1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

Remover anúncio

1080P ou 720P?

Discussão em 'PlayStation' iniciada por Platonico, 24 de Junho de 2007. (Respostas: 26; Visualizações: 2067)

1. Platonico

Platonico Power Member

Há alguma forma de saber se a minha televisão, o jogo, a consola, seja lá o que for se está a correr em 1080P ou 720P ou abaixo disso?

2. PaTr0n

PaTr0n Power Member

Faz o teste de 60 hz se não der tem de ser 50 hz que é pior, acho que é a mesma coisa do que perguntaste.

3. RedDark

RedDark Power Member

1º de tudo, qual é a tua tv?

4. BlitZ_SuPrA

BlitZ_SuPrA Banido

LoL?

Isso não tem nada a ver...

tipo vais ás opções de video e metes 1080p se não der é porque a tua Tv não suporta e por ai experimentas as resoluções todas...

E nos jogos se entrares num jogo a 1080p e o jogo só suportar 720p ele faz downscalling para 720p...

5. Slayer74

Slayer74 Power Member

Seria mais fácil sabendo o modelo da TV, qual a consola e o tipo de ligação.

6. vitorchapas

vitorchapas Power Member

Lol, podes crer...

7. Overkill

Overkill Power Member

Se o comando da tua tv/lcd tiver uma tecla de "info" clicas que ele dá te as informações de como esta a imagem

8. Platonico

Platonico Power Member

Obrigado a todos.

9. PhantomNorth

PhantomNorth Power Member

No meu caso:

Playstation 3
    Lcd LE26S81B

Com ligação através de cabo HDMI

Tenho a 720p

10. vitorchapas

vitorchapas Power Member

Platonico podes dizer que tv tens...?

11. The-One

The-One Colaborador
    Staff Member

Ele já disse

12. vitorchapas

vitorchapas Power Member

A pergunta era para o Platonico. Abriu a thread para esclarecer uma duvida,mas não disse qual a tv.

13. Konvoice

Konvoice Power Member

Bem, permitam-me que meta os meus dois cêntimos neste tópico. A Ps3 consegue sacar 1080p, é tudo uma questão do jogo em si ter sido codificado com isso em mente. Os testes de upscaling na Ps3 que já fizeram com a nova firmware do emulador de Ps1 e Ps2 no mês passado puxam a resolução nesses jogos a 1080p directo (nos jogos de Ps1 isto salta à vista de uma maneira brutal). O mais certo é que, tal como o progressive scan ainda era uma novidade praí à 3 anos atrás, isto em comparação já não é novidade nenhuma, a maioria dos títulos de qualidade vão sair a 1080p, ainda enquanto a consola é nova.

Como sabes se funciona no teu ecrã? Bem, na minha Bravia 32'', ele mostra mesmo uma nota no lado esquerdo superior que diz resolução/frequência, sendo que se mudares para 60hz em NTSC, por exemplo em jogos PS2, vais ter escadinhas nos poligonos que nunca mais acabam... Podes usar o cabo video componente para a consola, mas o melhor que faz é possibilitar Pro scan em pouquíssimos jogos e avivar as cores. É chunga que a resolução de jogos Ps2 não seja grande pistola, principalmente quando isso salta à vista em ecrãs HD, mas uma coisa é certa, a Sony sabe recompensar o pessoal que sabe esperar. E eu vou esperar que a firmware do emulador tenha um grau de compatibilidade quase total, para daqui a uns anos tirar o pó à minha colecção ps2, sem perder a pica de jogar à custa dos gráficos antigos (como me aconteceu com a Ps1).

Jogar em HD... Que sonho tão distante é... E é um absurdo, comprei um ecrã cujas funcionalidades ainda não aproveitei ao máximo - mas hey, ao menos é ganda monitor para o meu pc (em 1024/768 60hz). Que tal produzir som sentado no sofá? :-D

14. vitorchapas

vitorchapas Power Member

Apesar de tudo a tua tv só faz 720p/1080i, se queres 1080p...tv nova! (tal como eu)

**off-topic**
    Porque não configuras a gráfica para 1360x768 (na saida para a tv)? Fica mais próximo da resolução nativa da tv.

15. Konvoice

Konvoice Power Member

bem, esta é a resolução nativa do ecrã em modo pc, mudar para qualquer outra na placa dá "lost sync".

Quanto ao 1080p, tenho de discordar, no manual esta TV dá o suposto "True HD" se tiver um input por HDMI. Mas também como foi a Sony que começou por confundir a cabeça a toda a gente sobre como o HD funciona (o pior esquema de marketing de entrada de que há memória), não me admirava que esta geração de ecrãs só puxe mesmo até ao 1080i. Mas também, deixemo-nos de coisas, a diferença entre interlaced e progressivo em resoluções iguais é pouco relevante para a qualidade. Em alguns casos apenas vai piorar (como o Tomb Raider Legends, que, mikem isto, mete-me o ecrã em 4:3 para correr em progressive scan, para além que os contornos ficam mais feios).

Eu acho que esta história do HD foi muito mal contada, e na verdade ainda estamos para ver os reais resultados desta tecnologia. Proprietários da PS3 são de facto os primeiros a usufruir de um novo output visual. Se lhes perguntares eles dizem, "nhee, quer dizer, os brilhos são melhores, as cores são limpas e os contornos são limados no melhor que se pode, mas os jogos ps2 numa televisão normal grande continuam a ser muito bons". Perante esse feedback, só tenho é que ser paciente e comprar uma PS3 quando não sejam os gráficos que estejam melhores, mas sim as ideias inovadoras em jogos que entretanto sairam que se tornem demasiado boas para não as experienciar em primeira pessoa.

Sejamos francos, vai eventualmente sair uma PSThree com hardware revisto e mais funcionalidades, com uma lista de grandes jogos em platinum e... mais barata. Aqui o truque é ser paciente mesmo.

16. Apocalyptic

Apocalyptic Power Member

tenho 1 dúvida:
    No PES existe uma opção para por em 60hz(axo k e assim) akilo e basicamente o ke?
    Apenas noto que o som fica mais alto e parece k se nota alguma coisa nas imagens mas n sei se e melhoria de graficos alguem me explica?
    já agora a minha tv e das grandes da Samsung e para escolher essa opçao diz la se n der para voltar atras e eu nq escolhia pois pensava k isso era para melhorar os graficos e a minha tv n dava e a uns dias resolvi exprimentar e deu e notei isto akilo serva para ke?

17. TIMETODOIT

TIMETODOIT Banido

Isso é o refresh nao tem nada a ver com a resolucao!

18. vitorchapas

vitorchapas Power Member

A resolução minima para ser considerado hd é 1024x768. A confusão aqui são as designações, True HD, HD ready, Full HD, etc.
    Em relação à tua tv especificamente, é hd ready (720p/1080i) com uma resolução nativa de 1366x768. Nem preciso saber o modelo da tv para afirmar isto... a sony só tem 1080p(full hd) apartir das 40";)
    Prefiro jogar os meus jogos ps2...na ps2 que está ligada ao crt (28") do quarto. Acho que fica com melhor imagem (já tentei todas as configs na ps3 e nenhuma me agrada).

19. Apocalyptic

Apocalyptic Power Member

Mas eu noto kualker koisa diferente!Isso do refresh e o ke?

Obrigado pela resp.!!!

20. Konvoice

Konvoice Power Member

Ok Foxykiller, isto tem a ver acima de tudo com frames de animação e quão rápidas elas passam em sequência. Para ser justo, acho que são poucos os jogos onde isto salta à vista á primeira. Onde salta à vista MESMO é quando estás a ver as sequências de full motion video de um jogo qualquer, tipo, acabas o nível, aparece uma cena qualquer e hás de reparar, principalmente em movimentos de câmara, que em 50hz notam-se uns ligeiros soluços em comparação com a mesma sequência a passar em 60hz, que basicamente parece manteiga... :)

Nos jogos, olha, o primeiro em que topei de facto a diferença ainda foi no Shenmue 2 na Dreamcast, tenho ideia. Outro que é imprescíndível jogar em 60hz é o Shinobi, por exemplo. Mas há toneladas mais. A chatiçe é que a resolução de base do NTSC 60hz é de 480i, e posso-te garantir que doi um pouco ver o resultado disto num ecrã HD (lembra-me o Shinobido: Way of the Ninja, parece quase um jogo de PS1, blergh...). Tenho de activar os filtros suavizantes nas definições de imagem para corrigir isto (isso no fundo é o que safa as Sony Bravia, têm muitas opções de imagem) e mesmo assim aquelas escadinhas nos contornos.... :'(

Não é que as cenas em PAL 50hz sejam muito melhores (apesar que sobem na resolução para 567i porque as imagens não são esticadas, como hás de reparar que acontece em 60hz). É o pior em sinal tipo 'interlaced' que podes ter, as cores sangram, parece tudo muito pouco natural. Isto no fundo é uma questão de escolha até todos termos acesso ao upscaling de jogos, aí acredita que 60hz é a única opção se tiveres uma boa resolução. Até te vai dar ataques na pupila! :-D

Partilhar esta Página