• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

[1100€ ou 1350€] [15.6",17"] Portátil para multifunções

O CPU no MSI aqueceu um pouco mais mas tb estava com clock/consumo mais elevado (o asus que aqueceu mais porque cortou a performance); a nivel de grafica estão basicamente iguais..
Estranho, porque o irmão mais pequeno o GE62VR a nível gráfico não chega a essas temperaturas (como tinhas postado no outro tópico)
 
Estranho, porque o irmão mais pequeno o GE62VR a nível gráfico não chega a essas temperaturas (como tinhas postado no outro tópico)

sim.. pode ter acontecido aquele Ge72VR vir com o dissipador não bem montado, ou com demasiada (ou pouca) massa termica..

e mesmo noutra review, falam em temps bem mais baixas ..

The other feature is "Cooler Boost," which revs up the fans at the user's discretion to drop temperatures. When it comes to the Apache Pro GE72VR, it does indeed keep temperatures down when compared to the fan's default profile, but does result in a noise level of 47 dBA. To clarify, all it's really doing is maxing out fan speed, nothing more. Maximum temperatures for the GPU and CPU were 72°C and 81°C respectively, which is perfectly fine and were achieved in the Aida64 stability test. However, the shell itself does get quite warm around the keyboard at heavy loads, with temperatures hitting 42°C. Meanwhile, exhaust temperatures hit 61°C.
https://www.techpowerup.com/reviews/MSI/GE72VR_Apache_Pro/10.html

O Aida64 fas stress ao CPU e GPU simultaneamente..

EDIT :

nesta aqui tb aquece mais, mas náo tanto como na do notebookcheck
http://www.eteknix.com/msi-ge72vr-6rf-apache-pro-gtx-1060-gaming-laptop-review/9/
 
Última edição:
sim.. o que permite que puxes pela grafica, facilmente lhe fazes overclock ..

e já percebi porque é que na da techpowerup ele aquece menos, têm o coolerboost ligado (só li agora bem)..
Sem o coolerboost (na do notebookcheck e eteknix) não terão o coolerboost ligado, as ventoinhas não rodam tão depressa e aquece mais. Com o coolerboost ligado ( techpowerup) as ventoninhas rodam ao maximo, e fica bem mais fresco..

O perfil de ventoinhas default está mais virado para o silencio/ menor rpm..
 
Com o coolerboost ligado

Assim já se torna novamente mais fresco que o GL702VM. Thx!! E ainda por cima com overclock no MSI e sem overclock no Asus, certo?

O coolerboost liga-se no botão superior não é?
No teu MSI a gráfica consegues escolher facilmente se queres correr o portátil com a gráfica de alto desempenho ou baixo desempenho?
 
Não rodam tão depressa? As ventoinhas? Mas isso não era suposto ser controlado pela BIOS em si? É um bocado parvo o User ter que activar isso e deixar chegar a essas temperaturas de 98graus (se não activar manualmente)
 
E no caso do ge72vr e gp62mvr a alternância entre gráficas é fácil? De 17'' há pouca oferta

a mudança de graficas é automática, gerida pelo software da nvidia.

Não rodam tão depressa? As ventoinhas? Mas isso não era suposto ser controlado pela BIOS em si? É um bocado parvo o User ter que activar isso e deixar chegar a essas temperaturas de 98graus (se não activar manualmente)

O perfil default está programado para ser um perfil mais silencioso, mas mais quente.. Cada fabricante escolhe o perfil que acha melhor, a maior parte decide escolher por perfis mais silenciosos..

A diferença é que se quiseres um perfil mais fresco, é so ir ao control center e escolher..
Tens varios niveis, desde um simples slider a poder fazer uma curva de controlo personalizada a gosto..
O botaõ de cooler boost mete simplesmente as ventoinhas a 100%, seja qual for a temperatura (os Clevos têm 1 igual, acho que é um "Fn+Fx")
 
a mudança de graficas é automática, gerida pelo software da nvidia.
Mas por exemplo os jogos que têm as settings fora do jogo. Eu no antigo abria as settings clicando botão direito do rato e abria com a gráfica de alto desempenho para poder meter o ecra full hd e high. Se abrisse com a predefinição (gráfica de baixo desempenho) a resolução não dava para por em full hd, por consequente o jogo não abria em boa resolução.
A minha questão era se a o PC tinha algum software que permita alternar as gráficas manualmente.
 
Isso acontecia porque o programa da nvidia não estava a detectar automáticamente que precisava..
Mas essa predefinição alteras no painel de control da nVidia, e a partir dai sempre que o abres já vai correr com a dedicada; não precisas de estar sempre a escolher para correr com a dedicada..

How_to_set_a_default_graphics_card_4.png
 
Obrigado.. Sim expliquei-me mal, eu tinha alterado a predefinição, neste caso na amd catalyst... Tinha lido que alguns MSI não davam para alterar manualmente a gráfica, por isso é que perguntei.. Devo ter feito confusão.. Obrigado
em alguns "não dá" porque está a nvidia sempre activa, como o GT72VR..
 
Olá a todos novamente... Ainda não comprei PC, não há maneira dos MSI GE72VR e GT72VR entrarem em promoção.. Bahhh

@brruno este fim de semana vai haver campanha do IVA e estive a ver o Asus GL753VE com a 1050TI que dizes? Sei que a gráfica é ligeiramente mais baixa mas não me importo, pois já ando a adiar a algum tempo a compra...

http://www.notebookcheck.net/Asus-ROG-Strix-GL753VD-Notebook-Review.189672.0.html

Está aqui uma review do 753VD que é com a 1050, o que refiro é igual mas com a 1050Ti...

Que me dizes? Parece até ter temperaturas baixas e vi mais sítios a dizer que as temperaturas eram bastante boas...
Vale a pena esperar a ver se os MSI ficam em promoção ou arrisco neste já?

Fica a 1200 euros, o preço dele é 1500

Edit: entretanto foquei a minha escolha em 17.3".. Sei que tinha 3 pcs mais baratos 50 euros com a 1060 mas 17.3 acho que vai ser vantajoso para mim...
 
@brruno este fim de semana vai haver campanha do IVA e estive a ver o Asus GL753VE com a 1050TI que dizes? Sei que a gráfica é ligeiramente mais baixa mas não me importo, pois já ando a adiar a algum tempo a compra...

http://www.notebookcheck.net/Asus-ROG-Strix-GL753VD-Notebook-Review.189672.0.html

Está aqui uma review do 753VD que é com a 1050, o que refiro é igual mas com a 1050Ti...

Que me dizes? Parece até ter temperaturas baixas e vi mais sítios a dizer que as temperaturas eram bastante boas...
Vale a pena esperar a ver se os MSI ficam em promoção ou arrisco neste já?

Ele têm essas temperaturas baixas porque o clock está bem abaixo do normal..

. The GPU on the other hand only runs at around 640 MHz, which is clearly below the maximum value of 1354 MHz. We saw a CPU temperature of around 85 °C and 71 °C for the GPU during the stress test.

Se vires na pagina da 1050 http://www.notebookcheck.net/NVIDIA-GeForce-GTX-1050-Notebook.178614.0.html
esse Asus têm performance cerca de 10% inferior ao GL62M ; 3D mark Firestrike, 3D mark 11, e nos varios jogos..

Esse com a 1050 Ti aquecerá mais / terá mais perda de performance..
 
esse Asus têm performance cerca de 10% inferior ao GL62M ; 3D mark Firestrike, 3D mark 11, e nos varios jogos..

Esse com a 1050 Ti aquecerá mais / terá mais perda de performance..

Se fosse só 10% não me importava...
Não compensa para o preço o portátil em questão?
E pior que o GL702VM em termos de temperaturas? Não me parece, o 702VM aquece bem...
 
Se fosse só 10% não me importava...

com a 1050 Ti será pior...
E pior que o GL702VM em termos de temperaturas? Não me parece, o 702VM aquece bem...

há de ser +/- a mesma coisa ...

GL753VD
7700HQ (2.8-3.8Ghz) @ 2.9Ghz : 85ºC (apenas 100Mhz acima do base)
GTX 1050 (1354 - 1493 ) @ 640Mhz : 71ºC (metade do clock base)

GL702VM
7700HQ (2.6-3.5Ghz) @ 2.8Ghz : 85ºC (apenas 200Mhz acima do base)
GTX 1060 (1506 - 1708) @ 1468Mhz : 71ºC (50Mhz abaixo do clock base)
 
Bahhh, não queria adiar mais ainda... Mas pelos vistos vai ter de ser...

Esses valores também são em stress test certo? No dia a dia não deve chegar perto disso..

Não compensa então? Tendo em conta que o MSI correspondente é 1350 sem SO e este 1200 com SO.
Obrigado

Edit: fico melhor servida com um Clevo N870HK que fica também por volta dos 1200?
 
Última edição:
Back
Topo