1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

101 Razões para não comprar Windows Phone - Versão com direito a resposta.

Discussão em 'Windows Mobile e Wearables' iniciada por dario_santos, 30 de Julho de 2012. (Respostas: 72; Visualizações: 7481)

1. dario_santos

dario_santos Power Member

Boas, há algum tempo, num site, colocaram um tópico com o seguinte nome:
    101 Razões para não comprar Windows Phone
    Entretanto acrescentaram mais algumas.

Desde então este site tem sido apontado varias vezes a quem quer comprar WP ou está indeciso se bem que destas 101 razões ou mais, apenas algumas são inteiramente verdadeiras.
    Segue então as raões assim como as respostas de quem tem um Lumia 710.
    Os espaçoes em branco são devido a eu não ter ainda a resposta.

Se quiserem corrigir ou acrescentar algo assim como desmentir as minhas resposas por alguma razão, estejam à vontade, eu irei alterar o tópico se os motivos forem verdadeiros os se os que estão escritos forem falsos.

1. No true multitasking - all apps are frozen in the background except for some built-in apps like Zune player.
    1. Bateria. Não existem apps desnecessárias a consumir bateria ou Ram.
    2. No Divx/Xvid video codec support. Zune will convert with loss of quality.
    2. Se existe uma ferramenta que a converte, qual é o problema? Assim, pelo menos fica optimizado para o telefone. Este até é um ponto a favor.
    3. No mass storage mode.
    3. Mentira, tens isso com o unlock e respectiva app.
    4. No micro-SD card support.
    4. Mentira, temos, por exemplo, o Samsung Focus.
    5. No filemanager. Directory system is totally opaque.
    5. Mentira, tens isso com o unlock e respectiva app.
    6. Need Zune to transfer files. Zune will only transfer photos, videos & music. All other files need to email/upload to yourself.
    6. Mentira, tens isso com o unlock e respectiva app.
    7. Your contact details are automatically uploaded to cloud service whether you like it or not.
    7. Mentira, podes cortar a sincronização.
    8. Limited to 800x480 resolution.
    8. Nada mau, tendo em conta que a maioria dos telefones usa resoluções inferiores.
    9. Voice search is hardwired to Bing.
    9. WP - Microsoft, Bing - Microsoft
    Android - Google, Google - Google...
    Faz sentido, não?
    10. Need to edit an MP3 file with strict constraints to be used as a ringtone.
    10. Mais uma vez, bateria. Há sentido em utilizar um toque com 3 minutos quando ele so toca alguns segundos? Assim o processador não tem que carregar um ficheiro de 10 megas só por causa de, por vezes, 4 ou 5 segundos a tocar. Há tambem a optimização de espaço, os toques têm uma pasta específica, se utilizares uma musica como toque esta é duplicada.
    11. Cannot set static IP address so no connection to ad-hoc networks.
    11. Mentira, tens isso com o unlock.
    12. No VPN support for this “corporate enterprise” phone.
    12. Mentira, tens isso com o unlock e respectiva app.
    13. Cannot sync directly with Outlook without syncing to Cloud
    13. Se assim for, é uma falha, mas desconheço o procedimento pelo que não vou falar sobre isto
    14. Totally closed OS, cannot sideload apps outside MS Marketplace.
    14. Se fizeres o Full unlock isto ja não é verdade.
    15. System font size cannot be changed.
    15. Esta é daquelas que só mesmo os fanáticos se lembram, mas ok, outra limitação..
    16. Images and photos cannot be renamed in the phone.
    16. Uma foto não é uma imagem? E sim, podem ser alteradas recorrendo a pelo menos uma app que eu conheça, SoMee, podem haver outras.
    17. Windows Live ID account cannot change country once set.
    17. Estamos a falar do OS WP ou estamos a falar do Windows Live? É que são coisas distintas...
    18. No centralized notification page.
    18. Não? Ia jurar que o lockscreen mostra todas as notificações...
    19. Alarm clock cannot work when phone is turned off. All Nokia Symbian and Meego phones can do this.
    19. Mais uma falha, e esta é comum ao Android...
    20. The idle screen is completely black and cannot display time or notifications.
    20. Mais uma vez, preocupação no gasto da bateria.
    21. Only photos allowed as email attachments, documents not allowed.
    21. Mentira, ainda hoje recebi duma agencia de viagens um pdf e um doc.
    22. No rSAP Bluetooth profile for car audio streaming. This excludes many popular makes of cars.
    22. Verdade, é mais uma falha...
    23. Cannot stream audio from video to Bluetooth devices (No A2DP profile).
    23. Mentira, o WP suporta A2DP
    24. Tiles are fixed size and for many functions is a waste of space.
    25. Se o UI é assim... Bem, eu posso dizer que o Android tem os atalhos pequenos, e o meu Xperia X10 mini pro so me permitia um widget por ecrã. De qualquer das formas já existem Custom Rom's com a possibilidade de alterar isso..
    25. Cannot use Bluetooth keyboard.
    25. Mentira, exemplo: Freedom Universal Bluetooth Keyboard.
    26. Very limited customization option.
    26. Ponto de vista, mas se fizeres unlock podes mudar muito mais coisas do que o tamanho, a posição ou cor dos tiles. Podes mesmo aplicar temas.
    27. 3rd party apps cannot put notifications on the lockscreen
    27. Mentira, exemplo: lockscreen+ app
    28. No over the air (OTA) firmware upgrade. All upgrades must be via PC installed Zune.
    28. Verdade. Mas ha Androids que tambem só actualizam assim.
    29. Zune can only be installed if you have an internet connection.
    29. Mentira, ha maneira de fazer bypass a isto, de qualquer das formas, estamos mesmo a falar de que? Ah, ok, do SO...
    30. Wifi- hotspot and internet tethering not integral features in the OS but need to be provided by manufacturer on a case by case basis.
    30. A serio? E no Android também é universal ou depende do fabricante?
    31. No HDMI output (Lumia specific)
    31. Lumia specific? E tambem muitos Symbians e Androids e iPhones...
    32. No support for lossless audio format like FLAC and WMA lossless.
    34. Ha symbians que nem WMA suportam quanto mais o lossless, o mesmo para Android de qualquer das forma os Lumias suportam os formatos Lossless embora esses ficheiros ocupem imenso espaço, um MP3 pode facilmente chegar aos 40mb, já agora tens hardware para reproduzir formatos Lossless?
    33. Generally force users to use IE, Bing and SkyDrive by shutting out competitors or tying OS features to them.
    33. E a Google não força nada pois não? A obrigatoriedade de ter uma conta gmail para aceder ao Google play não faz isso?
    34. Compass gives wrong reading in Southern hemisphere.
    34. Bug já resolvido.
    35. Cannot be upgraded to WP8 (Apollo)
    35. Algo comum à maioria dos Androids, não poderem ter update para ICS, mas espera, a ultima versao é o JB, pois...

USABILITY ISSUES
    36. No always visible status bar for battery life, signal strength, carrier, 2G/3G wi-fi, Bluetooth status.
    37. Mais uma questao de gosto pessoal do que um bug ou problema, eu posso detestar, e detesto, ter sempre a barra visivel.
    37. Taskmanager has no option to shut down apps you don’t want running in the background.
    37. Vou ao taskmanager, escolho a aplicação e termino-a. Ha versões de Android que nem Taskmanager têm.
    38. Search and Back button cannot be de-activated in apps or games and easily touched by accident.
    38. "Easily"??? Os meus butoes não, mas mais uma vez, ha Androids que tambem nao tem essa opção.
    39. Lockscreen need to be activated to show missed call/sms notification.
    39. Se assim nao fosse, este estaria sempre ligado e a gastar bateria, qual é o problema?
    40. No way to close an app except pressing back button all the way to the first screen.
    40. Mentira, ha apps com opção de exit.
    41. Tiny fonts in messages is very hard to read for those over 45.
    41. Repost... Ja ha uma queixa do tamanho da fonte.
    42. Cannot create and save playlists on the phone.
    42. Depende da app.
    43. Playlist can only be edited when you are playing it.
    43. Depende da app.
    44. Cannot search your music collection on the phone, only in the Marketplace.
    44. Mentira. Depende da app, mas o marketplace nao esta no telefone???
    45. Cannot close music player, can only pause. Music player on lockscreen will stay until you reboot.
    46. Depende da app e isso é mentira, esta a opção de voltar a tocar a ultima musica que se ouviu mas isso nao significa que a app esteja a correr.
    46. No draggable progress bar to set position for current track playing.
    46. Depende da app.
    47. Cannot lock screen orientation.
    47. Mentira, tens isso com o unlock e respectiva app.
    48. Cannot save draft sms messages.
    48. Mais uma falha.
    49. Cannot silence ringtone or alarm by flipping the phone.
    49. Mentira, eu com o lumia 710 consigo
    50. Call history only show phone number type. If a contact has multiple phone nos. for a type the number used is unknown.
    50. Mentira. Aparece o numero que liga, haja um ou vinte contactos.
    51. Cannot recognize phone numbers in sms or email to save or use as calling number.
    51. Mentira, mais uma vez. Eu consigo usar os números.
    52. Text messages can only be deleted one by one or the whole thread.
    52. E qual é a limitação aqui?
    53. Cannot select multiple pictures for deleting, sending or uploading. They must be done one at a time.
    53. É verdade. Mais uma falha.
    54. No way to see photo details - dimensions, date/time taken, file size, etc
    54. Mentira, depende da app.
    55. Apps are listed alphabetically with no way to group by category. Can be hard to find if you don’t remember the name.
    55. Mais uma a que se aplica - com o telefone Full unlock da para fazer isso.
    56. Calendar scheduler has no weekly view and monthly view is non-zoomable.
    56. Ok, não tem vista semanal, é uma falha, mas porque motivo é que eu quero fazer zoom, ou entao, porque motivo é que eu quero a vista semanal. Normalmente utiliza-se o dia ou o mês.
    57. No peak/off-peak scheduling for email downloads.
    57. Mentira.
    58. Forwarded emails cannot be edited
    58.
    59. If both wi-fi and data connection are available which one it chooses to use is unpredictable.
    59. Mentira, é sempre o wi-fi, caso esteja disponivel, que tem prioridade.
    60. Option to output FM radio to speaker is cleverly hidden.
    60. WTF??? Porque motivo é que isso havia de ser escondido duma forma astuta? Esta onde está.
    61. Cannot add or update podcasts directly from the phone.
    61. Depende da app. Tens a app Podcasts! em que podes fazer isso.
    62. No global search button for phone content.
    62. Mais uma falha.
    63. Hardware search button is of limited use as it is hardwired to Bing.
    63. Repost...
    64. Unable to read long names in audio and video playlist as they get cut off.
    64. Pois, se são grandes demais o ecrã não estica...
    65. Alarm does not revert to speaker if headphones are plugged in.
    65.
    66. If the phone is set to vibrate for incoming calls it will only vibrate once and may lead to missed calls.
    66. Mentira. Vibra ate atendermos.
    67. Silent option for ringer is buried in Settings.
    67. Mentira, carregamos no botao de volume e alteramos.

FEATURE LIMITATIONS
    68. No live wallpaper, no widgets, no themes
    68. Repost...
    69. No haptic feedback for keyboard.
    69. Falha, mas devido à poupança de bateria.
    70. No Swype.
    70. Pois, e os outros não têm o keyboard oficial do Windows Phone.
    71. No flashplayer support.
    71. Mentira, há app para isso.
    72. No Silverlight support.
    72. Mentira, há app para isso.
    73. No support for Java apps.
    73.
    74. No call recording or app to do it.
    74. Mentira, ha app para isso.
    75. No call blocking or app to do it.
    75. Mentira, ha app para isso.
    76. No screenshots or app to do it.
    76. Mentira, com unlock e app especifica.
    77. No data monitor and no app to do it.
    77. Falha.
    78. No auto wallpaper changer and no app to do it.
    78. Repost. Se os Wallpapers não são personalizáveis porque é que haveria de haver app.
    79. Totally locked down os means apps which interact directly with hardware not allowed. This excludes a whole range of useful apps.
    79. Mentira. Desde que cumpram o API.
    80. No equalizer for Zune music player.
    80. Ok, o Player base do Android tambem tem equalizer?
    81. IE browser has no text reflow, no offline reading and will not download any file it does not recognize.
    81.Estamos a falar do OS?
    82. No 3rd party browsers allowed except those based on IE.
    82. Mentira. Tens o exemplo do UE.
    83. Volume up/down buttons cannot be used to zoom in camera (sign of an immature os)
    83. WTF??? OS imaturo devido aos botões de volume não controlarem o zoom?
    84. Cannot open zip or rar files received as email attachment.
    84.
    85. Cannot send or receive video by MMS.
    85. Mentira.
    86. Office Mobile has much less features than 3rd party Office editors like SmartOffice, QuickOffice and Polaris. Shame on you, Microsoft!
    86. Quais?
    87. Mobile Office cannot edit Office 97-2003 documents to force users to upgrade.
    87. Nem lê coisas escritas à não. O Office 2003 ja tem quase 11 anos.
    88. No native Google maps and Bing maps is useless for most countries outside U.S.
    89. Porque? Eu vejo bem a minha casa no bing maps. E se não ha Google mãos é porque a Google não fez a app.
    89. Email time stamp does not show the year.
    89. Se o email for deste ano é verdade, de outros anos, é mentira.
    90. Wide difference in apps availability in different markets and users locked to one market.
    90. "Wide"??? Não concordo. Se estamos bloqueados a um market? Todos os Markets fazem isso...
    91. Not all Bing features available outside U.S. especially Local Scout.
    91. Ha pouco tempo o Google Voice não funcionava em Portugal. Isso ja mudou?
    92. Cannot reject a call with a sms – a downgrade from Symbian.
    92.
    93. Cannot set all contacts offline (no calls) except for a designated list – a downgrade from Symbian.
    93.

DUMB AND DUMBER
    94. One volume control for all functions including media playback, ringtones, alarms, notifications.
    94. Isso é assim tao mau?
    95. Wi-fi disconnects when screen sleeps.
    95. Poupar bateria. Mas se estiver a haver uma transferencia a ligação nao é cortada.
    96. Volume of text message alerts do not automatically reduce when using headphones or when talking on the phone which may cause your ears to be blasted.
    96.
    97. Can only enter one mobile phone no. for each contact. Mobile nos. entered in other fields will not accept sms.
    97. Mentira.
    98. Cannot send/receive MMS without enabling 3G data connection. MMS does not use 3G data.
    98. Mentira, se optarmos por Edge recebe MMS's.
    99. Phone cannot be charged when off.
    99. Mentira. Simplesmente se estiver desligado ele acaba por ligar quando está a carregar.
    100. Need to be plugged in to wall charger to sync wirelessly with Zune (a funny definition of wireless).
    100. Mentira.
    101. Oversized fonts for headings waste screen space and result in low information density.
    101. Ha umas linhas acima o texto era pequeno, agora é grande... Decidam-se.
    102. Phone will wake up and display sms content on lockscreen when locked – a privacy violation.
    102.
    103. Phone can be rebooted without entering security code
    103. WTF??? E os outros nao?
    104. Internet Explorer has no Forward button for page views.
    104.
    105. Cannot be charged up when battery is flat. (Lumia specific)
    105. Se a bateria esta gasta ele nao carrega? É mesmo isto que eu acabei de ler??? WTF?
    106. Bing maps need to tap to get voice direction for next turn.
    106. Usa outro, o Nokia maps nao precisa, por exemplo...

FEATURES EVEN DUMB PHONES HAVE BUT WP7.5 DOESN’T
    107. No bluetooth file transfer.
    107. Com unlock resolves isso.
    108. Cannot handle USSD codes necessary for prepaid users to obtain services.
    108. Mentira. Eu consulto saldos e afins na boa.
    109. Cannot filter call history into Missed Calls, Received Calls, Dialled Calls, Recent Calls, etc
    109. Falha.
    110. No way to backup or export call history
    110. Ha assim tantos telefones a fazer isso?
    111. Does not show call duration in call history.
    111.
    112. No way to edit MMS profile for Operators in the OS. Need an app which is not available in all markets.
    112.Mas ela existe, certo???
    113. Call history does not group calls by contact.
    113. É suposto ser cronológica.
    114. Call history does not show the time of call for calls older than current day.
    114.
    115. Cannot set custom sounds for different types of notifications.
    115. Repost.
    116. No ringer profiles.
    116. Temos 3.
    117. Cannot send/receive contact as a csv file.
    117. Mentira. Tens a app Contact Sender, por exemplo.
    118. Cannot backup contacts to PC, only to SkyDrive
    118. Mentira. Se sincronizares os contactos ficas com eles no Windows Live.
    119. Cannot backup sms at all, not even to SkyDrive
    119. Falha.
    120. Cannot save contact to SIM card.
    120. Falha, se bem que agora o mais usual é salva-los para o Windows Live ou para o gmail.
    121. Cannot change alarm ring tone or use a MP3 file.
    121. Queres acordar ou queres ouvir musica?
    122. Cannot set alarm snooze interval.
    122. Falha.

2. Shota tiger

Shota tiger Power Member

Admiro a tua paciência, mas não entendo qual a necessidade de vir justificar/desmentir, etc este tipo de coisas, se gostas, gostas e pronto, ou estás aqui para vender telefones com WP?

3. dario_santos

Ao indicar noutro tópico que a maioria dos motivos estavam errados ou eram inválidos alguem indicou que eu deveria apontar pelo menos 62 motivos que estivessem errados.
    Aproveitei e tambem tirei algumas duvidas.

4. canhoto10

canhoto10 What is folding?

Concordo e adiciono que acho piada ao facto de se ter sentido a necessidade se atacar outros SO móveis em alguns pontos, como se o facto de um não ter x ou y fosse desculpa para o outro não ter. Depois queixem-se de determinados users que apareçam aqui a mandar o WP abaixo...

Mas já agora pergunto, o que é esse "unlock e respectiva app", que várias vezes foram referidos?

EDIT: já vi o que é aquilo que perguntei... O tal unlock é uma espécie de jailbreak, que permite ter funcionalidades no WP que de uma forma normal (leia-se, sem mexer em sítios do telemóvel onde não é suposto mexer), correcto?

Então, se assim for, isso não torna qualquer queixa em que o unlock apareça como solução verdadeiramente legítima? É que nem toda a gente tem paciência, capacidade, tempo ou jeito para andar armado em hacker... Nem tampouco tem obrigação de o fazer. Especialmente quando se está a falar de coisas que qualquer telemóvel que se apresente nos dias de hoje deve ter logo à partida.

Última edição: 30 de Julho de 2012
  5. seugirdor

seugirdor Power Member

Eu sou mais um dos que usava wm6.1 e depois wm6.5, mas na passagem para wp7 simplesmente não consegui continuar com windows achei o sistema operativo um tiro nos pés por parte da microsoft.

Quando estava no wm6.5 dizia que não sentia a necessidade de migrar para android, mas quando mudei para wp7 detestei e tive de experimentar o android e devo dizer que o achei muito superior ao wp7.

6. dario_santos

Unlock é equivalente a root no android. Respectiva app refere-se a app que so funcionam em equipamento com unlock.
    Atenção, não estou a atacar nenhum SO e pelo desculpa se assim foi entendido, apenas coloquei este post para responder a um user deste forum que comparou o WP a android e a symbian.
    Não estou a atacar nenhum SO, apenas a comparar.
    Se isto for entendido como um ataque pedido apagar o tópico do que estar a começar uma nova guerra de SO's.

7. Pelo que tenho lido, corrige me se estiver enganado, o unlock nos lumia nao e assim tão simples.
    E existem aí varias alíneas que são puramente opinião. Então nao ter multitasking e porreiro pq assim nao gasta bateria. E como eu dizer nao tenho aqui televisão em casa porreiro assim nao gasto electricidade.

8. dario_santos

Depende, no 710 é relativamente facil.
    Relativamente ao multitasking, ele existe, ou seja, as apps ficam "congeladas" pelo que a tua comparação não é a mais correcta. Simplesmente as apps não gastam Ram, podem é demorar a estar novamente a 100% como é o caso do GPS que precisa de adquirir nova localização.

9. Se me permites, acho que a lista original é exagerada e tua e o contraponto. Para mim a "verdade" ta no meio :)

10. dario_santos

É na boa, não levo a mal, a minha opiniao é a de alguem que vê as coisas pelo prisma de um utilizador satisfeito, claro está que pode haver alguma parcialidade à mistura.
    De qualquer das formas repito que se algo estiver errado, tanto nas minhas respostas como nas outras afirmações estou disponivel para alterar o texto.
    Assim o tópico pode tornar-se tambem uma ajuda para quem quiser experimentar ou não o SO em questão.

11. canhoto10

canhoto10 What is folding?

O que não respondi, são coisas com que concordo ou não me fazem comichão:

12. dario_santos

Canhoto, respeito a tua opiniao, se comparei com outros SO's é porque o tópico original foi criado para comparar o WP com Symbian e Android. Apenas respondi com base nesse pressuposto.
    Ha ai respostas que revertes para o facto de ser unlock, mas as apps que eu deu de exemplo não são todas apenas para quem tem unlock, são para todos.
    Tambem dizes que não tens que ser hacker para teres acesso a isto tudo mas nenhum SO de origem tem acesso a tudo, fazes root, jailbreak, unlock, instalas apps, etc, mas nenhum OS tem todos os 122 pontos sem recurso a terceiros.

13. Gepeto

Gepeto Power Member

Epah, olha eu já começo a fartar do WP7.
    Então a ultima actualização que contava com 2 features (MMS Video/ Passar os Contactos do TLM para o SIM) que afinal nada disto ficou disponivel. O meu proximo tlm vai ser garantidamente um Android, que a MS está uma palhaçada.

14. dario_santos

MMS video esta disponivel.
    Passar os contactos para o sim ainda não, mas sim, faz imensa falta.

15. Gepeto

Gepeto Power Member

Então explica-me aí a cena do MMS Video para eu experimentar. Eu no meu clico em adicionar imagens ou videos e vai-me à pasta das imagens e n tenho lá nenhum video.

Que tipo de ficheiros de video mp4 ou 3gp?

16. dario_santos

So experimentei com videos mp4, não tenho nenhum 3gp.
    E tenho la um video que excede o tempo permitido e até o vê como um video, se o seleccionar diz que é grabde demais.
    Agora se estiver dentro dos parametros de mms é na boa, dá para seleccionar e enviar.

17. Gepeto

Gepeto Power Member

A mim não me apareçe nada

18. dario_santos

qual é a tua versao de WP? É mesmo a tango? A 8773?
    Tenta gravar um video pequeno, de seguida vais a mensagens e escreve um nova. Quando carretas na opção do clip (anexo) que opções te aparecem?
    No meu aparece imagens e videos, nota de áudio e toque.
    Se eu seleccionar imagens e videos vai pra a galeria onde eu posso seleccionar a pasta onde esta o video.
    Tens a certeza que tens algum video na pasta que estas a seleccionar?

19. skullbock

skullbock Power Member

Tens muitos pontos errados, como o do VPN, que é a principal razão pela qual WP continua a não ser viável para mercado empresarial, e o das notificações, mas eu nem sequer me vou dar ao trabalho de ler os pontos todos. Pego neste quote porque dizes que as apps não gastam RAM, mas RAM é a única coisa que gastam quando são enviadas para 2º plano (excluindo certo tipo de aplicações, que podem continuar a processar, pelo menos no WP8).

canhoto10 gabo-te a paciência :P

20. McFreak

McFreak Banido

Por acaso a parte da RAM depende. Não sei como funciona no WP porque só programo iOS, mas aqui podes tratar um memory warning e escrever uma imagem da aplicação para o filesystem. Assim consegues que ela volte à vida no estado em que ficou, mesmo que tenha sido expulsa da RAM.

De resto concordo com a analise que fizeram que por exemplo o unlock não serve de resposta. Se formos por aí o iOS também faz tudo, mas o que interessa é o que ele faz nas mãos do utilizador comum. Coisas como o MicroSD acho irrelevantes (ter multiplos volumes é algo que vejo como um downgrade face ao iOS), mas isso é uma opinião.

Partilhar esta Página