15 dias com Linux. Impressões

Status
Fechado a novas mensagens.
nao vou ler o post td pq n tenho tempo para tal... mas recomendo vivamente suse.
Uso suse desde o 7 e não uso windows á 4 anos... e... nem necessito para nada.

Ver dvd: mplayer
Jogar jogo para winblows: cedega
gravar dvd: k3d ou xcdroast
ver tv: (suse detecta td á primeira) kdetv
gravar tv: xadtv
mail: evolution
www: firefox

e tenho uptimes de meses (so para se tiver algum problema grave de seguranca no kernel)
 
Já tenho aqui mais umas teclas a funcar. Realmente isto é tão simples que se não fosse alguem falar nisso nem tinha procurado. Basta ir a System ->Preferences -> Keyboard Shortcuts.

Para ouvir musica o XXMS faz exactamente o que preciso. Acho o amarok o melhor de todos. a funcionalidade de ter as letras das musicas é excelente mas é para o KDE. Eu gostava do KDE mas sinceramente já virei para o Gnome.

Continuem com dicas e utilidades.

Uma coisita do XMMS. Já o tenho na barra mas não consigo que ele minimize para lá. Fica no taskbar se minimizo. Há maneira?
Optei por manda-lo para o 2º Desktop mas se der para minimizar tanto melhor.

O xupetas falou nos programas que usa.

Eu para já:

Ver dvd: Totem
ver Divx: Totem
MP3: XMMS
gravar dvd: gnomebaker
ver tv: não consigo ver :(
mail: directamente no firefox com a extensão gmail manager
www: firefox
MSN: Gaim
Post It no Desktop: Tomboy
 
Uma coisita do XMMS. Já o tenho na barra mas não consigo que ele minimize para lá. Fica no taskbar se minimizo. Há maneira?
Optei por manda-lo para o 2º Desktop mas se der para minimizar tanto melhor.

O xupetas falou nos programas que usa.

Eu para já:

Ver dvd: Totem
ver Divx: Totem
MP3: XMMS
gravar dvd: gnomebaker
ver tv: não consigo ver :(
mail: directamente no firefox com a extensão gmail manager
www: firefox
MSN: Gaim
Post It no Desktop: Tomboy

se fosse para kde era fácil seria só seguir a receita:

Open KDE Control Center
Choose Desktop
Choose Window-Specific Settings
Press "New"
Press "Detect" button under Detect Window Properties
Your cursor should change into a crosshair. Click on XMMS (not on the taskbar!)
You've detected the XMMS properties. Make sure you select "Use Window class (whole application)"
Press "Ok" and change to the Preferences tab
Select "Skip taskbar", select Apply Initially from dropdown list and select the cross on the right side of dropdown list.
Press "Ok"


ver dvd/dvd-rips/tv-rips: mplayer
mp3: amarok
shoutcast: xmms
gravar dvd: nerolinux (não é gratuito)
tv: tvtime (tem muito boa imagem)
cliente de IM: kopete
 
já uso Linux à muito tempo, mas nunca cheguei a dar o "salto completo" para o mundo open source. Ou seja, apesar de ter no meu portátil isto em duall boot e com o Ubuntu todo optimizado com os codecs, programas que preciso e uso, drives todas instaladas e XGL e Compiz a funcionar sem problemas, ainda não uso o Ubuntu em vez do Windows.

O problema é que não consigo por o amule apenas a fazer downloads nacionais. Já tentei um script para fazer isso mas apesar de só tirar nacional, e de conseguir fazer a ligação a servidores inter, não consigo utilizar o kad em condições. Any help?
 
Do pessoal que se queixa de "não" ter em Linux X comportamento...

Acreditem que em OS X é bem pior.

Ex: Querem um Media Player, simples com uma biblioteca decente e que partilhe via DAAP...

Em OS X têm só praticamente o iTunes, ou seja, têm que levar com a Loja.

Em Linux podem usar por ex o Banshee e mais tarde instalar o Plugin do iTunes Music Store, ou o plugin DAAP, etc...

Em OSX por defeito nem podes ligar a uma partilha de rede Windows, in fact, nem existe um cliente de FTP decente... têm o quê.. o CyberDuck?

Bah
 
Só uma coisa: mesmo usando a flag -forceasm ?
Eu usava-a. Penso que o metro também.
Eu senti perda de performance.

Outra coisa, por razões relativas a incompatibilidade de hardware (a Mesa Digitalizadora e a Placa de Som) - como já tinha dito -, e por uma razão académica, precisei de voltar ao Windows. No entanto, usei durante 14 dias o Ubuntu para saber que é um bom sistema operativo, bastante fiável. Continuarei a usá-lo numa VM, como tenho sempre feito :) Um dia destes ainda volto à carga :D
(isto foi copy - paste do blog :P)
 
Na minha opiniao o XMMS nao chega aos calcanhares do winamp. Falta-lhe 1 coisa essencial que é o procurar musicas. Quem tem varios gigas de musica nao pode andar à volta com os ficheiros. Digo que nao tem porque tentei usar, saquei e nao vi nada:S. O unico com que me dou melhor é o amarok
 
Sim. Continuo aliás a usar esta flag. A flag -local não tem aplicação em Linux por isso não uso. Eram as duas flags que usava.

Pois, eles deviam era optimizar isso. Se fizermos as contas com milhares de users ainda são ganho significativos....

____

tmafcerqueira para quem tem muitas músicas, amaroK para KDE ou listen para GNOME

____

Martinho "personalizar cada tecla" com um comando...
 
Mega problemas depois de 20 dias.
Fiquei sem som do nada :(
Instalei o checkmail que me começou a comer 47% do CPU e 700 MB de RAM.
Sempre que reiniciava ele esquece-se dos DNS pelo que tenho que colocar sempre á mão.
Resumindo de volta ao Windows mas com o bicho do Linux sempre presente.

Vou passar o ubuntu para uma VM para continuar a brincar e esperar ansionsamente pelo 6.10 para ver como vem. Se pudesse pedir alguma coisa para o 6.10 era que o MyTV a versão 0.20 estivesse nos repositórios desde o lançamento. VMware server idem aspas. Não peço mais nada além do Automatix que vai sair entre o RC 1 e o final:)

Edit: Acabei de descobrir pq é que não tinha som. As colunas estavam desligadas. Não digam nada ....
Que coisa estranha.
 
Última edição:
Metro, o problema da rede foi por causa de um update mas já existe patch para isso. O pessoal do Ubuntu ultimamente tem lançado algumas actualizações cheias de bugs. Já andam a pensar no 6.10.
Tenta.
Código:
sudo aptitude install linux-headers-`uname -r` linux-restricted-modules-`uname -r` build-essential
 
Edit: Acabei de descobrir pq é que não tinha som. As colunas estavam desligadas. Não digam nada ....
Que coisa estranha.

Agora matei-me a rir:lol: :lol: .

Metro só mesmo tu. Anima-te rapaz que isso ainda não mara assim.
E sim parece-me que o pessoal da Connonical está a falhar e muito. isto não aconteceu no Breezy, pelo menos a mim. Só quando fiz um apt-get dist upgrade para Dapper é que começou a marar o sistema.

Mas pronto........
O meu portátil ainda não se queixou e já o tenho com ubuntu há 10 meses. o Desktop é que está a levar tempo para passar os mais todos do Outlook para Evolution ou thunderbird.
 
Eu tinha pedido para não comentarem. Acontece aos melhores :D

Concordo que nos updates não pode acontecer os problemas que aconteceram à bem pouco tempo.
O Mark teve um excelente post acerca disso.

http://www.markshuttleworth.com/archives/54

Vamos ver que tal sai o 6.10

Vou voltar ao Windows para já por causa das cenas que preciso de fazer. Mas a primeira coisa a fazer no final é passar a usar Linux. desta vez foram 20 dias mas da proxima será mais.
 
Eu acho que terá que haver algum cuidado para que a distro alcance os pobres mortais que só usam Msoft (:x2: náo estamos num patamar acima:x2: ). É que poucas pessoas se aventuram a usar uma consola.
 
Eu acho é que o Sr Metro devia perder assim 1s dias em gentoo, so em consola :x2: para se ir habituando, e naturalizando com linux... :D mas lá está, ha sempre o habito chamado Windowz :D
 
Nunca escondi que me faltam muitos conhecimentos. Um kit de unhas e algum hardware venetualmente mais ao gosto do Vista. talvez o OC tb não ajude:)

Mas eu converto-me:)
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo