101 Razões para não comprar Windows Phone - Versão com direito a resposta.

Por acaso a parte da RAM depende. Não sei como funciona no WP porque só programo iOS, mas aqui podes tratar um memory warning e escrever uma imagem da aplicação para o filesystem. Assim consegues que ela volte à vida no estado em que ficou, mesmo que tenha sido expulsa da RAM.

Ok, gasta RAM e espaço em disco. Só quando o sistema precisa de libertar RAM é que a aplicação é "tombstoned", mas os dados de persistência que o programador decidir guardar já estão (ou deveriam estar) em memória desde que a aplicação foi para 2º plano.

Já agora um aparte, acho que ias gostar de programar para WP. Tem muitos pontos em comum com iOS (e um bom emulador também :D).
 
Última edição:
Ok, gasta RAM e espaço em disco. Só quando o sistema precisa de libertar RAM é que a aplicação é "tombstoned", mas os dados de persistência que o programador decidir guardar já estão (ou deveriam estar) em memória desde que a aplicação foi para 2º plano.

Já agora um aparte, acho que ias gostar de programar para WP. Tem muitos pontos em comum com iOS (e um bom emulador também :D).
Sim, o que eu queria é que é RAM grátis. Sim está ocupada, mas só enquanto não for necessária.
Acredito que gostasse do WP, até porque programo em WPF e Silverlight (às vezes lá tem de ser), no entanto o problema é o mesmo de sempre. Não tem base instalada, e acabo por só fazer apps para o iOS e Android de topo.

Ter um emulador é porreiro, o do Android é incrivelmente mau... é impossível desenvolver sem ser num dispositivo real.
 
Canhoto, respeito a tua opiniao, se comparei com outros SO's é porque o tópico original foi criado para comparar o WP com Symbian e Android. Apenas respondi com base nesse pressuposto.

Sim, compreendo isso. Mas também temos de nos distanciar das nossas preferências e sermos objectivos a analisar as coisas. É só isso que apelei, antes que aparecessem os virtuosos de cada SO. Felizmente a thread tem-se mantido isenta.

Ha ai respostas que revertes para o facto de ser unlock, mas as apps que eu deu de exemplo não são todas apenas para quem tem unlock, são para todos.
Tambem dizes que não tens que ser hacker para teres acesso a isto tudo mas nenhum SO de origem tem acesso a tudo, fazes root, jailbreak, unlock, instalas apps, etc, mas nenhum OS tem todos os 122 pontos sem recurso a terceiros.

Tudo certo. A questão que quis apresentar é que seja em que SO for, o recurso a coisas como o jb, unlock, root, etc não devia ser necessário. Pelo menos, não para coisas tão triviais nos dias de hoje como modo de armazenamento em massa e transferência de ficheiros por bluetooth.

Por outro lado, compreendo perfeitamente que não seja possível enfiar tudo num SO. Senão nem os devs teriam mercado para as apps deles. A situação aqui é de que o WP apresenta limitações (digamos assim) que não deveria apresentar nas apps ou opções que traz de origem, sendo necessário recorrer em demasia a apps de terceiros para completar e, em alguns casos extremos, ao unlock. Exemplo disso é o facto de não poderes mandar um contacto como .csv, coisa que aparece na lista, sem teres uma app de terceiros para isso. É uma coisa que devia fazer parte do próprio sistema.

---

McFreak, que apps desenvolves, se não for indiscrição perguntar?
 
Antes de dar a minha opinião, há que dizer algumas coisas:
- qualquer análise a um SO deve ser feita ao que o SO oferece nativamente, e não o que oferece por meio de apps, root, jailbreak ou unlock (caso contrário qualquer Android fan poderá dizer que o Android faz o que quiseres, basta pegar no source e programar)
- não tenho nenhum problema na comparação com outros SOs, mas esta deve ser feita sem os denegrir. A realidade é que muitas vezes os SOs não têm certas funcionalidades porque nenhum tem, embora para mim isso não seja desculpa.
- sou completamente a favor da liberdade de escolha. Eu aceito que os SOs saiam com opções mais "conservadoras" escolhidas por default, mas deve ser sempre dada a opção de mudar. Cada vez existem mais power users, que querem ter o telemóvel a funcionar à sua maneira.

1.No true multitasking - all apps are frozen in the background except for some built-in apps like Zune player.
1. Bateria. Não existem apps desnecessárias a consumir bateria ou Ram.
Não consigo perceber este argumento. Portanto a Microsoft está a dizer que todos os seus developers são incompetentes? Porque uma aplicação bem programada só gasta recursos em background em caso de absoluta necessidade. E não sei o que é consumir RAM... RAM não usada é RAM desperdiçada.
2. No Divx/Xvid video codec support. Zune will convert with loss of quality.
2. Se existe uma ferramenta que a converte, qual é o problema? Assim, pelo menos fica optimizado para o telefone. Este até é um ponto a favor.
Perdes a possibilidade de transferir algum filme Divx/Xvid para o telemóvel sem recurso a um PC. Quanto mais codecs um SO suportar melhor.
3. No mass storage mode.
3. Mentira, tens isso com o unlock e respectiva app.
Como disse acima, o unlock não conta. Para mais, no WP nem todos os telemóveis dão para fazer unlock, e o mass storage mode requer que seja instalado o Zune primeiro, ou seja, é inútil.
4. No micro-SD card support.
4. Mentira, temos, por exemplo, o Samsung Focus.
O problema é a forma como é formulado este problema. Efectivamente o WP suporta cartões micro-SD mas se retirares o cartão do telemóvel não o podes utilizar no PC (e já não me lembro se o telefone não fica inutilizável).
5. No filemanager. Directory system is totally opaque.
5. Mentira, tens isso com o unlock e respectiva app.
Mais uma vez a questão do unlock.
6. Need Zune to transfer files. Zune will only transfer photos, videos & music. All other files need to email/upload to yourself.
6. Mentira, tens isso com o unlock e respectiva app.
Unlock. E penso que quando dizes que o unlock resolve te estejas a referir ao usb storage mode. Se assim for, precisas do Zune.
7. Your contact details are automatically uploaded to cloud service whether you like it or not.
7. Mentira, podes cortar a sincronização.
8. Limited to 800x480 resolution.
8. Nada mau, tendo em conta que a maioria dos telefones usa resoluções inferiores.
O problema não é os telemóveis terem essa resolução, o problema é todos terem, tanto os mais baratos como os de 600€ (que já deviam ter resoluções bem melhores).
9. Voice search is hardwired to Bing.
9. WP - Microsoft, Bing - Microsoft
Android - Google, Google - Google...
Faz sentido, não?
O Android não está directamente ligado ao Google, embora a maior parte das fabricantes o incluam nos seus terminais.
10. Need to edit an MP3 file with strict constraints to be used as a ringtone.
10. Mais uma vez, bateria. Há sentido em utilizar um toque com 3 minutos quando ele so toca alguns segundos? Assim o processador não tem que carregar um ficheiro de 10 megas só por causa de, por vezes, 4 ou 5 segundos a tocar. Há tambem a optimização de espaço, os toques têm uma pasta específica, se utilizares uma musica como toque esta é duplicada.
Tens razão, o problema que é não há forma fácil de pegar numa música que tens no telemóvel e colocá-la como toque (mesmo que seja só uma parte da música). Quanto ao problema do espaço é só mais uma falha que tu próprio apontas...
11. Cannot set static IP address so no connection to ad-hoc networks.
11. Mentira, tens isso com o unlock.
Unlock. É uma falha incrível, e pior é que no Tango já está implementado, mas não vem activado por default, e só se pode activar com recurso a unlock. Não se percebe.
12. No VPN support for this “corporate enterprise” phone.
12. Mentira, tens isso com o unlock e respectiva app.
Unlock.
13. Cannot sync directly with Outlook without syncing to Cloud
13. Se assim for, é uma falha, mas desconheço o procedimento pelo que não vou falar sobre isto
Esta tem graça para mim, há uns tempos alguém me dizia que isto era uma vantagem do WP em relação ao Android. Afinal é igual nos dois. Confesso que tenho alguma dificuldade em perceber a necessidade de sincronizar com o Outlook sem recorrer à cloud, mas como disse acima a escolha deve sempre estar disponível.
14. Totally closed OS, cannot sideload apps outside MS Marketplace.
14. Se fizeres o Full unlock isto ja não é verdade.
Não é preciso full unlock para fazer sideload de apps, basta o developer unlock. No entanto, mais uma vez é necessário algum tipo de unlock.
15. System font size cannot be changed.
15. Esta é daquelas que só mesmo os fanáticos se lembram, mas ok, outra limitação..
Ficarias espantado com a quantidade de pessoas que gostam de mudar a fonte. No entanto, deixar de escolher um SO por causa disto...
16. Images and photos cannot be renamed in the phone.
16. Uma foto não é uma imagem? E sim, podem ser alteradas recorrendo a pelo menos uma app que eu conheça, SoMee, podem haver outras.
Uma foto é uma imagem, mas uma imagem não é necessariamente uma foto. É uma grande falha ter de recorrer a uma aplicação para mudar o nome de uma imagem.
17. Windows Live ID account cannot change country once set.
17. Estamos a falar do OS WP ou estamos a falar do Windows Live? É que são coisas distintas...
Tens razão que é um problema do Windows Live e não do OS, mas dado que o Windows Live é quase essencial (para usar no Marketplace, dado que nem sideload de apps podes fazer) é uma falha importante.
18. No centralized notification page.
18. Não? Ia jurar que o lockscreen mostra todas as notificações...
Mas juras mal. O locksreen não mostra as notificações das aplicações, essas ou vês na altura ou perdeste-as. Esse foi um dos pontos que me fez repensar a minha escolha pelo WP a curto prazo.
19. Alarm clock cannot work when phone is turned off. All Nokia Symbian and Meego phones can do this.
19. Mais uma falha, e esta é comum ao Android...
Esta é daquelas que eu digo que não são implementadas porque o SO do lado também não a tem. Mas é uma falha que certamente poderia ser facilmente resolvida.
20. The idle screen is completely black and cannot display time or notifications.
20. Mais uma vez, preocupação no gasto da bateria.
Sinceramente este foi um ponto que eu não percebi. O que é o idle screen? Não seria o lockscreen? É que esse no WP que eu saiba mostra as horas e as notificações (do SO).
21. Only photos allowed as email attachments, documents not allowed.
21. Mentira, ainda hoje recebi duma agencia de viagens um pdf e um doc.
22. No rSAP Bluetooth profile for car audio streaming. This excludes many popular makes of cars.
22. Verdade, é mais uma falha...
23. Cannot stream audio from video to Bluetooth devices (No A2DP profile).
23. Mentira, o WP suporta A2DP
24. Tiles are fixed size and for many functions is a waste of space.
24. Se o UI é assim... Bem, eu posso dizer que o Android tem os atalhos pequenos, e o meu Xperia X10 mini pro so me permitia um widget por ecrã. De qualquer das formas já existem Custom Rom's com a possibilidade de alterar isso..
Custom Rom's obviamente que não é solução. No entanto, esta é uma característica do WP, fazer disso uma critica é ridiculo. No WP8 vem ser dada mais escolha neste ponto.
25. Cannot use Bluetooth keyboard.
25. Mentira, exemplo: Freedom Universal Bluetooth Keyboard.
Sinceramente não consegui encontrar informação sobre o uso deste teclado no WP. Aliás, no site do fabricante diz mesmo que não funcionam com o WP mas...
26. Very limited customization option.
26. Ponto de vista, mas se fizeres unlock podes mudar muito mais coisas do que o tamanho, a posição ou cor dos tiles. Podes mesmo aplicar temas.
Unlock. Como já disse, quanto mais opções melhor, mas parece-me uma péssima razão para não escolher o WP.
27. 3rd party apps cannot put notifications on the lockscreen
27. Mentira, exemplo: lockscreen+ app
Essa aplicação supostamente substitui o lockscreen do WP (duvido bastante que o faça realmente mas pronto), o que tem a ver com as notificações das aplicações?
28. No over the air (OTA) firmware upgrade. All upgrades must be via PC installed Zune.
28. Verdade. Mas ha Androids que tambem só actualizam assim.
Em Portugal não será um grande problema, mas em países onde ainda se tem internet bastante lenta ter de fazer um download enorme para actualizar o SO não é o melhor. Quanto aos Androids, se alguns não fazem é pelas marcas e não pelo SO.
29. Zune can only be installed if you have an internet connection.
29. Mentira, ha maneira de fazer bypass a isto, de qualquer das formas, estamos mesmo a falar de que? Ah, ok, do SO...
Realmente acho este ponto estúpido, mas não podes separá-lo do WP, dado que numa ligação ao PC o Zune é essencial.
30. Wifi- hotspot and internet tethering not integral features in the OS but need to be provided by manufacturer on a case by case basis.
30. A serio? E no Android também é universal ou depende do fabricante?
31. No HDMI output (Lumia specific)
31. Lumia specific? E tambem muitos Symbians e Androids e iPhones...
A questão aqui é que é o próprio SO que não o permite.

32. No support for lossless audio format like FLAC and WMA lossless.
32. Ha symbians que nem WMA suportam quanto mais o lossless, o mesmo para Android de qualquer das forma os Lumias suportam os formatos Lossless embora esses ficheiros ocupem imenso espaço, um MP3 pode facilmente chegar aos 40mb, já agora tens hardware para reproduzir formatos Lossless?
Sendo o WMA um formato da Microsoft é um pouco estranho que não o suporte... Mais uma vez, quanto mais codecs melhor.
33. Generally force users to use IE, Bing and SkyDrive by shutting out competitors or tying OS features to them.
33. E a Google não força nada pois não? A obrigatoriedade de ter uma conta gmail para aceder ao Google play não faz isso?
Como já disse atrás, o Android não traz o Google integrado. No entanto, as aplicações do Google vêm em quase todos os terminais Android, e portanto, tens uma certa razão. No entanto, no Android existem mais APIs que tornam possível que não uses o browser predefinido, a pesquisa do Google ou o Google Drive.
34. Compass gives wrong reading in Southern hemisphere.
34. Bug já resolvido.
35. Cannot be upgraded to WP8 (Apollo)
35. Algo comum à maioria dos Androids, não poderem ter update para ICS, mas espera, a ultima versao é o JB, pois...
Maioria? Terias de provar isso... Mas o problema é que a mudança para WP8 é radical, enquanto os updates do Android não são (por enquanto). Quanto ao JB, acabou de sair...

USABILITY ISSUES
36. No always visible status bar for battery life, signal strength, carrier, 2G/3G wi-fi, Bluetooth status.
36. Mais uma questao de gosto pessoal do que um bug ou problema, eu posso detestar, e detesto, ter sempre a barra visivel.
37. Taskmanager has no option to shut down apps you don’t want running in the background.
37. Vou ao taskmanager, escolho a aplicação e termino-a.Ha versões de Android que nem Taskmanager têm.
O que ele queria era no ecrã de multitasking poder terminar uma aplicação.
38. Search and Back button cannot be de-activated in apps or games and easily touched by accident.
38. "Easily"??? Os meusbutoesnão, mas mais uma vez, ha Androids que tambem nao tem essa opção.
O que ele se refere é a uma API. No Android podes desactivar os botões não fazendo nada quando são pressionados. Colocar isto como uma razão para não escolher o WP demonstra bem a tendência do autor deste artigo.
39. Lockscreenneed to be activated to show missed call/sms notification.
39. Se assim nao fosse, este estaria sempre ligado e a gastar bateria, qual é o problema?
Também não percebi esta, a não ser que ele se esteja a referir aos leds que existem em alguns terminais Android. Mas isso não mostra as chamadas/sms perdidos, mostra só que existem. E duvido que isso não pudesse ser feito em WP se os fabricantes quisessem.
40. No way to close an app except pressing back button all the way to the first screen.
40. Mentira, ha apps com opção de exit.
O que ele queria dizer é que o SO não tem a opção de fechar uma aplicação aberta, o que faz com quem naquelas que não têm esse botão de exit tenhas de carregar no back até a aplicação sair.
41. Tiny fonts in messages is very hard to read for those over 45.
41. Repost... Ja ha uma queixa do tamanho da fonte.
Não considero isto a mesma queixa. Não existindo uma opção para definir o tamanho da letra, o que ele se queixa é que a letra por default é muito pequena. Se existisse forma de mudar o tamanho, era duas queixas que iam à vida.
42. Cannot create and save playlists on the phone.
42. Depende da app.
A aplicação por default é que conta.
43. Playlist can only be edited when you are playing it.
43. Depende da app.
O mesmo.
44. Cannot search your music collection on the phone, only in the Marketplace.
44. Mentira. Depende da app, mas o marketplace nao esta no telefone???
O mesmo. E o marketplace precisa de ligação à net. Sinceramente esta não sabia e fiquei espantado.

45. Cannot close music player, can only pause. Music player on lockscreen will stay until you reboot.
45. Depende da app e isso é mentira, esta a opção de voltar a tocar a ultima musica que se ouviu mas isso nao significa que a app esteja a correr.
Não valia a pena rebateres esta. Sabes que é verdade que só podes fazer pause, não existe uma opção para sair da aplicação de música, e portanto os controlos ficam presentes durante não sei quanto tempo.
46. No draggable progress bar to set position for current track playing.
46. Depende da app.
A aplicação por default é que conta.
47. Cannot lock screen orientation.
47. Mentira, tens isso com o unlock e respectiva app.
Unlock.
48. Cannot save draft sms messages.
48. Mais uma falha.
49. Cannot silence ringtone or alarm by flipping the phone.
49. Mentira, eu com o lumia 710 consigo
Mas não vem com o SO, é algo da Nokia.
50. Call history only show phone number type. If a contact has multiple phone nos. for a type the number used is unknown.
50. Mentira. Aparece o numero que liga, haja um ou vinte contactos.
Não tenho um WP portanto não sei, mas já li isto noutro sítio qualquer.
51. Cannot recognize phone numbers in sms or email to save or use as calling number.
51. Mentira, mais uma vez. Eu consigo usar os números.
Não tenho um WP portanto não sei, mas já li isto noutro sítio qualquer.

52. Text messages can only be deleted one by one or the whole thread.
52. E qual é a limitação aqui?
A limitação é não puderes apagar apenas algumas mensagens dentro de uma thread sem ser uma a uma. Acho engraçado que uma das maiores criticas feitas inicialmente ao Symbian "touch" ser não puder seleccionar vários itens de forma fácil, e no WP isso nem sequer estar disponível.
53. Cannot select multiple pictures for deleting, sending or uploading. They must be done one at a time.
53. É verdade. Mais uma falha.
54. No way to see photo details - dimensions, date/time taken, file size, etc
54. Mentira, depende da app.
A aplicação por default é que conta. Mas isto é assim tão importante que me afaste do SO? Para mim sinceramente não.

55. Apps are listed alphabetically with no way to group by category. Can be hard to find if you don’t remember the name.
55. Mais uma a que se aplica - com o telefone Full unlock da para fazer isso.
Mais uma que não tem solução. Veremos se o WP8 vem resolver este aspecto muito importante.
56. Calendar scheduler has no weekly view and monthly view is non-zoomable.
56. Ok, não tem vista semanal, é uma falha, mas porque motivo é que eu quero fazer zoom, ou entao, porque motivo é que eu quero a vista semanal. Normalmente utiliza-se o dia ou o mês.
Liberdade de escolha? Eu nunca uso a vista semanal, mas percebo perfeitamente a sua utilidade, principalmente a nível empresarial.
57. No peak/off-peak scheduling for email downloads.
57. Mentira.
58. Forwarded emails cannot be edited
58.
59. If both wi-fi and data connection are available which one it chooses to use is unpredictable.
59. Mentira, é sempre o wi-fi, caso esteja disponivel, que tem prioridade.
Tens a certeza? Já vi esta queixa mais de uma vez.
60. Option to output FM radio to speaker is cleverly hidden.
60. WTF??? Porque motivo é que isso havia de ser escondido duma forma astuta? Esta onde está.
Ahahah que razão mais estúpida para não escolher o SO. Dito isto, era bom que a opção não estivesse tão escondida.
61. Cannot add or update podcasts directly from the phone.
61. Depende da app. Tens a app Podcasts! em que podes fazer isso.
É uma falha grave, que no meu novo Android fiquei perplexo como não dava também para fazer sem usar outra aplicação.
62. No global search button for phone content.
62. Mais uma falha.
63. Hardware search button is of limited use as it is hardwired to Bing.
63. Repost...
Isto não é repost. O que ele queria era que as aplicações pudessem ter acesso ao botão e então daria para fazer pesquisa dentro da aplicação.
64. Unable to read long names in audio and video playlist as they get cut off.
64. Pois, se são grandes demais o ecrã não estica...
Mas não fazem scroll automaticamente? Se não fazem, é falha "grave".
65. Alarm does not revert to speaker if headphones are plugged in.
65.
66. If the phone is set to vibrate for incoming calls it will only vibrate once and may lead to missed calls.
66. Mentira. Vibra ate atendermos.
67. Silent option for ringer is buried in Settings.
67. Mentira, carregamos no botao de volume e alteramos.

FEATURE LIMITATIONS
68. No live wallpaper, no widgets, no themes
68. Repost...
Não vejo onde está o repost... Mas acho que não ter essas coisas faz parte do espirito do WP, ser apontado como critica não faz sentido.
69. No haptic feedback for keyboard.
69. Falha, mas devido à poupança de bateria.
Poupança de bateria? Essa não convence.
70. No Swype.
70. Pois, e os outros não têm o keyboard oficial do Windows Phone.
A tua resposta não faz grande sentido. Os SOs não têm os teclados oficiais uns dos outros, isso é normal... O problema nem sequer é só o Swype, é não puder escolher o teclado que se quer.
71. No flashplayer support.
71. Mentira, há app para isso.
Mas não é suportado nativamente. No entanto, o Flash para dispositos móveis acabou o seu desenvolvimento, portanto este ponto vale zero.

72. No Silverlight support.
72. Mentira, há app para isso.
Há uma aplicação para ter acesso ao Silverlight no browser? Não sabia disso. De qualquer forma, não é nativo, mas a importância do Silverlight é tão pequena que este ponto perde bastante importância.
73. No support for Java apps.
73.
74. No call recording or app to do it.
74. Mentira, ha app para isso.
75. No call blocking or app to do it.
75. Mentira, ha app para isso.
76. No screenshots or app to do it.
76. Mentira, com unlock e app especifica.
Unlock.
77. No data monitor and no app to do it.
77. Falha.
78. No auto wallpaper changer and no app to do it.
78. Repost. Se os Wallpapers não são personalizáveis porque é que haveria de haver app.
O que ele quer é que o SO ou uma aplicação mude o Wallpaper (que no WP só existe no lockscreen) automaticamente.
79. Totally locked down os means apps which interact directly with hardware not allowed. This excludes a whole range of useful apps.
79. Mentira. Desde que cumpram o API.
Aqui saiste completamente da tua zona de conforto. Este era um dos principais problemas do WP, não se podia escrever código de baixo nível, ou seja, era impossível interagir directamente com o hardware. Resolvido no WP8.
80. No equalizer for Zune music player.
80. Ok, o Player base do Android tambem tem equalizer?
Por o Android ter ou não (não sei sinceramente), não faz disto uma falha menor.
81. IE browser has no text reflow, no offline reading and will not download any file it does not recognize.
81.Estamos a falar do OS?
Aqui já começaste a denotar a tua tendência: então o IE não faz parte do SO?
82. No 3rd party browsers allowed except those based on IE.
82. Mentira. Tens o exemplo do UE.
São TODOS baseados no IE! E não seria UC?
83. Volume up/down buttons cannot be used to zoom in camera (sign of an immature os)
83. WTF??? OS imaturo devido aos botões de volume não controlarem o zoom?
Não é grave, mas sim demonstra a imaturidade do SO.
84. Cannot open zip or rar files received as email attachment.
84.
85. Cannot send or receive video by MMS.
85. Mentira.
86. Office Mobile has much less features than 3rd party Office editors like SmartOffice, QuickOffice and Polaris. Shame on you, Microsoft!
86. Quais?
87. Mobile Office cannot edit Office 97-2003 documents to force users to upgrade.
87. Nem lê coisas escritas à não. O Office 2003 ja tem quase 11 anos.
Tem 11 anos, mas a maior parte das pessoas ainda usa o formato antigo (o tal 97-2003). É uma enorme falha não suportar.
88. No native Google maps and Bing maps is useless for most countries outside U.S.
89. Porque? Eu vejo bem a minha casa no bingmaps. E se não ha Google mãos é porque a Google não fez a app.
O Bing realmente é fraquinho, mas vai ser substítuido pelo Nokia Maps que é bem melhor. De qualquer forma, a Microsoft obviamente não ia colocar o Google Maps no seu SO tendo o Bing. Mas isto sim, não é um problema do SO, mas sim do Bing.
89. Email time stamp does not show the year.
89. Se o email for deste ano é verdade, de outros anos, é mentira.
Ao contrário de outros utilizadores, para mim essa é a forma mais apropriada. Devia por isso ser uma opção.
90. Wide difference in apps availability in different markets and users locked to one market.
90. "Wide"??? Não concordo. Se estamos bloqueados a um market? Todos os Markets fazem isso...
91. Not all Bing features available outside U.S. especially Local Scout.
91. Ha pouco tempo o Google Voice não funcionava em Portugal. Isso ja mudou?
Não funcionava ou não tinha português? São coisas diferentes. Independentemente disso, é uma das maiores críticas que se tem feito ao WP e com razão. A Microsoft tem de disponibilizar rapidamente os seus serviços nos vários países.
92. Cannot reject a call with a sms – a downgrade from Symbian.
92.
93. Cannot set all contacts offline (no calls) except for a designated list – a downgrade from Symbian.
93.

DUMB AND DUMBER
94. One volume control for all functions including media playback, ringtones, alarms, notifications.
94. Isso é assim tao mau?
É péssimo! Dou-te um exemplo de algo que costumo fazer: quando vou para a faculdade, enquanto espero pelo autocarro, coloco o telemóvel em silêncio, coloco os auriculares e ligo o Rádio. Ora se o volume é o mesmo em todo o SO, quer dizer que não tenho volume no rádio... Podia colocar o telemóvel só em silêncio quando chego à faculdade? Podia, mas ia perder mais tempo. Muito mais casos existirão. Foi um dos pontos que me fez travar a compra de um WP.
95. Wi-fi disconnects when screen sleeps.
95. Poupar bateria. Mas se estiver a haver uma transferencia a ligação nao é cortada.
Mas deveria existir a opção de não o fazer. Quem disse que eu quero poupar bateria?
96. Volume of text message alerts do not automatically reduce when using headphones or when talking on the phone which may cause your ears to be blasted.
96.
97. Can only enter one mobile phone no. for each contact. Mobile nos. entered in other fields will not accept sms.
97. Mentira.
Penso que isto é verdade em contactos que estejam sincronizados com o Windows Live.
98. Cannot send/receive MMS without enabling 3G data connection. MMS does not use 3G data.
98. Mentira, se optarmos por Edge recebe MMS's.
99. Phone cannot be charged when off.
99. Mentira. Simplesmente se estiver desligado ele acaba por ligar quando está a carregar.
Então não carrega desligado... É algo que não consigo perceber, porque raio é que o telemóvel se liga quando o pões a carregar? Gostava de conhecer o engenheiro que pensou nisto...
100. Need to be plugged in to wall charger to sync wirelessly with Zune (a funny definition of wireless).
100. Mentira.
Penso que o problema é sincronizar AUTOMATICAMENTE por wireless com o Zune. Isso só acontece se estiver a carregar.
101. Oversized fonts for headings waste screen space and result in low information density.
101. Ha umas linhas acima o texto era pequeno, agora é grande... Decidam-se.
O problema é os títulos, que são realmente demasiado grandes. O texto era pequeno nos SMS...
102. Phone will wake up and display sms content on lockscreen when locked – a privacy violation.
102.
103. Phone can be rebooted without entering security code
103. WTF??? E os outros nao?
104. Internet Explorer has no Forward button for page views.
104.
105. Cannot be charged up when battery is flat. (Lumia specific)
105. Se a bateria esta gasta ele nao carrega? É mesmo isto que eu acabei de ler??? WTF?
106. Bing maps need to tap to get voice direction for next turn.
106. Usa outro, o Nokia maps nao precisa, por exemplo...
Isso não é resposta.

FEATURES EVEN DUMB PHONES HAVE BUT WP7.5 DOESN’T
107. No bluetooth file transfer.
107. Com unlockresolves isso.
Unlock.
108. Cannot handle USSD codes necessary for prepaid users to obtain services.
108. Mentira. Eu consulto saldos e afins na boa.
Mas muitos outros dizem que não conseguem, portanto algum problema existe.
109. Cannot filter call history into Missed Calls, Received Calls, Dialled Calls, Recent Calls, etc
109. Falha.
110. No way to backup or export call history
110. Ha assim tantos telefones a fazer isso?
O que ele diz é que não há forma, nem sequer com uma aplicação se pode fazer.
111. Does not show call duration in call history.
111.
112. No way to edit MMS profile for Operators in the OS. Need an app which is not available in all markets.
112.Mas ela existe, certo???
Que eu saiba, existe só para Nokia's, e não está disponível em todos os mercados.
113. Call history does not group calls by contact.
113. É suposto ser cronológica.
Isso não invalida que não podes agrupar por contactos.
114. Call history does not show the time of call for calls older than current day.
114.
115. Cannot set custom sounds for different types of notifications.
115. Repost.
Repost? Ele queixou-se que não tinha volume diferente, o que é diferente de sons diferentes.
116. No ringer profiles.
116. Temos 3.
Nunca dei grande utilização aos perfis, mas hoje em dia não existem nos SOs. O que tu tens é, com som, sem som e sem som com vibração. Deveria existir opção de criar perfis.
117. Cannot send/receive contact as a csv file.
117. Mentira. Tens a app Contact Sender, por exemplo.
Não é nativo.
118. Cannot backup contacts to PC, only to SkyDrive
118. Mentira. Se sincronizares os contactos ficas com eles no Windows Live.
Volto a dizer que para mim a sincronização faz todo o sentido, mas quem não a queira não pode fazer backup.
119. Cannot backup sms at all, not even to SkyDrive
119. Falha.
120. Cannot save contact to SIM card.
120. Falha, se bem que agora o mais usual é salva-los para o Windows Live ou para o gmail.
121. Cannot change alarm ring tone or use a MP3 file.
121. Queres acordar ou queres ouvir musica?
A tua resposta.... Mas esta é que é quase repost, já falou que não dá para mudar os sons de notificações (um alarme não deixa de ser uma notificação, embora diferente).
122. Cannot set alarm snooze interval.
122. Falha.
 
Acho que já disseram quase tudo, só queria realçar alguns pontos:


- Assumir que fazer unlock é resolução para seja o que for não é argumento válido.
As falhas apresentadas são funcionalidades que estão disponíveis no Symbian e no Android, sem ser necessário fazer root/unlock ou qualquer procedimento que invalida a garantia.

- Assumir que em certas coisas "é melhor não ter porque gasta bateria" também não é argumento válido. Os smartphones com WP7 não têm, por definição, maior autonomia do que os Android. Seria desculpa se, por norma, os WP7 tivessem notoriamente maior autonomia, o que não é o caso. A grande maioria dos gastos de bateria de qualquer smartphone vai para o ecrã e para o processador baseband, de qualquer maneira.


- O que eles querem dizer com "idle screen" é poder ter imagens ligadas com o telemóvel em standby. A Nokia Labs introduziu o conceito com o Nokia Sleeping Screen. Basicamente, é aproveitar o facto de se ter um ecrã AMOLED para ter uma imagem "constante" (o posicionamento vai alterando, de modo a não "queimar" pixels) com poucos píxeis ligados e com um gasto de bateria negligenciável. Só desliga mesmo quando o sensor de proximidade detecta que o telemóvel está encostado a uma superfície (pousado com o ecrã para baixo numa mesa,por exemplo).
Posso dizer que é espectacular para ver as horas e consultar se recebi sms/chamadas. É só olhar para o ecrã e diz logo tudo, sem ter que carregar em nenhum botão e/ou desbloquear.
Que eu saiba, só o Symbian^3/Belle é que permite isto.
 
Última edição:
- O que eles querem dizer com "idle screen" é poder ter imagens ligadas com o telemóvel em standby. A Nokia Labs introduziu o conceito com o Nokia Sleeping Screen. Basicamente, é aproveitar o facto de se ter um ecrã AMOLED para ter uma imagem "constante" (o posicionamento vai alterando, de modo a não "queimar" pixels) com poucos píxeis ligados e com um gasto de bateria negligenciável. Só desliga mesmo quando o sensor de proximidade detecta que o telemóvel está encostado a uma superfície (pousado com o ecrã para baixo numa mesa,por exemplo).
Posso dizer que é espectacular para ver as horas e consultar se recebi sms/chamadas. É só olhar para o ecrã e diz logo tudo, sem ter que carregar em nenhum botão e/ou desbloquear.
Que eu saiba, só o Symbian^3/Belle é que permite isto.
Ah era isso. Efectivamente poderia ser algo disponível nos SOs actuais, embora o LED que tenho no meu telemóvel me seja suficiente.
 
O N9 também faz isso. Eu é que nunca o viro para baixo porque não há películas para o ecrã do bicho. :P


Pois, o N8 tem o ecrã "retraído" atrás de um caixilho de alumínio, por isso é que o mantenho quase sempre virado para baixo. Fica mais protegido de objectos voadores identificáveis-mas-que-podem-arranjar-ecrãs.
 
Admiro a tua paciência dario. Penso que as criticas referem-se a funcionalidades nativas e sancionadas pelo ecossistema e não pela porta do cavalo. Pela porta do cavalo outros SOs tb suportam muita coisa, mas tal nao é apresentado como característica do sistema. Reparei que em várias afirmaçoes correctas que classificaste como mentira, referiste o "unlock" como solução. Em outros ecossistemas denominado de jailbreak ou em bom português "porta do cavalo". Isto é, usas um subterfúgio argumentativo ao mesmo tempo que classificas a critica como mentira. Jogada de mestre essa.

Voltando ao razoavel, nao me parece que solucoes tipo "porta do cavalo" invalidem a critica, e nos casos que apontas como solução, parece-me que a palavra "mentira" é desadequada. É que nao esclarece coisa nenhuma.

Isto não quer dizer que muitas das criticas apontadas não rocem o ridículo na prática. Aliás quem teve paciência de fazer essa lista está na mesma onda de quem tem paciência para responder linha á linha.

De qualquer forma, parabéns pelo esforço.

PS: Esta gente que critica o WP é uma cambada de mentiros sem ponta de vergonha na cara. Malvados. Só chateiam. O mundo seria melhor sem essa gente. Meu precioso WP :)
 
Última edição:
Sim, o que eu queria é que é RAM grátis. Sim está ocupada, mas só enquanto não for necessária.
Acredito que gostasse do WP, até porque programo em WPF e Silverlight (às vezes lá tem de ser), no entanto o problema é o mesmo de sempre. Não tem base instalada, e acabo por só fazer apps para o iOS e Android de topo.

Ter um emulador é porreiro, o do Android é incrivelmente mau... é impossível desenvolver sem ser num dispositivo real.

Olha que com o WP8 / W8 penso que vamos ver uma nova corrida ao ouro, assim como vimos no iOS. Mas desta feita mais díficil, porque muitos dos concorrentes já têm base instalada nos outros ecossistemas.
 
eu o 13 é que me faz mais comichão... não poder fazer sync directo com o outlook como sempre foi possível sem estar na "cloud"... eu na minha empresa o exchange só funciona via vpn por isso sincronizo directo com o pc, sem vpn e sem sincronização directa existem de facto incovenientes...
 
Julgo que posso ter pecado pelo excesso.
Mas como referi, este é o ponto de vista de quem tem um Lumia 710. Atenção, o meu telefone não tem unlock, apenas referi esta solução tendo em conta que muitas dessas caracteristicas só se obtêm noutros SO's com jb, root ou whatever.
Continuo a afirmar (esta é para ti ToTTenTranz) que mais de metade dos motivos não existem
113. Call history does not group calls by contact.
, são ridiculos
103. Phone can be rebooted without entering security code
, dependem de gostos pessoais
24. Tiles are fixed size and for many functions is a waste of space.
ou têm solução
74. No call recording or app to do it.
(sem contar com unlock).
 
Última edição:
Bem quem fez esta lista de origem deve ter sido bem pago. Metade ou são mentira ou é daquelas coisas mesmo picuinhas que não lembra nem interessa a ninguém. Outra metade deve-se aplicar a todos os outros SO móveis existentes
 
Da list que vi editada por ti, nem 1/5 dos motivos são inexistentes, ridículos ou subjectivos.

Tu lá sabes...
Eu não me revejo naqueles motivos que dizes para não comprar telefones com SO WP, mas é de salutar que já mudaste de opinião pois agora nem 1/5 são inexistentes, ridículos ou subjectivos e na nossa conversa inicial dizias que eram todos verdadeiros:

Vê aqui uma lista de coisas que não podes fazer com o WP7, e a maioria delas podes fazer com o antigo WM6.5:
http://my-symbian.com/forum/viewtopic.php?t=44034
 
Bem quem fez esta lista de origem deve ter sido bem pago. Metade ou são mentira ou é daquelas coisas mesmo picuinhas que não lembra nem interessa a ninguém. Outra metade deve-se aplicar a todos os outros SO móveis existentes
Duvida, é possível por attachments nos emails para além das fotos, como um documento?É que nos outros OSs isso é possível e quem usa o tlm para enviar emails certamente deve considerar isso uma funcionalidade a ter em conta. É daquelas coisas que ninguém pensa que nao é possível.

Dizer que isto é picuinhas, depende muito da utilização de cada um e do préço que se paga pelo dispositivo.

Ou será que não? É que tenho a sensação que a tua conclusão é sempre a mesma, os outros têm é igual ou pior funcionalidade, ou aquilo que têm a mais é coisa de picuinhas. Que nao é de todo realista. Eu também poderia dizer que a integração com o facebook, ou o modelo de Hubs é coisa de picuinhas. Afinal de contas existem apps que substituem isso tudo.
 
Última edição:
Back
Topo