1080p x 720p

Status
Fechado a novas mensagens.
Claro que no caso do mkv em 1080p também me aproximei da televisão e era aí que se notava alguma diferença. Mas sim, o material também tem a sua importância. Um bom mkv em 720p no meu caso chega perfeitamente, tal é a distância de visionamento.

Na minha tv (50'') noto bem a diferença entre 720 e 1080. Isto a 3 metros sensivelmente, talvez um pouco menos. Mas também digo com sinceridade que um bom mkv a 720 me chega e sobra. Até mesmo os canais HD da MEO (720p) têm uma imagem fantástica, apesar de notar algum grão.

Normalmente vejo sempre conteúdos a 720p.
 
full HD e aspect ratio não tem nada a ver. so porque não é do aspect ratio 16:9 não significa que não seja full HD.
Depois eu é que digo asneiras.. FullHD tem tudo a ver com aspect ratio, 1080p implica uma resolucao de 1920×1080 que só é possivel em 16:9.

De qualquer forma os filmes vêm todos em 16:9 com a maioria a ter as barras o que na realidade faz com que a resolucao nao seja inteiramente 1920x1080
 
A resolução dos filmes 2.3x:1 não é 1920x1080 (em imagem útil) mas ao visualizar os filmes tens a mesma performance por cm^2 que de um filme que ocupe o ecrã todo, com o inconveniente das barras pretas.
Mas isto já é um ponto que divide as opiniões.
 
A resolução dos filmes 2.3x:1 não é 1920x1080 (em imagem útil) mas ao visualizar os filmes tens a mesma performance que de um filme que ocupe o ecrã todo, com o inconveniente das barras pretas.
Mas isto já é um ponto que divide as opiniões.
Pois, se usares termos ambíguos é normal que divida as opiniões... O que é a "performance" da visualização de um filme?

Um filme 2.39:1 em Bluray simplesmente não tem 1080 linhas de resolução, ponto final. Poderia tê-lo se se usasse um modo anamórfico, como aliás é filmado. Mas isso só seria útil num display com resolução maior que 1920x1080 (como o Philips 21:9, que não teve grande sucesso).
 
Boas, gostaria de perguntar aos que notam diferenças entre um filme 1080p e um 720p se tambem compensa antes um filme mkv 1080p de 8GB ou um 720p de 5GB?
É que os filmes que tenho "comprado" são mkvs 720p de 5 a 7GB.
 
Depende de N factores:
-Fonte da codificação/conversão
-Config do proprio Codec
-Hardware q vais usar para descodificar/visualizar o conteúdo.

Tem q haver sempre um "bom compromisso" entre a resolução e o bitrate usado para a codificação.
De nada te vale teres um filme de 1080p e ele ter apenas 2000 kbps.

Podes orientar-te assim:
Para filmes de 720p, deve de ter no minimo 4000Kbps (e deste valor so para cima)
para filmes de 1080p devera o minimo ser de 8500Kbps

Com estes referencias tens sempre garantias de boa qualidade.

Para 720p nao creio q haja um grande incremento da qualidade para alem de 9000 ou 10000Kbps
 
Depois eu é que digo asneiras.. FullHD tem tudo a ver com aspect ratio, 1080p implica uma resolucao de 1920×1080 que só é possivel em 16:9.

De qualquer forma os filmes vêm todos em 16:9 com a maioria a ter as barras o que na realidade faz com que a resolucao nao seja inteiramente 1920x1080

como ja te foi explicado, estas errado.Full HD representa o número de pixels por parte do ecrã que tens num ecra de 1920x1080. se tiveres outro aspect ratio mas com a mesma proporcionalidade tens na mesma Full HD.

a segunda frase que dizes é que é so asneiras, as barras não vêm no filme são acrescentadas porque o teu display é 16:9 e os filmes não vêm em 16:9
 
Última edição:
como ja te foi explicado, estas errado.Full HD representa o número de pixels por parte do ecrã que tens num ecra de 1920x1080. se tiveres outro aspect ratio mas com a mesma proporcionalidade tens na mesma Full HD.

a segunda frase que dizes é que é so asneiras, as barras não vêm no filme são acrescentadas porque o teu display é 16:9 e os filmes não vêm em 16:9
Antes pelo contrário, quem está a dizer asneira és tu.
A barras pretas vêm mesmo no filme, porque o blu-ray só suporta 1920x1080 ou 1440x1080. Se o filme for 2.39:1, então só 803 linhas são usadas, o resto fica a preto, logo não tem a mesma resolução vertical de "Full HD".

Poderia ter a mesma resolução se fosse "esticado", em anamórfico que, aliás, é a forma como é filmado. Mas isso não está definido no standard, julgo eu.
 
como ja te foi explicado, estas errado.Full HD representa o número de pixels por parte do ecrã que tens num ecra de 1920x1080. se tiveres outro aspect ratio mas com a mesma proporcionalidade tens na mesma Full HD.

a segunda frase que dizes é que é so asneiras, as barras não vêm no filme são acrescentadas porque o teu display é 16:9 e os filmes não vêm em 16:9
Full hd deduz que se tem um aspect ratio de 16:19 ponto.

Edit: percebi mal o que disseste, a tv nao adiciona barras nenhumas elas é que vêm incluidas ja no bluray. Irrita-me ter uma televisao grande full HD para depois não estar a fazer uso da televisao inteira.. O que afecta a percepcao do full HD ja que a imagem esta mais compacta.
 
Última edição:
...as barras não vêm no filme são acrescentadas porque o teu display é 16:9 e os filmes não vêm em 16:9

Isso já depende do filme.
Há filmes que trazem as barras pretas embutidas, sendo o caso mais comum, filmes 2.3x:1 que em determinadas cenas mudam os aspect ratio para 16:9. Mas não só nestes casos.
Por outro lado, existem os filmes que não trazem qualquer tipo de barras. Penso que a maioria se não estou em erro.
 
a segunda frase que dizes é que é so asneiras, as barras não vêm no filme são acrescentadas porque o teu display é 16:9 e os filmes não vêm em 16:9

Antes pelo contrário, quem está a dizer asneira és tu.
A barras pretas vêm mesmo no filme, porque o blu-ray só suporta 1920x1080 ou 1440x1080.

Na realidade, ninguém está a dizer asneira e as duas situações podem acontecer. Tudo vai depender do conteúdo.

Alguns conteúdos são codificados com as barras pretas incluídos. Outros são codificados fazendo "crop" à frame à medida do aspect ratio (sem barras pretas, mas com menos linhas). No primeiro caso, o leitor trata o filme como se de um 1920x1080 se tratasse (embora com umas quantas linhas a preto). No segundo caso, e porque uma TV full-HD apenas suporta 1920x1080, o leitor (e não a TV) tem de preencher com linhas pretas a parte do filme que falta para preencher os 1920x1080.


É realmente confuso que se fale em conteúdos "1080" e "720", quando na realidade só a resolução horizontal é constante, enquanto que a vertical varia segundo o aspect ratio do conteúdo.
 
É realmente confuso que se fale em conteúdos "1080" e "720", quando na realidade só a resolução horizontal é constante, enquanto que a vertical varia segundo o aspect ratio do conteúdo.

exactamente, mas conteúdos que tenham a mesma resolução horizontal de um 1080p (mesmo sendo em 2.4:1) levam com o selo Full HD porque na zona "util" do ecrã a resolução é a mesma de um 1920x1080
 
Isso já depende do filme.
Há filmes que trazem as barras pretas embutidas, sendo o caso mais comum, filmes 2.3x:1 que em determinadas cenas mudam os aspect ratio para 16:9. Mas não só nestes casos.
Por outro lado, existem os filmes que não trazem qualquer tipo de barras. Penso que a maioria se não estou em erro.
É ao contrario, a maioria traz barras e são poucos os que nao trazem.
 
Calma aí. Filmes em discos Blu-ray têm formato diferente de 1920x1080 ou 1440x1080? Não me parece. Não confundir com rips.
Se o que está na Wikipedia estiver correcto, os filmes têm sempre incluir as barras pretas. Novamente, não confundir com rips ou outras fontes.
Os rips HD é o equivalente ao bluray original se vier com barras embutidas o rip tem. Não têm que ter sempre ja que apanhei um recentemente que ocupava o ecra todo.

acho isso estranho, quer dizer que quem tiver uma tv 21:9 tem de andar a fazer zoom ou crop para ter o ecra totalmente preenchido?
Exactamente, dai o meu descontentamento. É irritante tar a comprar uma televisao xpto para ver em alta resolucao pa depois a imagem vir 'embrulhada'.
Os filmes e series que ocupam a area total dão logo outra imersão à visualizacao.
 
Última edição pelo moderador:
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo