• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

[[1300-1500]-1700], 15"-17", trabalho - CAD, renders, 3D, imagem

EmilyEsj

Membro
1) Qual é o orçamento disponível? Quando é que vais comprar o portátil?

1300 - 1500, ( -1700 se se justificar, o que não sei se justifica visto que já vi aqui escrito que os PCs são feitos para durar mais ou menos 5 anos)


2) A que tarefas se destina o portátil? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)

80% Edição video / imagem / Trabalhos pesados - AutoCAD, Revit, SketchUp, Rhino, Blender, Photoshop, Illustrator,
20% Office / Navegação web


3) Qual ou quais os tamanhos de ecrã que pretendes? (eliminar as que não pretendes)


15" - 15.6"
17" - 17.3"


4) Qual a resolução e taxa de atualização/Refresh rate (Hz) que pretendes? (eliminar as que não pretendes)

Não sei, mas quanto melhor, melhor, não?

5) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?

Preferência: marcas que seja mais fácil a manutenção aqui em Portugal, se for necessária.
Não tenho muito interesse em Acer nem em LG.


6) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou fica preferencialmente em cima da secretária?

Transportar para a Uni, trabalho, mas sempre com acesso a ficha, e o peso não é um fator relevante.

7) Quantas horas de bateria necessitas?

Indiferente

8) Tens alguma necessidade específica (interface, armazenamento, conectividade, etc)?

Sem necessidades espcíficas

=============================================

Olá pessoal!

Estou à procura de um PC para acabar o mestrado em Arq. e trabalhar, daí necessitar de algo que consiga aguentar programas pesados, que dure algum tempo ainda, ou seja, que seja já um investimento para o futuro. Postei uma thread parecida há algum tempo e deram-me duas boas opções:

HP OMEN 15-EN0007NP - Ryzen 7 4800H | FHD IPS 144Hz | 16 GB RAM | 512 GB SSD | Nvidia GeForce RTX 2060

Legion 5 AMD

Devia ter aproveitado o Legion 5 AMD mas fui parava e não o fiz, entretanto houve burburinhos sobre o Legion 5 Pro, no qual fiquei extremamente interessada, mas não se sabe quando vai ou não vai sair, se vai ou não vai ter defeitos, há imensa gente interessada logo eles vão voaaar, e neste momento preciso de um PC com alguma urgência.

Estive a ver opções, pelo que percebi para o que preciso os AMDs são melhores? que os Intel?
Estou a considerar:

HP OMEN 15-EN0007NP - Ryzen 7 4800H | FHD IPS 144Hz | 16 GB RAM | 512 GB SSD | Nvidia GeForce RTX 2060 a 1400€, estou a considerar seriamente este.

Asus TUF Gaming A15 FA506QM-HN005 AMD Ryzen 7 5800H/16 GB/1TB SSD/RTX3060/15.6'' a 1522€ sem sistema operativo, logo mais 100 e tal, penso, ficaria a 1650€

ASUS ROG Zephyrus G14 GA401IU (AMD Ryzen 7 4800HS - NVIDIA GeForce GTX 1660Ti - RAM: 32 GB - 1 TB SSD - 14'') a 1600€

A questão é não saber, ou ter pouca cultura sobre estes assuntos de PCs, de modo a que não sei se ultrapassar o budget dos 1500 desta forma valha a pena, visto que, como dito acima, já tinha visto aqui algures dizer que o tempo de vida útil de um PC é de 5 anos. A nova geração de PCs também está aí a chegar, gostaria muito de esperar por ela mas não dá mesmo, é um caso urgente.


De momento tenho um Asus X555L, que comprei em 2ª mão, trabalhou muito bem mas ultimamente tem estado muito lento, mas tem defeitos no áudio, as drivers desinstalam-se automaticamente e não consigo voltar a instalar, também por vezes (raramente) não aguenta todos os programas que preciso de usar.


Agradeço muito o tempo que disponibilizarem para ler esta thread!

(edit preço)
 
Última edição:
Tens numa loja de espanha de componentes o zephyrus G14 com a 3060 + 5800HS por 1399€, com entrega para inicio de Abril.
Seria o melhor negócio de todos, a excelente construção do zephyrus, aliado a um bom desempenho térmico, excelente bateria e com o hardware mais recente.
 
Tens numa loja de espanha de componentes o zephyrus G14 com a 3060 + 5800HS por 1399€, com entrega para inicio de Abril.
Seria o melhor negócio de todos, a excelente construção do zephyrus, aliado a um bom desempenho térmico, excelente bateria e com o hardware mais recente.

Parte-me o coração, mas não dá para esperar até Abril... O caso é mesmo urgente :(
 
@EmilyEsj Então depende sempre do tipo de pessoa que és, se te importas com a construção de um portátil, se a única coisa que queres saber é do desempenho ou se te importas com o design mais gamer do TUF. São tudo questões pessoais.
Eu não consigo trocar a sensação de tocar na tampa do zephyrus logo de manhã e sentir o toque frio e premium do alumínio.
 
Tens numa loja de espanha de componentes o zephyrus G14 com a 3060 + 5800HS por 1399€, com entrega para inicio de Abril.
Seria o melhor negócio de todos, a excelente construção do zephyrus, aliado a um bom desempenho térmico, excelente bateria e com o hardware mais recente.
Excelente promoção, ainda por cima com teclado PT!
 
@surubutna O melhor é que nem é promoção, é o preço normal do portátil. Mantiveram o mesmo preço do modelo 4800HS/1660ti da geração passada. É um excelente negócio quando se apanha em stock, o que não é fácil.
 
@EmilyEsj Então depende sempre do tipo de pessoa que és, se te importas com a construção de um portátil, se a única coisa que queres saber é do desempenho ou se te importas com o design mais gamer do TUF. São tudo questões pessoais.
Eu não consigo trocar a sensação de tocar na tampa do zephyrus logo de manhã e sentir o toque frio e premium do alumínio.

Passa um bocado por questões económicas, na verdade. Também não tenho conhecimento suficiente sobre o assunto. Há também o receio de poder sem querer dar cabo de um PC caro, e não me posso dar a esse luxo, etc

Por mais sensual que essa tua descrição seja, e olha que é muito sensual mesmo hahahaha não acredito que o meu PC atual sobreviva até lá..
 
@surubutna O melhor é que nem é promoção, é o preço normal do portátil. Mantiveram o mesmo preço do modelo 4800HS/1660ti da geração passada. É um excelente negócio quando se apanha em stock, o que não é fácil.
Certo, queria dizer isso!

Que pena não ter neste momento orçamento para isso, senão já tinha ido. Specs dessas para um pc com esse tamanho e peso, é incrível (e a construção, como referes)
 
@EmilyEsj Mas tens o G14 anterior também, não é tão bom, mas é bastante porreiro para o preço. Apenas abdicas do 5800HS e da 3060 para um 4800HS e uma 1660ti.
O preço é igual, ainda que há uma semana atrás esteve em promoção a 1250€ em várias lojas.

@surubutna Eu comprei o meu há pouco tempo atrás mas com a 1660ti por 1200€ e já fiquei aziado :biglaugh:
Apesar que estou contente com o meu, consigo jogar cyberpunk 2077 (que deve ser o jogo mais pesado atualmente) com tudo no ultra a 40fps.
 
@EmilyEsj Mas tens o G14 anterior também, não é tão bom, mas é bastante porreiro para o preço. Apenas abdicas do 5800HS e da 3060 para um 4800HS e uma 1660ti.
O preço é igual, ainda que há uma semana atrás esteve em promoção a 1250€ em várias lojas.

Verdade, estou a ver agora, a questão é que não tem sistema operativo, logo mais 100€, certo?

Muitas destas coisas parecem ter diferença, e de facto na realidade têm, agora não sei se para o que eu preciso irá ter. Usar AutoCAD, Revit e Photoshop num PC de 4800H ou 5800H irá fazer assim tanta diferença? I mean as specs do meu atual são (I7-5500U | 8GB | 1TB | GT920M | 15.6"), quer o Omen, quer o TUF quer o Zephyrus haverão de ser melhores que o atual? Ou são próximos ao ponto de a diferença não ser assim tão grande?

Idk, adoraria esperar por Abril mas não dá mesmo. Para além disso, o objetivo é no futuro fazer dinheiro para poder comprar o que eu quiser quando bem quiser.
 
@EmilyEsj Então depende sempre do tipo de pessoa que és, se te importas com a construção de um portátil, se a única coisa que queres saber é do desempenho ou se te importas com o design mais gamer do TUF. São tudo questões pessoais.
Eu não consigo trocar a sensação de tocar na tampa do zephyrus logo de manhã e sentir o toque frio e premium do alumínio.

Até que ponto a estimativa da data de entrega é fiável?
 
@EmilyEsj Nunca tive queixa dessa loja em questões de entregas, muito pelo contrário, sempre me surpreenderam pela rapidez de envio.
Já me chegaram a expedir encomendas ao Domingo para entregar no dia seguinte.
 
@EmilyEsj Eu uso para renderização de interiores e exteriores, design gráfico e até excel, até agora não senti nenhuma dificuldade com isso.
Mas isto pode variar conforme a sensibilidade da pessoa. Mas acho que onde consegues usar um ecrã de 15", um de 14" vai fazer o mesmo.

Sempre que tenho um projeto maior, ligo o portátil ao monitor, mas 70% das vezes nem preciso.
 
@EmilyEsj Eu uso para renderização de interiores e exteriores, design gráfico e até excel, até agora não senti nenhuma dificuldade com isso.
Mas isto pode variar conforme a sensibilidade da pessoa. Mas acho que onde consegues usar um ecrã de 15", um de 14" vai fazer o mesmo.

Sempre que tenho um projeto maior, ligo o portátil ao monitor, mas 70% das vezes nem preciso.

Entendo e acho isso do ecrã uma ótima opção. No entanto não posso comprar um monitor extra, a minha visão já é o que é, ou o que já não é, não tem o numpad ao lado, como não tem sistema operativo não são 1400 mas sim 1500€... Não sei se vale a pena abdicar de tantas coisas para sentir o alumínio logo pela manhã como dizes hahahha
Tenho mesmo de reconsiderar
 
@EmilyEsj Não se trata apenas disso, não fixes essa frase, foi apenas uma opinião de um gajo que sempre esteve habituado ao premium dos macbooks, mas precisa de windows por causa do 3DS MAX.

Todas as reviews apontam o zephyrus G14 para o mais equilibrado portátil da atualidade, tudo o resto são apenas escolhas pessoais.

Tu agora é que tens de decidir o que é melhor para ti.
 
@EmilyEsj Não se trata apenas disso, não fixes essa frase, foi apenas uma opinião de um gajo que sempre esteve habituado ao premium dos macbooks, mas precisa de windows por causa do 3DS MAX.

Todas as reviews apontam o zephyrus G14 para o mais equilibrado portátil da atualidade, tudo o resto são apenas escolhas pessoais.

Tu agora é que tens de decidir o que é melhor para ti.

Foi uma frase muito cativante.

Estive a ver ainda further, os Zephyrus não tem webcam, pois não?
 
EmilyEsj

Não os Zephyrus infelizmente não tem camara incorporada, o que é mau, é algo que é vital nos dias que correm, alem do mais outro contra é a tela de 14' que para o uso que pretendes é insuficiente, o ideal é mesmo 17' ou mínimo dos mínimo 15' e usar monitor externo.

e essa ideia dos portáteis só durarem 5 anos não podia ser mais errada, duram o dobro ou até mais, depende muito é da configuração e uso que lhe é dado, com o decorrer do tempo.

portanto para o tipo de uso que vais dar e o investimento que vais fazer o portátil se comprares algo com uma boa configuração deve-te durar pelo menos 10 anos.

Dos modelos que tens na lista o Asus TUF Gaming A15 FA506QM-HN005 AMD Ryzen 7 5800H/16 GB/1TB SSD/RTX3060/15.6'' a 1522€ sem sistema operativo, será a melhor opção no entanto stock's neste momento é o que é, e os preços infelizmente enquanto a oferta for pouca ainda pior.

o sistema operativo consegue-se descarregar gratuitamente do site da microsoft, e dá para usar sem problemas mesmo sem estar licenciado, uma vez que referes que vais universidade, deves ter direito a uma licença gratuita, tanto para o windows, como para o office 365 e outros softwares, é uma questão de te informares.
 
@MOUSETM eu definitivamente prefiro perder 1~3 polegadas de ecrã do que ter aquele flex a escrever (típico das construções em plástico). Isto é muito subjetivo e depende das pessoas.
Eu já tenho 10 anos de experiência em archviz e não me faz assim tanta confusão o ecrã de 14", principalmente quando tem uma excelente gama de cores, estamos a falar de um ecrã certificado pela pantone.

Já quanto à webcam, sim, é um erro enorme não a colocarem, principalmente nos tempos que correm. A mim pessoalmente não me faz diferença, mas acredito que possa fazer a muita gente.
 
TheWolfVoice

lá está a ti pode-te não fazer confusão porque já estás habituado a trabalhar nessas condições, outros já não é bem assim, quanto maior a tela melhor que é o meu caso, que uso autocad e solidworks 3D trabalhar com uma tela na ordem das 15 é mesmo o mínimo e para trabalhar continuamente já tenho de recorrer a um monitor externo, pois trabalhar desenho numa tela pequena com grandes resoluções acaba-se por tornar muito cansativo para a vista, toda gente que conheço que trabalha com este tipo de softwares tem tudo portáteis de 17' ou 15.6' e ainda usa monitor externos nas 24' ou superior para trabalhar longas horas que torna-se muito melhor.
 
Back
Topo