1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

[13.3"-14.1"] Portátil (mobilidade) 800-900€

Discussão em 'Aquisições/Upgrades Portáteis' iniciada por A3oN, 24 de Dezembro de 2012. (Respostas: 3; Visualizações: 977)

1. A3oN

A3oN Power Member

=============================================

1) Qual é o orçamento disponível?

800-900€ (se conseguisse o que queria por menos, era naturalmente preferível; estaria disposto a passar um pouco dos 900€ apenas caso o ganho de performance fosse assinalável);

2) Qual ou quais os tamanhos que pretendes?

c. Pequeno e Leve: 13" - 14"

3) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?

Alguma relutância em comprar hp (más experiências com aquecimento e ruído), Acer e Asus (mau feedback da assistência de ambas), mas se um modelo valer a pena, não importa a marca;

4) A que tarefas se destina o portátil?

Resto do curso universitário (programação, VM, etc., tanto em Linux como em Windows), trabalho após o acabar (espero que o que comprar agora ainda vá estando à altura durante uns anos :P) e multimédia/gaming casual nos tempos livres;

5) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou fica preferencialmente em cima da secretária?

Vai ser transportado com bastante frequência, por vezes carregado durante longas distâncias, pelo que era importante que fosse leve e fino (muito mais que 2kg de peso ou 2,5cm de grossura será demasiado);

6) Quantas horas de bateria necessitas?

Vai ser utilizado por longos períodos de tempo em locais onde pode não existir alimentação elétrica, pelo que a duração da bateria é bastante importante, quanto mais durar, melhor;

7) Vais jogar no portátil? Se sim, que jogos?

Não muito frequentemente, mas é possível que, quando o faça, sejam sessões de média-longa duração, pelo que temperaturas, não só em idle mas também em load, serão um factor importante na escolha.
    (Exemplos de jogos: Elder Scrolls (Oblivion; Skyrim se possível), The Witcher (1; 2 se possível); maioritariamente RPG's e/ou RTS's que surgissem entretanto)

8) Quais as resoluções de ecrã que preferes? (eliminar as que não pretendes)

1. 1366x768

2. 1600x900 (preferencialmente)

9) Quando é que vais comprar o portátil?

Assim que tiver decidido sobre o que comprar;

10) Tens alguma necessidade específica (interface, armazenamento, multimédia, etc)?

Gostaria de ter um SSD, mas entendo que o orçamento não dê para tanto. SSD expressCache é preferível, mas não estritamente necessário (até porque não estou certo até que ponto se nota a diferença, em relação a um setup só com HDD 5400rpm ou 7200RPM);

Teclado retoiluminado daria jeito, mas embora preferível, também não é algo essencial.

=============================================

Resumidamente, queria um portátil leve, fino, e fácil de transportar, que coubesse sem problemas numa mala/mochila, e que demonstrasse um bom desempenho em projectos de trabalho, sem me deixar ficar muito mal quando quisesse jogar alguma coisa. Fiquei de olho nestes modelos:

Dell Vostro 3460-2877 (750€): parece-me barato para o hardware que tem (i5 3210M + 630M), e apesar de não ter cache SSD, tem um HDD de 7200RPM; No entanto, apesar de ainda não o ter visto ao vivo, parece-me pecar em questões de mobilidade, chegando aos 2,3kg de peso e 3cm de grossura, além de ter lido feedback de que era barulhento em idle;

Toshiba Satellite U940-112 (770€): é mais "móvel" que o dell (mais leve, mais fino, melhor duração de bateria), mas apesar de manter gráfica dedicada, tem um processador pior (i5 3317U), o que eu quereria evitar (em ULV, qualquer processador abaixo do i7-3517U parece-me demasiado fraco para o que pretendo e o orçamento que tenho); Tem 32GB de cache SSD, o que é bastante bom pelo preço, o processador e o ecrã gloss é que me deixam "de pé atrás"...;

Samsung NP700Z3C-S02PT (850€): é um pouco mais pesado e grosso que o toshiba (mas menos que o dell), tem um processador melhor (i5 3210M, como o Dell), e a resolução de ecrã agrada-me bastante (1600x900). Tem também maior duração de bateria que os restantes, e teclado retroiluminado; Peca na capacidade da cache SSD (apenas 8GB), não sei até que ponto estes 8GB se traduzem em algum ganho.. Mas era para este modelo que estava mais inclinado neste momento;

Sony Vaio SV-S1311L9SPR (1020€): perde um pouco em bateria em relação ao samsung, mas ganha em gráfica, mantendo o processador e a resolução deste. É mais leve e pequeno e, embora não tenha cache SSD, permite mais tarde colocar um sem perder a garantia, ao contrário do Samsung (não sei se iria colocar um SSD nos próximos 2 anos, seria uma possibilidade). No entanto, só o consigo encontrar acima dos 1000€, e não me parece valer a diferença, em relação ao 700z3c;

Clevo W540EU Pulcros (910€): Vi este modelo há muito pouco tempo, e é muitíssimo interessante em specs, um processador quadcore e hdd+ssd num 14" e por este preço parece-me óptimo. Infelizmente, apenas tem uma Intel HD4000 (pior que todos os anteriores) e uma resolução de 1366x768, o que me diminuiria muito a área de trabalho, e provavelmente seria demasiado baixo se quisesse jogar algum título minimamente recente. Além disso, não estou a conseguir encontrar nenhuma loja que comercialize este modelo perto de mim (apenas encontrei uma no Porto que vende Clevos, mas além de ter não ter o feedback ideal, não tinha este modelo). Algo do género deste modelo, mas com resolução e placa gráfica ligeiramente superiores, era um exemplo de melhoria pela qual eu não me importaria de exceder um pouco o orçamento inicial, mas não encontro nada parecido...

Se me podessem aconselhar sobre qual escolher entre estes modelos, ou outros que não estejam na lista mas que compensem mais, tendo em conta o uso que lhe quero dar, ficaria agradecido. Cumprimentos. ;)

2. A3oN

A3oN Power Member

bump

(PS: Também o Sony está difícil de achar em stock agora, só tenho encontrado o Toshiba, o Samsung e ocasionalmente o Dell)

3. brruno

brruno Power Member

o dell não tem uma grande bateria ,
    o clevo não tem grafica dedicada e quanto á bateria não há ainda info concreta...
    O Samsung não dá para trocar o disco sem invalidar a garantia..

pior/pequeno/pesado██ ██ ██ ██ ██ ██ melhor/maior/leve
    (não comparei a RAM pois é o mais barato e fácil de aumentar, sendo que em ultrabooks nem sempre é possivel)
    (TI) - Teclado iluminado
    Valores de bateria a navegar com wi-fi

U-ULV (consumo e performance inferiores), M-Dualcore , QM Quadcore.
    .
    {1} permite trocar o disco.
    {2} permite remover o DVD para um segundo disco
    Matte - Anti reflexivo | Touch - touchscreen | " ____ " - glossy = reflectivo

*Samsung NP700Z3C-S01PT(14.1" 1600x900 matte,2.0kg,i5-3210M [2.5-3.1 GHz], 6GB RAM [12GB] 1TB__ 5400rpm+8GB SSD,GT630M __, 6h00) >860€ (TI)
    *Sony Vaio SV-E14A2X1EB, (14.1" 1366x768 _____,2.2kg,i5-3210M [2.5-3.1 GHz], 6GB RAM [16GB] 750GB 5400rpm ________,HD7670M _, 6h00) >850€ (TI) {1}
    *Toshiba Satellite U940-112(14.1" 1366x768 ____, 1.85kg,i5-3317U [1.7-2.6 GHz], 8GB RAM [16GB] 500GB 5400rpm+32GBSSD, GT630M _, 5h00) >770€ {1?} W8
    *Dell Vostro 3460-2877____(14.1" 1366x768 matte,2.3kg, i5-3210M [2.5-3.1 GHz], 4GB RAM [16GB] 500GB 7200rpm ________,GT630M___, 4h00) >740€ {1}

4. A3oN

A3oN Power Member

Obrigado pela resposta, brruno ;)

Esse Sony SV-E14A2X1EB tinha-o excluído já, devido aos quase 3,3 cm de grossura, além de que, pelas specs, o samsung parecia bem mais interessante pelo mesmo preço.

Não tenho conseguido encontrar alternativas melhores pelos mesmos preços, neste tamanho :\

Partilhar esta Página