• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

[1400€] Portátil para edição de som/imagem

Asozan

Membro
Estou a tentar escolher um portátil para edição de som (DAWs) e imagem (fotografia) e está a ser difícil encontrar algo à minha medida. Mesmo que não tenham experiência nesta área, agradecia opiniões sobre as minhas escolhas! Aqui vai o questionário:

1) Qual é o orçamento disponível?
1400€

2) Qual ou quais os tamanhos que pretendes?
d. Preferencialmente 15.6"

3) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?
Tive más experiências com Acer e Asus, bem como com a assistência técnica da Toshiba.

4) A que tarefas se destina o portátil?
- Edição de som, lidando com ficheiros pesados/múltiplas tracks em simultâneo;
- Edição de fotografia (fotografia de eventos, portanto edição pouco complexa mas com importação/exportação/conversão de centenas de fotos).
- Posso começar a fazer mais vídeo no futuro mas nada de muito elaborado, mais na onda documental.

5) Vais transportar o portátil frequentemente?
Algumas deslocações, mas não é para andar com ele todos os dias.

6) Quantas horas de bateria necessitas?
Não preciso de muito, vai estar quase sempre ligado à tomada.

7) Vais jogar no portátil? Se sim, que jogos?
Jogo o que der, gostava de aguentar com um GTA V mesmo com settings no mínimo, mas não tem grande peso na compra. Servindo para um PES ou FIFA já fico entretido.

8) Quais as resoluções de ecrã que preferes?
3. 1920x1080
4. 3840x2160

9) Quando é que vais comprar o portátil?
Nos próximos 15 dias, a não ser que haja algum motivo para esperar mais uma ou duas semanas.

10) Tens alguma necessidade específica (interface, armazenamento, multimédia, etc)?
1. Tendo em conta a dimensão de alguns plugins e dos ficheiros de som e fotografia, queria pelo menos um SSD de 240GB, mas 256GB NVMe + 1 ou 2TB HDD era o ideal.
2. 80 ou 90% da edição de fotos será em casa ligado a outro ecrã, por isso o ecrã do portátil apenas precisa de ser razoável.
3. Um leitor de cartões rápido era um bónus.
4. Nesta casa todas as divisões aquecem imenso no verão, portanto o calor preocupa-me bastante.


Estou de olho no Clevo P650HP6-G mas a gráfica parece-me overkill para o tipo de uso que lhe vou dar e mais valia investir mais em componentes diferentes. O N850HK1 talvez fosse melhor (specs de ambos ali em baixo), na ***** posso meter-lhe o Samsung PM961 e o dobro da RAM e poupar dinheiro na mesma... Escolheriam algum destes? Optavam antes por um Lenovo ou MSI por exemplo? Leio que os MSI têm baterias péssimas e que podem ter complicações com drivers (e tenho sintetizadores que já me deram problemas com Samsung e Toshiba). Já quanto aos Lenovo li críticas noutro tópico à qualidade dos ecrãs e do arrefecimento. O HP 15-AX202NP da ***** também me parecia uma hipótese, mas parece que também sofre de temperaturas altas…


Clevo P650HP6-G
LCD 15,6" 1080p IPS G-Sync 60hz
CPU Intel Core i7 7700HQ
Gráfica Nvidia GTX1060 6GB
16GB DDR4 2400mhz
Disco SSD M.2 WD 240GB
Disco HDD 2.5" 2TB 5400rpm slim
1359€


Clevo N850HK1
LCD 15,6" 1080p IPS G-Sync 60hz
CPU Intel Core i7 7700HQ
Gráfica Nvidia GTX1050 TI 4GB
32GB DDR4 2133mhz
Disco SSD M.2 Samsung PM961 PCI-E (NVME) 256GB
Disco HDD 2.5" 2TB 5400rpm slim
1303€

Obrigado desde já!
 
O p650 realmente tem uma gráfica muito potente para o que pretendes fazer agora mas ficas mais preparado para no futuro trabalhares em edição de video.
No p600 alem da gráfica tens chassis em alumínio , sistema de arrefecimento mais eficiente e melhor ecra por pouco mais €
 
Última edição:
O p650 realmente tem uma gráfica muito potente para o que pretendes fazer agora mas ficas mais preparado para no futuro trabalhares em edição de video.
No p600 alem da gráfica tens chassis em alumínio , sistema de arrefecimento mais eficiente e melhor ecra por pouco mais €

Pelo que leio aqui no fórum os ecrãs do P650 têm mais bleed mas já menos do que no início… de resto reparo que tem portas melhores (já não tem USB 2.0 ao contrário do N850HK1) e outras pequenas diferenças. Realmente, talvez a longo prazo não compense poupar para investir em RAM e disco, que são mais fáceis de trocar. Chateia-me que para já não tenham Thunderbolt, assim se calhar até comprava um SSD maior e o resto ficava em disco externo, mas não posso esperar muito mais tempo.

Quanto à RAM, seria má ideia ter um stick de 16GB 2133mhz em vez de 2x8GB 2400mhz, se for para meter mais no futuro? Sei que perco alguma coisa mas não sei se se vai notar muito.
 
A nível de desempenha iria para o Clevo P650HP6-G, sem dúvida nenhum, na minha opinião portáteis com gpus de entrada de gama como é o caso da 1050ti (embora seja TI) é perder dinheiro, como dizes que no futuro vais fazer edição de vídeo então os mais 2GB da gtx1060 vão te compensar..

O P650 é a melhor opção para aquilo que queres ;)
 
Back
Topo