• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

€1000 c/ SO para jogos FPS

Eu perguntei em relação ao Ryzen 5 4600.

E para um leigo, quando é que se usa single core e multi core?

O que é mais importante? Single ou multi? Em que situações usa single e multi?

Senão não sei se hei-de optar por um CPU melhor em single ou multi
 
Foi o que eu respondi, o i7 é superior em single core.

Simplificando:
Single core, como o nome indica é a utilização de só 1 núcleo do processador. Há software que tira mais partido da utilização de nucleo e de frequência altas (é por isso que vês processadores hoje em dia atingir 5.0GHz).

O Multi core, é a utilização de de 2 ou mais núcleos do processador. Por norma, software de renderização, modelação 3D e mesmo jogos AAA utilizam 4,5,8,10,12 núcleos para computador os dados.

Isto é uma visão super simplificado do que é cada coisa, porque existe mil um factores para obter performances e há processadores que são bons num tipo de software e vice-versa.

Tanto o i7-10750H ou Ryzen 7 4600H são processadores bons para o fim que pretendes.
 
Sim. Esgotado. Tal como avisei.

Das 4 lojas que encomendei, uns disseram ATÉ finais de Março e outros apontaram para stock no início de Março. Ou seja Março deverá ser o mês em que temos os novos PC's. Espero que seja no início mas a ver vamos.

Podes ver na ***** e eles apontam para 3-5 Março mas é mais caro. Para mim, não compensa ser mais caro mas se eles têm no início de Março, os outros também devem ter. Mais uma vez, a ver vamos.

EDIT: Vi agora o que disseste. Sim é esse modelo mas o monitor e disco não valem os 300€. Mas o modelo é o mesmo portanto... afirma o que eu disse acima.

Caso não cinsiga comprar igual ao que compraste, este é mt diferente?

O teu:

Asus TUF Gaming A15 FA506QM AMD Ryzen 7 5800H/16GB/512GB SSD/RTX 3060/15,6'' (PT)
1199€
  • Processador AMD Ryzen™ 7 5800H (8C/16T, 3.0 GHz~4.3 GHz, Cache: 4MB L2/16MB L3)
  • RAM 16 GB (8GB *2 So-Dimm) DDR4 3200 MHz
  • Armazenamento 512 GB SSD M.2 NVMe ™ PCIe® 3.0
  • Unidade ótica Não Dispõe
  • Tela 15,6" (39,62cm), FHD (1920x1080/16:9) Retroiluminação LED, @144Hz, 250nits, Nível IPS, 1000:1, NTSC 45%, sRGB 62.50%, Adobe 47.34%, Antirreflexo, Adaptive-Sync, Ângulos 85º
  • Controlador Gráfico NVIDIA® GeForce RTX™ 3060, 6GB GDDR6 VRAM
  • Conectividade
    • LAN 10/100/1000 Mbps
    • Wi-Fi 6 (802.11ax) Dual band 2*2
    • Bluetooth 5.2 (Versão pode mudar com as atualizações do SO)
  • Áudio
    • Microfone tipo array integrado, com cancelamento de ruído por IA
    • 2x Altifalantes de 2W
    • Software DTS
  • Câmara Sim, HD (720p)
  • Bateria 90WHrs, 4S1P, 4 células, Iões de lítio
  • Encontra as melhores ofertas
    na *****.pt
  • Conexões
    • 1 x USB 3.2 Gen 2 Type-C
    • 3 x USB 3.2 Gen 1 Type-A
    • 1 x Conector de áudio combinado de 3,5 mm para auscultadores / microfone
    • 1 x Conector LAN RJ45
    • 1 x HDMI 2.0b
    • 1 x Ranhura de segurança Kensington
    • 1 x Entrada de alimentação
  • Teclado Completo, tipo chiclet, com zona numérica, e com iluminação RGB. Idioma PT-PT
  • Sistema Operativo Sem Sistema Operativo
  • Dimensões (largura x profundidade x altura) 35.9 x 25.6 x 2.28~2.43 cm
  • Peso 2,30 Kg (com bateria de 4 células)
  • Cor Cinzento Eclipse Gray

O que eu vi:

ASUS TUF Gaming Dash FX516PM Intel Core i7-11370H/8GB/512GB SSD/RTX3060/15.6'' (PT)
1099€







Com um chassis de 15", perfil de 19,9mm, 2kg de peso e um novo visual elegante, o portátil gaming Asus TUF Gaming Dash F15 reinventa o desempenho portátil, com até 16,6 horas de autonomia de bateria, carregamento tipo C e chassis de durabilidade militar, que permitem que os gamers se mantenham ligados e em movimento.

Com o portátil gaming Dash F15, podes contar com facilidade entre jogos, streaming, e muito mais.
Tem um processador de 11ª Geração Intel® Core™ i7-11370H, uma placa gráfica RTX™ 3060, 8GB de RAM, que permitem alternar entre tarefas sem problemas, enquanto o SSD NVMe PCIe® super rápido de 512 GB acelera os tempos de carregamento em todas as tuas aplicações e jogos.

  • Processador Intel® Core™ i7-11370H (4C/8T, 3,3 GHz até 4,8 GHz, 12M Smart Cache)

  • RAM 8 GB DDR4-3200 (on board)

  • Armazenamento 512GB M.2 NVMe PCIe 3.0 SSD

  • Armazenamento ótico Não disponível

  • Tela 15,6'', FHD (1920 x 1080), 144Hz, nível IPS, antirreflexo, moldura fina, 250nits, NTSC a 45%

  • Placa gráfica NVIDIA® GeForce RTX™ 3060 6GB GDDR6

  • Conectividade
    • 10/100/1000 Mbps

    • Wi-Fi 6 (802.11ax) 2x2 DualBand

    • Bluetooth 5.2 (a versão pode mudar com atualizações do sistema)
  • Câmara Não

  • Microfone Sim, tipo matriz

  • Áudio 2x Altifalantes 2W
  • Bateria 76WHrs, 4S1P, íon-lítio, 4 células

  • Conexões
    • 1x USB 4 tipo C, com Power Delivery, Display Port e Thunderbolt™ 4

    • 3x USB 3.2 Gen 1 Tipo A

    • 1x Conector de áudio combinado de 3,5 mm

    • 1x RJ45

    • 1x HDMI 2.0b

    • Thunderbolt™ 4
  • Sistema operativo Sem Sistema Operativo

  • Encontra as melhores ofertas na *****.pt

  • Dimensões (largura x profundidade x altura) 36.0 x 25.2 x 1.99 cm

  • Peso 2Kg

  • Cor CinzentoEclipse Gray

Vi este tb:

1099€

O PORTÁTIL QUE DESPERTA INVEJA NOS OUTROS
Este não é um portátil de gaming qualquer: este é o VERDADEIRO portátil de gaming. O OMEN 15 incorpora um potente processador AMD® e uma gráfica NVIDIA® num design compacto. E já falámos no ecrã com taxa de atualização rápida e na incrível autonomia da bateria? É isso mesmo, está todo equipado e podes ir ainda mais além com o OMEN Command Center. Por isso, não estranhes os olhares invejosos sobre ti enquanto jogas, pois é uma reação natural.

POTÊNCIA EM QUALQUER LUGAR
O OMEN 15 é o exemplo perfeito de que o bom nunca é demais. Com um potente processador AMD®, uma gráfica NVIDIA® e tecnologia de arrefecimento OMEN Tempest, é inacreditável como tanto arsenal cabe num portátil tão compacto.

PERSONALIZAÇÃO E OTIMIZAÇÃO AO MAIS ALTO NÍVEL
O OMEN 15 não se limita a ser potente e fabuloso. Com o OMEN Command Center, podes personalizar e otimizar tudo, desde controlos de desempenho ao teclado. É fácil fazer upgrades e tem todas as portas de que precisas, para que possas fazer muito mais do que com outros meros portáteis de gaming.

PLACA GRÁFICA NVIDIA® GEFORCE RTX™ 2060
Desfrute da Tecnologia Ray Tracing em tempo real enquanto joga e obtenha toda a potência necessária para uma experiência de jogo fluida e a alta velocidade.

PROCESSADOR AMD RYZEN 7
Descubra e maravilhe-se com o incrível desempenho de desktop. Até 8 núcleos, 16 threads e uma nova arquitetura revolucionária fundem-se na perfeição para integrar uma CPU que executa facilmente jogos AAA, independentemente do seu grau de exigência.


  • Processador: AMD Ryzen™ 7 4800H Octa-Core, 2.90 GHz com Turbo até 4.20 GHz, 12 MB Cache
  • Sistema Operativo:
    • Sistema Operativo não incluído
  • Memória RAM:
    • 16GB (2x8GB) DDR4-3200MHz
    • 2 x Slots SO-DIMM (ocupados) p/ expansibilidade total até 32GB
  • Ecrã: FHD (1920 x 1080) de 39,6 cm (15,6 pol.) na diagonal, 144 Hz, 7 ms de tempo de resposta, IPS, moldura fina, antirreflexo, 300 nits, NTSC a 72%
  • Placa Gráfica: AMD Radeon™ Graphics + NVIDIA® GeForce RTX™ 2060 6GB GDDR6
  • Armazenamento: SSD M.2 PCIe NVMe™ de 512 GB
  • WebCam: Câmara HP Wide Vision 720p HD com dois conjuntos de microfones digitais integrados
  • Comunicações:
    • Tomada combinada Intel® Wi-Fi 6 AX200 (2x2) e Bluetooth® 5 (suporta velocidades de transferência de ficheiros da ordem dos Gigabits)
    • Compatível com Miracast; suporte MU-MIMO
    • LAN GbE 10/100/1000 Integrada
  • Interfaces:
    • 1 x Porta SuperSpeed USB Type-C® (débito binário de 5 Gbps) (DisplayPort™ 1.4, Tecnologia HP Sleep and Charge)
    • 1 x Porta SuperSpeed USB Type-A (débito binário de 5 Gbps) (Tecnologia HP Sleep and Charge)
    • 2 x Portas SuperSpeed USB Type-A (débito binário de 5 Gbps)
    • 1 x Porta Mini DisplayPort™
    • 1 x Porta HDMI 2.0a
    • 1 x Porta RJ-45
    • 1 x Porta de CA (conector Smart Pin)
    • 1 x Tomada combinada para auscultadores/microfone
    • 1 x Leitor de cartões multimédia SD multi-formato
  • Áudio: Áudio Bang & Olufsen; DTS:X® Ultra; OMEN Audio Control (suporta DTS:X® Ultra); Dois altifalantes; HP Audio Boost 2.0
  • Teclado: Retroiluminado, layout PT
  • Bateria: Bateria de 6 células de polímero de lítio (70,9 Wh)
  • Dimensões: 35,79 x 23,97 x 2,25 cm
  • Peso: 2,47 kg
 
Última edição:
HP
AMD Ryzen™ 7 4800H
RTX™ 2060 6GB GDDR6

ASUS
AMD Ryzen™ 7 5800H
RTX™ 3060 6GB GDDR6

São as únicas diferenças, certo?
 
HP:

FHD (1920 x 1080) de 39,6 cm (15,6 pol.) na diagonal, 144 Hz, 7 ms de tempo de resposta, IPS, moldura fina, antirreflexo, 300 nits, NTSC a 72%

ASUS:

15,6" (39,62cm), FHD (1920x1080/16:9) Retroiluminação LED, @144Hz, 250nits, Nível IPS, 1000:1, NTSC 45%, sRGB 62.50%, Adobe 47.34%, Antirreflexo, Adaptive-Sync, Ângulos 85º

Qual o melhor?
 
Porque tem um processador mais rápido, mas é na mesma um Ryzen 7 e uma gráfica melhor.

Quanto ao chassi, qual o melhor?
 
Certo, o Ryzen 7 5800H é superior ao 4800H e a RTX 3060 é superior a RTX 2060.

Em termos de chassis são ambos bons, mas o TUF deve ser melhor.

Em termos de arrefecimento, ainda não há informação concreta do TUF 2021.
 
A nível de CPU a diferença é mínima:

https://cpu.userbenchmark.com/Compare/AMD-Ryzen-7-5800H-vs-AMD-Ryzen-7-4800H/m1442974vsm1032976

Na gráfica a diferença já é grande, mas para CS:GO não sei se vale a pena esperar.

E gostei de saber que o ecrã do HP é melhor.

Na gama baixa/média, melhor ecrã FHD 144HZ é o do Legion, depois do OMEN 15 e a maior diferença é no tempo de resposta 4ms vs 7ms, mas isso é irrisório.

Se só vais jogar CS:GO, Valorant, Fornite, Overwatch, LoL, uma GTX 1650 chega. PUBGBG ou COD:Warzone já é preciso uma mais potente.

Ficas bem servido com uma RTX 2060 de 115 W de 2020.

Dá uma olhadela ao YouTube que tens muitas benchmark em jogos com a GTX 1650, GTX 1660 ti e RTX 2060.
 
Tive a ver reviews de Omen e A15 com as mesmas características e o ASUS tem pior ecrã e aquece mais.

Comentários de um user de um Legion e de um Omen com mesmas características :

"Para colocar esta análise em contexto, dois meses atrás eu comprei outro laptop Lenovo Legion 5 com as mesmas especificações deste HP Omen 15. Infelizmente, a placa de vídeo naquele Legion 5 falhou após apenas uma semana de uso, tornando o laptop inutilizável. Recentemente, comprei este laptop HP Omen 15 para substituir o Legion 5, então posso fazer uma comparação em primeira mão entre esses dois laptops. No geral, estou bastante satisfeito com a qualidade de construção do HP Omen 15. O chassi do laptop é feito de liga de metal, em contraste com o Lenovo 5 que tinha um chassi de plástico. Desta forma, o Omen 15 proporciona uma melhor sensação
ao toque e maior rigidez ao apoiar as mãos no teclado. Além disso, este Omen 15 vem com iluminação de teclado RGB, enquanto o Legion 5 ofereceu apenas iluminação de teclado branca. Com tudo isso, na minha opinião, o HP Omen 15 parece melhor esteticamente do que o Legion 5. Ao contrário do chassi, a tela do Omen é feita de plástico, embora apresente bons acabamentos. Como comentado em outros comentários, a tela parece um pouco frágil, especialmente na área baixa entre as duas dobradiças. Parece que os designers do portátil fizeram um esforço para reduzir o peso e a espessura da tela ao mínimo, mas como resultado a tela também perdeu rigidez. Em princípio, com o uso que dei ao laptop, não parece ser um problema. Esperançosamente, com o tempo, isso não levará a falhas de tela. Gostei da localização das portas deste HP Omen 15 mais do que do design proposto pela Lenovo. No Legion 5, a maioria dos cabos se conecta pela parte de trás do laptop, o que é um obstáculo quando você deseja mover o laptop de uma mesa para outra. Além disso, tenho a sensação de que os cabos nesta posição podem obstruir a saída de ar dos ventiladores. Eu acho que o design mais clássico proposto no HP Omen 15, com os cabos conectando nas laterais do laptop, é muito mais funcional. Comparando com outros portáteis semelhantes, este Omen 15 e o Legion 5 se destacam pelas especificações de suas telas em termos de taxa de atualização e cobertura do espectro de cores. Em ambos os modelos, a qualidade de imagem que observei é muito boa. Em contraste, a qualidade da câmera do Omen 15 é um pouco ruim e mostra muito ruído na imagem. A qualidade do som deste HP Omen 15 me surpreendeu para sempre. Ele também atinge uma grande potência de volume. Eu diria que as caixas acústicas equipadas no Omen 15 soam melhor do que as da Legion 5. O desempenho deste Omen 15 ao testar vários jogos atuais tem sido muito bom, como esperado para o processador e placa gráfica que ele equipa. Nas minhas sessões de jogos, com o GPU em 100% da capacidade, o notebook apresentou bom desempenho de refrigeração. O notebook manteve com sucesso a temperatura do GPU abaixo de 73ºC (para referência, a temperatura máxima recomendada do RTX 2060 é 85ºC). Por sua vez, a temperatura da CPU tem se mantido tipicamente abaixo de 90ºC, com picos pontuais de até 96ºC (para referência, a temperatura máxima recomendada do Ryzen 7 4800H é 105ºC). Em minhas sessões de jogo, os ventiladores geralmente são mantidos abaixo de sua potência máxima, então o ruído também não é excessivo. Além disso, o portátil faz um bom trabalho em expulsar todo o calor para trás, mantendo o teclado todo o tempo em temperaturas confortáveis. Será necessário verificar se este bom funcionamento da refrigeração se confirma também com as temperaturas mais altas do verão. Em comparação, minha experiência com o Legion 5 foi decepcionante, pois a placa de vídeo do meu computador falhou após apenas uma semana de uso. Este problema foi provavelmente devido a um defeito de fábrica na unidade que recebi e não é extensível a todos os laptops Lenovo Legion 5. Mas, em qualquer caso, acho que a Lenovo deve tomar cuidado extra ao testar a qualidade de seus laptops para evitar colocar unidades com este tipo de defeito nas mãos de seus clientes. No geral, após duas semanas de uso, estou bastante satisfeito com a compra do meu laptop HP Omen 15 e não posso fazer nada além de recomendar sua compra.
 
Última edição:
O Asus TUF A15 que tem problemas é o modelo 2020, que supostamente está corrigido no 2021.

Tanto o Legion 5 ou o Omen 15 são portáteis bons e qualquer um deles pode dar problemas (há sempre a probabilidade de comprares um modelo com defeito).

Tens que ver entre eles o que gostas mais, porque as especificações são similares.
 
Back
Topo