13-Inch Retina MacBook Pro Outubro 2012

A falta de gráfica dedicada para mim mata logo a questão. MBA13" é a melhor opção. Retina só mesmo os 15".

Mudas de opinião quando experimentares um 13.3" retina. Não há alternativa aos retina. O ecrã do 13.3" chega a ter mais 10 dpi que o de 15.4" :) A resolução virtual de 1680x1050 dá muito jeito para não falar na possibilidade de ter uma imagem full 1080P no ecrã. É caro, mais é o melhor 13.3" do mercado, dependendo da utilização, e creio que o será durante bastante tempo.

Se quiserem posso vos lembrar o comportamento típico de um Apple fan "desconfiado". Após a apresentação farta-se de criticar. Segue-se depois a fase de supresa e espanto quando o vêem pelo primeira vez ao vivo. Passado algum tempo entram na fase psicótica de o comprar aproveitando uma promoção ou facilidade de pagamento qualquer. Por raio haveria agora de ser diferente? :D
 
Mudas de opinião quando experimentares um 13.3" retina. Não há alternativa aos retina. O ecrã do 13.3" chega a ter mais 10 dpi que o de 15.4" :) A resolução virtual de 1680x1050 dá muito jeito para não falar na possibilidade de ter uma imagem full 1080P no ecrã. É caro, mais é o melhor 13.3" do mercado, dependendo da utilização, e creio que o será durante bastante tempo.

Se quiserem posso vos lembrar o comportamento típico de um Apple fan "desconfiado". Após a apresentação farta-se de criticar. Segue-se depois a fase de supresa e espanto quando o vêem pelo primeira vez ao vivo. Passado algum tempo entram na fase psicótica de o comprar aproveitando uma promoção ou facilidade de pagamento qualquer. Por raio haveria agora de ser diferente? :D

Não concordo.

Falo por mim: já há algum tempo que tinha decidido reformar o meu MBP Late 2008. Mas decidi-me a trocar por uma versão de 13". MBP ou Air...

Decidi esperar pelos MBPr de 13". Foram uma desilusão. Eu contava pelo menos com um quad-core (mesmo que fosse através de configuração) e 16Gb de RAM. E não pensava nestas características para hoje. Mas para daqui a 2, 3 anos... Por convenhamos, o MBPr 13" não é nada barato. Nunca tinha visto um 13" a estes preços. Ao menos que os metessem a sério.

Paciência. Mandei vir um Air, mais baratinho, e estou contente, porque apesar de tudo, sempre tive uma queda pelos Air desde que saíram. :D
 
13-Inch Retina MacBook Pro em Outubro

Mudas de opinião quando experimentares um 13.3" retina. Não há alternativa aos retina. O ecrã do 13.3" chega a ter mais 10 dpi que o de 15.4" :) A resolução virtual de 1680x1050 dá muito jeito para não falar na possibilidade de ter uma imagem full 1080P no ecrã. É caro, mais é o melhor 13.3" do mercado :D
Garanto-te que pelo preço e sabendo que num écran retina apenas lhe metem a hd4000 optaria pelo Air.
 
Por convenhamos, o MBPr 13" não é nada barato. Nunca tinha visto um 13" a estes preços. Ao menos que os metessem a sério.

Já experimentas-te fazer uma configuração do MBP 13" base com 8GB de RAM e SSD 128GB? O preço fica por 1599€...menos 200€ que o Retina base!

Agora a questão é...A diferença de peso, de espessura e o ecrã não justificam os 200€ de diferença? A meu ver...CLARO que sim!!!

Sei que é caro e na minha opinião o preço inicial deveria ser 1699€ mas tendo em conta os preços que temos cá acho que se justifica relativamente a um normal com as mesmas características!

Quanto ao Air é difícil de comparar pois são CPUs diferentes! Mas se formos ver valores de Geekbench, vemos que o Air com i7 tem cerca de 150-160 pontos mais que o Retina base!

E se metermos o Air com 8GB e o i7 fica com o menos 100€ que o preço do Retina base! Agora a questão que fica é...preferencia um ligeiro aumento de performance (que deve ser igual no dia-a-dia) com um disco de 256GB ou um ecrã do futuro?

Fica ao gosto de cada um ;)
 
Última edição:
13-Inch Retina MacBook Pro em Outubro

Já experimentas-te fazer uma configuração do MBP 13" base com 8GB de RAM e SSD 128GB? O preço fica por 1599€...menos 200€ que o Retina base!

Agora a questão é...A diferença de peso, de espessura e o ecrã não justificam os 200€ de diferença? A meu ver...CLARO que sim!!!

Sei que é caro e na minha opinião o preço inicial deveria ser 1699€ mas tendo em conta os preços que temos cá acho que se justifica relativamente a um normal com as mesmas características!

Quanto ao Air é difícil de comparar pois são CPUs diferentes! Mas se formos ver valores de Geekbench, vemos que o Air com i7 tem cerca de 150-160 pontos mais que o Retina base!

E se metermos o Air com 8GB e o i7 fica com o menos 100€ que o preço do Retina base! Agora a questão que fica é...preferencia um ligeiro aumento de performance (que deve ser igual no dia-a-dia) com um disco de 256GB ou um ecrã do futuro?

Fica ao gosto de cada um ;)

Pois eu sei,

Mas por exemplo no meu caso que encomendei um Air i7, 8Gb RAM e 256GB, por 1485€, ainda fica mais barato que um MBPr de 13" i5 256Gb, em 700€.. Pessoalmente acho que não compensa a diferença.

Fiquei desiludido com estes MBPr mas certamente vão ser um sucesso de vendas.
 
o iFixit já o desmontou tudo.

Curiosamente o local onde está o SSD parece feito à medida para um disco 2,5", sobrando apenas o necessário para as ligações de energia/dados...

65QeRUEqIghalTQT.medium


Eles falam que com este Crucial a tampa não fecha, mas há discos/SSD de 7 mm (quer o meu Intel 320 e Samsung 830 são de 7 mm) e até de 5 mm!

Ca para min, mais pro próximo ano é provável que venha modelos com discos mecanicos, para ocupar o nicho dos 999-1199$

Entretanto este modelo parece melhor que o outro em termos de repairs & cia:

* A bateria é colada, mas mais fácil de remover que a do 15"
* o SSD é facil de trocar e em teoria é possivel levar um 2,5", mas sem cabos especiais, nada feito...
* O trackpad é fácil de trocar também, no de 15" está tapado pela bateira
* limpar o cooler não é uma tarefa complicada
 
Última edição:
Um teste a correr video a 1080p no FCPX e a fazer scroll no safari, surpreendeu-me bastante, o meu (early 2011, 13" i5 2.3ghz, 8gb de ram 320gb 5400rpm) era capaz de se queixar um bocado, embora tenha o disco mais que cheio, mas até é surpreendentemente fluido, para um ecra daquela resolução, a correr FCP e video descompresso a 1080p.

De todas as maneiras, a diferença de preço entre o de 13 e o de 15 não é assim tanta tendo em conta as diferenças no hardware, só mesmo para quem já está a esticar o orçamento muito, ou quem faz mesmo questão de ter 13", para fotógrafos videografos e afins é bastante importante, sendo que são trabalhos onde se tem de andar com o pc atrás um dia inteiro, e quanto mais leve e mais pequeno melhor, 13" cabe em basicamente qualquer mochila, e com um ecrã desta qualidade, não há absolutamente concorrencia, poder estar a editar um video onde o viewer mostra o video em fullres sem ter de ter outro ecra ligado é espectacular para edições on-the-fly, claro que não são as condições mais ideais, mas muita vez tem de ser logo na hora, especialmente quando se está a experimentar coisas novas, é imprescindível ter um PC para editar logo e ver se resulta bem.
 
De todas as maneiras, a diferença de preço entre o de 13 e o de 15 não é assim tanta tendo em conta as diferenças no hardware, só mesmo para quem já está a esticar o orçamento muito, ou quem faz mesmo questão de ter 13", para fotógrafos videografos e afins é bastante importante, sendo que são trabalhos onde se tem de andar com o pc atrás um dia inteiro, e quanto mais leve e mais pequeno melhor, 13" cabe em basicamente qualquer mochila, e com um ecrã desta qualidade, não há absolutamente concorrencia, poder estar a editar um video onde o viewer mostra o video em fullres sem ter de ter outro ecra ligado é espectacular para edições on-the-fly, claro que não são as condições mais ideais, mas muita vez tem de ser logo na hora, especialmente quando se está a experimentar coisas novas, é imprescindível ter um PC para editar logo e ver se resulta bem.

concordo a 100%
 
Ridículo não, é negócio ;) essas impossibilidades é mesmo para o pessoal ir para o de 15, eles só o fazem porque funciona.

Ora nem mais, concordo plenamente contigo. Isso é tudo um 'jogo' por parte da Apple.

Assim obriga muito pessoal a ir para um rMBP 15".

Eu gostei deste rMBP 13", acho porreiro, o preço, para a Apple é o normal, o que é sempre caro. Se pudesse, comprava um. Estou na área do design gráfico, e dava jeito um portátil assim.
É imprescindível um ecrã decente nesta área, e os dos Mac são muito bons, em termos de cores e etc., e o retina também era excelente por causa do texto.
 
Eu gostei deste rMBP 13", acho porreiro, o preço, para a Apple é o normal, o que é sempre caro. Se pudesse, comprava um. Estou na área do design gráfico, e dava jeito um portátil assim.
É imprescindível um ecrã decente nesta área, e os dos Mac são muito bons, em termos de cores e etc., e o retina também era excelente por causa do texto.
Muito mesmo, cada vez que edito um video, normalmente meto o viewer no ecra do MBP e o resto no meu samsung de 23", e no fim de fazer a correcção de cor no ecra do MBP tenho de voltar a rever tudo no Samsung, é completamente diferente, então em termos de pretos é uma diferença enorme (ainda por cima foi um video SUPER ESCURO, no MBP fica tudo preto, só se vê o personagem, no samsung consegue-se ver a parede e a tralha atras dele, com muito grão e muito pouca qualidade), mascaras que no MBP não se notam, no samsung ficam super visíveis e como nem toda a gente tem um ecra decente, tenho de fazer algo que fique relativamente bem nos dois, se me lembrar até tiro uma foto aos dois ecrans a dar a mesma imagem XD
 
Nos últimos tempos, a mim fazia-me jeito ter um por causa da impressão. Faço constantemente trabalhos tanto na escola como em casa, e em ambos os sítios as cores estão diferentes, mas quando vou para imprimir é o pior...

Quando edito fotos em casa, como tenho um LG da treta com uns 4 anos, ligo sempre a aplicação para ver expandir o ecrã para o iPad, e arrasto para lá a foto para ver com as cores correctas, e para ver se a edição está boa.
 
Pois eu sei,

Mas por exemplo no meu caso que encomendei um Air i7, 8Gb RAM e 256GB, por 1485€, ainda fica mais barato que um MBPr de 13" i5 256Gb, em 700€.. Pessoalmente acho que não compensa a diferença.

Fiquei desiludido com estes MBPr mas certamente vão ser um sucesso de vendas.

Desculpa a indiscrição, mas onde consegues um Air com essa configuração por esse valore?
É que ja configurei tanto um de 11" e de 13" na Apple store e fico com valores muito a cima, mesmo com desconto de estudante.
 
Desculpa a indiscrição, mas onde consegues um Air com essa configuração por esse valore?
É que ja configurei tanto um de 11" e de 13" na Apple store e fico com valores muito a cima, mesmo com desconto de estudante.

Foi com o desconto de 17% nesse mesmo portatil que a ***** fez a dias. O meu deve chegar amanha :)
 
Em relação à inexistência de gráfica dedicada, existem muito poucos ultrabooks que o tenham. A asus tem o Ux32 que tem gráfica dedicada e possibilidade de 10gb de RAM e também tem um design muito atractivo!
 
13-Inch Retina MacBook Pro em Outubro

Em relação à inexistência de gráfica dedicada, existem muito poucos ultrabooks que o tenham. A asus tem o Ux32 que tem gráfica dedicada e possibilidade de 10gb de RAM e também tem um design muito atractivo!

Deves estar a pensar no Ux32VD, porque o Ux32 não tem placa discreta. O VD é uma grande máquina mas tem outros problemas como o fraco desempenho do SSD e da bateria. Se usasse o Windows talvez fosse para o VD ou... talvez não. :)
 
Back
Topo