1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

15+ Programas que não sentirão falta na mudança

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por APLinhares, 21 de Maio de 2009. (Respostas: 41; Visualizações: 5292)

1. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Fonte

Última edição: 22 de Maio de 2009
  2. tmafcerqueira

tmafcerqueira Power Member

Para mim, o maior entrave à aceitaçao do linux no computador pessoal (e no ambiente empresarial) é a falta do MS office. Se houvesse uma versao para linux (com as mesmas features da versao windows), comprava uma licença e nao tinha problemas com isso! Sinceramente, acho que está na altura da microsoft largar o windows e concentrar-se no office:D. Os lucros do office 2007 foram superiores ao do vista! O openoffice é um projecto que precisa de MUITA maturaçao. So o writer se aproveita. Alem de que a compatibilidade com os formatos MS office deixa muito a desejar (tudo bem que a culpa nao é deles, porque tem que fazer a compatibilidade atraves de reverse engineering, mas quer queiramos quer nao, é muito importante no mundo empresarial, onde o .doc (e os outros) são o padrao, infelizmente...)

3. crossroads

crossroads Power Member

Só uma pequena correcção: no título deveria ser "sentirão" e não "sentiram".

4. ηο grαυιτμ

ηο grαυιτμ [email protected] Member

Não acho. Já foi bem pior. :P

Para documentos ditos normais dentro das extensões do Office (leia-se formatação usual) e para o utilizador comum, seja a nível empresarial ou não, o OpenOffice é uma excelente suite.
    Além disso, pessoalmente nunca tive problemas com a compatibilidade relativamente ao Office (também não o uso intensamente).

Se formos a traduzir do inglês será "15+ Programas dos quais não têm/tem/tens/terão/terá/terás de sentir falta..." :D

5. John Silva

John Silva Power Member

Mais uma vez, tudo depende das exigências e necessidades de cada um.
    Faço uso profissional do meu computador e não sinto falta das aplicações mencionadas do Windows, as alternativas funcionam perfeitamente e fazem aquilo que se lhe pede.

O Office é de facto o melhor programa da MS, mas mesmo assim temos que admitir que para a maior parte das pessoas esse conjunto de programas é sub-aproveitado e o Open Office pode substituí-lo sem grandes problemas. O meu caso fala por si! Não sendo um utilizador "banal", o Open Office mais o Thunderbird com o Lightning funciona na perfeição.

O Skype do Linux está uns furos abaixo da versão Windows, por essas e por outras levou-me a optar por utilizar o Ekiga até porque utiliza protocolos abertos com todas as vantagens que daí advém. Mesmo assim, para a maior parte dos utilizadores o Skype serve pefeitamente.

Há algum programa que sinto falta ? Sim, o Paint Shop Pro....

6. crossroads

crossroads Power Member

hehehe, eu sei mas não quis fazer a tradução directa que até seria diferente, apenas uma pequena correcção no tempo verbal.

Já ontopic, creio que a maior razão por não optar por Linux e por programas livres é apenas, como já alguém disse algures, a "preguiça" de aprender um novo programa ou a frustração quando se vê que os novos programas não são idênticos aos do Windows. Eu, por exemplo, passei por isso mesmo quando quis mudar para o OpenOffice mas desisti porque não me entendi logo com o Word. Como não tinha tempo para voltar a aprender certas coisas que precisava adiei a mudança por mais uns meses quando já tiver tempo.

7. DarkVenger

DarkVenger Power Member

MS Office? OpenOffice? Eu uso LateX :007:

E o que mando para os outros são pdfs que é para isso que servem!

8. muddymind

muddymind 1st Folding then Sex

E vais por uma pessoa que não pesca ponta de informática a usar LateX? :rolleyes:
    Tou a ver que ficast inspirado com o Crespo :D

9. DarkVenger

DarkVenger Power Member

Lol, vá, para ser mesmo honesto uso o OpenOffice para coisas pequenas, tipo se precisar de fazer uma carta ou um pequeno documento sem grandes formatações. Pois a realidade é que sou um pouco nabo com offices e companhia, mas sim, tenho a noção que a maioria não será assim.

Ps: Crespo ao poder!! ;)

10. Barão Vermelho

Barão Vermelho Power Member

Viva.
    Dou aulas numa escola onde, 1/3 dos computadores para ensino aos alunos estão com "Edubuntu" (Ubuntu + Suite Ensino).
    Alunos desde os 6/7 até aos 14 anos.

Programas mais utilizados, OpenOffice, Firefox, VLC, Gcompris, programas da educação, Gimp, de vez em quando.

Com mais ou menos receptividade todos os alunos, utilizam. Alguns já têm em casa por influencia dos pais.

Em compatibilidade? É impossível abrires um documento do Ms Ofice 2007 no 2003, sem o pack de compatibilidade.
    No Openoffice conseguem.
    São iguais? Não. Mas no caso do processador de texto são muito idênticos. Consigo fazer as mesmas coisas. Tenho até alunos que preferem o "OoO" (OpenOffice) nos portáteis porque é mais parecido ao Ms office 2003 (alguns.. não todos). Posso fazer um PDf com um clique, ou guardar com extensão ".doc" sem problemas.
    Na folha de calculo Também já se fazem algumas coisas boas, mas tenho de concordar e dizer que o Excel é das melhores coisinhas que a Microsoft tem.
    Apresentações OoO (Powerpoint) Intuitivos e fáceis de fazer.

Vlc Está tudo dito, toca quase tudo o que se possa pensar!

Mozilla Firefox para mim dos melhores browsers, mudar para quê?

Gcompris boa suite de educação e com menos erros que no "migalhães", (migalhães é propositado)!

Concluindo, Na perspectiva da educação até ao 8º ano não necessito de qualquer ferramenta da Ms.

O mau da coisa? Quando aparece um aluno com um portatil novo, office 2007 oferta de 30/60 dias da Ms e fica sem licença :rolleyes: Conversa habitual:
    - Sabes tem de comprar a licença e tal...
    Aluno - Não há crack? O professor deve ter um!! :p
    - Não tenho... Se quiseres tenho o Openoffice é gratuito! é o que usas aqui na escola....!
    Alunos - respostas 50% - Vou procurar um crack, 30% pedem para instalar OoO, 10% compram licença, 10% não dizem ( mas quase de certeza colocam um programa "Prateado", embora já me tenham surpreendido com o OoO)

11. lothar_m

lothar_m Power Member

excelente post barão vermelho, e acompanhado de uns numeros muito engraçados.

nao percebi foi a do

existem pais a recomendar linux?

12. Red_Beret

Red_Beret Power Member

os geeks tb tem filhos, sabes :D (j/k)

13. Gui Sá Couto

Gui Sá Couto Power Member

se o teu problema é o office posso te dizer q se instalares o crossover corres o office tao bem ou melhor do q no windows.

dps de teres o crossover instalado, a instalacao do office 2007 é sem truques. tens la a opçao de 'install windows software', ele pede te o setup e apartir dai é igualzinho ao windows.

foi assim q converti a minha mae a linux (:

cumps!

14. HaKaRo

HaKaRo Power Member

Eu mudei e continuei a sentir falta do flash... (a funcionar como deve de ser) Não podia ter dois videos flash abertos ao mesmo tempo e fluídos, no xp tenho umas dezenas de tabs abertos com videos. Infelizmente ainda não há solução para o problema. Tive de voltar ao xp com muita pena minha, já estava mesmo a habituar-me. :mad:

15. armagedalbeebop

armagedalbeebop Power Member

experimenta o opera... é o que gere melhor flash em linux,nao processa os videos em background

16. Gui Sá Couto

la nisso tens toda a razao.. o flash para linux esta mttt mau.
    com poucas tabs abertas o firefox torna se um autentico comilao..

mas nao é suficiente para me por a usar windows:P

17. Barão Vermelho

Barão Vermelho Power Member

crossover é algo a pensar... mas substitui o Wine?

Bom a nivel de licenças a escola não arrisca. No ultimo ano pagou 10000 euros em licenças variadas.
    O edubuntu é mesmo para fazer baixar essa valor ao máximo e de uma forma gradual em toda a escola ( administração incuida), logo, a utilização de software que coloque a palavra "pirataria" pelo meio é logo colocada de lado.
    Se a escola possui é GNU ou é pago, não podemos ter um meio termo. Nos Pc's pessoais, cada um sabe de si, agora na escola estamos sempre sujeitos a várias inspecções e não arriscamos.

As salas dos professores e de ensino tb têm pc's com edubuntu, no total temos quase 45% da escola com edubuntu (mais de 50 pc's!)

O flash tem funcionado QB... todos sabemos que tem de ser melhorado. Para correr melhor temos os efeitos todos desactivados, do ubuntu. As máquinas já têm uns 4/5 anos.. (cpu AMD939 , 512 Ram, gráfica ati 9250, nada de mais!)

Alguns pais não sei se serão geeks.. :P, são pais com bom gosto! ehehh

18. Gui Sá Couto

o crossover utiliza o wine.. apenas ajuda naquelas configs mais manhosas e instala algumas dependencias extra.(tem uma lista de software predefinido, para o qual tem defeniçoes q se sabe q resultam).

no fundo é um pouco a ideia do cedega.. mas este ultimo é mesmo so para jogos q eu saiba, enquanto q o crossover tem para as duas vertentes(uma é a pro, a outra n sei ao certo o nome).

eu por mim tmb uso o openoffice, mas a minha mae é q esta habituada ao msoffice e foi a unica maneira de a fazer mudar para linux:P

cumps!

19. CR_

CR_ Power Member

Tens assim tão pouca memória? que pc tens? Isso não é normal em pcs mais recentes. Estás a usar mesmo o flash da adobe ou swfplayer ou gnash?

Eu costumo ter várias tabs abertas com flash e o único problema que noto é o consumo algo elevado nos recursos do processador. (Uso 64 bit)

20. Gui Sá Couto

eu tmb tenho o mesmo problema.. ja tentei com todos mas nenhum é estavel.. tenho 4GB de ram mas nao é por 'se ter muita' q se deixa de notar "alguns" problemas.

mas o q me anda a matar agr neste momento é a porcaria das novas drivers fglrx com a nova versao do X -.- n ha maneira de por aquilo a trabalhar com dual head.. da sempre buraco..enfim
    cumps

Partilhar esta Página