• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

[1500][15.6''][Portátil para Trabalho]

Boas! Pretendo comprar um portátil para uso intensivo, passo várias horas no computador e que me dure um bom par de anos. Gostava de saber as vossas opiniões uma vez que não estou muito por dentro do assunto.

1) Qual é o orçamento disponível?

Tenho como orçamento máximo 1700 euros mas procuro algo por volta dos 1500.

2) Qual ou quais os tamanhos que pretendes? (eliminar as que não pretendes)

d. Tamanho vulgar: 15" - 15.6"

3) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?

Não tenho preferência de marcas, mas pelo que sei o mercado encontra-se algo limitado em termos de opções.

4) A que tarefas se destina o portátil?

Só costumo ter uma máquina por isso destina-se para tudo, uso intensivo. Trabalho mas também lazer. Necessito de correr programas pesados como MATLAB e AutoCAD. Fora isso o normal, navegar na net, ver filmes, excell, word, powerpoint (o que também não é pesado para quem corre os outros 2 softwares) e correr alguns jogos esporadicamente. Capacidade de multi-tasking sem problemas com monitores externos.

5) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou fica preferencialmente em cima da secretária?

Como me encontro a trabalhar na minha tese de mestrado, portabilidade seria porreiro. Não quero nenhum daqueles bichos gaming que pesam 3+Kg. Vou ter de o levar várias vezes para a Universidade. Peso a ter em conta mas nenhum ultrabook, o que também seria difícil de encontrar para o que pretendo (e fora do orçamento).

6) Quantas horas de bateria necessitas?

Ter algumas horas de autonomia é sempre bom, mas também não vou ter problemas porque não vai estar a ser usado em locais onde não poderei ligar à corrente.

7) Vais jogar no portátil? Se sim, que jogos?

Nunca joguei muito, em termos de jogos pesados (também sempre tive PCs de gama média baixa o que também não permitia). Últimos jogos que joguei foi League of Legends e World of Warcraft.

8) Quais as resoluções de ecrã que preferes? (eliminar as que não pretendes)
Netbooks:

3. 1920x1080

9) Quando é que vais comprar o portátil?

Pretendia comprar para o principio do próximo mês. Poderei reconsiderar se alguém souber de alguma baixa de preço/promoção a haver ou algum lançamento novo.

10) Tens alguma necessidade específica (interface, armazenamento, multimédia, etc)?

SO será Windows e Linux se necessário. Gostava que o ecrã fosse de qualidade, só digo isto porque a maioria dos ecrãs que vejo são para máquinas gaming e os ecrãs não são propriamente de grande qualidade. Como jogo apenas esporadicamente e nada a nível de competição troco fácil as rápidas taxas de refrescamento por algo com mais qualidade de imagem. Boa capacidade de cooling e que não fosse muito barulhento. Em termos de estética algo não muito agressivo.
 
https://comparador.zwame.pt/produto/portatil-asus-zenbook-pro-15-6-ux550ve-77dt5ab1/

O Zenbook preenche todos os requisitos, i7 de alta capacidade, um SSD NVMe de 512Gb, um ecrã de topo e bastante leve para o que é. A gráfica é de media gama, mas corre qualquer jogo bem a 1080p, embora alguns não possa ser tudo em ultra.

E nem é barulhento:
https://www.notebookcheck.net/Asus-...-GTX-1050-Full-HD-Laptop-Review.244290.0.html
http://www.ultrabookreview.com/18195-asus-zenbook-ux550ve-review/

Mas o problema possivel é que como é tão fino e leve entra em algum sobreaquecimento quando está em carga. As outras opções são os portateis mais gaming (há alguns que não pesam 3kgs e não são demasiado berrantes e têm melhor cooling), ou os clevo, por exemplo, mas esse tendencialmente são bem mais barulhentos.
 
Obrigado pela resposta. Não conhecia este portátil até gostei. Vi umas reviews e parece porreiro, desconhecia um portatil com chassi quase de ultrabook e com umas specs tão boas. Único problema penso ser só mesmo o cooling. Existe muita diferença entre uma 1050ti e uma 1060? Este tem tudo o que um portátil gaming nesta gama de preço apresenta e troca uma melhor gráfico por um melhor ecrã, sem duvida o que eu queria. Mas não achas que poderá também aquecer a correr programas como Matlab ou CAD ou é essencialmente em jogos?
 
Tenho pena dos DELL e ThinkPad serem tão caros, mesmo na MSI os workstation ficam em 2000+. Por este preço sem ser gaming acho que esse asus será a unica opção. Posso ter agora algumas opiniões sobre versões gaming por volta dos ~2,5kg, com ecrã razoavelmente bom e bom cooling.
 
Tens por exemplo o Asus GL502VM. Tem uma GTX1060 e o ecrã é um bom IPS e tem na ordem dos 2,5kgs. Com um bocado de undervolting (todos podem levar, inclusivé o zenbook falado) não deve fazer muito barulho. Ou o MSI GE62VR 7RF que é semelhante.

Inclusivamente encontras o GL502VS que tem uma gtx1070 abaixo dos 1600€, que é logo outro "monstro" em gaming. Mas parece-me que se desvia um pouco do que procuras.
 
Boas estive a ver o site da inphtec e eles têm um modelo creative slim também bastante interessante. Com a gtx1060 consigo um preço na ordem do asus zenbook. Tem um peso ligeiramente superior mas tem possibilidade de upgrade da memoria até 32gb enquanto a do asus nao é expansível. Gostava só de tirar algumas dúvidas. Até que ponto a gtx1070 max-q é superior à 1060 (tem 8gb vs 6gb) mas como é a versão de baixo consumo as frequências de operação são inferiores comparando com a 1060. Será que vale os 300€ a mais? Outra questão é no disco ssd. A versão NVEM justifica os 120€ a mais num disco de 500gb? Já alguém adquiriu este modelo que me possa dar algum feedback? O monitor do asus deve ser superior, aliás dentro daquela gama de preço penso nao haver igual, só superado pelo dell mas ai já estamos a falar de 2000€+. Estou um bocado dividido entre estes dois, ambos parecem excelentes opções para os meus requisitos.
 
Última edição:
Boas! Acabei por ir para o zenbook pro mas tive de comprar a pressa porque o meu antigo avariou. Conclusão..o modelo ux550ve estava esgotado em todo o pais e acabei por dar mais 300 pelo ux550vd. Em termos de hardware é igual sendo a diferença apenas no ecrã ser tátil e trazer o windows 10 pro. Depois de 1 semana de uso vou tentar trocar porque ele sofre bastante de coil whining e na altura também não me disseram que o ecrã era tátil coisa que para mim nada me diz. O meu orçamento subiu para 1900. Dentro deste preço que outras alternativas tenho para as minhas preferências?
 
Back
Topo