• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

[1000-1300€] [13",15"] Edição de Vídeo / Fotografia

bazarouco

Power Member
Boa tarde malta!

Procuro um portátil essencialmente para edição de vídeo 4k e fotografia. Adobe Premiere CC e Lightroom serão os programas que irei usar. Não estou muito contente com a ideia de ter que comprar um portátil, mas a verdade é que preciso ou vou precisar cada vez mais em pequenas deslocações/viagens. Mas tenho receio que o portátil fique mais tempo parado que outra coisa. Tenho o meu velhinho LG S510 parado. Também só funciona ligado à corrente.


1) Qual é o orçamento disponível? Quando é que vais comprar o portátil?
Entre os 1000€ e 1300€. Pode ser necessário agora no final de Outubro ou só daqui a uns meses. Os 1300€ já é esticar muito a corda, mas...

2) Qual ou quais os tamanhos que pretendes?
13" a 15.6" - Objectivo é ser abaixo dos 2KG ou perto disso.

3) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?
Não quero Apple. Que não me dê problemas de aquecimento.

4) A que tarefas se destina o portátil?
Edição de vídeo 4K e fotografia. Ficheiros H265 e não só.

5) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou fica preferencialmente em cima da secretária?
A ideia do portátil é para pequenas deslocações/viagens e fazer companhia ao material de fotografia/vídeo.

6) Quantas horas de bateria necessitas?
3h ou 4h já ficava contente.

7) Vais jogar no portátil? Se sim, que jogos?
Não...

8) Quais as resoluções de ecrã que preferes?
3. 1920x1080
4. 3840x2160


10) Tens alguma necessidade específica (interface, armazenamento, multimédia, etc)?
Intel i7; SSD; 16GB DDR; gráfica dedicada; Peso máximo 2kg ou perto;



Eu andava a ver portáteis com a GTX1060, mas pelo o que andei a ver as diferenças no Premiere não são assim tantas para uma GTX1050. Corrijam-me se estiver enganado. Pelo menos no meu desktop, fazer render/export no Adobe Premiere com gráfica dedicada vs OpenGL faz muita diferença. Ou simplesmente fazer o transcoding para Proxy's.
 
Última edição:
Não faço ideia da relevância da gráfica dedicada nesse tipo de programas, mas o cooling é muito importante no tipo de utilização que vais dar. A qualidade do ecrã também o que é um problema, porque com esse orçamento vais encontrar mais maquinas gaming cujo ecrã é bom para jogar, mas para edição de imagem....

Este, apesar de direccionado para gaming, tem uma opção de ecrã 60Hz que dá para edição (tens 10% de desconto com cupão):
http://www.*****.pt/computadores/gaming-slim-gk5/

O ideal seria algo como um MSI P65 creator, mas passa do orçamento...
 
Sim, o cooling será sempre muito importante. Não é que vá ter uma utilização diária, daí achar os 1300€ um pouco excessivo.

O MSI P65 é lindo, mas 1500/1600€ é demasido. No entanto, gosto muito do irmão mais novo o PS42. Já fica um pouco acima do orçamento mas aqueles 1.2Kg podem justificar entre levar +1 lente na mala de mão ou não. Tenho que perceber se não há problemas de cooling. Só ficava a faltar 1 USB3 Gen2.

Esse Gaming Slim GK5 parece ser bem interessante e fica nos 2KG. Com o mesmo tipo de configuração, 16GB, 512SSD Nvme, i7-8750H (em vez do i7-8550U), também fica nos 1300€.
O meu único receio neste barebones, é a sua estabilidade. Já não tenho paciência para andar a instalar/desinstalar software, BIOS e verificar sei la o quê...
Eu tive um Clasus há muitos anos atrás e as recordações não foram as melhores.

Diferenças entre estes 2 portáteis.
CPU > GK5
Autonomia & Peso > MSI PS42

Temperaturas / Fan noise ....
 
Última edição:
O msi ps42 pelo o que li não tem problemas de cooling (e sempre podes fazer undervolt) e a titulo de informação está para sair até o final de Outubro cá em Portugal a versão com a gtx 1050 Max-Q por 1350 euros. Nos nossos hermanos já está disponível por cerca de 1322 euros.
Não te esqueças que além dos 2kg do GK5 tens que adicionais mais 600gr do carregador se o fores transportar...
 
Última edição:
600gr?!? Whatttt? O GK5 com os 10% de desconto, facilidade de upgrade/limpeza, CPU superior, são grandes vantagens. A estabilidade, bugs são a minha maior preocupação. E a bateria a durar pouco mais de 2h tb é um pouco chato.

Em relação ao PS42, as GTX1050 que se vê em Espanha e em pré-encomenda cá, é tudo a versão max-Q!? Por um lado agrada-me a ideia de comprar em Espanha que assim já comprava sem IVA.
Se apanhasse o da MSI em promoção é que era :)
 
Mas olha que a bateria do PS42 não é assim nada que mereça de destaque em comparação com outros ultrabooks, anda entre as 5-7 horas. No GK5, além do CPU superior, levas também uma gráfica superior mas isso tudo com o custo de teres que transportar mais cerca de 1.2Kg em relação ao MSI... Sim para alimentar um bicho destes é preciso um carregador de 150 ou 180W que já piscam o olho ao termo tijolo.
Nos sites da MSI só mencionam versão com Max-Q, de certeza que é tudo com a versão Max-Q.
 
Sim, também perco na gráfica. Tenho que tentar perceber se estas versões mais económicas de CPU e GPU fazem muita diferença no Premiere. Mas 5-7 horas de bateria já fico muito mais que satisfeito. Queria um mínimo de 3h, por isso...

Eu ontem cometi o "erro" de ir à ***** e experimentei o LG Gram e alguns com menos de 2KG. Fiquei mesmo rendido a estes portáteis levezinhos. Não pensei que fosse notar muita diferença entre 1.5kg e 2kg, mas a verdade é que ia pegando nos portáteis expostos e notava. O da LG é mesmo incrível, mas não sei se aquela estrutura aguenta muito tempo, especialmente o monitor.

Que tal o feedback da loja dos nossos hermanos a nível de garantias/problemas?


Para baralhar ainda mais as contas... Também encontrei os MSI GS63/GF63. Mas tem tantas versões que fico baralhado. Mas seria com a 1050/1050TI e o i7 7700HQ. Pesam 1.86KG e já se encontra a uns 1300€.
 
Última edição:
Eu não queria ultrapassar os 1300€, mas...

Estou indeciso entre um MSI GS63 (i7-7700HQ+1050 Ti 4GB) e um ASUS Zennbook Pro UX550GE (i7-8750H+1050 Ti 4GB). Tendo em conta a promoção de uma loja cá em PT e o portátil MSI ser refurbished/devolvido, a diferença entre eles chega quase aos 500€. 1500€ vs 1000€

Será que compensa gastar os 500€ extra por:
+ 1 ano de garantia
Melhor qualidade de ecrã (??? ... versão FHD ambos supostamente têm 72% NTSC)
Processador de 8th geração
512GB SSD (Asus) vs 256GB SSD + 1Tb (MSI)
USB's GEN2 (??)


A nível de refrigeração não estou a conseguir encontrar nada em relação a este modelo da Asus.

Ou pelos 1500€ já posso estar a olhar para outros portáteis?? :(
 
Última edição:
Se encontras o Asus a esse preço, parece-me uma boa compra. É basicamente o concorrente directo do MSI P65.

O cooling parece bastante interessante, partindo do principio que não carregas o CPU e a gráfica ao mesmo tempo (parto do principio que aconteça o mesmo agora, a review é da geração passada). Caso o faças, os MSI são melhores. (o GS63 é basicamente um P65 com hardware da geração passada)

https://www.notebookcheck.net/Asus-...-GTX-1050-Full-HD-Laptop-Review.244290.0.html
 
Eu não queria ultrapassar os 1300€, mas...

Estou indeciso entre um MSI GS63 (i7-7700HQ+1050 Ti 4GB) e um ASUS Zennbook Pro UX550GE (i7-8750H+1050 Ti 4GB). Tendo em conta a promoção de uma loja cá em PT e o portátil MSI ser refurbished/devolvido, a diferença entre eles chega quase aos 500€. 1500€ vs 1000€

Será que compensa gastar os 500€ extra por:
+ 1 ano de garantia
Melhor qualidade de ecrã (??? ... versão FHD ambos supostamente têm 72% NTSC)
Processador de 8th geração
512GB SSD (Asus) vs 256GB SSD + 1Tb (MSI)
USB's GEN2 (??)


A nível de refrigeração não estou a conseguir encontrar nada em relação a este modelo da Asus.

Ou pelos 1500€ já posso estar a olhar para outros portáteis?? :(

Comprei um UX550GE há uma semana e estou quase completamente satisfeito. O ecrã (1080) é muito bom e até vem com um sticker a dizer "Pantone Validated", vale o que vale. Para mim era algo importante um ecrã de qualidade, assumo que para ti também seja para o que pretendes do portátil.

Um problema destas gamas (thin, light and powerful) é o coil whine. E o meu tem algum. Mas francamente não tenho a pachorra, nem a disponibilidade para trocar de portátil a cada 3 dias para me sair a lotaria de um que não se note. Para ser franco, só me incomodou no primeiro dia e uma ou outra vez quando o portátil liga, mas não é nada de grave. A primeira e única vez que puxei por ele a sério nestes dias aqueceu bastante, é algo que já deves estar à espera. Não medi temps, mas para um chassis tão pequeno e leve, ainda tem um hardware bom qb para ficar quentinho se ficar em heavy load muito tempo. No resto do tempo, é bastante silencioso e não me parece ligar as fans muitas vezes sem necessidade.

A única cena que me irrita mesmo profundamente é esta nova moda dos teclados (os da MSI são iguais, acho) com a porcaria do Enter mais pequeno e o til (~) por cima. Não sei se me vou conseguir habituar a isso, até porque escrevo bastante noutros teclados "normais". Em ultimo recurso vou tentar mapear o til para o lugar do "º/ª". E não tem media keys, por alguma razão (pause/play, previous, next). O teclado em si e o trackpad são muito bom. O layout, para mim, é mau.

Passei + de 3 meses a ver portáteis e a única conclusão que tirei foi que não há portáteis perfeitos. Para o que pretendia, este era o único que se adequava e, com a mesma promoção que viste + o que recebi do portátil que tinha vendido no olx, foi bom investimento. Para as tuas necessidades, confio que também seja uma boa opção, tirando a questão da capacidade (não sei com que volumes trabalhas, mas deverás necessitar de um disco externo, visto não ter HDD).

PS: Apesar da maioria das fotos serem do modelo preto, muitas das lojas pt (incluindo uma das que faz essa promoção dos 1500) vendem o portátil em Midnight Blue (diz mesmo nas características do site deles que é Azul e também tem um typo em que diz que vem com a 1050 em vez da 1050Ti ). Eu preferia em preto, mas até não desgosto da cor que veio e já sabia que seria uma dor de cabeça para desfazer compra e seguro e tudo mais só por causa da cor, fiquei com ele. Tem atenção a isso se preferires o modelo preto.
 
@Satchmo muito obrigado pelo teu feedback. O meu receio é o portátil aquecer demasiado e ter problemas no futuro. Em uso normal, o premiere faz disparar o CPU para 80-90%. Ao fazer render vai para os 100% + utilização do GPU.

Já estava a encomendar o ASUS no site da loja, mas depois tive um problema e não conseguia criar conta. Acabei por ir para o MSI GS63 com o i7-8750H. Preferi gastar mais 300€ e ficar com um portátil totalmente novo e com mais garantia. Depois de o receber, deixo algum feedback cá.

Obrigado a todos! :)
 
Update à compra do portátil.

Gostei bastante do look do portátil e da sua construção e comportou-se bem com os renders de vídeo. Mas agora estou na dúvida se devolvo, troco ou se tenho que mandar colocar pasta nisto por causa da temperatura. Mas acho que vou criar um tópico no Suporte que será melhor.
 
Update à compra do portátil.

Gostei bastante do look do portátil e da sua construção e comportou-se bem com os renders de vídeo. Mas agora estou na dúvida se devolvo, troco ou se tenho que mandar colocar pasta nisto por causa da temperatura. Mas acho que vou criar um tópico no Suporte que será melhor.

Como correu a resolução da questão da tempertura?
 
Efectuei um undervolt e resolveu-me os problemas praticamente. Tenho é uma ventoinha a me chatear, que de vez em quando faz um barulho irritante. Parece que está a bater/vibrar em alguma coisa.
 
Back
Topo