse vezes dois. Sim sabes a teoria toda dos 100hz e depois??? Basta ir a fnac e comparar as imagens de sem e com os tão discutidos 100Hz e não é preciso ser-se nenhum expert na matéria como tu o pareces ser para ver que os e Hz extra fazem-se pagar pela qualidade que fornecem a imagem. E se fui algo ironico no que disse é porque a mim é obvio que a qualidade é superior.

Se me disseres que não se nota tanto como num crt aí tou completamente de acordo contigo mas dizeres que é puramente marketing ma minha opinião não falas baseado em experiencia.

18. Sp3c

Sp3c Power Member

Sempre fui fan dos 100Hz ainda no tempo dos CRT´s em monitores de PC nao conseguia jogar com menos de 100.

Nos plasmas apesar de ser diferente a diferenca dos 60 pros 100hz, nota-se e bastante dependendo da utilização.

Especialmente para quem quer dar um uso ao plasma/lcd mais virado pra jogos, ou filmes de acção.

Para quem quiser exprimentar as diferenças aconselho a instalar um jogo em que consiga ter pelo menos 100 fps e de preferencia algo agitado. Depois joga-se com os 60Hz e mais tarde com os 100Hz. A diferença e tal que nem é necessário comecar a jogar para se notar.

Agora para Ver SD e um filme de vez em quando posso dizer que é tudo uma questão de habito, com o tempo facilmente uma pessoa se habitua a 60Hz mas se puder ter 100Hz a meu ver melhor!

Quanto a ser marketing ou não, acredito que seja mas noto mais diferencas de 60Hz para 100Hz do que HDready para FullHD.

19. hbejinha

hbejinha Suspenso

thriller

sou um expert? obrigado pelo elogio

sabes o que quer dizer marketing? eu nao disse que os 100hz não faziam nada.só disse que nao tem nada a ver com os 100hz de crt como o nosso amigo estava a dizer ok?

100hz em lcd não é o tempo de refrescamento

por acaso foste ao link que coloquei aqui? queres que te encontre mais dezenas de reviews em que todos os que criticam dizem o mesmo.....sim é kool mas prefiro ele desligado para o dia a dia ou em low

sendo assim se é para meter em low ou desligado não é melhor não ligar a essa função?

se gostas dos 100hz optimo para ti agora não preciso de gostar pq tu gostas certo?

Partilhar esta Página