14/09/2020 Nvidia compra ARM por 40 mil milhões

O mais provável é que a Softbank esteja a contactar várias empresas para estas assumirem pelo menos uma parte do capital, entre as quais a Nvidia, que permita um controlo da ARM Holdings Plc e por sua vez permita controlar o CA e garantir a independência da empresa, evitando uma IPO ou leilão em bolsa, aí nada garante que "fundos" comprem acções, e não sei como iriam escrutinar as eventuais ligações à China. :coolshad:
Também pode ser.

O governo japonês, eventualmente com o apoio do governo do UK, podem estar por trás a influenciar a decisão de como desenrolar este berbicacho.


Seria muito descabido pensar que talvez a Intel se metesse ao barulho, se esta intenção da NVidia for séria?
Parece-me que a administração da Intel, apesar de poder estar muito tentada a fazer isso, estaria a levar com antitrust lawsuit's só de falarem do assunto. :)
 
Eu até acho descabido que a NVidia passe pelos reguladores. Mas se isso se afigurar possível, talvez a Intel se interesse, também.. Era a forma mais fácil de resolver o "problema" que a ARM se está a tornar para eles.
 
Não sei até que ponto a Nvidia tem dinheiro para esta compra, sem que isso envolva outro tipo de contrapartidas (talvez uma percentagem de participação na Nvidia, por exemplo). Ainda por cima, quando há pouco tempo fizeram outra aquisição avultada, a Mellanox.
E depois há a questão da Apple, não devem ver com bons olhos esta hipotética aquisição por parte da Nvidia. A Apple é altamente dependente do ARM e a Nvidia não é a empresa mais aberta do mundo no que toca a partilhar.

Mas, a acontecer, penso que seria muito bom para a Nvidia, a sua posição no mercado ia sair fortemente reforçada, uma vez que parava de depender de terceiros para a parte dos CPUs. Podiam por exemplo começar a ter várias soluções "all Nvidia", principalmente nos servidores, ao mesmo tempo que teriam um encaixe financeiro constante fruto do licenciamento da tecnologia. ARM hoje em dia está em quase tudo, até nos mais simples electrodomésticos.

A Nvidia também teria os meios humanos e financeiros para acelerarem o desenvolvimento do ARM, principalmente na parte do GPU. O Mali está cada vez mais atrás da concorrência, por isso uma solução da Nvidia seria um bom upgrade.

De qualquer forma, não acredito muito que vá para a frente o negócio com a Nvidia, mas, a ver vamos...
A Apple tem uma licença simples para a ISA, de resto não usam nada da ARM, é tudo deles e melhor que os designs ARM.

Estas licenças para grandes clientes geralmente são perpétuas e não revogáveis portanto a Apple precisa da ARM para literalmente nada.

Quem precisa de alguém é a ARM visto que recebe por cada processador Apple vendido.
 
Última edição:
A Apple tem uma licença simples para a ISA, de resto não usam nada da ARM, é tudo deles e melhor que os designs ARM.

Sim, mas a não ser que o licenciamento da ARM tenha mudado, dizer que é uma "licença simples para o ISA" é algo enganador. A licença só do "ISA" e sua compatibilidade está no topo da piramide a nível de licenciamento ARM. É a licença mais cara.
Quanto mais flexibilidade se tem, mais se paga.

vJpmvVy.png


Estas licenças para grandes clientes geralmente são perpétuas e não revogáveis portanto a Apple precisa da ARM para literalmente nada.

Mais uma vez, a não ser que o licenciamento tenha mudado, a licença do ISA não é perpetua. Nem a Subscription por baixo é perpétua. Eles têm uma licença para esses casos, mas é a pensar na enorme longevidade que um produto pode ter no mercado embedded.

EDIT: Lembro-me que a Intel renovava a sua licença Arch de ARM de X em X tempo. Não era perpétua.

De notar que de certeza que com os Clientes grandes haverá contratos próprios com termos e obrigações personalizados para cada caso. Não estou a dizer que a Apple não tem garantias para o futuro. :)
 
A situação é mais ou menos análoga aos desafios que já existiam quando a ARM passou para a Softbank e existem inúmeras análises por aí acerca dos impactos na Apple e foi com base nisso que foz o outro post.
 
A situação é mais ou menos análoga aos desafios que já existiam quando a ARM passou para a Softbank e existem inúmeras análises por aí acerca dos impactos na Apple e foi com base nisso que foz o outro post.

Talvez não esteja a perceber o teu post, mas não estou a ver bem como é que a posse da ARM pela Vision Fund e a nVidia possam ser análogas, a não ser que dês como garantido que existirão medidas que façam com que a ARM fique exactamente igual e que a nVidia continue interessada tendo essas limitações.
Tirando este cenário, a posse da ARM por parte de um Fundo de Investimento, que na verdade, só comprou a ARM para ter rentabilidade do investimento e a posse da ARM por parte da nVidia, que não se sabe o que pretende da empresa, não poderiam ser cenários mais diferentes. A própria nVidia, como tem custom cores ARM, deve ser uma das empresas que tem a licença mais alta do licenciamento da ARM.

De notar que falo da nVidia porque é a empresa que aparece na noticia. As interessadas poderiam ser outras empresas como a Apple, Microsoft, Intel, Qualcomm, Broadcom, etc.
 
É análogo porque em ambos os casos a ARM mudou de dono e isso poderia implicar alterações ao termos com que os clientes são confrontados (caso fosse a vontade do dono).
 
E entretanto:

Arm China boss goes rogue

Foi despedido, mas recusa-se a abandonar o cargo. :joker:
Bate certo com os rumores que eu tinha visto.

É provável que o governo chinês esteja por trás ou, no mínimo, as entidades "reguladoras" chinesas vão alinhar com o chefe que se apoderou da ARM China.

É preciso ver o berbicacho que isto é, atendendo a que o licenciamento dos ARM na China passa por esta divisão. ,
Com tudo o que isto implica em termos de fabricantes chineses.

Pior ainda a nível político com a China a demonstrar à muito tempo querer controlar o design, desenvolvimento e produção de processadores, a nível interno.
E as relações comerciais entre China e UK+USA+Japão a piorarem a cada semana que passa.

O valor da ARM é muito, mas está situação desvaloriza um bom bocado a empresa.
 
Nova noticia. nVidia e Softbank em "Advanced talks" para a compra da ARM e que a nVidia, pelo menos por agora, é a única empresa em negociações concretas para a compra da ARM.

Nvidia Corp. is in advanced talks to acquire Arm Ltd., the chip designer that SoftBank Group Corp. bought for $32 billion four years ago, according to people familiar with the matter.

The two parties aim to reach a deal in the next few weeks, the people said, asking not to be identified because the information is private. Nvidia is the only suitor in concrete discussions with SoftBank, according to the people.

A deal for Arm could be the largest ever in the semiconductor industry, which has been consolidating in recent years as companies seek to diversify and add scale. But any deal with Nvidia, which is a customer of Arm, would likely trigger regulatory scrutiny as well as a wave of opposition from other users.

Cambridge, England-based Arm’s technology underpins chips that are crucial to most modern electronics, including those that dominate the smartphone market, an area in which Nvidia has failed to gain a foothold. Customers including Apple Inc., Qualcomm Inc., Advanced Micro Devices Inc. and Intel Corp., could demand assurances that a new owner would continue providing equal access to Arm’s instruction set. Such concerns resulted in SoftBank, a neutral company, buying Arm the last time it was for sale.

No final decisions have been made, and the negotiations could drag on longer or fall apart, the people said. SoftBank may gauge interest from other suitors if it can’t reach an agreement with Nvidia, the people said. Representatives for Nvidia, SoftBank and Arm declined to comment.

Divestment Drive
“With Nvidia’s low-cost fabless model enabling it to focus on R&D, engineering and programming, the fit with Arm would be perfect,” said Neil Campling, an analyst at Mirabaud Securities.

Nvidia is the largest maker of graphics processors and it’s spreading the use of the gaming component into new areas such as artificial intelligence processing in data centers and self-driving cars. Marrying its own capabilities with central processor units designed by Arm may enable it to take on Intel and Advanced Micro Devices in a more comprehensive way, according to Rosenblatt Securities analyst Hans Mosesmann. He estimates Nvidia would have to pay about $55 billion for Arm.

“You need control of BOTH CPU and GPU roadmaps and this, of course, includes data centers,” he wrote in a note Friday, referring to central processing units and graphic processing units. “Strategically, Nvidia needs a scalable CPU that can be integrated into its GPU roadmap, as is the case with AMD and Intel.”

Billionaire Masayoshi Son has been selling some of SoftBank’s trophy assets as the company seeks to pay down debt at the Japanese conglomerate. SoftBank has offloaded part of its stake in Chinese internet giant ***** Group Holding Ltd. and a chunk of its holdings in wireless carrier T-Mobile US Inc.

SoftBank has been exploring options to exit part or all of its stake in Arm through a sale or public stock listing, Bloomberg News has reported. The chip-design company could go public as soon as next year if SoftBank decides to proceed with that option, people with knowledge of the matter have said.

Arm has become more valuable as it pushes its architecture into smart cars, data centers and networking gear. The company could be worth $44 billion if it pursues an initial public offering next year, a valuation that may rise to $68 billion by 2025, according to New Street Research LLP.

Nvidia, based in Santa Clara, California, is the world’s largest graphics chipmaker. The stock has surged more than twenty-fold in the past five years, giving the company more firepower to do large deals. Nvidia’s market value has increased to more than $260 billion in that time, surpassing Intel. The stock was little changed Friday in New York.

https://www.bloomberg.com/news/arti...nced-talks-to-buy-softbank-s-chip-company-arm
 
Última edição:
Adeus Mali !! Welcome GoForce ! Remember GoForce :v ?

Bem, se isto sempre avançar espero que mantenham o licenciamento da IP, para bem de todos.

Intel e AMD deviam estar preocupadas :v
 
Instead of leaving quietly and being replaced by another CEO, Bloomberg reports that Wu has hired his own security team and representatives from Arm are not permitted on the JV's premises.

Isto é inacreditável numa empresa com tanta visibilidade como a ARM. Acho que nem me lembro de algo parecido.

The ongoing battle does not just impact the fate of Arm China, but also how investment in China itself may be viewed in the future by foreign companies. Wu is the key representative of the venture and under Chinese law, is able to cling on to his position despite Arm's wish to remove him.

As the dispute has not led to a peaceful resolution and has now become both public and bitter, this may prompt foreign entities considering entering the Chinese business arena to rethink their positions -- especially if valuable IP is involved.

The Chinese government has been called upon by both companies to step in. Unless resolved quickly, this may also become a test as to whether or not Chinese regulators are willing to rethink local laws to pacify foreign companies in dispute.

Se houver uma posição publica por parte da China, será curioso ver qual será, porque qualquer que seja o lado que eles se coloquem ao lado, terá consequências, nem que sejam apenas de imagem.
 
Isto é inacreditável numa empresa com tanta visibilidade como a ARM. Acho que nem me lembro de algo parecido.

Se houver uma posição publica por parte da China, será curioso ver qual será, porque qualquer que seja o lado que eles se coloquem ao lado, terá consequências, nem que sejam apenas de imagem.


Uma posição a favor do CEO demitido poderá sim levar a que outras empresas aceleram a sua saida da china e outros não querem mais saber da china... será mal para eles próprios, o governo chinês não deverá se por nesse ponto, por mais fortes e ricos que sejam, se fecharem-se ao mundo irão perder mais que ganhar...

mas o assunto é muito mais complexo do que já parece... na verdade a palavra auto suficiente é algo muito complexo...
 
Isto é inacreditável numa empresa com tanta visibilidade como a ARM. Acho que nem me lembro de algo parecido.



Se houver uma posição publica por parte da China, será curioso ver qual será, porque qualquer que seja o lado que eles se coloquem ao lado, terá consequências, nem que sejam apenas de imagem.
Wu is the key representative of the venture and under Chinese law, is able to cling on to his position despite Arm's wish to remove him.

Mas qual posição pública?
Uma empresa que investe num determinado país tem que conhecer a legislação.
 
Por ele ter direito a manter a sua posição pela lei, não quer dizer que a o governo chinês o apoie ou concorde com isso, pelo menos publicamente, visto que isso tem consequências dada a visibilidade e modelo de negócio da empresa. A ARM não produz nada "físico". É uma empresa de IP.
Em relação à empresa mãe conhecer ou não a lei, a China é um mercado atraente por uma série de factores. Mesmo que conheçam a lei e acredito que conheçam, as empresas estão dispostas a correr riscos devido à atractividade do mercado chinês. Não é a primeira vez que uma empresa externa tem graves problemas depois de ter entrado no mercado chinês. Há um caso recente com a Micron (2018?), uma empresa que tem sede nos Estados Unidos.
 
Back
Topo