140 contos para gastar numa SLR

amigo

Power Member
Li por aí umas coisas e estou inclinado para isto: Câmara Digital SLR D40 + AF18-55 NIKON € 499,00 + Objectiva 70-300mm/4.0-5.6 DG MacroSIGMA € 190,00. Compro na Worten pq foi o mais barato que encontrei.

É bom negócio, ou, pelo mesmo dinheiro, posso comprar algo melhor?
 
o pack D40 + 18-55mm por 499€ é bom negócio.

em relação à tele, devias apostar na Nikkor 55-200mm VR. que tem uma qualidade geral superior à Sigma, para além da estabilização de imagem. isto caso não penses utilizar a funcionalidade macro da Sigma. a 55-200mm VR custa aproximadamente 195€ + portes.

ah, se te decidires pela Sigma, compra a APO, nunca a versão normal.
 
E esta nikkor 55-200 VR é uma lente que consegue boa qualidade ,face ao preço ou é daquelas que são tão más que é melhor juntar €€ para melhor.

claro que é algo lenta, mas e ao nível da qualidade de imagem?
 
E esta nikkor 55-200 VR é uma lente que consegue boa qualidade ,face ao preço ou é daquelas que são tão más que é melhor juntar €€ para melhor.

claro que é algo lenta, mas e ao nível da qualidade de imagem?

» http://www.photozone.de/8Reviews/lenses/nikkor_55200_456vr/index.htm
» http://www.kenrockwell.com/nikon/55-200mm-vr.htm
» http://www.bythom.com/55200lens.htm

a versão VR é bem superior à 55-200mm normal.

Ah..

esqueci-me de um "pormenorzinho" :)
a Sigma 70-30mm (qualquer uma das versões) não tem AF na D40.
 
Última edição:
isso de não ter o motor é estranho

A versão canon tem, jáa versão nikon não..

E em telezoons, foco manual deve ser mais dificil que numa prime como a 50 mm 1.8, digo eu.
 
isso de não ter o motor é estranho

A versão canon tem, jáa versão nikon não..

E em telezoons, foco manual deve ser mais dificil que numa prime como a 50 mm 1.8, digo eu.

Não é assim tão estranho se conheceres a historia por detras das máquinas..

A Canon em 80 e tal resolveu mandar as urtigas o seu sistema de lentes e criar um novo, electrónico e com focagem na lente. É o sistema EOS.. Assim, todas as objectivas EOS têm que ter motor de focagem.

A Nikon por seu lado sempre preservou a compatibilidade do seu sistema de montagem de lentes, e optou por ir fazendo upgrades de forma a suportar as novas tecnologias. Como é óbvio para manter a compatibilidade com lentes antigas até agora as máquinas sempre tiveram motor de focagem na maquina.. Que pode ou não ser necessário para as lentes.. A Nikon D40 é a primeira máquina que saiu sem o dito motor.

É natural que muitos fabricantes optassem por fazer a versão Nikon sem motor de focagem. Sempre é uns euros que a lente fica mais barata.. Pena é que essa poupança normalmente não se reflecte no custo final para o consumidor.
 
Por acaso estava a pensar em utilizar bastante a funcionalidade macro da Sigma. Quero duas objectivas, e, pelo que li, esta da Sigma pareceu-me a melhor opcção por este preço. Se tiverem algo melhor a recomendar, agradeço. Tendo em conta que pretendo utilizar tanto a tele a longas distâncias como em macro. :D Onde posso arranjar a versão APO? (se ouver lojas em Lisboa com isto, tanto melhor).
 
nas slr os lcds so servem para rever as fotos e ver as definiçoes... nao para ver a fotografia que queres tirar como nas compactas...

Isso era assim até a pouco tempo ;)

Agora todas as novas dSLR terão live view, até as maquinas de topo já tem live view! Eis as dSLR com live view: (http://en.wikipedia.org/wiki/Live_preview)

* Canon EOS 20Da (o modelo voltado para astronomia)
* Canon EOS 40D
* Canon EOS 1D Mark III
* Canon EOS 1Ds Mark III
* Nikon D300
* Nikon D3
* Olympus E-3
* Olympus E-330
* Olympus E-410
* Olympus E-510
* Panasonic Lumix DMC-L1
* Panasonic Lumix DMC-L10
* Leica Digilux 3


No caso da D40 e D40x, estas não tem live view, pelo que só podem ver o motivo pelo viewfinder!
 
Última edição:
Ohhhh, a NIikon D40 não tem live view? Pronto, lá voltei eu à estaca zero. Já estava apontada para comprar essa, mas agora já voltei a ter dúvidas. :D Quanto mais eu leio, mais confusa fico. E hoje não se dorme por aqui...

Já agora, aproveito também para perguntar: pela vossa experiência e gosto pessoal, o que é preferível? Bateria ou pilhas? A minha compacta Minolta é a bateria, como a maior parte, e ao início até parece engraçado, mas depois é um stress quando, de repente, não se tem tempo para carregar a bateria e se fica sem poder tirar fotos.

Ou estarei a ser "quadrada" com esta visão tão linear? :)
 
Ohhhh, a NIikon D40 não tem live view? Pronto, lá voltei eu à estaca zero. Já estava apontada para comprar essa, mas agora já voltei a ter dúvidas. :D Quanto mais eu leio, mais confusa fico. E hoje não se dorme por aqui...
Sinceramente, não riscava uma maquina por não ter live view. As escolhas recaem apenas na olympus, porque o resto são maquinas pros ;)

Já agora, aproveito também para perguntar: pela vossa experiência e gosto pessoal, o que é preferível? Bateria ou pilhas? A minha compacta Minolta é a bateria, como a maior parte, e ao início até parece engraçado, mas depois é um stress quando, de repente, não se tem tempo para carregar a bateria e se fica sem poder tirar fotos.

Ou estarei a ser "quadrada" com esta visão tão linear? :)

Eu prefiro pilhas, são mais baratas, facilmente andas com umas suplentes e numa emergência, passa numa loja da esquina e compras umas alcalinas e continuas a tirar fotos, enquanto numa maquina a bateria, se esgotar, guardas ela...

Em reflex isso nem se pergunta, porque todas são a bateria e costumam ter boa autonomia (e existem os grips para acomodar baterias extras de modo a aumentar a autonomia).

cumps
 
Prefiro pilhas sem sombra de dúvidas... Posso-te dizer que o único problema que tenho com as minhas é que elas duram tanto que começo a ficar desconfiado "Será que é hoje que elas me acabam?" e por vezes metia-as a carregar sem necessidade (o que estraga). Agora já me habituei. :)

PS: Numa relfex o maior uso é feito pelo viewfinder, vais-te habituar, não te preocupes com isso. Eu até gosto muito mais do view finder.
 
O engraçado a minha maquina avisar que as pilhas estão a acabar, mas consigo tirar mais uma pazada de fotos :p

Tive mais da metade do jogo Portugal vs Arménia com o aviso a piscar e elas esgotaram completamente (com o aviso "substitua as pilhas") justamente no apito final (ainda deu para tirar foto ao campo imediatamente depois de apitar :p). Claro que não tive a maquina ligada o jogo todo!

Mais pontaria que isso é impossível :D

E as minhas nem são grande espingarda, tem 2100 MAh, mas foram baratas. (14 € 4 unidades), da Uniross
 
Pois... Eu também já andei uma semana com a máquina a avisar. Aliás, penso que já te tinha contado que a ultima vez que carreguei as minhas de 2500mAh duraram-me um mês. lol Agora tou a ver se descarrego as outras 4 de 2100mAh. Hoje tiraram +-470 fotos e ainda não deu sinal de nada. :)
 
Isso do LiveView é um bocado enganador..

Na maioria dos casos funciona usando um espelho semi-transparente que deixa passar alguma luz para o sensor. Ou seja, vão ter um live-view que não recebe a luz toda como nas compactas e por isso se nas compactas ver a imagem no LCD já é um bocado triste comparando com a nitidez e qualidade das imagens vistas num bom viewfinder optico, no caso dos Liveviews das SLR's a diferença é ainda maior...

Depois há outra questão... É que o liveview adiciona Lag ao shutter..


Resumindo, se tiverem live-view é porreiro.. Se não tiverem não se preocupem, nem risquem uma máquina por não o ter... Porque o viewfinder óptico é MUITO melhor.



Quanto as baterias nas SLR's... Uma SLR faz uma gestão da energia muito mais eficiente do que uma compacta, até porque o enquadramento das fotos é feito com o viewfinder e não com os LCD's que são dispositivos impiedosos para as baterias.. Por isso, uma simples bateria de 1500 Mha, se usarem pouco o flash dá tipicamente para tirar 1500 ou 2000 fotos.. Mais do que suficiente para um dia de fotografia.

E depois têm sempre a possibilidade de por uns 40 euros comprar uma bateria suplente.
 
Última edição:
Back
Topo