1000 GHz transistor

É um estudo para encontrar caminho para o futuro dos processadores e componentes do mesmo, aumentando a sua capacidade e diminuindo comsumo energetico...

Á uns tempos cheguei a ler foi acerca de processadores quanticos, que a nivel de capacidade não tinham nada a haver com o que existe actualmente, mas não sei como anda isto dos quânticos..
 
MIT Graphene Multiplier MAY Push CPUs to 1,000 GHz

Dar assim um salto tao grande??
Ainda nem aos 10 chegamos quanto mais 1000...

ainda nao chegamos aos 10, nao é bem assim... 1000Ghz mas ninguem falou em computadores pessoais pra ja....
ja existem supercomputadores a mais e bem mais de 10Ghz... ;)

isto é investigação universitária... descoberta de um novo material, é normal as diferenças serem grandes, mas daqui lá isto ser comercializado....
 
ja existem supercomputadores a mais e bem mais de 10Ghz... ;)

Supercomputadores a bem mais de 10GHz? Nunca ouvi falar de nenhum (o que não quer dizer que não existam). Parece-me que a grande diferença dos supercomputadores para os computadores pessoais está no número de processadores e não na frequência dos mesmos.
 
Os processadores quânticos são provavelmente e futuro e já existem, só que ainda não são estáveis, os 1000GHz devem ser mais fáceis de atingir que fazer processadores quânticos estáveis, no entanto a performance nunca vai ter nada a ver e por isso não sei se algumasvez vamos chegar aos 1000GHz.
 
Depois de ler o artigo dá para ver que é mais um título sencionalista. O que eles criaram foi "apenas" um oscilador capaz de atingir 1 THz.
Daí a ter CPUs a 1 THz.... falta muita coisa... a industria dos semi-condutores tinha que evoluir muito.
 
Era o que estava a adivinhar antes de ler a notícia. É um bocado como a história da Intel ter mostrado a funcionar ALUs do Pentium a 10GHz, mas uma ALU é apenas uma parte do CPU.

Um chip com tal complexidade como é um processador, será sempre complicado usar tais velocidades com a tecnologia de silício.
 
Era o que estava a adivinhar antes de ler a notícia. É um bocado como a história da Intel ter mostrado a funcionar ALUs do Pentium a 10GHz, mas uma ALU é apenas uma parte do CPU.

Um chip com tal complexidade como é um processador, será sempre complicado usar tais velocidades com a tecnologia de silício.

Neste momento até poderíamos ter CPUs a funcionar a 10Ghz ou até bastante mais, o que não quer dizer que o resultado fosse melhor.
Bastava para isso aumentar o nº de etapas do pipeline, o custo extra é baixo, entre cada divisão leva uns registos e está feito.
Agora, toda a gente se lembra do famoso Pentium 4 (pelas piores razões), é a prova viva que um pipeline grande pode não trazer mais valia.

Foi desde o Pentium IV que a industria tomou outro rumo, basicamente não tornar o pipeline muito grande.


cump.
 
Última edição:
Os processadores quânticos são provavelmente e futuro e já existem, só que ainda não são estáveis, os 1000GHz devem ser mais fáceis de atingir que fazer processadores quânticos estáveis, no entanto a performance nunca vai ter nada a ver e por isso não sei se algumasvez vamos chegar aos 1000GHz.

os processadores quânticos são o futuro para aplicações científicas. programar para estes "dispositivos" é extremamente complexo. e de qualquer das maneiras, o "processador" quântico mais avançado que já se construiu tinha 25 qubits (acho eu) e claro, é mesmo muito difícil de isolar do meio.

pelo que tenho visto tem havido uma aposta intensiva na investigação do grafeno e suas aplicações. talvez esta seja mesmo a tecnologia a ser adoptada no futuro para computadores pessoais.
 
É complicado porque a industria ainda não se virou para os mesmos, porque quando isso acontecer certamente se irá fazer a aproximação à linguagem de alto nível.

É o percurso natural de tudo... só não sei se ainda estarei vivo para ver um bixo destes mainstream.
 
Back
Topo