[+-1300€] Aquisição Portátil para estudante de Engenharia Informática/Segurança Informática

Songuchi

Power Member
Olá a todos! Tenho um amigo meu que vai agora para a universidade para o curso de Segurança Informática de Redes mas não sabe se mais tarde irá a vir mudar para Engenharia Informática e pediu-me ajuda para arranjar um portátil.

Início do Questionário
=============================================

1) Qual é o orçamento disponível? Quando é que vais comprar o portátil?
No máximo 1300 e será para comprar o mais breve possível.

2) A que tarefas se destina o portátil? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)

c) Office / Navegação web / Filmes
e) Programação e outros tipos de programas que se usam neste ramo durante a licenciatura

3) Qual ou quais os tamanhos de ecrã que pretendes? (eliminar as que não pretendes)

É irrelevante

4) Qual a resolução e taxa de atualização/Refresh rate (Hz) que pretendes? (eliminar as que não pretendes)

b. 1920x1080 60Hz
e. 2560x1440 60Hz
f. 3840x2160 60Hz

5) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?
Não

6) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou fica preferencialmente em cima da secretária?

Será para transportar frequentemente logo tem que ser o mais leve e pequeno possível.

=============================================
Fim do Questionário

Songuchi

Power Member
@Bullit Antes de mais obrigado. Já não tenho portáteis há uns bons anos e por isso é que referi o fator peso/tamanho pois é melhor para transportar. Existe mais alguma coisa aconselhada nem que seja um pouco mais pesadote??

Bullit

Power Member
Com 1300 euros já estás confortável pois os teus requesitos não são muito pesados em performances, a partir daí depende dos gostos e de necessidades aparentemente menores.

Ecran pelo menos 300 nits e 100% sRGB no caso de ser matte (se for reflectivo convém ter mais brilho/nits), podes optar por ecran 16:10 que te dá mais espaço vertical util para texto/folha de calculo
Memória pelos menos 16GB RAM
CPU : minimo quadcore, preferencial 6 cores ou mais , não precisas de gráfica dedicada. Depois pode ver as portas, se dá para receber e fornecer energia por USB, se já tem wifi6, Thunderbolt 4, se for importante.

mata-pombos

Moderador
Staff
Existe mais alguma coisa aconselhada nem que seja um pouco mais pesadote??
Também podes ver, no site da Lenovo: lenovo ideapad 5 pro gen 7 16" AMD. Configurado com ecrã QHD 120hz, sem OS, ~950€ com o código RADARLENOVO.

Vantagens do LG gram: mais leve, maior bateria
Vantagens do Lenovo: melhor ecrã, melhor teclado, mais barato, melhor performance

Também tens a versão de 14", mais barata e mais pequena, com ecrã QHD de 60hz(como disseste que querias algo mais pequeno, mas não indicas o tamanho que pretendes)

Bullit

Power Member
A única diferença que eu vejo no ecran é os 60hz para 120hz.
A diferença de CPU é marginal e o Intel tem QuickSync e Thunderbolt 4 https://www.cpubenchmark.net/compare/Intel-i7-1260P-vs-AMD-Ryzen-5-6600HS-Creator-Edition/4707vs5024
O Intel pode fazer decoding/encoding em hardware de HEVC(H265) 4:2:2 que o AMD não pode.

Julgo que a parte mais importante é a diferença de preço vs peso(1.2kg vs 2kg)/bateria também deve ser 1:2)

Criticas
https://www.techadvisor.com/article/819456/lg-gram-16-2022-review.html
https://www.notebookcheck.net/Lenov...6600HS-meets-good-16-10-display.654318.0.html

Última edição:

mata-pombos

Moderador
Staff
Quicksync só é util para edição de vídeo que ele não vai fazer e thunderbolt tb não estou a ver a utilidade disso para o que ele vai fazer?
Decoding idem?
Para além disso isso do user benchmark não te diz tudo. O LG gram é significativamente mais leve porque tem um cooling significativamente inferior há maioria das outras opções. Logo a performance a longo prazo do cpu não é mantida(por exemplo se o user em engenharia informática estiver a fazer um make durante horas...) Para além disso o próprio portátil fica mais quente o que fica mais desconfortável caso, por exemplo, o estejas a usar no colo.

Já agora a diferença de preço é substancial...
Não estou a dizer que é um mau portátil, muito pelo contrário...agora para atingir esse peso há claramente sacrifícios que a marca faz e tem feito..

Bullit

Power Member
Decoding é feito quando se vê um vídeo, seja num player ou num program de edição. Nem a AMD ou a Nvidia(incluíndo a recente RTX4xxx series) têm capacidade para fazer o decode em hardware para HEVC 4:2:2 chroma. 10bit 4:2:2 existe em boas cameras e bons smartphones.
Embora cada vez mais veja todo o tipo de pessoas a gravar e mesmo editar vídeos, isto é obviamente marginal.

Songuchi

Power Member
Ok, não sei quando é que o rapaz vai comprar porque as aulas só começam dia 3 de Outubro mas quando ele comprar digo algo aqui.