12V com bateria automovel

jfelix

Power Member
boas gostava de vos fazer uma pergunta, é possível ligar umas colunas de um computador (de 12V, corrente continua das nossas casas) a uma bateria de um carro ou de um tractor?
cumps
 
Se as colunas funcionam a 12v, é possível, sim.

A bateria do carro terá uma tensão um pouco superior aos 12v, mas isso não deve constituir problema.

Abraço
 
pois foi o que eu pensei mas duas questoes, como é que eu ligo as colunas à bateria? e quanto tempo durará uma bateria automovel a ser consumida pelas colunas?
cumps
 
como é que eu ligo as colunas à bateria?

Depende se queres ligar as colunas directamente aos bornes da bateria, ou se pretendes ligá-las á ficha de isqueiro num carro. Terás que arranjar (comprar ou construir) um cabo com uma ficha que sirva na ficha de alimentação das colunas, e na outra ponta do cabo terá que ter uma ficha própria para ligar na tomada do isqueiro do carro se for esse o caso, ou garras crocodilo grandes para ligar aos bornes da bateria.


e quanto tempo durará uma bateria automovel a ser consumida pelas colunas?

Isso depende da bateria e do consumo das colunas. A bateria deve ter como descrição das suas características quantos amperes/hora é capaz de debitar, e as colunas devem ter inscrito o consumo de corrente, ou por outra, a corrente de alimentação que requerem. Se tiveres essa informação é uma questão de fazer as contas.
Grosso modo será algo do estilo: considerando que as colunas consomem 500mA e a bateria é de 60Ah, teremos então 60Ah/0.5A=120 horas
Claro que o consumo das colunas não é constante, pois o som que reproduzem não o será, e na verdade a bateria pode aguentar o dobro do tempo ou mais, mas pelo menos ficas com uma ideia do "pior cenário".

Abraço
 
bem a ideia é a seguinte estou a uns meses de fazer um carro alegórico, e por umas colunar a passar som, o tractor que vai levar o reboque enfeitado tem uma bateria igual à dos carros e se bem percebi basta descarnar os fios da tomada das colunar e ligar directamente aos tornos certo?
cumps
 
É pá!... Eu estava a imaginar colunas como as dos PCs, que têm amplificador integrado e precisam de alimentação externa.

Não sei que colunas estás a querer ligar mas para um carro alegórico certamente estamos a falar de algo mais potente. As "colunas" têm sistema de amplificação integrado, ou são simples colunas?
É que não podes ligar umas colunas directamente a qualquer alimentação, pois nesse caso elas têm é que ser ligadas a um sistema amplificador, e esse sim é que vai necessitar de alimentação.

Se poderes meter uma foto do equipamento ou um link para umas colunas que sejam do tipo do que estás a querer usar ajudava a perceber melhor do que se trata.

Abraço
 
arranja um carregador para o esqueiro com output de 12V e os mAh suficientes para essas colunas e aí se precisares de uma extensão para o fio, descarnas e acrecentas, nao vas buscar a ligação directamente aos polos da bateria ;)
 
arranja um carregador para o esqueiro com output de 12V e os mAh suficientes para essas colunas e aí se precisares de uma extensão para o fio, descarnas e acrecentas, nao vas buscar a ligação directamente aos polos da bateria ;)
pois mas como se trata de um tractor agricola nao tem isqueiro logo a ligaçao directa aos polos cumps
 
Eu percebi, ele quis dizer que essas colunas vão ser facilmente abafadas pelos outros carros alegóricos e pelo ruído em volta.
Ou seja falta de potência :p
 
a' loool
pois mas aquilo nao para muita gente ouvir lool
cumps

Pois... mas até só com o barulho do tractor, com essas colunas, acho que ninguém vai mesmo ouvir coisa alguma.
Isso é muito fraquinho.

Quanto ao facto do tractor não ter ficha de isqueiro, se isso te interessar, há adapatadores á venda, tipo isto:

042248.jpg


De qualquer forma, simplesmente para o que pretendes, arranjas um cabo que tenha garras crocodilo como estas para ligar á bateria, e na outra ponta em vez da ficha de isqueiro, metes uma ficha que sirva para ligar á alimentação das colunas.

Se mudares de ideias quanto ás colunas a usar, não te esqueças que tens que garantir 2 coisas: que as colunas podem ser alimentadas a 12v, e que o cabo que usas suporta a corrente de consumo das colunas que lhe vais ligar.
Se forem mesmo essas colunas que vais usar e sabes que podem ser ligadas a 12v, o cabo a usar não tem que ser muito grosso pois essas colunas consomem muito pouco.

Se desenrascares um cabo, já tiveres as colunas, convidas um bom grupo de amigos para ir beber uns copos ao celeiro onde tens o tractor e podes sempre fazer um teste de som, pois ainda vais a tempo de mudar de ideias caso isso não satisfaça as exigências, como aqui a malta desconfia :p
Só gastas o dinheiro do cabo, que pode sempre ser reaproveitado para outra opção que venhas a tomar, e um garrafão de tinto, esse a fundo perdido. :lol:

Abraço
 
Última edição:
Lembra-te que as baterias dos carros / tractores teem uma amperagem altissima...

pk é que axas que os amplificadores de audio, teem que levar um fusivel no polo positivo? :nie2:

cumpz
 
a alimentação do radio n passa primeiro pela "caixa" de fusiveis do carro?? penso eu...
jfelix, acerca do fusivel, é apenas o que eu axo...

um abraço! cumpz
 
Os amplificadores de carro apenas levam o fusivel no polo positivo por causa dos picos de corrente. eu tinha tudo ligado directamente á bateria e nunca tive problemas com nada
 
a alimentação do radio n passa primeiro pela "caixa" de fusiveis do carro?? penso eu...
jfelix, acerca do fusivel, é apenas o que eu axo...

um abraço! cumpz

A alimentação de áudio automóvel passa sim pela caixa dos fusíveis, se reparares em qualquer carro que tenha a caixa de fusíveis devidamente identificada, tem o símbolo do rádio. o que o colega quis dizer é que em tuning/car áudio o pessoal para prevenir (p não mandar alguns milhares de € pó lixo por vezes) é necessário fazer uma instalação eléctrica a parte, pelo que tem de ser protegida (como tudo o que é eléctrico num carro, até o motor de arranque tem um fusível de no mínimo 30A), em car áudio, instalações stock não existem praticamente, é tudo feito de novo.

Os amplificadores de carro apenas levam o fusivel no polo positivo por causa dos picos de corrente. eu tinha tudo ligado directamente á bateria e nunca tive problemas com nada

permite-me que te corrija, os fusíveis não protegem contra oscilações de corrente mas sim contra curto-circuitos, caso ligues massa a corrente caput fusível, e não caput aparelhos(rádio, amplificador....), para prevenir e não comer muita bateria, são utilizados os condensadores, quando a bateria não consegue aguentar-se estão os condensadores para compensar.

jfelix no teu projecto o melhor é um autorádio, 1 amplificador, e um ou dois pares de colunas, fica resolvido, por vezes nem precisas comprar, basta pedir uma ou outra coisa emprestada.

já agora confirma bem se a bateria do tractor é mesmo de 12v, é que tratores agriculas por vezes é de 24.


cumprimentos
 
Última edição:
Back
Topo