• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

[1500][15.6" 17"]Portátil Gaming

Boas o y720 traz um ssd de 512, posso meter um hdd extra sem perder a garantia? Se sim o que aconselham, nao queria gastar muito visto ja ter que andar a pagar a prestacao do pc..

Podes abrir o portátil, o suporte da Lenovo confirmou-me por e-mail. Repaste só por um técnico credenciado para isso (existem sequer?) ou perdes a garantia. Caso adiciones ou retires algo (RAM, disco, etc...) e quiseres enviar o PC para a garantia tens de o abrir novamente e retirar as peças que adicionas-te ou colocar as que retiras-te, i.e., tens de o enviar tal como o compras-te.
 
Deve haver por aí muita gente que nem técnico é e deve fazer um trabalho 100% melhor que a maioria dos técnicos que por aí andam.. Quanto ao disco penso que mais 500gb chegavam, mas se a diferença de preço para 1tb nao for significativa sempre vale mais ficar logo servido. Sinceramente nao percebo nada de modelos, rotacoes, etc xD
 
Eu também não, não te posso ajudar nisto. No entanto acho que não é importante para ti o modelo/marca, o teu disco principal vai ser o SSD, que nesse portátil é um Samsung com performance muito próxima do 960 Evo 500Gb. O teu disco secundário vai ser mais para guardar coisas aleatórias, logo vai ter pouca importância a velocidade dele. Eu ia para o mais barato de uma marca reconhecida (WD, Samsung, Seagate,...) com o tamanho que quisesse. Neste momento provavelmente entre 500Gb e 1TB vai ser pouca a diferença, uns 5-10€ imagino.
 
Já ajudas-te e muito xD Sabes so dizer-me se o y720-248 aceita um segundo disco é que vi algumas pessoas a dizer que nao e fiquei um bocado confuso..
 
Por acaso ja corri muitos topicos no forum da lenovo e nunca vi o teu problema relatado, pode mesmo ser defeito nessa unidade, o y720 ja foi encomendado, ate porque a minha 1 compra foi o y520 mas tinha defeito e consegui o 720 pelo mesmo preço mas se tiver defeito vai para tras ate vir um que nao tenha, nem que ande nisto o dia todo. Aconselho-te a ir a loja e visto que o compraste agora envias para tras em processo DOA. Ao verem que tem defeito dao outro ou o dinheiro. Tiveste algum problema com freezes ao navegar na net ou pelo pc, tipo o rato parar durante tipo um segundo, é que no 520 era o que me acontecia, ate a jogar...
 
^Freezes de um segundo ou algo parecido não, pensei ter lido que isso tinha a ver com o arranque do HDD de armazenamento(o meu só tem 1 SSD).

O mais parecido que tive foi o trackpad simplesmente parar de funcionar aparentemente ao calhas (browser aberto ou file explorer) e só voltar a funcionar depois de reiniciar o portátil. Mas isso foi apenas no início, antes do erro/loop restart infinito que me obrigou a reinstalar o windows, meter os drivers todos novos e o firmware mais recente, e desde então esse problema do trackpad não voltou a acontecer portanto assumo que o problema do trackpad fosse apenas erro de software/drivers/firmware. O trackpad não presta de qqer maneira(regista mal os toques) mas isso a mim não me faz diferença porque utilizo um rato.

O que me faz diferença é o sobreaquecimento e instabilidade que detectei em poucas horas de utilização, e correr o portátil dentro de um frigorífico não é solução.

Na loja disseram-me que podiam devolver o dinheiro ou enviar para a lenovo para conserto/substituição (não podiam substituir por um outro igual que tivessem em stock porque já não tinham nenhum em nenhuma loja e o modelo acabou de ser descontinuado/não iriam ter mais), mas que caso eu escolhesse reparação(o que pode levar até 1 mês) deixo de ter a possibilidade de devolução do dinheiro caso o de substituição/consertado também venha com defeitos.

Trata-se agora de calcular a probabilidade de isso acontecer sabendo que o primeiro já veio com defeitos. Provavelmente o problema das temperaturas é só má aplicação de pasta térmica, mas não permitem que o utilizar substitua isso sem perder a garantia.

Relação preço/especificações acho que não encontro melhor, mas o portátil é para utilizar e não para ser vendido às peças, e tenho muito pouco tempo para perder em trás-pra-frentes. Ainda tenho uns dias para esperar e ver se alguém da lenovo adianta alguma coisa.
 
Última edição:
O portátil nao foi descontinuado até porque o meu foi encomenda a marca.. Como tens o portátil há uns dias eles têm que te devolver o dinheiro através de mandar o pc em processo DOA para a marca, foi o que eu fiz. E depois que te façam uma nova encomenda, ou então se achas que um repaste resolverá o problema, tentas que ao mandar para a marca que te façam isso.

Quanto aos freezes de que eu falo, acontecem por causa da gráfica da intel e da gtx, 1050, 1060, 70 e por aí fora, as duas em conjunto, só ficaria resolvido com um programa a rodar em background que mantém a gtx em iddle mas como era um pc com 2 ou 3 dias não estava para isso e até valeu a pena que apanhei o y720 ao mesmo preço do 520 quando me deram o vale. O meu medo é que como o y720 tem ambas a gráficas que volte a acontecer..

Já fizeste undervolt ao cpu? Pode sempre ajudar nessas temperaturas, e claro um cooler também ajudaria bastante se já nao o usas claro.

De qualquer forma o meu y720 deve chegar no inicio da próxima semana, não sei se vou instalar logo algum jogo pesado mas posso fazer um teste de stress até para ver se vem com o mesmo defeito.
 
Última edição:
Podes abrir o portátil, o suporte da Lenovo confirmou-me por e-mail. Repaste só por um técnico credenciado para isso (existem sequer?) ou perdes a garantia. Caso adiciones ou retires algo (RAM, disco, etc...) e quiseres enviar o PC para a garantia tens de o abrir novamente e retirar as peças que adicionas-te ou colocar as que retiras-te, i.e., tens de o enviar tal como o compras-te.
Quanto a garantia tens aqui o que o fuuriyoku disse, por isso é suposto teres uma maneira de fazer repaste sem a perderes
 
Será que me podem ajudar quanto a uma compra no ***** de um cooler?

Estava a pensar neste https://www.*****.com/laptop-cooling-pads/pp_672304.html?wid=1433363
Seria uma boa opção ou há melhor por mais barato lá?

Outra coisa que nao sei é ao certo qual o site da ***** de onde posso mandar vir tendo em conta que encontro varios..
 
O y720 tem entradas de ar de um lado ao outro na parte inferior do portatil, parece-me que boa parte dessas entradas ficariam obstruídas por esses pedaços de aluminio/plastico brancos. Não sei se seria ideal.
 
O y720 tem entradas de ar de um lado ao outro na parte inferior do portatil, parece-me que boa parte dessas entradas ficariam obstruídas por esses pedaços de aluminio/plastico brancos. Não sei se seria ideal.

Acabei de o mandar vir ontem da *****... Então vou ficar com uma bosta de cooler para o y720..
 
^Freezes de um segundo ou algo parecido não, pensei ter lido que isso tinha a ver com o arranque do HDD de armazenamento(o meu só tem 1 SSD).

O mais parecido que tive foi o trackpad simplesmente parar de funcionar aparentemente ao calhas (browser aberto ou file explorer) e só voltar a funcionar depois de reiniciar o portátil. Mas isso foi apenas no início, antes do erro/loop restart infinito que me obrigou a reinstalar o windows, meter os drivers todos novos e o firmware mais recente, e desde então esse problema do trackpad não voltou a acontecer portanto assumo que o problema do trackpad fosse apenas erro de software/drivers/firmware. O trackpad não presta de qqer maneira(regista mal os toques) mas isso a mim não me faz diferença porque utilizo um rato.

O que me faz diferença é o sobreaquecimento e instabilidade que detectei em poucas horas de utilização, e correr o portátil dentro de um frigorífico não é solução.

Na loja disseram-me que podiam devolver o dinheiro ou enviar para a lenovo para conserto/substituição (não podiam substituir por um outro igual que tivessem em stock porque já não tinham nenhum em nenhuma loja e o modelo acabou de ser descontinuado/não iriam ter mais), mas que caso eu escolhesse reparação(o que pode levar até 1 mês) deixo de ter a possibilidade de devolução do dinheiro caso o de substituição/consertado também venha com defeitos.

Trata-se agora de calcular a probabilidade de isso acontecer sabendo que o primeiro já veio com defeitos. Provavelmente o problema das temperaturas é só má aplicação de pasta térmica, mas não permitem que o utilizar substitua isso sem perder a garantia.

Relação preço/especificações acho que não encontro melhor, mas o portátil é para utilizar e não para ser vendido às peças, e tenho muito pouco tempo para perder em trás-pra-frentes. Ainda tenho uns dias para esperar e ver se alguém da lenovo adianta alguma coisa.

O meu y720 chegou ontem e apesar de so ter um ssd tenho os freezes de rato.. Assim que tiver o teste de stress de 1 hora feito aviso-te
 
Fiz um stress test de 1h e nao passou dos 70/75 graus, acho que simplesmente tiveste azar com esse pc em especifico... Acho que devias tentar a troca.
 
Última edição:
E durante esse stress test ao sistema geral em simultâneo e não apenas a um componente, os clocks de CPU+GPU mantiveram-se no valores máximos(3.4GHz para o cpu por exemplo)?

Vi muitos utilizadores no fórum lenovo que nem se apercebiam que os cpu+gpu deles faziam underclock abaixo das frequências base(2.8GHz para o cpu) assim que ambos eram carregados, apenas olhavam para as temperaturas e achavam que estava tudo bem, pois claro.

Com o throttlestop apercebi-me que o cpu até vinha com speedstep em vez de speed shift activado. Ainda estou em fase de testes mas com um undervolt e activando speed shift com EPP 64 já me parece estar a correr como seria de esperar com boost clocks mantidos debaixo de load e temps abaixo dos 80ºC. Pelo menos enquanto não chega o calor do verão.
 
Última edição:
E durante esse stress test ao sistema geral em simultâneo e não apenas a um componente, os clocks de CPU+GPU mantiveram-se no valores máximos(3.4GHz para o cpu por exemplo)?

Vi muitos utilizadores no fórum lenovo que nem se apercebiam que os cpu+gpu deles faziam underclock abaixo das frequências base(2.8GHz para o cpu) assim que ambos eram carregados, apenas olhavam para as temperaturas e achavam que estava tudo bem, pois claro.

Com o throttlestop apercebi-me que o cpu até vinha com speedstep em vez de speed shift activado. Ainda estou em fase de testes mas com um undervolt e activando speed shift com EPP 64 já me parece estar a correr como seria de esperar com boost clocks mantidos debaixo de load e temps abaixo dos 80ºC. Pelo menos enquanto não chega o calor do verão.
Pois eu nao percebo grande coisa, como é que faço esse ultimo que falaste? Saco o programa e faço que tipo detestes?
 
Experimenta correr um jogo a sério e puxado(multiplayer se possível) sem v-sync/limite de framerate. Em alternativa podes correr prime95(small fft) e furmark ao mesmo tempo. Isto durante 30+ minutos. Monitoriza os clocks de CPU e GPU com o msi afterburner ou então com hwinfo(com benchmarks janelados nesse caso).

O meu portátil sem undervolt/configuração de sistema em default ao fim de un 5-20 minutos a correr um jogo tipo WatchDogs em multiplayer os clocks de CPU caiam logo do boost de 3.4GHz para algures entre 2.2GHz a 2.7GHz(abaixo da especificação base de 2.8) , sem nunca sequer ver o CPU a mais de 80ºC nem sinalização de throttling por exceder limites de temperatura ou consumo(45W).
 
Ja agora, fizeste alguma coisa em específico para o teu pc nao ter freezes ou shutters? É que penso que temos o mesmo modelo e eu tal como no y520 tambem os tenho y720...
 
Experimenta correr um jogo a sério e puxado(multiplayer se possível) sem v-sync/limite de framerate. Em alternativa podes correr prime95(small fft) e furmark ao mesmo tempo. Isto durante 30+ minutos. Monitoriza os clocks de CPU e GPU com o msi afterburner ou então com hwinfo(com benchmarks janelados nesse caso).

O meu portátil sem undervolt/configuração de sistema em default ao fim de un 5-20 minutos a correr um jogo tipo WatchDogs em multiplayer os clocks de CPU caiam logo do boost de 3.4GHz para algures entre 2.2GHz a 2.7GHz(abaixo da especificação base de 2.8) , sem nunca sequer ver o CPU a mais de 80ºC nem sinalização de throttling por exceder limites de temperatura ou consumo(45W).

Acho um exagero carregar portáteis com prime95 e furmark. Um bom jogo ou 3dMark em loop serve perfeitamente para testar a estabilidade em tarefas reais do dia a dia e dá uma melhor ideia das temperaturas que o portátil chega em uso real.
 
Back
Topo