13-Inch Retina MacBook Pro Outubro 2012

Ainda vos digo mais uma vez se conseguirem apanhar um de 17", no minimo ficam melhor servidos que este Retina de 13"..é a minha opinião. Além de poderem fazer os upgrades a discos e ram.
 
Desilusão

Sinceramente não entendi (e acho que pouca gente entendeu) esta jogada dos MBP 13´´ Retina que fora a qualidade do ecran as restantes specs encontram-se em PCs de 900 Euros (ja com o upgrade de SSD)........

Dar 1.700 Euros por um Apple Dual Core com 8 GB de RAM maximo , sem uma gráfica dedicada parece-me uma loucura sem explicação possível.....
 
E a versão de 256GB, quanto a mim deixa de fazer qualquer sentido, porque com mais 200€ compra-se um MBP 15" Retina que é melhor a vários níveis, nomeadamente CPU e gráfica e acaba por ter a mesma capacidade de armazenamento.

O de 13" só mesmo para quem precisar de mobilidade acima de tudo, e mesmo aí, não sei até que ponto compensa, com o existente Air a ser bastante melhor nesse quesito e o MBP 15" a pesar apenas mais 400g que o modelo de 13".
 
Este de 13 acabou por sair um bocado barrete. Então o iPad "3" supostamente para o ecrã Retina o A5X chega mas podia ser melhor, daí o iPad "4", com o A6X, e vêm-me dizer que o Retina 13' vai-se aguentar só com a HD 4000?

Por acaso tinha preferência por um 13', e desde o anuncio do 15' Retina que esperava pela sua versão de 13', pois seria mais fácil de transportar e afins. Mas depois disto... O 15' passou a ser o que quero.
 
Este de 13 acabou por sair um bocado barrete. Então o iPad "3" supostamente para o ecrã Retina o A5X chega mas podia ser melhor, daí o iPad "4", com o A6X, e vêm-me dizer que o Retina 13' vai-se aguentar só com a HD 4000?

Por acaso tinha preferência por um 13', e desde o anuncio do 15' Retina que esperava pela sua versão de 13', pois seria mais fácil de transportar e afins. Mas depois disto... O 15' passou a ser o que quero.

Que estavas à espera de ver no de 13" que não tem?
 
Falando por mim que também estava a considerar o 13 Retina e agora quero o de 15, a ausência de uma gráfica dedicada foi o suficiente para não querer o de 13''...

Nunca o modelo de 13" vai ter gráfica integrada, já foi mais que discutido aqui no fórum.

O único problema que vejo no de 13" é o preço.
 
Falando por mim que também estava a considerar o 13 Retina e agora quero o de 15, a ausência de uma gráfica dedicada foi o suficiente para não querer o de 13''...

Mas isso já era de prever!

Os de 13" nunca tiveram gráfica dedicada devia a questões térmicas. Se os novos são ainda mais finos, apesar de terem um novo sistema de refrigeração, em tão pouco espaço é difícil dissipar calor!

E o de 15" desde o update para o 10.8.2 tem funcionado tudo fluido com a HD4000 (à excepção do Facebook e mais 1 ou 2 sites)...e tendo em conta que o de 13" tem menos 1.1M de pixeis aproximadamente, porque não haveria de funcionar direito?

Alguns dos lags que se viam já foi provado que era software e acredito que ainda virão novas melhorias. Está tudo na maturidade dos drivers ;)

Eu tenho o de 15" e não poderia estar mais satisfeito! Mas sempre quis um de 15" e nunca tive por peso e dimensões excessivas para o que gostava...Com o Retina mais leve e mais fino foi sem pensar!

Mas não é por isso que não acho este de 13" bastante interessante, principalmente pelos seu 1.62Kg! Para mim peca apenas pelo seu preço, que devia ser 100€ menor!
 
Que estavas à espera de ver no de 13" que não tem?

i7 Quad-Core, 512Gb de SSD, opção 16Gb de RAM, Gráfica dedicada.

Se no site da Apple encomendares um 13' Retina com um i7 e 512Gb de SSD, custa-te menos 150 euros que o 15' Retina, com a diferença que:

- O 13' teria um i7, mas Dual-Core, não Quad-Core
- O 13' não tem gráfica dedicada

Para não falar que o 13' Retina não tem opção para meteres lá 16Gb, o 15 tem...

Para muitos Dual-Core ou Quad-Core é igual ao litro, mas eu que faço edição de vídeo e trabalho com Photoshop, o Quad-Core dá um certo jeito... Desde que passei de um Dual-Core para um Quad-Core notei uma diferença que é uma coisa estúpida. Isto em Windows, imagino em Mac onde as coisas são muito mais optimizadas. Quanto à gráfica dedicada, dá o seu jeito, e pelo preço a que o 15' está, compensa a diferença.

O 13' vale pela sua portabilidade ser mais acessível, mas a diferença acaba por ser pouca, e este 13' é um menino ao lado do 15'. Para umas horas de trabalho (visto que quando comprar um não vai ser só pó Facebook) o ecrã maior até é mais bem vindo, por isso...

Os de 13" nunca tiveram gráfica dedicada devia a questões térmicas. Se os novos são ainda mais finos, apesar de terem um novo sistema de refrigeração, em tão pouco espaço é difícil dissipar calor!

Errado. Lembro-me de um ano em que os 13' tinham uma nVidia dedicada. Se não me engano foram os originais intel de 2009, todos em branco ainda, com um Core2Duo e uma 9400M.

EDIT: http://support.apple.com/kb/SP504

Graphics and video support
NVIDIA GeForce 9400M graphics processor with 256MB of DDR2 SDRAM shared with main memory
 
Última edição:
Para mim não vale a pena. Pegando no mais barato e trocando o SSD pelo de 256GB, uma vez que o de 128GB para mim não serve, fica logo por 2129€.
O MBPr 15" base são 2349€ logo com os 256GB de SSD, mas com um i7 Quad e a GT650M.

E também só são mais 4cm de comprimento e 3cm de largura. As 400g a mais são irrelevantes, tendo em conta que só pesa 2Kg.
O mais engraçado é que o de 15" ainda consegue ser mais fino que o de 13".

Agora só falta esperar por uma promo numa loja qualquer para abater um pouco ao preço :)
 
Mas isso já era de prever!Os de 13" nunca tiveram gráfica dedicada devia a questões térmicas. Se os novos são ainda mais finos, apesar de terem um novo sistema de refrigeração, em tão pouco espaço é difícil dissipar calor!E o de 15" desde o update para o 10.8.2 tem funcionado tudo fluido com a HD4000 (à excepção do Facebook e mais 1 ou 2 sites)...e tendo em conta que o de 13" tem menos 1.1M de pixeis aproximadamente, porque não haveria de funcionar direito?Alguns dos lags que se viam já foi provado que era software e acredito que ainda virão novas melhorias. Está tudo na maturidade dos drivers ;)Eu tenho o de 15" e não poderia estar mais satisfeito! Mas sempre quis um de 15" e nunca tive por peso e dimensões excessivas para o que gostava...Com o Retina mais leve e mais fino foi sem pensar!Mas não é por isso que não acho este de 13" bastante interessante, principalmente pelos seu 1.62Kg! Para mim peca apenas pelo seu preço, que devia ser 100€ menor!
Estas a comparar o 13'' retina com o teu portátil de 15" retina que é simplesmente o melhor portátil de sempre? Um bocado injusto. :)
 
@MiguelX69

Se leres melhor o que colaste no fim percebes que estás errado. Nenhum de 13" teve gráfica dedicada.

A história do 13" Retina vs 15" Retina é a mesma do Air de 11" vs MBP 13", para alguns compensa perder em performance e ter mais portabilidade. No teu caso não, dado que é destinado à edição de vídeo e imagem.
 
Estas a comparar o 13'' retina com o teu portátil de 15" retina que é simplesmente o melhor portátil de sempre? Um bocado injusto. :)

Não fiz comparação directa até porque sei que não há comparação :p

Simplesmente referi que é um bom portatil, pelo ecrã que tem sobretudo e pelo seu tamanho e peso que foram bastante reduzidos...e o hardware tem o que é possivel dentro daquele corpo!

E para ser justo e dentros dos valores esperados deveria custar menos 100€ para ficar com a diferença de 400€ para os normais tal como os de 15"!


Errado. Lembro-me de um ano em que os 13' tinham uma nVidia dedicada. Se não me engano foram os originais intel de 2009, todos em branco ainda, com um Core2Duo e uma 9400M.

EDIT: http://support.apple.com/kb/SP504

Graphics and video support
NVIDIA GeForce 9400M graphics processor with 256MB of DDR2 SDRAM shared with main memory

Wrong!

A 9400M era uma gráfica on-board que usava memória partilhada da RAM, como está escrito no que colaste!

A diferença é que na altura a Apple usava boards Nvidia e hoje em dia usa Intel!

Aliás lembro que na altura os de 13" não receberam a primeira série dos i5 e i7 pois a Intel não permitia outros chipsets que não os seus e a Apple não estava satisfeita com a performance das gráficas Intel. Quando saíram os i5 e i7 de segunda geração (Sandy Bridge) com as HD3000 a performance foi muito melhorada e os de 13" deram o salto! ;)
 
13-Inch Retina MacBook Pro em Outubro

A falta de gráfica dedicada para mim mata logo a questão. MBA13" é a melhor opção. Retina só mesmo os 15".
 
Penso que ter gráfica dedicada nunca foi um goal para os MBPs de 13" agora custa-me é a limitação em termos de processador e RAM. Não consigo mesmo perceber esta decisão.
 
Back
Topo