[13'][Portatil para a faculdade]

AlFACE \/.\/

Power Member
1) Qual é o orçamento disponível?
A volta dos 1300€ (mas quanto mais barato melhor)

2) Qual ou quais os tamanhos que pretendes?
c. Pequeno e Leve: 13" - 14"

3) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?
Aberto a sugestões (tanto mac osx como windows)

4) A que tarefas se destina o portátil?
Vou entrar este ano para a universidade e basicamente o portátil destina-se a trabalho (visualização de pdf's, criação de relatórios e trabalhos) mas por exigência do curso em alguns softwares o processador tem de ser bonzinho (um i5 ivy bridge acredito que faça bem o trabalho) e claro as tarefas básicas (consultar e-mails, navegar pela internet).
Outro aspecto é que os alguns dos softwares não são multiplantaforma isto é preciso sempre de recorrer á virtualização/dual-boot de um SO.

5) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou fica preferencialmente em cima da secretária?
Demoro cerca de 1h a chegar a universidade por isso acredito que 80% das vezes tenho de ir com ele atrás

6) Quantas horas de bateria necessitas?
Quantas mais melhor

7) Vais jogar no portátil? Se sim, que jogos?
Não

8) Quais as resoluções de ecrã que preferes?
1366x768
...
1600x900
Aprecio um bom ecrã mas não necessito de um se me faço entender :D

9) Quando é que vais comprar o portátil?
Num intervalo de 3 meses

10) Tens alguma necessidade específica (interface, armazenamento, multimédia, etc)?
Não


Gostava muito que me ajudassem a escolher um portátil para a universidade. Ja tomei a liberdade de ver diversos tópicos aqui no forum mas queria especialmente a opinião de quem já passou pelas duvidas com que eu estou agora.

Já tomei consciência que preciso mesmo de um portátil por vários factores: melhor rendimento em trabalhos, projectos... A univ. tem inumeros computadores mas está sempre associado o factor "serem públicos" e todos os problemas que isso traz...

Em casa tenho um dektop actual logo tudo o que sejam tarefas "pesadas" como edição de video e até mesmo gaming (do qual sou um grande fã :P) não são problema na escolha do portátil.
 
Última edição:
Eu estive a ler atentamente o que disseste e ia criar um post igual neste fórum. Eu tenho um Asus Eee pc 1005HA. Tem 10'' de ecrã. Super pequeno, muito fácil de transportar, muito prático, teclado muito bom para escrita bastante rápida. Algo que é avaliado em 6* é a bateria, dura 12h (utilizando somente programas de texto como word).

Mas tem um senão: não consigo jogar NENHUM jogo aqui. Mesmo na net, o computador tem baixas fps. Disseste que não querias jogar no pc, mas não sei até que ponto suportará os programas que falaste.

Eu tenho questões semelhantes ao post do "Alface", mas com outras caraterísticas de portátil. Crio um post novo? (sou novo no fórum...)
Eu estou agora à procura de um novo portátil, mas que mantenha grande autonomia (larga mesmo) em questões de bateria, ecrã menor ao indicado pelo Alface (10'' até 12''). Estive a ver a série E da Asus mas a autonomia deixa um pouco a desejar. Os restantes requisitos, ficam em plano secundário, mas estaria com um portátil em vista que não me trouxesse problemas maiores a correr algus joguitos ou programas.

Podem dar sugestões?
grato pela atenção
 
Boas.

Eu tenho um Acer TimelineX - AS3820TG e estou super satisfeito. Pelo teu limite de preço 1300€ podes comprar este portátil e meter-lhe 8GB de ram e um disco SSD. Não vais ficar desiludido.... eu não fiquei ;)
Entretanto vi uma alternativa engraçada, o Asus Zenbook - ux32vd. Este tem um CPU e uma placa gráfica superior. No entanto são mais 200€.

A minha opinião:
- A qualidade de construção do Acer não se compara ao ASUS. Já mexi com ambos e o Asus é superior.
- A diferença de CPU não te deve trazer grandes vantagens.
- Se não vais jogar, a diferença da gráfica não te vai trazer vantagens nenhumas.
- Em qualquer dos casos... se comprares um disco SSD, vais notar uma ENORMA diferença. O portátil vai literalmente voar. =D
: Assim sendo, aconselho-te a pensares bem se preferes mais qualidade de construção (Asus) ou se preferes um Acer com SSD.

Cumprimentos.
 
de qualquer modo em 3 meses saem modelos novos no refresso às aulas... vai vendo o que existe no mercado e volta cá mais em cima da altura da compra!
 
estão ainda alguns modelos para sair (alguns ja foram anunciados á uns meses e ja estão disponiveis no estrangeiro , mas a portugal nunca mais chegam , devem-se ter perdido pelo caminho ;)

de momento tens aqui alguns:

pior/pequeno/pesado██ ██ ██ ██ ██ ██ melhor/maior/leve
(não comparei a RAM pois é o mais barato e fácil de aumentar)
(TI) - Teclado iluminado
Valores de bateria a navegar com wi-fi

M-Dualcore , QM Quadcore.
.

*Toshiba Portégé R830-1DT (13.3" 1366x768 matte, 1.5kg,i7-2620M [2.7 - 3.5 GHz], 8GB RAM, 500GB 7200rpm,______HD3000,_6h30) > 1050€
*Samsung NP700Z3C-S01PT (14.1"1600x900,matte ,2kg,__i5-3210M[2.5 - 3.1 GHz], 6GB RAM,1TB 5400rpm+ 8GB SSD, GT630M, _6h) >1000€ (TI)
*Dell Vostro 3350 ________ (13.3"1366x768 matte , 2.1kg,_i5-2430M [2.4 - 3.0 GHz],4GB RAM, 500GB 7200rpm,______HD6490M,_7h30)> 730€
*Dell Vostro V131 ________ (13.3"1366x768 matte , 1.85kg,i5-2410M [2.3 - 2.9 GHz],4GB RAM, 500GB 7200rpm,______HD3000, _ 8h00)> 730€
*Toshiba Portégé R830-17P (13.3" 1366x768 matte, 1.5kg_ i3-2330M [2.2 Ghz]______,4GB RAM,500GB 7200rpm,______HD3000,__6h30) > 720€
*Asus U36SD-RX331X_____,(13.3" 1366x768,_____,1.66kg,i5-2430M [2.4 - 3.0 GHz], 4GB RAM, 500GB 5400rpm,______ GT520M,_ 7h45) >670€

O Asus U36SD e o Vostro V131 não tem leitor de DVD interno.
O Asus U36Sd e o Samsung NP700Z3C não permitem acesso ao disco sem abrir o pc todo (invalida a garantia), caso estejas a pensar num SSD nos próximos 2 anos.
 
Obrigado pelas respostas de facto é um bocado cedo e ainda vai haver algumas novidades espero mas queria já preparar-me (€€€)


....
Eu tenho questões semelhantes ao post do "Alface", mas com outras caraterísticas de portátil. Crio um post novo? (sou novo no fórum...)
Eu estou agora à procura de um novo portátil, mas que mantenha grande autonomia (larga mesmo) em questões de bateria, ecrã menor ao indicado pelo Alface (10'' até 12''). Estive a ver a série E da Asus mas a autonomia deixa um pouco a desejar. Os restantes requisitos, ficam em plano secundário, mas estaria com um portátil em vista que não me trouxesse problemas maiores a correr algus joguitos ou programas.

ac171291 os eee pc são quase perfeitos para mas o problema é mesmo o ecrã: eu conheço quem tenha um e faz me muita impressão trabalhar num ecra tão pequeno ... O que é mais complicado é arranjares um netbook, que é como se designam a maioria dos portáteis com ecrãs de +- 10' e baterias que duram as tais 12h, que corra alguns jogos talvez pois a maioria deles nem é só a gráfica que não é grande espingarda é p.e a memoria RAM e o processador pois o objectivo deles é terem menos hardware para durar mais a bateria e serem mais leves

Boas.

Eu tenho um Acer TimelineX - AS3820TG e estou super satisfeito. Pelo teu limite de preço 1300€ podes comprar este portátil e meter-lhe 8GB de ram e um disco SSD. Não vais ficar desiludido.... eu não fiquei ;)
Entretanto vi uma alternativa engraçada, o Asus Zenbook - ux32vd. Este tem um CPU e uma placa gráfica superior. No entanto são mais 200€.
...
- Em qualquer dos casos... se comprares um disco SSD, vais notar uma ENORMA diferença. O portátil vai literalmente voar. =D
...

esneson Estou mesmo inclinado cada vez mais inclinado para os ultrabooks :D Tal como o asus zenbook que referiste começam agora a aparecer no mercado cada um melhor que o outro.
Por exemplo o novo Samsung Series 9 13' acho que é mesmo melhor esperar principalmente pela baixa de preços dos ultrabooks windows que neste momento estão quase todos acima do preço do macbook air ... (isto falando exclusivamente em ecrãs 13')
 
os ultrabooks são leves sim, mas a nivel de bateria deijam a desejar ; tem no maximo cerca de 5h , 5h30 uteis ; no ux32 por exemplo so consegues cerca de 4h úteis a navg na net
Para alem de terem processadores inferiores (ULV) , um i7 ulv de 3ª geração está ao nivel de um i5 normal da geração anterior (2ª geração) ;

o unico até agora com uma bateria acima da media é o Samsung 900X4C de 15" , que consegue entre as 9h e 10h uties de bateria..
 
Pois serem muitos pequenos e leves tem as suas desvantagens creio que mesmo assim os samsung são os que se destacam a nivel da bateria mas nenhum de 13' vai acima das 7h

Será que a vinda do windows 8 trará melhorias a esse nivel ?? A verdade é que é supostamente optimizado mais para tablets e afins logo deviam ter em conta isso....
 
o dell vostro V131 e 3350 ; e o asus U36SD conseguem entre as 7 e 8h , havia tb o Samsung QX412 que tb conseguiria perto das 8h uteis ; ou o Asus U41SV com a bateria de 8 celulas, tb consegue á volta das 8h...
Recentemente saiu o Samsung 900X4C , é um ultrabook mas de 15" , consegue á volta das +9h uteis...

O W8 penso que consumira um pouco menos mas será uma pequena diferença ; pelo que tenho lido o consumo será bem inferior no Metro a usar aplicaçoes ;
 
Já agora, para quem vai comprar portátil, caso a ideia seja usar no exterior é melhor optarem por ecrãs mate.
Actualmente já começam de novo a aparecer à venda estas opções, o que teria sido muito bem vindo quando comprei o meu.
Pela minha experiência, comprar um portátil com vista a uso exterior e ecrã glossy é um erro. Passas o tempo todo sem ver nada do que está no ecrã devido aos reflexos.
 
Back
Topo