1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

15 dias com Linux. Impressões

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Metro, 15 de Setembro de 2006. (Respostas: 101; Visualizações: 7018)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Decidi desta vez sem anuncio mudar para Ubuntu. Nada de dual boot. Um disco todo para o ubuntu mas mantenho um disco no PC devidamente desligado com o XP.

As impressões de 15 dias com Ubuntu são assim assim.
    A boa noticia é que consigo viver apenas com o Ubuntu. Tive um stress para conseguir ligar uma caixa externa mas o [knap] (obrigado;) resolveu a situação.
    Usando o automatix instalei tudo o qu preciso no dia a dia e até consegui instalar o VMware server com um tutorial que encontrei na net. Tenho lá instalado o XP mas ainda não o utilizei.

Problemas que tive ao longo desdes dias:

1º Consigo crashar o ubuntu como conseguia o XP. mantenho o mesmo OC que tinha com o XP e dual display. Não sei se isso possa ter algo a haver. O que é certo é que em 15 dias 3 vezes que tive que reiniciar o PC. Outras 2 vezes cheguei ao PC e estava na pagina de login. O firefox de vez enquanto explode:D Felizmente que com o session saver volta sempre ao ponto que estava.
    No XP tb tinha alguns stresses por isso não sei quem ganha.

Não consigo ver DVDs (ainda não percebi porquê) já que tenho os codecs todos e no firefox não consigo ver por exemplo o keynote do steve jobs no site da apple.

A placa de TV tb não está a funcar. O resto do hardware funca todo sem problemas.

Outras pessoas poderam ter outras experiencias. A minha é esta. Se acho que é perfeita? Nem por isso. Se alguns problemas podem estar relacionadas com hardware? Imagino que sim. PC em OC [email protected] e sempre em full load. Mas algo tb terá a haver com o Ubuntu. Tenho o kernel k7 não sei se pode ter algo a haver.

Mas pelo preço que custa é cada vez mais competente sem duvida. Se me vejo só a usar Linux é dificil de dizer. É dificil havendo tantas pessoas a usar windows mas não morria de certeza.

2. timber

timber Zwame Advisor

Olha actualmente não tou a usar Linux

Chatiei-me com aquilo quando saiu o Dapper. Queria instalar aquilo no meu desktop em vez do portátil da praxe. Como tinha gostado bastante do Dapper estava-me a ver a usar aquilo numa boa percentagem do tempo. O desktop tem RAID 0 e recebe internet por wireless. O live CD de instalação não tinha net e não detectava o RAID. Não tinha net para por o RAID a ser detectado e portanto cai num inpasse. Ainda procurei umas soluções mas acabei por não ter paciência.

Próxima versão tento outra vez

3. El_UnO

El_UnO 1st Folding then Sex

Metro, welcome to the light side of the force :D

Bem, crashar um GNU/Linux ao ponto da unica solução ser reboot...é bem complicado. Normalmente é fácil matar o processo que encravou através da consola. Se ele se fizer de díficil (esteja tão encravado que nem um terminal abra), é fazer ctrl+alt+F1 e mudar de ambiente :P

DVDs vejo com o mplayer e funciona bem...deve tar a faltar um codec qualquer :confused:

Tb tenho o meu sistema em OC e em termos de estabilidade não se nota diferença...

Eu já uso GNU/Linux a tempo inteiro e ainda não morri nem me incomoda minimamente que grande parte da população seja windows. Volta e meia aparece um que acha o meu pc "esquisito" mas nada de mais ;)

O Ubuntu então, está cada dia mais fácil de usar, ainda hoje instalei isso no portátil de um colega meu :P

4. hellaxe

hellaxe Power Member

Pois eu acabei ontem de optimizar quase tudo. As impresooras funcionam a net também e usei o automatix pela primeira vez para anão perder tempo. Só me falta instalar o amule 2.1.3 já que no repositórios está o 2.1.1.

O que me falta fazer: meter o thunderbird com a cópia dos emails que tenho no outlook e o vmware.

O que me chateia é a falta dos botões forward e backward no rato ainda não coloquei aquilo a funcionar. Outra coisa é não conseguir ouvir a TSF já que o mplayerplugin deve dar bronca.

Já reparei que o firefox não está grande coisa; a página do bowlfish encravava o firefox e só com kill é que lá foi. Já o Opera funcionou na perfeição.

Para já não preciso do XP para nada (excepto a migração dos emails), agora quando precisar do Acad lá terei de fazer o switch ou então meter uma Vm e ver se aquilo funciona bem.
    De resto não tive crashes, aliás, desde que tenho Ubuntu instalado creio que tive uns 2 ou 3 no máximo.

Última edição: 15 de Setembro de 2006
  5. Metro

Staff Member

Realmente a minha taxa de crashs parece alta.
    Para a próxima tento o Crtl + alt +F1 então.

Não abordei isso no primeiro post mas um grande problema que temos não é o linux mas sim os formatos que existem. Se os formatos fossem todos open source seguramente não teriamos problemas nenhuns em linux.

Agora estou aqui a usar o tomboy e isto é soberbo. fica aqui tipo post it e dá para colocar aqui umas cores no texto e afins absolutamente delicioso.

O edgy parece realmente estar a ficar com bom aspecto. Veremos quanto tempo me aguento com Linux. Com o inicio das aulas é complicado mas tenho sempreo portatil e o NAS centraliza os ficheiros todos sem stress;)

6. El_UnO

Isso é verdade, mas mesmo assim nos dias de hoje está bastante razoável. Consigo ver praticamente todos os formatos de vídeo e audio aqui (a não ser que estejam protegidos com DRM), consigo gravar ficheiros em .doc, etc.

Maior entrave que esse são certas apps especificas e os jogos para windows (nem sei porque lhes chamam "jogos para pc") :P

7. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Eu pessoalmente gosto do dualboot, principalmente ao preço que os discos estão...

Problemas que tive ao longo desdes dias:

Sim é um facto o OC não escolhe OS, quantas vezes eu andava no Ubuntu 5.10 e de repente o sistema freezava e lá ia o dedo no RESET... Isso com o mesmo OC, mas aqui aponto o dedo aos 64 bits, já o ppl que andava com o XP 64 bits também reclama de maior instabilidade... Resolvia o problema dando um cheirinho de vcore...

Sobre DVD's nunca experimentei tentar por DVD's, mas já andei com os tais "codec's packs" e aquilo dava barraca :( Depois quando poro 6.06 volto a carga, embora tinha todo o hardware a funcionar na perfeição (Com a P5W DH tou a imaginar problemas em por o Wifi a bulir... :sad: )

8. CR_

CR_ Power Member

Crash no ubuntu acontecia-me quando metia, por exemplo, a camara usb. É por situaçoes dessas que prefiro/uso Debian :rolleyes:

Quanto ao Firefox também acontece ele ficar as vezes lento ao ponto de ter de reiniciar, mas isso é porque chego muitas a ter 3 janelas abertas e cada uma com 10 tabs abertas, o que eu nunca faria em windows.

Actualmente não preciso de windows para nada. No futuro, em principio, terei de usar AutoCAD ...

9. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Relativamente ao emails a maneira mais facil é importar para o outlook express e depois salvar e voltar a importar no thunderbird. Ou entao, ha alguns programas que convertem (mas taxa de sucesso é relativa :/)
    Autocad ? Infelizmente em linux so se for o Bricscad, porque de resto :(
    Tinha linux tanto no desktop (Suse) como no portatil, mas devido ao portatil ser so pra universidade, optei por meter apenas windows (tive debian), pois tb já nao vou tendo grande tempo pra brincar, e arranja-se mto software free/opensource. alias, ta a 99% legal :D e o espaço e disco era pouco. A alternativa tb é vmware (uso assim Cad no desktop)
    Infeliz/ também noto que firefox crasha a torto e a direito :(
    Relativamente ao sistema em si, nao me lembro de ter crashs :) e tá actualmente em uso diario no desktop, com o mesmo OC que no win.

(E metendo o dedo :P ) Uma das razoes porque optei por Suse no desktop é "vir" praticamente pronto a funcionar, tipo windows, e como tinha pouco tempo quando instalei fikei impressionado. é mto raro ter a necessidade de recorrer a consola ou outros métodos, pois os módulos Yast tratam-me de tudo. E costuma ter 1 bom nivel de detecção de software, so tenho pena de debian nao ter soluçao assim imediata.

P.S. Alternativa jeitosa ao Autocad é o Progecad, que tem 1 versao free, pena nao haver pra linux.

10. Metro

Staff Member

Os crashs acontecem-me quando estou a usar imensa coisa ao mesmo tempo.
    Com dual monitor e os desktops virtuais podem imaginar.

11. shello

shello Moderador
    Staff Member

Boas! Já que estamos numa de confessionário, aqui vou eu... ULA (Utilizadores de linux Anónimos :D)
    Fazem 12 dias que ando em Ubuntu.
    Sinceramente, não consigo ir agora buscar quase nada de muito melhor em relação aos meus dias em Windows.

De pior, a Wacom funciona deficientemente (existem programas onde isto encrava, por vezes, o cursor fica parado sem motivo nenhum, deixa de ser "detectado" assim que saio dos limites (o que não acontecia em Windows), o scroll e os botões da tablet não são suportados pelos drivers actuais - e os botões da caneta não dão para personalizar, pelo menos que eu me tenha apercebido), o som funciona mal (quando estou no skype não tenho som de mais nenhum lado - tenho mesmo que fechar o proprio skype para poder voltar a ter som no gnome e restantes aplicações; o microfone, mesmo já depois de ter reinstalado o ALSA continua sem ter a opção de +20dB, que davam jeito, já que actualmente para me ouvirem preciso de engolir (quase literalmente) o microfone; mais umas quantas pripécias com este bendito som...), entre outras coisas que não liguei muito (como o meu telemóvel ou a placa de TV)...

Quanto ao software, e pegando agora no mais recente, verdade é que para quem está habituado e sabe trabalhar no Microsoft Office, o OpenOffice é um pouco... limitativo; O Folding também parece que tem menos performance. A falta de um programa bom para ler música (qualquer coisa comparável ao Winamp) também me chateia, mas tenho-me agarrado ao Banshee; Já correr Photoshop numa VM de um nLited Windows (no VMWare Server) é quase impossível, mesmo tendo o VMTools instalado, aquilo ainda encrava um pouco.

Outro problema que tenho é de por alguma razão que ainda não percebi (já segui o guia no guiaubuntupt.org) a impressora ligada a este computador não ser detectada num computador em rede por Windows. SMB e CUPS supostamente bem configurados. Nada.

Voltando a software, já aqui foi referido no fórum, o GIMP (o GIMPshop também não escapa) é mauzinho... Isto para queme stá habituado com o Photoshop. Vi-me à rasca um destes dias porque era preciso por umas cenas no ste da [email protected] que precisvam de resize e fiquei ali uns 5 minutos até perceber onde é que devia mexer. Um programa de FTP minimamente decente (ao nível do SmartFTP - pelo menos) também foi coisa que não encontrei, infelizmente.

Lembro-me no fim disto tudo de uma coisa positiva: não ando com um Anti-virus/Anti spyware nem com uma Firewall nisto. Memso assim, antes não tinha problemas com isto... :|

Como conclusão, até pode parecer estranho, mas nem estou a gostar nem a desgostar. Estou "neutro". Ao principio gostei muito, mas sinceramente, tem vindo a escorregar para o este "patamar actual"... Vamos lá ver se não chego ao nível de desespero com isto - a ponto de abandonar, o que sinceramente, não me apetecia muito (mas nunca completamente, há de ficar sempre por aqui, nem que seja numa VM).

Parece que é isto, pelo menos que me lembre agora :)
    Cumprimentos ;)

12. Mr.Eko

Mr.Eko Power Member

Pois bem, tenho trabalhado com o Ubuntu no portátil e até agora, 5 estrelas. :)

Claro que há sempre alguns problemas mas nada de muito grave.

Consigo ver DVD's, ler DivX, ir à net sem problemas, aceder à minha rede Windows...enfim, o básico realizo-o sem qualquer tipo de problema.

Não consigo no Windows, nem por sombras, ter de maneira tão fácil e gratuita certos programas que aqui tenho. Adoro o sistema de actualizações e o Synaptic é uma maravilha. :D

Enfim, vou continuar a trabalhar mais uns tempos nisto (até porque me faz falta na faculdade) e quem sabe um dia se não deixo o Windows de vez... :D

13. hellaxe

hellaxe Power Member

Pelas revues que li há uns tempos acerca do Gimp este é tão bom como o photoshop em performance com 2 contras:
    - o frontend é pouco intuitivo para o utilizador comum
    - não não tem os plugins maravilhosos que os profissionais que o usam tanto gostam.

Eu gostava de saber como se muda o tipo de borracha para que quando quero apagar alguma coisa não apagar tudo até ao background.

14. CR_

CR_ Power Member

A não ser a correcção gramatical da MS, não vejo mais diferença. Que opções/ferramentes achas que o OO não tem?

Normalmente em linux as coisas até têm mais performance, não podes dizer "parece.." tens de comparar como deve ser :\

XMMS serve?

Tens aqui mais: http://www.techzonept.com/showthread.php?p=1085287#post1085287

Para resize gtumb (visualizador de imagens) é rápido e simples. Não te esqueças que tudo demora a aprender, não queiras que GIMP seja um cópia do Photoshop e que quem sabe um, sabe o outro. Mas é obvio que a nivel mais profissional o Photoshop é superior...

Alguns links GIMP com tuturiais para aprender:
    http://www.gimp.com.br/bb2/
    http://www.gimptalk.com/
    http://www.ogimp.com.br/modules/wfsection/

Quanto ao resto alguém que tente ajudar :x2:

15. iGama

iGama Ubuntuguide Translator

Para Ver DVD:
    sudo apt-get install libdvdread3
    sudo /usr/share/doc/libdvdread3/examples/install-css.sh

É preciso instalar isto para ter a capacidade de ver filmes em dvd :)

Tenho de dizer Metro, foi um bom desafio que fizeste, 15 dias sem xp :)

16. El_UnO

O shello...como é que te escapou o xmms? Ate as mesmas skins do winamp aquilo suporta :P

E ja agora para ftp tens o gftp ;)

17. shello

shello Moderador
    Staff Member

Estava a falar, neste caso, do Calc. Andei, por exemplo, ali Às voltas até descobrir como se mudavam as margens... Meter imagens naquilo também não é com ele...
    Chega dizer que faço WUs de 460pontos em tempo igual ou maior que as de 600? Isto com o Copre (programa de cálculos) que é único para Linux... Não esite este Core para outras plataformas.
    Não gostei do XMMS, pareceu-me esquisito. Alem disso, à primeira vista, não dá para meter na tray... :| Mais, não tinha gostado da skin, e fugi logo para outro programa :P nem me dei ao trabalho de procurar outras skins. Mas vou tratar disso agora :)

Sim, mas eu ja tentei GIMP até em Windows e não me ambientei com aquilo... é mesmo para esquecer... :S
    Alem disso, eu ja trabalho em Photoshop ha coisa de um ano.
    Eu e o GIMP somos incompativeis :D

Cumps e obrigado pela resposta ;)

18. CR_

CR_ Power Member

19. Metro

Staff Member

Deu isto:

Não percebo nadinha disto. Já funca:D

O problema do som do shello é claramente hardware pq eu não tenho problemas.

No caso do MP3 o Banshee comigo não funca. Experimentei o XMMS e gosto. Tenho andado a ouvir coisas em Divx:)

O folding é realmente mais lento. vejo isso pela media de pontos que faço diariamente. Já passaram muitos dias dá para ver bem.

Uma coisa tem que ser dita e pela minha opinião e do shello é visivel. Nós estamos a comparar o Ubuntu com o Windows. Ou seja uma distro que tem 2 anos com um SO que amadureceu ao longo de muitos anos. Ver a evolução do Ubuntu neste tempo e aquilo que se construiu à sua volta é brutal (tem que se dizer que nasceu de debian e essa já existe á muito tempo). Vamos ter mais um avanço já em Outubro e sabemos que de 6 em 6 meses vamos ter mais um salto.
    E tudo isto gratuitamente.
    Posso voltar atrás daqui a uns tempos por causa das aulas mais até pela facilidade com que uso o Word e ter receio de algumas apresentações feitas em power point terem cenas que o oOO não apresente da mesma forma. Mas seguramente que este é o caminho para mim.

Infelizmente o meu background não é de informática e torna-se um pouco mais dificil mas com ajuda chego lá.

Não sei se viram o que está projectado para o Automatix. pela forma como eles tm avançado acredito que façam tudo o que planeiam e ai com o hardware certo (e agora terei sempre essa preocupação) vai ser instalar o Ubuntu correr o automatix e pronto.
    Para os que nunca instalaram o Ubuntu instalo em cerca de 8 minutos. 8 minutos dos quais mais de metade posso estar a navegar na net e depois faço reboot e pronto já está.

iGama:

15 dias and counting :x2:

20. CR_

CR_ Power Member

Acredita: é tudo uma questão de hábito :x2:.

De mim do OO só falta a correcção gramatical que o da MS tem, mas também para uso pessoal e livre enquanto da MS são €€€, não me posso queixar muito.

Não hesitem em pôr os vossos (mesmo pequenos) problemas. Já vi pessoas a escreverem que já experimentaram, mas deixaram porque depois não dava para fazer X nem Y e quando se vai a ver eram coisas de simples solução.

PS: vê se fazes um mês no minimo :bigrinbo:

EDIT:

Outro problema "resolvido":

Abrir controlo de Volume -> Editar -> Preferências -> Mic Bost (+20dB)

Última edição: 16 de Setembro de 2006
Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página