• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

[1500€] [15",17"] Portátil para jogar, ver filmes)

JVieira7

Membro
=============================================

1) Qual é o orçamento disponível?
Estava a pensar gastar à volta dos 1000€, não mais que 1500€!

2) Qual ou quais os tamanhos que pretendes? (eliminar as que não pretendes)
d. Tamanho vulgar: 15" - 15.6"
e. Substituição de Desktop: 17" ou mais

3) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?
Não tenho preferência pela marca, quero sim a melhor relação qualidade/preço

4) A que tarefas se destina o portátil?
Jogar, ver filmes.

5) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou fica preferencialmente em cima da secretária?
Será para ficar quase sempre em casa, levando o esporadicamente em viagens.

6) Quantas horas de bateria necessitas?
Que dure algumas horas para viagens.

7) Vais jogar no portátil? Se sim, que jogos?
Gostava de ir jogando o que fosse saindo.

8) Quais as resoluções de ecrã que preferes? (eliminar as que não pretendes)
Notebooks:
3. 1920x1080
4. 3840x2160

9) Quando é que vais comprar o portátil?
Para a semana se encontrar o que quero.

10) Tens alguma necessidade específica (interface, armazenamento, multimédia, etc)?

=============================================
 
Obrigado desde já pelas respostas, estive a ver alguns e surgiu este:
Portátil Asus ROG Strix 17.3" GL753VE-77BT5PB1
Que acham? Fica atrás das opções que apresentaram?
 
Não é uma questão "do preço a que deveria estar". Simplesmente em alguns modelos a Asus tem preços absurdos.
Considera também a questão de 17,3polegadas, será que precisas mesmo desse tamanho?
Para teres uma ideia, consegues uma gráfica GTX 1050Ti a partir de €850, com um Lenovo Legion Y520 15.6" Y520-15IKB-187.
 
Eu adquiri recentemente um Asus ROG GL553VE (15'' portanto) e não me arrependo nada.

Pontos fortes: qualidade de construção (em muito superior ao modelo anterior GL552/752), ecrã (não é dos mais apurados em termos de côr, mas ainda assim tem uma dinâmica e um contraste muito bons, dos melhores na sua categoria de preços) e teclado (embora as teclas Home, End, Pg Down e Pg Up estejam inseridas no Num Pad num esquema algo estranho).
Pontos fracos: bateria (48Wh), cooling (apenas 1 ventoinha) - devem-se principalmente ao espaço que a drive óptica ocupa/retira.

O preço não é o mais apelativo, sendo o argumento mais usado de que por muito menos já se arranjam portáteis com a GTX 1050 Ti, mas o pessoal esquece-se de que a gráfica não é tudo, e o GL553VE por um pouco mais já trás 16GB de RAM DDR4 e o combo 256 GB M2 SSD + 1TB 7200 RPM HDD (saliento os 7200 RPM e não 5400 RPM, eu próprio confirmei isso no meu), coisas que nos outros portáteis normalmente indicados como alternativa se tem que sacrificar, pois oferecem apenas por norma 8GB de RAM e não têm ou SSD ou HDD.

No entanto não recomendo o GL553VE/753VE ao preço que estão actualmente... Cerca de 1300€ pelo GL553VE e 1400€ pelo GL753VE (versões topo com 16 GB de RAM).
Eu adquiri o meu a semana passada nas flash sales da ***** por 1189,90 € e ainda acumulei 60 € em cartão. Ou seja, se aparecer alguma oportunidade, avança a meu ver (para além da *****, há uma cadeia de lojas que costuma fazer promos online todos os fim-de-semana, é uma questão de ires acompanhando e estares atento).

É uma questão também de veres se os portáteis alternativos te agradam... A mim nenhum me agradou mais que o GL553VE, pois ou tinham linhas e cores Gamer demasiado acentuadas, ou pecavam no ecrã, ou no teclado, etc.
 
Última edição:
@Raen Compreendo o teu ponto de vista, mas a realidade é que com esse orçamento existem maquinas com uma GTX1060 de 6Gb. embora a gráfica não seja tudo, a diferença de uma GTX1050Ti para uma 1060 é imensa, na casa dos 60% a mais. É a diferença entre poder jogar tudo sem grande preocupação ou ter que andar a baixar nos detalhes todos para ter uma experiência adequada.

Se o principal objectivo for jogar, não faz sentido gastar esse tipo de valores e levar uma 1050Ti, especialmente em 15 polegadas. Não considero uma compra equilibrada.
 
Bem, como o meu objectivo não é só jogar, o GL553VE pareceu-me a melhor opção. Não me interessa comprar um portátil só porque tem uma 1060 de 6GB pelo mesmo preço, se depois peca no resto e tenho que andar a desembolsar para lhe fazer upgrades à memória, ao disco ou ao SDD por exemplo. O meu ponto de vista é de que há que considerar o conjunto e encontrar a configuração que mais nos agrada, daí existirem várias configurações dentro do mesmo modelo por vezes. Depois há também a construção, o ecrã, o teclado, a bateria, etc...

Pelos benchmarks que tenho visto, a 1050 Ti ainda se vai aguentar uns aninhos, mas claro que a 1060 principalmente a de 6 GB terá uma longevidade à partida maior. A 970 também era placa para vários anos e a 1050 Ti veio mudar isso, só o futuro dirá.

Para o OP, existem os Clevo que o pessoal aqui no fórum gosta de recomendar (vai do gosto de cada um), e depois no mercado "regular" se me fôr permitido, aconselho uma vista de olhos ao seguinte vídeo:
Um pequeno apanhado dos portáteis existentes na gama dos 1000 € +/-, sem entrar em grande detalhe - para reviews mais dedicadas esse canal tem vídeos para cada portátil sem serem demasiado exaustivos (ponto forte do canal).
 
Bem, como o meu objectivo não é só jogar, o GL553VE pareceu-me a melhor opção. Não me interessa comprar um portátil só porque tem uma 1060 de 6GB pelo mesmo preço, se depois peca no resto e tenho que andar a desembolsar para lhe fazer upgrades à memória, ao disco ou ao SDD por exemplo. O meu ponto de vista é de que há que considerar o conjunto e encontrar a configuração que mais nos agrada, daí existirem várias configurações dentro do mesmo modelo por vezes. Depois há também a construção, o ecrã, o teclado, a bateria, etc...

Pelos benchmarks que tenho visto, a 1050 Ti ainda se vai aguentar uns aninhos, mas claro que a 1060 principalmente a de 6 GB terá uma longevidade à partida maior. A 970 também era placa para vários anos e a 1050 Ti veio mudar isso, só o futuro dirá.

Concordo com isso tudo, mas na casa dos 1200-1300€ já encontras maquinas bem equilibradas com uma GTX1060, apenas isso. E sem ser clevo.

Não percebi foi o que tem a 970 a ver com a 1050Ti? Uma 970 ainda é uns bons 40-45% superior a uma 1050Ti, o que é que a 1050Ti mudou? E uma gtx1060 é basicamente equivalente a uma 980, ou seja, bem potente.
 
A 1050 está para a 960, assim como a 1050 Ti para a 970, sendo ambas no geral superiores em performance às da geração anterior respectivamente, daí a minha comparação, isto em termos de portáteis que é do que estamos a falar, e para 1080p.
Penso não estar a dizer nenhuma asneira, foi a ideia com que fiquei ao ver benchmarks de portáteis. Nas versões desktop acredito que seja o contrário.

 
Última edição:
Ah, ok, efectivamente a 1050Ti é mais ou menos equivalente a uma 970M, que por sua vez era "fraquinha" sendo equivalente a uma 960 de desktop. Uma 970 de desktop é bem mais potente que o que estamos a falar.
Já a 1060 é equivalente a 980 de desktop, e consideravelmente melhor que uma 980M de portatil.
 
A GTX 1060 de 6 GB está mais ou menos no meio entre a 970 e a 980. É precipitado dizer que é equivalente à 980. A 1060 de 3 GB é equivalente à 970.

Dito isto, recomendaria uma destas três, por esta ordem:
HP Omen W101NP - 1099€ (GTX 1060 6 GB, promo termina amanhã. As specs são próximas do Clevo abaixo)
Clevo P600 - 1099€ (GTX 1060 6 GB)
Clevo P670 - 1429€ (GTX 1070 - não me parece justificar um extra de 329€ relativamente ao Clevo acima, mas é sempre uma opção a considerar)
 
HP Omen W101NP - 1099€ (GTX 1060 6 GB, promo termina amanhã. As specs são próximas do Clevo abaixo)
Clevo P600 - 1099€ (GTX 1060 6 GB)
Clevo P670 - 1429€ (GTX 1070 - não me parece justificar um extra de 329€ relativamente ao Clevo acima, mas é sempre uma opção a considerar)

Lá está, ou têm o 6700 da geração anterior (que ainda dá para as curvas mas que já leva 2 anos em cima praticamente), ou 8 GB ou só SSD de 256 GB... A escolha não é fácil, depende das necessidades de cada um.

Os HP Omen têm fama de ter mau cooling e sobre-aquecerem (sina da HP desde o DV5...).
 
Última edição:
6700 é praticamente o mesmo que o 7700 (diferença de performance infelizmente é mínima) sem as temperaturas mais altas do mesmo.
 
Eu adquiri recentemente um Asus ROG GL553VE (15'' portanto) e não me arrependo nada.

Pronto.... mas vais-me dizer que vale os €1.300?

Cenário hipotético: jogas GTA 5 num ROG GL553VE de €1.300, e num Legion Y520 de €850.... que diferenças vais ver? Nenhumas. Diferença de preço: €450. Ainda assim, o que podes melhorar? A RAM? Irrelevante. 8Gb chegam perfeitamente. Mas mesmo que metas mais 8Gb Ram e um SSD gastas cerca de €200. Ainda é um investimento de €1.050 ao invés de €1.300. O Asus tem muito pior ecrã... tem muito pior cooling. Estou-me a fazer entender?
Não entendas mal, eu próprio sou fã de Asus (em 4 portáteis, 2 são Asus), mas mesmo, só mesmo, quando há grandes promoções. Porque taco-a-taco, esquece.
 
@Sillpt : Mas leste os meus posts com olhos de ver ou limitaste-te a "disparar"? Se tivesses lido, terias visto que comprei o meu em promoção e não recomendo aos preços que estão actualmente, excepto em promoção. Disse também que sim, consegue-se arranjar portáteis com gráfica igual ou superior por menos, mas que é necessário sacrificar noutros aspectos. Resumi também pontos fortes e fracos do portátil.

Quanto ao Y520, tem melhor ecrã que o GL553? Não me parece.
GL553 - Luminosidade: 340 Nits; sRGB: 79 %; AdobeRGB: 57 %.
Y520 - Luminosidade: 280 Nits; sRGB: 65 %; AdobeRGB: 49 %.

Já em configurações, para encontrares um Y520 com pelo menos um 7700HQ, uma GTX 1050 Ti, 8GB de RAM, 1 TB HDD e sem SSD tens que dar pelo menos 950 € (Y520-15IKB-194). Agora, mete aí os tais 200 € para fazer upgrade à RAM e ao SSD... Pelo que vejo também, o Y520 só é expansível até 16 GB de RAM, enquanto que o GL553 aguenta com 32 GB. Vai do uso/necessidades de cada um, mas pelo menos a mim parece-me mais "future proof".
 
Última edição:
Back
Topo