15 dias com Linux. Impressões

Status
Fechado a novas mensagens.
Eu tb nao tenho nao sei tudo, mas convem sempre ter alguma paciencia (e google à mão). Tive 1 boa linha de aprendizagem felizmente, pois na net encontra-se tudo. Aprendi mais em 6meses (1ªs) de linux que primeiros 6anos de win :S
Mas, sendo 1 mundo "á parte", e havendo o "habito windowz" é normal sempre algumas interrogações. felizmente linux tem evoluido positivamente, deixou de ser unicamente para "geeks". e sendo gratuito, com programas gratuitos, julgo que vale bem apena apoiar.
 
Eu ainda não entendo muita coisa (por exemplo como fazer os packages para fazer depois o dpkg -i ****) mas ajuda o meu passado com o DOS. O cursito de Linux server que tirei também ajudou um pouco.
Mas ainda não tenho coragem para perder tempo com o Gentoo; depois de uma instalação de um stage 1 acredito que compreenda muito mais do que me falta.
Mas uma coisa também temos que realçar, a comunidade Ubuntu está muito forte mesmo e o forum deles prova isso, portanto esperemos que estes erros naão se repitam a não ser 1 vez em 10 anos :x2:
 
tb axava o gentoo 1 nico d'obra, mas seguindo os handybooks té se torna simples, e ainda por cima explicam porque se faz aquilo, daí mtas vezes aconselhar 1 pouco "a hard-way".
Porque ajuda muito. O grande mal a meu ver era as compilaçoes, mesma quando se actualizava, e aí perdi a paciencia :-D Agora no desktop meti suse e mto raramente recorro á consola :-D já nao tenho tanto tempo livre :(
 
Só tenho uma frase nestes casos.

"Será que somos capazes de 'sobreviver' com o linux, ou ele é que tentará 'sobreviver' com o utilizador?"

A resposta é simples. Se amanha apenas houvesse Linux não haveria problemas.
A questão é que é tão facil de piratear o windows que muitos poucos se dão ao trabalho de deixar de o usar.
 
Eu acho engraçada a vossa experiencia de só usarem linux e esquecerem por dias o Windows :002:

Na minha instalação com o Kubuntu já consegui por algumas coisitas a trabalhar (google e foruns de ubuntu :-D ), mas agora que voltei ao work, não tenho tido assim muita disponibilidade de andar a brincar :(

Uma pessoa habitua-se ao comodismo que é o Windows.....para instalar é por 1 cd, ou fazer download de 1 executavel de um programa e siga com next e voilá....o Linux não é tão previsivel, é mais trabalhoso, mas quando se consegue por o queremos a trabalhar é bastante gratificante :)


É pelo menos o que eu penso
 
LionGreen na ultima instalação que fiz demorei cerca de metade do tempo para ter as mesmas features que teria no XP.
Para quem tem preguiça ou não sabe o Automatix é bom, aliás muito bom. Tem um senão: Usa repositorios internacionais.

Mas para aprederes qq coisa o Synaptic ou o apt-get bastam, só tens de fazer o resto das configs, quando é necessário à la mano.
 
Uma coisa que costumo sempre fazer é imagens. Assim, se por acaso alguma coisa correr mal, não preciso de estar a instalar tudo outra vez. Basta carregar a imagem e tá feito. Até começar a fazer isto (já há muito tempo) não fazia ideia do jeitão que isto dava.

É incrível a quantidade de tempo que não desperdiço quando por acaso tenho de reinstalar o sistema (acontece-me mais na máquina de testes, onde estou sempre a mexer).
 
Pois, mas eu a principio pensava que o XMMS era tipo clone do winamp, e de certo modo é parecido, mas falta-lhe la o pesquisar:(

Ai tem tem :)

Não é é intuitivo, infelizmente. É um dos defeitos que eu aponto a algum software opensource, é fazerem as coisas complicadas sem necessidade. Para pesquisares no XMMS basta carregares na tecla j de jump. O f de find é sem dúvida muito mais intuitivo e já padrão em quase todos os programas, mas pronto...
Eu até dar com o j para procurar entre as musicas estava puto da vida com o xmms :-D



Agora tenho eu uma questao, saquei o Listen, mas o gajo apenas mama files .ogg. Como a minha lista de mp3 é maioritariamente .mp3 e não vou converter tudo para .ogg só porcausa dum programa. Nas poucas opçoes de configuração (até gosto dos programas assim simplistas mas funcionais) não vi nada para associar com outros tipos de files como .mp3.
Alguem me dá uma ajudita? É que tenho usado o XMMS e o amarok de vez em quando, mas gostei bastante do listen, só que precisava mesmo que ele lê-se os .mp3.

Desde já obrigado.
 
Bom, também tenho aqui andado a brincar com o Ubuntu e a experiência tem sido muito positiva. Fiquei muito bem impressionado com o facto de, correndo por CD, basicamente reconhecer e por a funcionar todos os dispositivos das máquinas onde experimentei, desde desktops recentes, mais antigos e portáteis, assim como sessões de VMware em Windows.

Achei que o interface é realmente muito "like windows", suficientemente intuitivo. A bem da verdade ainda não me deparei com necessidades mais complexas nem em situações de compilações e afins. Ainda só tenho umas horas de experiência no pêlo. Tirei uns cursos à uns anos valentes de linux e Unix (da HP), mas já me lembro de muito pouco, se bem que ainda não tive que andar a brincar com a linha de comandos, por enquanto...

Agora uma pergunta estupida. Saquei o Ubuntu desktop, 6.0.6, e no arranque inicial, por CD, diz Start or Install Ubuntu mas apenas consigo correr a partir de CD. Como raio é que instalo isto realmente no disco? A performance é muitissimo aceitável a correr por CD, mesmo em máquinas limitadas com pouca RAM e CPU's antigos, mas gostava de instalar mesmo no HD, em definitivo.

Neste momento estou a usar um portátil antigo no trabalho e praticamente consigo fazer tudo. Agradou-me IMENSO a facilidade de ligar por remote desktop ou VNC a máquinas com um destes programas, o que me garante só por si produtividade perto de 100% no meu ambiente profissional.

Considero-me praticamente evangelizado! :D
 
Agora uma pergunta estupida. Saquei o Ubuntu desktop, 6.0.6, e no arranque inicial, por CD, diz Start or Install Ubuntu mas apenas consigo correr a partir de CD. Como raio é que instalo isto realmente no disco?


Depois de correres o live tem o icone no desktop q diz : Install :p

e so correr e seguir o guia que o metro colocou ai ;)
 
Depois de correres o live tem o icone no desktop q diz : Install :p

e so correr e seguir o guia que o metro colocou ai ;)
Exacto, deixei-me de armar em preguiçoso e fui ler os tutorias e realmente era simples e óbvio, escarrapachado à minha frente. :D

Impressionou-me, para quem está tão habituado a sistemas Windows, o pormenor de poder trabalhar à vontade com o linux a instalar no "background". Isto é muito à frente mesmo. :)
 
Exacto, deixei-me de armar em preguiçoso e fui ler os tutorias e realmente era simples e óbvio, escarrapachado à minha frente. :D

Impressionou-me, para quem está tão habituado a sistemas Windows, o pormenor de poder trabalhar à vontade com o linux a instalar no "background". Isto é muito à frente mesmo. :)

Qd li a tua resposta anterior até me assutei. Então não tinhas visto o icon no desktop :D

O teu testemunho é realmente interessante pq diz bem da simplicidade com que se consegue passar para Linux.

Se retirarmos a parte dos jogos e algum software específico podemos todos usar Linux sem duvida.

Pode ser mania minha mas acho que em remote desktop é mais rapido a partir do Ubuntu do que do Windows. Não vejo nenhuma razão para isso mas eu fico com essa impressão aqui em casa.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo